Notícias de 22 de março de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Semana Santa

Na próxima semana teremos o feriado da Sexta-Feira da Paixão. Na quinta-feira funcionaremos normalmente, inclusive com a circulação do Informe.

Educação Infantil

Pesquisa de Objetos Sonoros

Nas aulas de Música, estamos pesquisando a transformação de alguns objetos da nossa lida diária em fontes sonoras. Assistimos ao divertido vídeo "A Casa do Mestre André", do grupo de Brasília Udigrude. Nele, brincando com os conceitos de transformação e metamorfose, vimos diferentes materiais como metais, plásticos pet, pvc e madeira gerarem uma variedade incrível de timbres.
Para incrementar nossas descobertas, pedimos que cada criança traga um objeto de casa que tenha um som interessante para compartilhar com o resto da turma. Mas atenção, por uma questão de logística, deverá ser uma sucata ou objeto que possa ficar na escola, sem que seja preciso devolvê-lo. Boa pesquisa!

Ação e Transformação para Semente e Gelo

Nas aulas de Expressão Corporal, com o objetivo de explorar posturas corporais e ampliar, progressivamente, a destreza para se deslocar no espaço, as crianças da Turma da Semente experimentaram se movimentar como lagartas, se enrolar em duplas num tecido, formando casulos, e vivenciar a sensação de sair deles.
Muito atentos e concentrados, os pequenos da Turma do Gelo também foram desafiados a usar a criatividade para transformar uma almofadinha de tecido em outro objeto, por meio da mímica, para que os colegas adivinhassem. Pente, sabonete, toalha e pincel foram alguns dos escolhidos, levando as crianças a desenvolver a expressividade a partir da sua capacidade de imaginação.

Turma do Jabuti

O encantamento da TAM pelos jabutis da escola aumenta a cada dia. As crianças se deliciam ao ver os bichinhos se alimentando e tomando banho. Algumas caem na gargalhada de tanta alegria! E com todo esse interesse, a turma ganhou um novo nome, muito especial e significativo: Turma do Jabuti! A escolha aconteceu depois de terem observado a transformação de alguns animais, o que as levou a levantar nomes como lagarta, girino, sapo e jabuti. Na sala de artes aproveitamos para transformar caixas de ovos em cascos e brincar de imitar o Jabuti.

Pintinho e o Ovo

No que o ovo de galinha pode se transformar?
"O ovo vira comida." Izabel
"O ovo vira pintinho amarelinho." Miguel
"O ovo é amarelo e branco." Daniel
Trouxemos para a nossa roda de conversa vários ovos de galinha. Curiosas, as crianças quebraram a sua casca, sentiram o seu cheiro e observaram que dentro deles havia clara e gema. E durante as experimentações descobriram que os ovos podem se transformar em deliciosos ovos mexidos ou cozidos.

Lagartas Comilonas

Pesquisando sobre o ciclo de vida das borboletas, a Turma da Borboleta descobriu que para realizar a metamorfose as lagartas precisam comer muito e que algumas espécies têm as suas folhas preferidas, como as de bananeira e do maracujazeiro. Com essas informações, trouxemos bananas e maracujás para a turma que, depois da conversa, provou as frutas de duas formas: o maracujá virou suco, foi para o congelador em saquinhos e se transformou em sacolé e as bananas foram saboreadas quentinhas com canela. Hum...

Jacarés, Jabutis, Borboletas...

Além da galinha e da codorna, que outros bichos colocam ovos? Jabutis, crocodilos, flamingos, borboletas! Foi assim que as crianças da Turma do Ovo, em nossa rodinha do início da tarde, contribuíram com seus conhecimentos prévios. Com os olhos atentos e muito entusiasmo, elas observaram imagens do nascimento de alguns desses animais quebrando suas cascas. E, no salão, pintamos nossos rostos representando alguns deles.
Imagens e materiais sobre esses e outros animais serão bem-vindos!

Desenho com Tesoura

Remarcamos para segunda-feira, dia 25/3, o passeio ao Jardim Botânico, em busca das árvores utilizadas para a produção do papel. O lanche será coletivo.
Inspirada em Matisse, que utilizou a técnica de "desenho com tesoura", a Turma do Papel tem quebrado a cabeça para realizar diferentes desafios com recorte e montagem a partir da apreciação das obras do artista. O comentário geral é que isso é muito divertido!

Com os Olhos Bem Abertos

A Turma do Camaleão aguçou sua visão para enfrentar um desafio! Diante de uma série de imagens de diversos animais camuflados em florestas, mares, geleiras e savanas, as crianças tentaram descobrir qual era o bicho e onde ele estava escondido. Atentas e concentradas, elas se ajudaram na busca e foram, pouco a pouco, se surpreendendo com os disfarces inesperados. Também agruparam as fotos pensando nas características de cada animal. Depois, pensaram sobre tudo o que já sabem e elaboraram perguntas sobre o que querem conhecer a respeito da camuflagem e do mimetismo. "Por que a mariposa se esconde?", "Como o bicho pau nasce?", "Uma tartaruga preta consegue se esconder?", "Como o camaleão consegue mudar de cor?", "Como a borboleta imita uma coruja?", "Como a cobra fica colorida?", "O que a aranha come?". Fizemos uma lista com estas e outras questões que serão um guia para nossas pesquisas. Materiais sobre o assunto serão bem-vindos!
Pedimos que na próxima quinta-feira as crianças venham com roupa branca sem estampas para uma atividade que será proposta na aula de Expressão Corporal.

Catálogo de Sementes

A chegada de sementes, trazidas de casa pelas crianças da Turma da Semente, nos levou a criar um catálogo que permite envolver o grupo em atividades que incluem o trabalho de classificação e escrita de seus nomes. Aproveitamos para contar a história do "João e o Pé de feijão", recontada por Ruth Rocha, e para acompanhar a germinação de sementes de feijão.

Crianças Curiosas

A Turma do Gelo se encantou com as imagens do livro e do filme documentário "A Marcha dos Pinguins", de Luc Jacquet, trazido pelo Daniel. Muito curiosas, as crianças foram desafiadas a responder as perguntas: "O que é o gelo?"; "Será que todo gelo flutua?"; "Como fazemos para o gelo virar água?"; "Onde podemos encontrar gelo?" A exploração do globo terrestre trouxe algumas respostas e mais dúvidas! Além de refletir sobre estas questões, as crianças prepararam cubos de gelo coloridos para uma pintura e se deliciaram com sacolés de uva.

De Todos

Espaço Ateliê

Isabela, mãe da Iara (F3M), coordena as atividades do Espaço Ateliê, oferecendo às crianças a liberdade de criar a partir do conhecimento de diferentes materiais e suas possibilidades.
Informações e inscrições: espacoatelie304@gmail.com

Aniversários

De 25 a 31 de março

25 LOURENÇO BRUM TEIXEIRA SOARES - F3T
25 GABRIEL VILA MAIOR TEIXEIRA - F5T
25 CLARA VILLAS BÔAS COSTA RIBEIRO - F5T
25 MATEUS DE OLIVEIRA GOMES - F5MA
28 ARTHUR RAEDER COLARES NOGUEIRA - F2M
28 ANDRE GUILHERME CHAVES SANTOS - F6T
29 LAURA DURSKI VIDAL PINTO - F8TB
29 ANTONIO TEIXEIRA ESTELLITA LINS - F4T
29 ANA GOULART SERPA DE RESENDE VIANNA - TAT
30 CECILIA ALVAREZ DOS SANTOS JOBIM - TBT
31 MARIA DINIZ SCARPA - F9MA
31 LUIZA DINIZ SCARPA - F9MB
31 LUIS FURTADO DE MENDONÇA BELLAS - F7T
31 JANAINA PEREIRA DE FRANÇA SOUZA - AUX