Notícias de 22 de março de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Semana Santa

Na próxima semana teremos o feriado da Sexta-Feira da Paixão. Na quinta-feira funcionaremos normalmente, inclusive com a circulação do Informe.

Tampinhas e Retalhos

Precisamos juntar um grande número de tampinhas de garrafa pet, para uma atividade de Matemática, e de retalhos, para uma atividade de Artes. Quem puder ajudar, entregue para Vivi ou Bruna.

Ensino Fundamental I

Uma História Misteriosa nas F1

Um grupo de crianças curiosas entrou em uma casa abandonada e descobriu uma biblioteca. Assim que elas entraram, as portas se fecharam. Trancadas na biblioteca, encontraram várias estantes com livros de contos de fadas, histórias de super-heróis, lendas brasileiras, contos do oriente... Uma criança começou a ler um livro e algo mágico aconteceu! Os personagens apareciam e o que acontecia na história também acontecia na vida das crianças. Preparados para essa aventura? Então, aguardem as novidades...

Presente Inventado

Segue para as F1 um DVD com a gravação da Festa de Encerramento de 2012. Esperamos que todos se divirtam com o presente.

O Encontro

Na terça-feira a F1M encontrou com a F2M para uma conversa muito importante sobre como foi para as crianças de F2 a chegada na Pereirona. Falaram sobre as atividades do Primeiro Ano, sobre aprender a ler e a escrever, sobre sua primeira apostila de matemática ("um tipo de ficha de muitas folhas") e muito mais. Perguntas, relatos e comentários preencheram esse papo coletivo e a F1 saiu desse encontro mais sabida sobre essa nova etapa da vida escolar.

Quantas Tampinhas?

As F2 tiveram como desafio a contagem de um saco com muitas tampinhas. Primeiro, as crianças, divididas em grupos, fizeram a contagem. Depois, os resultados foram expostos e as estratégias utilizadas foram discutidas. Fizemos várias reflexões.
"A gente contou de 1 em 1, depois de 2 em 2, mas não deu certo porque os números acabavam em diferentes quantidades. A Nana deu a ideia de contar de 10 em 10. A Nana juntou grupinhos de 10 e a gente depois contou os grupos, mas deu errado porque alguns grupos tinham mais que 10. O Antonio Fajardo falou para gente contar 1.2.3.4.5.6.7.8.9.10. Depois, no outro grupo, ele contou 1.2.3.4.5.6.7.8.9.20 e assim por diante. Depois, ficou difícil contar os grupos de 10 porque eles estavam espalhados. A Mari Costa falou para gente colocar os grupos em um roda. A gente também marcou o primeiro grupo de 10 para não se esquecer do começo. Aí, a gente descobriu o número certo: 192!" Texto coletivo F2M

Transformações das Pessoas

A F2M recebeu a visita de Lílian, mãe da Mariana Costa. Ela veio nos falar sobre as transformações do ser humano desde a fase intra-uterina até a velhice. Vimos slides, livros e terminamos brincando com bebês e nos fantasiando de velhinhos. Foi uma curtição!

Maratona do Rio

As F3 fizeram uma experiência para tentar entender por que os rios correm para o mar. Após o levantamento de algumas hipóteses, utilizamos uma canaleta e uma jarra de água para comprovar ou descartar algumas ideias levantadas pelas crianças. Depois de observar e comprovar a importância da gravidade neste fato, registramos no caderno de Projeto: "O rio corre porque começa em um lugar mais alto do que o mar." (F3T)

Afinal de Contas

As crianças de F3 estão relembrando suas estratégias de cálculos da F2 e construindo outras formas mais econômicas de fazer contas. As estratégias pessoais continuam sendo socializadas com a intenção de economizar nos registros e ampliar os repertórios individuais. Teremos muitas ferramentas novas que ajudarão ainda mais a calcular e refletir sobre o nosso sistema de numeração. Aguardem!

Planejamento Compartilhado

No Pereirão, as turmas de F2T, F3T, F4T e F5T participaram do planejamento das atividades que serão realizadas durante os recreios. Com lápis e papel em punho, as crianças listaram seus jogos e brincadeiras preferidas, que a cada dia estão sendo escolhidas de acordo com a maioria do grupo.

Livros Adotados

Livros adotados que acompanharão as turmas neste semestre:
F1 - "O Sapo que Virou Príncipe - Continuação", de Jon Scieszka, Ed. Cia. das Letrinhas.
F2 - "Planeta Terra", de Sylvie Baussier, Coleção Criança Curiosa, Ed. Salamandra.
F3 - "Contos e Lendas da Amazônia", de Reginaldo Prandi, Cia. das Letras; "Amazonas: Águas, Pássaros, Seres e Milagres", de Thiago de Mello, Ed. Salamandra; "Diário de Pilar na Amazônia", de Flávia Lins e Silva, Ed. Zahar.
F4 - "Gente. Bicho, Planta: O mundo me Encanta", de Ana Maria Machado, Ed. Global; "O Mundo das Plantas", de Rosicler Martins Rodrigues, Ed. Moderna; "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, Ed. José Olympio.
F5 - "História do Rio de Janeiro Através da Arte", de Luciana Sandroni, Ed. Pinakotheke; "Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis", de Luciana Sandroni, Ed. Cia. das Letras; "Água", de Sônia Salem, da "Coleção De Olho na Ciência", Ed. Ática.

Cruzadinhas nas F4

Inauguramos o livro de Cruzadinhas que, de forma descontraída, nos faz refletir sobre as questões ortográficas da nossa língua. Esse trabalho possibilita variados questionamentos sobre a escrita correta das palavras que, certamente, contribuirão para a conquista de uma escrita cada vez mais segura e, aos poucos, mais próxima das convenções da língua.

Simetria

As F4 aproveitaram o trabalho que estão realizando nas aulas de Artes, a partir das obras do artista Escher, para estudar o conceito de simetria em Matemática. Assim, observamos muitas formas simétricas e procuramos seus diferentes eixos. Agora, o desafio será criar seus próprios desenhos simétricos.

Nova Divisão nas F5

As F5 estão começando o trabalho com o novo algoritmo da divisão. Trata-se de um processo mais breve, em que é necessário lançar mão dos conhecimentos do sistema de numeração decimal, da prática com estimativas, além do cálculo mental. Mãos à obra!

Ciranda das F5

"O livro é passaporte, é bilhete de partida." Bartolomeu Campos Queirós
É com o espírito de quem tem em mãos um passaporte, que as F5 iniciaram, nesta semana, a ciranda de livros de autores brasileiros. Poder ir para outro tempo e espaço, encantar-se com outros personagens, deixar-se emocionar, compartilhar experiências, entre tantas outras coisas, é o que pretendemos oferecer às crianças, através da leitura de autores nossos, que trazem um tanto da riqueza de nossa cultura e imaginário.

Mural de Notícias

Que sorte! Entre as salas de F5, há um mural que compartilhamos com notícias sobre o tema do nosso Projeto. Nessa etapa escolar, esperamos que as crianças conquistem intimidade com a estrutura do jornal, o texto e a linguagem jornalística, além de ficarem sintonizadas com os acontecimentos da atualidade, tendo oportunidade de entender e participar da sociedade.
Como muitas famílias compram jornal todos os dias, pedimos que ajudem às crianças a selecionar notícias que tenham relação com os temas que estamos estudando. Desde já agradecemos mais essa parceria.

Dia Mundial da Água nas F5

Março começou com o aniversário do Rio e agora nos brinda com o Dia Mundial da Água. Para quem está começando a estudar a cidade e a água, que mês generoso março tem sido!
Esse dia foi criado na Rio 92, como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Inspirados nessas questões, queremos, no decorrer deste ano, refletir sobre a água que transforma a vida, mas, principalmente, transformar nossa relação com esse elemento essencial e cada vez mais precioso no nosso mundo.

It Is a Mystery!

As F5 começaram a ler uma história de mistério e suspense! As duplas estão se divertindo enquanto procuram as pistas através da leitura, orientada pelo autor, em parágrafos "desorganizados". Até Sherlock Holmes iria gostar!

Ensino Fundamental II

Horário Especial para as F6

Na quinta-feira, dia 28/03, as F6 farão, juntas, um passeio marítimo pela Baía de Guanabara a bordo do rebocador Laurindo Pitta, um antigo navio da Marinha.
Por oferecer uma visão privilegiada da cidade, o passeio tem como objetivo o estudo das paisagens do Rio de Janeiro, tema que tem sido tratado nas aulas de Geografia.
Contamos com o apoio e compreensão das famílias por causa da alteração da rotina nesse dia.
O que muda para conseguirmos chegar na Praça XV às 13h15:
Os alunos da F6T precisarão chegar mais cedo à escola, às 12h15.
Os alunos da F6M terão aula normal pela manhã e permanecerão na escola. Precisarão trazer, além do lanche da manhã, um segundo lanche reforçado para substituir o almoço.
O retorno à escola está marcado para as 16h, horário que os pais devem buscar os alunos da F6M.
A F6T sairá no horário normal, às 17h40.
Trajeto do passeio e mais informações: http://www.mar.mil.br/dphdm/pitta/pitta_passeio.htm

O Céu para as F6

A partir da segunda semana de abril, as F6 irão adotar, para as aulas de Ciências, o livro "O Céu - Guia de Campo", Ed. Escala Educacional, textos de Eduardo Banqueri e tradução de Eloisa Cerdán. O livro será utilizado para o estudo de astronomia e temas correlatos que compõem o currículo de Ciências nesse período.

Linguagem: Ação e Interação

As F6 estão compreendendo a linguagem como um processo comunicativo através do qual as pessoas interagem. Para a construção desse conceito, os alunos trouxeram e apresentaram variados exemplos de linguagem verbal e não verbal como símbolos, partituras musicais, anúncios publicitários, recortes de sinais de trânsito, pinturas, fotografias, diferentes alfabetos, poesias e músicas.

O Meu Lugar

Com base nas músicas "Copacabana", de Marcelo Camelo, e "Meu Lugar", de Arlindo Cruz, as F6 se empolgaram com os versos de cada música e construíram o conceito de Lugar. Durante a aula, os alunos relembraram lugares que possuíam significado especial por diferentes razões e que mexiam com os sentidos do corpo humano: o cheiro de comida gostosa, a vista de uma bela paisagem, o som dos animais, entre outros.

Name that Poem!

Depois de conhecer algumas poesias de Shel Silverstein e entrar na brincadeira com as palavras, as F6 têm agora um desafio auditivo! Em uma visita ao site do autor, as crianças poderão ouvir alguns poemas e escolher um título. As orientações estão no Para Turmas 2013.

Avaliações de Matemática

As F6 têm sua primeira avaliação de Matemática marcada para a próxima terça-feira, dia 26/3. Nesta avaliação, teremos cálculos, expressões e problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Os alunos podem estudar pelo caderno, pelo livro e pela ficha publicada no site da escola.
As F7 também já estão com sua primeira avaliação marcada para a próxima quarta-feira, dia 27/3. O conteúdo da avaliação será leitura, comparação, adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números escritos na forma decimal, além de expressões e problemas. Os alunos devem estudar pelo caderno, pelo livro, pela ficha 01 e pelo material de revisão publicado no Para Turmas 2013.

Transformações Sociais

As F7 iniciaram a leitura de "A Revolução dos Bichos" e estudaram algumas imagens que trazem o contexto histórico vivenciado pelo escritor. A partir dessas leituras, foi possível refletir sobre várias transformações sociais relevantes da primeira metade do século XX que norteiam a construção narrativa do livro.

An Interview With...

Às voltas com o Simple Present e depois de responderem às questões sobre sua própria rotina, as F7 estão formulando perguntas para entrevistar os amigos. As informações obtidas serão apresentadas através de textos ilustrados, fotos legendadas, vídeos, quadrinhos entre outros recursos.

O Misterioso Pau-Brasil

Com auxílio de mapas, fotografias e pinturas, as F7 analisaram as transformações do território brasileiro ao longo dos séculos XVI e XVII. Os sentidos da ocupação portuguesa, a resistência indígena, os ciclos econômicos de exploração e os primeiros núcleos urbanos foram questões detalhadamente estudadas. Para compreender melhor o que foi o ciclo do Pau-Brasil, assistimos ao vídeo "Um Pé de Quê", da TV Futura.

Aperitivos de Crônica nas F8

Aos poucos, as F8 vão produzindo crônicas a partir de observações sobre o tema Transformações. Seguem alguns aperitivos, leiam na íntegra no site da escola.
"Nunca tinha parado para pensar direito nas transformações, bem, isso até o dia de hoje. Pensei, pensei, pensei e, finalmente, decidi sobre o que escrever. Muitas coisas vão se transformar, mas há algumas, em especial, que queria ver transformado.
Queria que a violência no mundo diminuísse, pelo menos um pouco, porque não pode ficar do jeito que está. A segurança também é outra coisa importante que deveria mudar, todos deveriam sentir-se seguros dentro de seu país. O Brasil é um bom exemplo de um lugar não seguro, poucos se sentem seguros. Poderia arriscar, até, e dizer que ninguém se sente seguro (...)"
Alice Turino (F8TB)
"O tempo passa, e nós mudamos. Nesses dois longos anos aconteceu muita coisa, não só comigo, mas com meu país e minha cidade também.
No dia primeiro de janeiro de 2011, Dilma toma posse como a primeira presidente mulher do Brasil! Enquanto isso eu comemoro o final de um ano e a chegada de outro. Em 12 de janeiro, chuvas fortes na Região Serrana, no Rio de Janeiro, são consideradas o maior desastre natural da história brasileira. Eu e minha tia íamos para Friburgo ajudar aos desabrigados da chuva (...)"
Helena Tonini (F8TA)

O que É Ser Subdesenvolvido?

Com base na música "Abismo do Consumismo", da banda Tribo de Jah, e em imagens, as F8 iniciaram os estudos sobre a relação entre produção e consumo como forma de diferenciar os países e regiões do mundo. O que é ser desenvolvido ou subdesenvolvido? O que é estar em desenvolvimento? O que é ser emergente? Essas foram questões debatidas entre o professor e os alunos nas aulas de geografia.

DNA Saboroso

Nas últimas aulas de Ciências das F9, estudamos sobre a estrutura do DNA e sua composição. A Joana Peres (F9MA) sugeriu que montássemos uma estrutura de DNA utilizando jujubas. As vantagens dessa atividade são a possibilidade de uma observação do DNA em três dimensões e a identificação das bases nitrogenadas e seus respectivos pontos de ligação. Além, é claro, de realizarmos uma atividade prazerosa e deliciosa!

Morro da Conceição

Na terça-feira, dia 26/3, a F9MA irá realizar um trabalho de campo no Morro da Conceição, Zona Portuária do Rio. O passeio tem como foco as Reformas Urbanas na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, tema que está sendo abordado nas aulas de História. Na terça-feira, dia 2/4, será a vez da F9MB realizar o trabalho de campo.
As crianças devem vir de chapéu ou boné, filtro solar, calçado confortável e uniforme. E levar na mochila, lanche e água. Máquinas fotográficas e materiais de registro da atividade (lápis, folha para anotações, prancheta) serão disponibilizados pela escola.

Alongando os Músculos

Nas aulas de Educação Física, as F9 experimentaram fazer exercícios de alongamento.
Observaram que os exercícios podem ser realizados com variações, com acessórios, relacionados a atividades cotidianas ou diferentes esportes.
Para a próxima aula, cada aluno deverá trazer uma toalha de rosto.

Português F9

Dando continuidade ao projeto de leitura, conversamos sobre as transformações da literatura ao longo do tempo por meio da observação de características de alguns estilos de época, em particular do Realismo, a fim de iniciarmos o estudo de Dom Casmurro.
Na próxima semana, as F9 farão um teste abordando as conjunções. Para esse teste, deverão preparar uma "cola", que deve ser manuscrita e não poderá ser compartilhada. A consulta os dispensará de memorizar as conjunções, mas não dará as respostas, pois terão que entender e interpretar valores semânticos e relações que as conjunções estabelecem.
O processo de preparação da "cola", contudo, poderá torná-los independentes dela no momento do teste.

Revolta no Teatro

Na sexta passada as F9 tiveram o prazer de conhecer Ligia Veiga, diretora da Cia de Mystérios, e Edmilson Santini, autor do Cordel "Chegança do Almirante Negro na Pequena África", que deu origem ao espetáculo da Cia. Além de revisitarem conteúdos estudados nas aulas de História sobre a Revolta da Chibata, os alunos puderam entender como se estrutura e funciona uma companhia teatral, como se dá o processo de criação, produção e preparação dos atores entre outras curiosidades. Estão todos convidados para a apresentação do espetáculo, domingo, dia 7/4, às 14h30, no museu MAR. Temos um encontro marcado!

Bateria da Sá Pereira

Convidamos todos os alunos do Fundamental II (F6 a F9) para uma aula inaugural gratuita. Venha se divertir e aprender mais sobre ritmos brasileiros tocando percussão na nossa Bateria. Pretendemos reunir alunos, professores e funcionários da escola! Apareça, sem compromisso, dia 2/4, de 18h às 19h30 na sala de música. Esperamos você! Confirme sua participação com João e Felipe.
Segue um folheto de divulgação com maiores detalhes sobre o Curso que estamos inaugurando. Inscrições na secretaria.

De Todos

Espaço Ateliê

Isabela, mãe da Iara (F3M), coordena as atividades do Espaço Ateliê, oferecendo às crianças a liberdade de criar a partir do conhecimento de diferentes materiais e suas possibilidades.
Informações e inscrições: espacoatelie304@gmail.com

Aniversários

De 25 a 31 de março

25 LOURENÇO BRUM TEIXEIRA SOARES - F3T
25 GABRIEL VILA MAIOR TEIXEIRA - F5T
25 CLARA VILLAS BÔAS COSTA RIBEIRO - F5T
25 MATEUS DE OLIVEIRA GOMES - F5MA
28 ARTHUR RAEDER COLARES NOGUEIRA - F2M
29 ANTONIO TEIXEIRA ESTELLITA LINS - F4T
29 ANA GOULART SERPA DE R. VIANNA - TAT
30 CECILIA ALVAREZ DOS SANTOS JOBIM - TBT
31 MARIA DINIZ SCARPA - F9MA
31 LUIZA DINIZ SCARPA - F9MB
31 LUIS FURTADO DE MENDONÇA BELLAS - F7T
31 JANAINA PEREIRA DE FRANÇA SOUZA - AUX