Notícias de 15 de março de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Presente Inventado

Segue para casa um DVD com a gravação da Festa de Encerramento de 2012.
Para os que estão chegando, é um convite a conhecer o trabalho que desenvolvemos sobre o Projeto "O Bicho Inventor". Para os que já estavam conosco, uma oportunidade de relembrar o que vivemos juntos. Esperamos que todos se divirtam com o presente.

Educação Infantil

E por Falar em Transformação...

Perguntar e pesquisar dá muito trabalho porque ensina a pensar. Precisamos construir as respostas cuidadosamente com as crianças para que elas continuem perguntadoras. E por falar nisso... Criança diz cada uma...
Hugo (TAM) perguntando à professora Clara: "Você sabe o que é isso?", apontando para uma bolinha amarela de massinha que havia feito. "Uma bola?", perguntou Clara. E Hugo responde: "É quase um ovo, mas falta você aqui!"

Gente que Vira Bicho

A TAM observou imagens do desenvolvimento de alguns animais e de sua transformação até a fase adulta. As crianças olharam atentamente para as imagens do sapo, da borboleta, da tartaruga, do coelho, entre outros e, depois dessa apreciação, foi a vez delas se transformarem no bicho que escolheram e brincarem entre os amigos!

Turma do Pintinho

A TAT foi presenteada com um pintinho de brinquedo que tem acompanhado as crianças durante a rotina. Esse bichinho já era um elemento presente em músicas, brincadeiras e até mesmo na pintura facial que fizemos quando nos transformamos em diferentes animais. O brinquedo despertou na turma a curiosidade sobre este animal. Aproveitamos o interesse dos pequenos e escolhemos com muita alegria o nome da turma: agora somos a Turma do Pintinho! E para tornar esse momento ainda mais especial, recebemos uma visita inesperada da Dona Galinha que estava procurando por seu Pintinho. As crianças ficaram encantadas com as histórias contadas pela personagem!

Turma da Borboleta

A observação das imagens de animais que botam ovos rendeu conversas ricas e instigou bastante o grupo. Todos os ovos são iguais? Que lugares os bichos escolhem para por seus ovinhos? Todos os filhotes já nascem parecidos com o que serão quando forem adultos? Depois da conversa, borboletas apareceram na caixa surpresa: E borboleta bota ovo? No que ele se transforma? O que é que tem dentro? "Borboletinha bebê", "lagarta" e "casulo" foram algumas das respostas. Muitos foram os conhecimentos prévios levantados pelas crianças e a curiosidade em torno do inseto acabou se transformando no nome da turma, sugestão da Nina, logo acolhida por todos com muita alegria. E a notícia saiu "voando" pela escola em boquinhas que cantavam: "Êta, êta, êta é a Turma da Borboleta!" Materiais sobre o assunto serão bem-vindos.

Que Bicho Será que Botou o Ovo?

Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a escolha do nome da turma, trouxemos ovos bem pequeninos dentro de uma caixa surpresa. O que será que as crianças estavam vendo? Pedrinhas? Bolinhas? Não! Eram ovinhos de codorna! Mas que bicho teria botado aqueles ovos?
"Um dragão!" Pedro R.; "Uma cobra!" Lara R.; "Um pintinho!" Antônia.
E foi assim, diante de tanta surpresa, emoção e mistério que brindamos o novo nome da TBT: Turma do Ovo!

El, El, El, É a Turma do Papel!

Na terça-feira, dia 19/3, a TCM irá ao Jardim Botânico para pesquisar e conhecer as árvores utilizadas para a produção de papel. O lanche será coletivo.
Depois de ter vivenciado e refletido sobre as propostas de sensibilização relacionadas ao Projeto Institucional, as crianças listaram alguns nomes possíveis para a turma. Numa votação muito divertida, em que cada um reafirmou a sua escolha, o voto foi seguido de um clima de cumplicidade, com olhares que se cruzavam e gargalhadas inevitáveis. A Turma do Papel comemorou com alegria e entusiasmo sua primeira grande escolha e está investigando sobre esse material que oferece tantas possibilidades de pesquisa. De onde vem o papel? Como se faz o papel? Quais os tipos de papel que existem? Como podemos transformá-lo?
Para uma atividade que planejamos, precisaremos de rolos de papel toalha. Aguardamos a contribuição de todos.

Brincando com Gaudí

A Turma do Camaleão está cada vez mais curiosa sobre a vida desse "bicho encantado". Foram tantas histórias, músicas e brincadeiras relacionadas ao querido animal que, em meio a descobertas sobre as cores da camuflagem, a língua comprida e a sua alimentação, as crianças receberam um presente da caixa surpresa: uma miniatura da escultura do camaleão de Gaudí. Manuseando com cuidado, sentiram a textura e a forma e imaginaram que para ficar tão colorido, o pequeno camaleão deveria ter passado em cima de um arco-íris. Elas também conheceram um pouco sobre a vida e obras do arquiteto e artista catalão. Em seguida, divertiram-se completando com desenho a metade de uma imagem da escultura e criando mandalas inspiradas nos mosaicos do artista.

Passeio ao Jardim Botânico

"Passeamos no Jardim Botânico e fomos recebidos pela Neuza, mãe da Nina Tamaio. Ela falou sobre as sementes. Vimos a semente do Jambo e a Neuza nos contou que a fruta protege a semente. Também vimos a mangueira, mas não tinha manga. Conhecemos as sementes voadoras, que voam para longe da mãe. Elas são chamadas de helicóptero. Tinha uma árvore com uma coisa vermelha chamada seiva. A mãe da Nina disse que o seu nome é Pau Brasil. Tentamos abraçar a rainha das árvores, que se chama Sumaúma, mas não conseguimos porque ela era muito maior do que a roda da turma toda de mãos dadas.
Depois, entramos num salão geladinho que tinha uma coleção de sementes, lanchamos e voltamos para a escola. Adoramos o passeio!"

Texto Coletivo

Entrando numa Fria

Muitas ideias foram levantadas para nomear a TDT. As crianças foram instigadas a pensar sobre transformações para justificar e defender suas sugestões na roda. Em uma votação animada, "Turma do Gelo" recebeu a maioria dos votos. Abraços, sorrisos e gritinhos denunciaram a satisfação e alegria diante desse momento tão importante! Para levar essa emoção para as outras turmas, colocamos em nossa caixa surpresa um saco de gelo para que as crianças e adultos da escola tocassem e tentassem adivinhar qual foi a nossa escolha. Perguntas e experimentos com esse elemento estão aguçando o instinto investigativo das crianças e enriquecendo nossas tardes. Nosso próximo desafio é que cada criança traga um gelo de casa na próxima segunda-feira! O que será que irá acontecer?

De Todos

Pedro e o Velho Chico

A loja Mutações nos convida para o lançamento do livro "Pedro e o Velho Chico", com a presença da autora e uma oficina de criatividade. O livro conta, com belíssimas ilustrações, a história de um menino que busca ajudar o planeta e preservar a água. Em sua aventura, viaja pelo Rio São Francisco, descobrindo suas dores e alegrias. Além de despertar nas crianças o imaginário deste importante rio, desperta também o desejo de atuar no mundo com uma cidadania consciente e responsável. Dia 23/3 (sáb), de 10h às 12h. Largo dos Leões, 81/loja C, Humaitá.

Anita, a Menina e o Circo

Rebeca (F4M) convida todos para assistirem ao espetáculo "Anita, a Menina e o Circo", que ela escreveu com seus pais. Sábados e domingos às 17h, na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo. Rua Conde de Irajá, 253.

Aniversários

De 18 a 24 de março

18 GABRIEL THEMUDO CARVALHO - F4T
18 MARIA LUISA LOPES CHEUICHE - F5T
18 MATHEUS ELIAS SOUZA MATTAR - F4T
19 FELIPE REZNIK - PRO
20 PEDRO SANCHES KURTZ - F9MB
20 MIGUEL KOEHLER MARCIER - TBT
20 VICENTE CORPAS MARTINS GREENHALGH - F5MB
20 MARINA INTRATOR JUPPA - F6M
21 ANTONIO BENTO FRÓES COIMBRA - F8TA
21 SOFIA STEIMAN TEIXEIRA COSTA - F2M
22 TOMÉ DE MIRANDA TELLES DE MIRANDA - F4T
22 TERESA SZTAJNBERG - TAT
22 BERNARDO CAZÉS DE BARROS - TBT
22 MARIA ISABEL DUARTE SOARES GATTI - F5T
23 ELEONORA ACOSTA MANELA - F9MA
23 JOAO PEDRO CAMPOS VELEDA - F8TA
24 MARIA RITA ABREU MONTE-MOR DE MORAIS - F7M
24 CLARA PEREIRA DA SILVA GOLDENSTEIN - F4T