Notícias de 15 de março de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Ensino Fundamental I

Vira Sapo, Vira Homem!

A F1 anuncia uma invasão de personagens: sapo virando príncipe, homem virando super-herói, mocinha virando bruxa, boneco virando menino, menina virando sereia... Socorro! Já estamos aflitos! Vai que resolvem nos transformar em sapos? A brincadeira está muito animada! Na nossa caixa surpresa, vimos muitas coisas que se transformam. Casulo que vira borboleta, semente que vira planta (trazidos pelo Davi, da F1M), ovos que podiam virar codornas, mas viraram mesmo um belo lanchinho, e nossas fotos de bebê.
Agora, estamos preparados para iniciar uma aventura que contará com o reforço do livro "O Sapo que Virou Príncipe: Continuação", de Jon Scieszka, Companhia das Letrinhas. Mandem o quanto antes.

Pedras Misteriosas

As F2 foram surpreendidas com vários presentes na sala. Todos ficaram muito curiosos para saber o que havia nos embrulhos misteriosos. As crianças abriram os pacotes e encontraram muitas pedras e o livro "Um Presente do Mar", de Kate Banks. E de onde teria vindo aquilo tudo? Por que as F2 receberam esses presentes?
"Será que tudo veio do espaço? Será que veio do mar? Será que as pedras foram teletransportadas? Será que nossa sala é uma máquina do tempo?". Muitas perguntas, reflexões, até que, finalmente, lemos o livro para buscarmos as respostas de tantos mistérios. Conhecemos, então, a história de uma pedra que havia se transformado muitas vezes ao longo dos tempos. Agora, nos resta descobrir pistas sobre a história das pedras que chegaram e de que tempo elas vieram. Precisaremos estudar muito, por isso adotamos o livro "O Planeta Terra", da coleção Criança Curiosa, de Sylvie Baussier, Ed. Salamandra.

F2 Agradece a F5

Algumas crianças de F5 participaram da Tribo de F2. Os maiores ajudaram os menores a entender para que servem esses encontros semanais. Experientes em matéria de Tribo, falaram sobre diversos assuntos: como resolver problemas, a importância do diálogo, a quem pedir ajuda e a importância de conhecer e respeitar as regras de convivência da nossa escola. Esperamos que se sintam mais seguros e autônomos nesse espaço de convívio coletivo.

O Rio que Corre para o Mar

Este é o nome do projeto das F3. Serão muitos os contos e encantos trazidos pelas águas do Rio Amazonas. Os materiais de pesquisa com informações sobre o "grande rio" serão sempre bem-vindos.
Conversamos um tanto sobre a famosa frase de Heráclito: "Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece já não se é mais o mesmo, assim como as águas que já serão outras." As crianças da F3T disseram que o rio não é mais o mesmo porque as águas se mexem toda hora. E nós não somos mais os mesmos porque, a cada minuto, vivemos coisas que nos transformam.
A Iara e a Luisa (F3M) criaram uma maquete para mostrar o fenômeno da vazante e da cheia do rio.

Simetria?!

Nas aulas de Artes das F3 e F4, ainda pensando no Escher e em suas gravuras, as turmas descobriram o significado dessa palavra. E, como se tivessem colocado óculos especiais, passaram a observar e pensar sobre as estampas, o reflexo no espelho, na água fora da escola. Essas conversas apareceram durante uma atividade de recorte e colagem quando se depararam com questionamentos relacionados a esse conceito.

Transformações Desejadas

Nas Tribos, de F2 a F5, relembramos as regras de entrada e saída que tanto nos ajudam e protegem, falamos sobre as novidades da escola, das turmas e das relações também, e pensamos juntos no que desejamos que seja transformado em 2013!

Livros para as F4

Transformação é mudança. Estamos em constantes transformações: nas formas de pensar, de viver e de ser, de se relacionar com o outro, de compreender o mundo, de produzir cultura, de se comunicar, de criar. E na natureza, então? Quanta transformação!
As crianças trouxeram muitas curiosidades e imagens sobre as transformações que acontecem na natureza. Para enriquecer nossas reflexões sobre o tema, adotaremos os seguintes livros para nos acompanhar neste semestre: "Gente. Bicho, Planta: O mundo me Encanta", de Ana Maria Machado, Ed. Global; "O Mundo das Plantas", de Rosicler Martins Rodrigues, Ed. Moderna e "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, Ed. José Olympio.

F4T e F5T no Pereirão

Nossas atividades começaram com um breve registro das transformações que as crianças podem observar desde a época em que chegaram ao Pereirão quando estavam na F1: o gosto por um ou outro jogo ou brincadeira e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma determinada habilidade motora apareceram em seus escritos.
A partir daí, os grupos foram desafiados também a perceber como o corpo responde a uma atividade física: a respiração, a frequência cardíaca, a temperatura e o estado emocional se alteram? Nossa, quanta transformação!

Diário Literário

Inauguramos nas F5 o caderno que será o Diário Literário. Nesse caderno especial, as crianças registram impressões, sentimentos e sensações vividas durante a escolha e a leitura de um livro. Escrevemos também sobre personagens queridos e criamos para eles novas aventuras, promovendo encontros inusitados em outros tempos, lugares, com outros personagens e até mesmo conosco. Também escrevemos biografias de autores e lhes escrevemos cartas. Colamos pequenos trechos de outros autores falando de sua paixão pelos livros. Listamos nossos livros preferidos e fazemos nossos ensaios literários. E o que mais pudermos inventar, afinal, tudo que faz parte da nossa relação com a literatura cabe nesse caderninho.

Capas dos Cadernos

As turmas de F5 decidiram o que fazer e capricharam nas capas dos cadernos de Língua Portuguesa, Projeto e Diário Literário. Algumas crianças começaram a atividade na escola e levaram para terminar em casa. Agora, o importante é encapar, plastificando o trabalho para que possa ser preservado até o final do ano. Agradecemos a parceria!

Ensino Fundamental II

Carteirinhas e Autorizações

Estamos providenciando as novas carteirinhas de estudante. Lembramos que os alunos autorizados a sair sozinhos da escola têm os dias indicados neste documento, o que nos ajuda no controle da portaria. Solicitamos aos responsáveis a atualização das autorizações caso tenha havido alguma alteração. No caso de novas autorizações, o formulário encontra-se disponível na secretaria ou no nosso site. Colaborem conosco para a segurança de seus filhos e para evitar a reimpressão do documento depois que forem providenciados.

Reunião de Pais de F6

Na próxima terça, às 19h. Na pauta, o ingresso no novo segmento, a equipe, a avaliação e os projetos que estão sendo iniciados. Não faltem!

Pandeiro

As F6 tiveram o primeiro contato com o pandeiro, instrumento que será estudado neste ano. Analisando um pandeiro desmontado, falamos sobre as partes que o compõe e criamos uma história hipotética do surgimento do pandeiro a partir da transformação de elementos da natureza. A partir de agora, a ideia é explorar suas sonoridades. Pedimos aos pais que ainda não providenciaram o instrumento, que o façam com urgência.

Muitas Histórias

Nas F6, depois de assistirmos ao desenho animado "Have I Got a Story For You" - do DVD" Batman: Gotham Knight" -, a turma debateu sobre as diferentes narrativas e interpretações possíveis de um mesmo fato, percebendo que não existe uma História única. É dessa forma que encaminharemos nosso trabalho ao longo do ano.

Paisagens Suburbanas

Com base em fotografias de bairros suburbanos e na música "Encanto da Paisagem", de Nelson Sargento, as F6 aplicaram os conhecimentos sobre paisagem geográfica e desvendaram alguns aspectos da paisagem suburbana como a presença da ferrovia, os costumes da população e alguns lugares de forte atração comercial, turística e de lazer como as escolas de samba, o Mercadão de Madureira, o Estádio Conselheiro Galvão (Madureira), os grupos de Bate-bola e o Trem do Samba.

Coreografia em Transformação

Nas aulas de Dança, as crianças de F6 e F7 aprenderam uma sequência de hip hop. Em seguida, foram instigadas a transformá-la em uma outra proposta. Para se inspirarem, assistiram a duas versões do solo "A Morte do Cisne": o original do balé clássico, com coreografia de Mikhail Fokine, e uma releitura do dançarino de Street Dance John Lennon da Silva.

Do Império ao Feudo

Nas F7, trabalhamos a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras. Discutimos, entre outros temas, o conceito de "bárbaro", relativizando esse termo e, a partir de documentos, entendendo o ponto de vista desses povos. Começamos a perceber a transformação do mundo antigo, dos grandes impérios e das cidades poderosas, para o mundo medieval, rural e autossuficiente.

Qual é a do Brasil?

Iniciando nosso estudo sobre a formação territorial do Brasil, as F7 trabalharam com temas relativos ao sítio e à posição geográfica do nosso país. Mapas, atlas e imagens foram utilizados para nos auxiliar a localizar e a conhecer o Brasil no seu continente, bem como no planisfério. Conceitos como limites, fronteiras e mar territorial foram discutidos em sala.

Regionalizar pra quê?

Com o uso do atlas e de imagens, as F8 iniciaram o estudo sobre o conceito de região e sobre como podemos regionalizar o espaço geográfico. Os critérios naturais e humanizados foram avaliados e começamos a analisar as diferentes formas de regionalização do mundo. Aspectos do relevo, do clima, da vegetação e as questões linguística e política foram considerados nesta etapa de trabalho.

Ajustes nas F8

Iniciamos o trabalho com o livro didático de Português. Nossa intenção é articular esse material aos objetivos, temas, questões e problemas vivenciados pelos grupos durante o trimestre.
Neste primeiro momento, temos rememorado o gênero crônica, lançando mão do livro, mas também de outras crônicas trazidas. O desafio para as turmas foi lançar um olhar para o primeiro texto produzido e já comentado - "O que eu gostaria de ver transformado?" - para destacar um fragmento e ampliá-lo, aproximando-o do gênero crônica, tendo como modelo e/ou inspiração alguns cronistas. Em breve, divulgaremos no "Das Turmas".
Como há muito material circulando, pedimos aos estudantes que colem textos e roteiros de trabalho no caderno. Pedimos às famílias que, especialmente, neste início, nos ajudem, conversando em casa sobre a necessidade de organização.
Lembramos, ainda, que iniciamos a leitura de "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, e que boa parte dos grupos ainda não trouxe o livro.

A Todo Vapor

A Revolução Industrial trouxe muitas transformações para o mundo contemporâneo. As F8 começaram a compreender as mudanças das formas de trabalho artesanal para o mundo das máquinas, assim como o surgimento de novas relações de trabalho e a condição de vida desses trabalhadores. Para ilustrar nosso estudo, assistimos a um trecho do filme "Daens – Um Grito de Justiça", de Stijn Coninxe, e escutamos a música "Fábrica", do grupo Legião Urbana.

Caracterização

Através de seu corpo e voz, o ator é capaz de se transformar em um personagem, mas existem alguns outros artifícios que auxiliam nessa transformação. As F8 e F9 estão vendo, nas aulas de Teatro, como a caracterização tem papel fundamental na criação de um personagem. Assistimos a vídeos tutoriais e testamos algumas técnicas de maquiagem. Foi interessante, e até engraçado, perceber as transformações dos rostos dos alunos.

Dicionários em Sala

É muito importante que cada aluno tenha um dicionário Português-Inglês em sala. Durante os trabalhos de escrita e leitura, sua consulta é imprescindível e ajuda no desenvolvimento da autonomia do estudante de língua estrangeira.

Pixar Short Films

Os curta-metragens da Pixar fizeram a cabeça das F8 e F9 durante as últimas aulas de Inglês. Assistimos a alguns desses encantadores filmes e recontamos a história em pequenos textos descritivos, a fim de praticar a habilidade na escrita e os tempos verbais vistos no ano passado e no início deste ano. As F9 também prepararam perguntas de interpretação sobre os curtas para que as F8 respondam nas próximas aulas.
Será que as F8 aceitarão o desafio e também criarão exercícios para as F9?

Nos Passos de Pina Bausch

Nas aulas de Dança, as F9 começaram a assistir "Sonhos em Movimento - Nos Passos de Pina Bausch", de Anne Linsel e Rainer Hoffmann. No documentário, Pina Bausch remonta o espetáculo "Kontkthof" com adolescentes de 14 a 18 anos que nunca subiram num palco.

Início da República

Nas F9, seguindo o período republicano e os conflitos no campo, a Guerra de Canudos foi analisada a partir de trecho do filme "Guerra de Canudos", de Sérgio Rezende (1997), do texto "Misticismo e Sangue", de Alexandre Leitão (Revista de História da Biblioteca Nacional), e da música "Súplica Cearense", cantada em uma versão do grupo O Rappa. Construímos e desconstruímos conceitos sobre esse fato, comparamos o episódio com a Guerra de Contestado e partimos para a capital: em um trabalho com imagens e textos começamos o estudo das Reforma Urbanas, comentando as questões sociais e políticas envolvidas nesse projeto.

Revoluções Industriais

Recuperando alguns conteúdos das aulas de História do Oitavo Ano, as F9 traçaram as principais características da I Revolução Industrial respondendo às perguntas: Quando? Onde? E o porquê do onde?
Nesse estudo, discutimos sobre a lógica de localização industrial predominante durante a I Revolução Industrial e realizamos uma pesquisa sobre a classificação dos tipos de indústria.
A partir da leitura e do debate sobre um pequeno trecho do livro "A Riqueza das Nações", de Adam Smith, definimos também o conceito de especialização do trabalho.
O estudo desses temas será fundamental para, posteriormente, compreendermos o modo de produção fordista e pós-fordista.

De Todos

Pedro e o Velho Chico

A loja Mutações nos convida para o lançamento do livro "Pedro e o Velho Chico", com a presença da autora e uma oficina de criatividade. O livro conta, com belíssimas ilustrações, a história de um menino que busca ajudar o planeta e preservar a água. Em sua aventura, viaja pelo Rio São Francisco, descobrindo suas dores e alegrias. Além de despertar nas crianças o imaginário deste importante rio, desperta também o desejo de atuar no mundo com uma cidadania consciente e responsável.
Dia 23/3, sábado, de 10h às 12h. Largo dos Leões, 81/loja C - Humaitá.

Anita, a Menina e o Circo

Rebeca (F4M) convida todos para assistirem ao espetáculo "Anita, a Menina e o Circo", que ela escreveu com seus pais. Sábados e domingos às 17h, na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo. Rua Conde de Irajá, 253.

Aniversários

De 18 a 24 de março

18 GABRIEL THEMUDO CARVALHO - F4T
18 MARIA LUISA LOPES CHEUICHE - F5T
18 MATHEUS ELIAS SOUZA MATTAR - F4T
19 FELIPE REZNIK - PRO
20 PEDRO SANCHES KURTZ - F9MB
20 MIGUEL KOEHLER MARCIER - TBT
20 VICENTE CORPAS M. GREENHALGH - F5MB
20 MARINA INTRATOR JUPPA - F6M
21 ANTONIO BENTO FRÓES COIMBRA - F8TA
21 SOFIA STEIMAN TEIXEIRA COSTA - F2M
22 TOMÉ DE MIRANDA TELLES DE MIRANDA - F4T
22 TERESA SZTAJNBERG - TAT
22 BERNARDO CAZÉS DE BARROS - TBT
22 MARIA ISABEL DUARTE SOARES GATTI - F5T
23 ELEONORA ACOSTA MANELA - F9MA
23 JOAO PEDRO CAMPOS VELEDA - F8TA
24 MARIA RITA A. MONTE-MOR DE MORAIS - F7M
24 CLARA PEREIRA DA SILVA GOLDENSTEIN - F4T