Notícias de 8 de março de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Ciente de Tudo!

A separação do Informe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi uma necessidade em função da quantidade de matérias e dos limites do suporte e da capacidade de reprodução dos equipamentos que dispomos na escola. Mas isso não precisa levar ao distanciamento ou desconhecimento das atividades do segmento que seu filho não frequenta. Os Informes dos dois segmentos encontram-se disponíveis no site da escola e trazem a vantagem de apresentar álbuns de fotos de algumas das atividades.
A participação e colaboração das famílias, mesmo para turmas que não sejam a de seus filhos, será sempre bem-vinda. Não queremos perder essa possibilidade que se dá a partir da ciência de cada um do que acontece em toda a escola.

Educação Infantil

Convivência entre Amigos

Para a TAM, essas primeiras semanas foram de muitas conquistas e descobertas. A chegada à escola e o encontro com um grupo de amigos com vontades e personalidades diferentes propicia aos pequenos grandes aprendizagens. A socialização e a convivência serão intensificadas, daqui para frente, com a introdução de uma rotina mais estabilizada, já que estamos chegando ao fim do período de adaptação. Preparem-se, pois a aventura está só começando!

Brincadeiras na TAT

A adaptação da TAT está de vento em popa! A turma, aos poucos, vai intensifcando os laços de afeto e construindo identidade. Muitas brincadeiras que envolvem a transformação das crianças em diferentes personagens têm feito com que se aproximem do Projeto Institucional de forma lúdica e alegre.

Galinha Ruiva

A TBM ouviu a história da "Galinha Ruiva" e, assim como ela, plantou algumas sementes. Mas, diferentemente do porquinho e do patinho, toda a turma ajudou bastante! Muito sabidas, as crianças listaram tudo o que precisaríamos e colocaram a mão na massa preparando uma terra fofinha para nossas sementes crescerem. Todas ajudarão a cuidar e, com paciência, iremos acompanhar essa transformação.
Ah! Ovos apareceram na caixa surpresa! Terá sido a galinha ruiva? Só galinha bota ovo? Mas essa conversa fica para depois...

Quantas Maçãs!

"O que será, o que será, que a caixa vai mostrar?" Dessa vez as crianças da TBT encontraram maçãs! Será que saíram da história da Branca de Neve? Aproveitamos para levar as crianças a estimar e contar quantas maçãs tinham dentro do cesto. Ao final, resolvemos colocá-las no forno para assar e observar o que aconteceria: "A casca sumiu!" (Cosmo); "Ela mudou de cor!" (Gabriel). E terminamos a nossa tarde saboreando maçãs macias e bem docinhas!

E o Ovo Virou...

Depois de passar de mão em mão com muito cuidado e delicadeza, o ovo que foi descoberto na caixa de surpresa se transformou!
Separada a clara da gema e com a ajuda de uma batedeira, as crianças da TCM se surpreenderam com a transformação da clara em "neve". Misturada com o açúcar, essa massa encorpou e novamente se transformou em pequenos suspiros no forno. E as gemas, batidas com açúcar e um pouquinho de leite, foram levadas ao fogo, resultando num delicioso doce de ovos. Foi uma manhã de muitas surpresas e sabores!

Turma do Camaleão

A escolha do nome da turma mobilizou as crianças da TCT. Envolvidas com a história de bichos que se transformam por encantamento, de Michel Ocelot, as crianças foram desafiadas a produzir uma lista dos animais que possuem a capacidade de se transformar sozinhos e também conheceram a história "Calma, Camaleão!", de Laurent Cardon, dramatizada pela Desirrée. Essas experiências instigaram as crianças e geraram ideias e expectativas. No momento da escolha do nome, entre diversas sugestões pensadas e defendidas com muitas argumentações pelas crianças, o querido animal chamou a atenção e recebeu a maioria dos votos.
"Ele tem a língua comprida!"
"Ele muda de cor sozinho para se esconder."
"Na folha ele fica verde e na terra fica marrom."
E o nome da turma foi decidido e cantado em coro por todos os cantos da escola:
"Ão, ão, ão! É a Turma do Camaleão!"

Turma da Semente

Na terça-feira, dia 12/3, a TDM irá ao Jardim Botânico para conversar sobre a nossa lagarta com a Neuza, que é bióloga e mãe da Nina T. O lanche será coletivo.
A nossa hóspede ainda não virou borboleta. Ela está preparando o seu casulo. Curiosas com as transformações que ocorrem com insetos, plantas e sementes, as crianças escolheram um nome para o grupo: Turma da Semente!
A turma também investigou sobre as possíveis transformações do ovo. Recebemos a visita da Elis, mãe do Davi, para uma oficina de cupcake. As crianças acompanharam e observaram a mistura dos ingredientes, além de se deliciar com o que confeitaram. Foi uma manhã apetitosa!

Bolo Para TDT!

Um ovo pode se transformar? As crianças levantaram várias hipóteses: pode se transformar em jacaré, pintinho, ovo frito, bolo!
"Hum... E que tal um bolo de chocolate?" Foi assim que a TDT listou os ingredientes necessários, mediu quantidades, separou os sólidos dos líquidos e deu o ponto na massa! Texturas, sabores e aromas diferentes foram experimentados numa gostosa atividade que envolveu a ciência e a matemática.

De Todos

Livro de Leah

Laura Malin, mãe de Luísa (F6T) e Alice Malin Melo (F4T), convida para o lançamento de seu novo romance "Livro de Leah", a realizar-se no dia 13/3, quarta-feira, a partir das 19h, na Livraria Travessa, no Shopping Leblon.

Flautistas da Pro Arte

O grupo Flautistas da Pro Arte abriu vagas e está aceitando crianças que toquem flauta doce e queiram participar do projeto deste ano que abordará os compositores João da Baiana, Donga e Pixinguinha. Aos interessados, pedimos que se comuniquem com Leda (Pro Arte) - 2558-0684, Claudia - 9629-0153 ou Gregório - 8226-0627.

Kinomichi

Christiana, mãe do Gabriel (F8T) e do Guido (F6T), organiza duas aulas abertas de Kinomichi (arte marcial franco-japonesa) na Rampa. Terça-feira, dia 14/3, às 18h para crianças (7 a 13 anos) e sexta, dia 15/3, às 19h, para adultos. Rua Sá Ferreira, 202, Copacabana. Tel.: 3796-7307. www.rampa.art.br.

Aniversários

De 11 a 17 de março

11 GABRIEL TYCO LABOURET - F8TA
12 HUGO KEMPER LIMA - TAM
12 ANTONIA MARIZ MAIA RIBAS - F1T
12 PAULA HADDOCK LOBO DE ALMEIDA MAGALHÃES - F3T
13 YASMIN MARTINS AMADO - F5MB
13 HENRIQUE GARCIA LOPES PICALLO - PRO
14 CLARA MILLER BAUMWORCEL - F7T
15 JOÃO SOARES CAMINHA - TDT
15 MARIA LUIZA DE SOUZA BRAKARZ - TDT
15 AISHA ROCHA COENTRO BURGOS - F3M
16 MANUELA LIMA PEREIRA - F2T
16 LIA TERRY ALVARES - F3M
16 JULIETA BARCELLOS REZENDE PEDRO DA COSTA - TBM
16 MATIAS PRINZAC NACHT - TCT
17 CLARA LESSA PINTO - F8TA