Notícias de 1º de março de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Transformando o Informe

Com a implantação do Fundamental II, fomos percebendo que o espaço de publicação do Informe impresso foi se apertando. Chegamos ao limite neste número. Por isso, optamos por uma publicação separada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As duas seções estarão sempre disponíveis no site.
Aproveitamos para esclarecer aos nossos novos leitores que as fotos publicadas na versão impressa muitas vezes são apenas um convite para a apreciação de um pequeno álbum na versão online. Sob elas são geralmente publicadas outras, trazendo momentos significativos da semana ou da mesma atividade. Vale a pena conferir!

Quem Espera Quem?

Nosso discurso nem sempre consegue ser coerente com a prática. Todos sabemos da importância de optar pelo transporte coletivo, para o bem da cidade, da escola, de todos.
Mas utilizá-lo implica em abrir mão de alguns confortos e pensar a partir de uma lógica menos individualista, que acolhe mais o interesse e a necessidade de todos.
No transporte coletivo, quem espera é o passageiro, nunca o ônibus.
A espera de todos por um, mesmo que por alguns minutinhos, implica em atrasos e prejuízos pedagógicos muito significativos, especialmente para os alunos do Ensino Fundamental, que têm aulas de 50 min.
A matemática é fácil, dê a cada passageiro um único minuto e faça a conta do atraso geral.
Contamos com a colaboração e a compreensão dos usuários. Passadas essas primeiras semanas de adaptação, esperamos que os alunos que utilizam a condução sejas pontuais.

Piolhos

Mesmo sendo início de ano, eles já andam na cabeça de nossos alunos. Não percam tempo! Aconselhamos uma verificação semanal. Se constatarem a existência de lêndeas e/ou piolhos, sigam a orientação de um pediatra. As crianças só devem frequentar a escola depois de tratadas.

Educação Infantil

Encontro Entre Pais e Professores

Na quarta-feira, professores e auxiliares de turma estarão aguardando os pais para um breve encontro de apresentação. Vamos sentar no chão, numa roda, como fazem as crianças todos os dias, para compartilhar um pouco sobre nossos interesses, profissões, hobbys e também para pensar sobre como podemos contribuir para enriquecer o dia a dia das crianças.
Para os pais das turmas da manhã o encontro será na sede da Capistrano de Abreu e para os da tarde, na Pereirinha. Os dois turnos às 18h.

Descobrindo a Escola

A TAM tem aproveitado os seus dias na escola. Cantorias, pinturas, brincadeiras de roda, construções, banho nos bichinhos de borracha, abraços e beijos nos amigos têm preenchido as nossas manhãs.

Novos Amigos

A adaptação da TAT continua, só que agora com todos os amigos juntos. Cada dia estão mais à vontade com suas professoras e colegas. Durante as brincadeiras no pátio, na sala de jogos ou na biblioteca, a turma se conhece e vivencia momentos de muita curiosidade e alegria. Na segunda-feira aguardamos a chegada de todas as crianças às 12h45. Até lá!

De Abóbora Faz o quê?

Com um toque de magia, a professora da TBM se transformou em princesa e contou a história da Cinderela. Atentas às transformações presentes no conto, as crianças também se transformaram, com a ajuda de uma varinha de condão, em borboletas, super heróis e bichos ferozes.
No dia seguinte, uma abóbora apareceu na caixa surpresa. Será que ela saiu da história? Nossa abóbora não virou carruagem mas, diante de olhinhos curiosos, se transformou num legume macio e num delicioso doce. Após sentirmos sua forma, textura e peso, nossa abóbora foi cortada em cubinhos, recebeu alguns ingredientes e foi para o fogão. Mais tarde, foi saboreada enquanto a criançada cantava "De abóbora faz melão, de melão faz melancia..."

O que Tem Dentro do Ovo?

A TBT teve uma semana de muitas transformações. Para dar início às atividades de sensibilização e despertar a curiosidade acerca do Projeto Institucional, recebemos a visita de uma "galinha" que trouxe uma caixa surpresa. Então, resolvemos transformar a caixa enfeitando-a com pinturas e colagens. No dia seguinte, fomos surpreendidos com um ovo dentro dela. Aproveitamos para sentir sua textura, cheirá-lo e quando o quebramos descobrimos que dentro dele tinha gema e clara.
O que podemos fazer com o ovo? "Pintar o ovo." (Dudu); "Cozinhar." (Beatriz); "Comer." (Nina R.). E terminamos o nosso dia saboreando ovos fritos e cozidos.

Bola de Meia

A caixa surpresa continua a instigar as crianças da TCM. Depois de descobrir que a novidade que havia dentro dela era uma bola de meia, a turma foi desafiada a estimar quantas meias haviam sido utilizadas para confeccioná-la. E para verificar as hipóteses das crianças, desfizemos a bola. No pátio, a brincadeira animou as equipes, que tiveram que usar muita concentração para vencer os desafios nos jogos com essa bola diferente!

Surpresa!

Nesta semana a TCT foi ouvir uma história na Biblioteca e... Surpresa! Lá encontramos uma caixa transformadora que continha um cacho de bananas verdes. Intrigadas, as crianças levantaram hipóteses de quanto tempo levaria para ficarem maduras, amarelinhas. Todos os dias, observaram as cores e texturas e registraram cuidadosamente as mudanças que ocorriam diante de seus olhos.
Quando perceberam que já estavam maduras, veio a "comilança"! Fizemos uma deliciosa vitamina e também saboreamos bananas fritas.

Uma Lagarta!

A TDM foi surpreendida com uma novidade trazida pela Nina T.: uma lagarta dentro de uma garrafa! Envolvida com a reflexão sobre as possíveis formas de transformações, a garotada ficou atenta para as mudanças diárias da nossa convidada. Nossos pesquisadores estão aprendendo como esse bichinho se alimenta e se locomove, através da observação e de histórias curiosas sobre seu processo de transformação.

Ou Isto ou Aquilo

A caixa surpresa dessa semana estava recheada de objetos, livros e imagens que se referiam aos opostos e que levaram as crianças a ter boas conversas. Com o trecho do samba "A noite virou dia num toque de magia...", as crianças da TDT levantaram muitos conhecimentos relacionados a essa transformação. Imagens de obras de Monet e Van Gogh, representando o dia e a noite, chamaram a atenção pelas cores utilizadas para representar a luz, a sombra, o claro e o escuro. Também teve bolinha no bolão, uma gostosa brincadeira que aproximou mais esse novo grupo, que tem se mostrado muito animado e curioso.

De Todos

Aulas de Inglês

Júlia Barros, nossa ex-aluna, oferece aulas particulares ou de reforço de Inglês. Júlia é graduada em Cambridge (CELTA), atual professora assistente da British School e ex-professora do Britânia. Maiores informações: 9889-3985 / juliabarros1@gmail.com

Aniversários

De 4 a 10 de março

4 FELIPE NICOLAI DE SOUZA TENIUS - F2M
5 ANTONIO NUNES DA COSTA - F8TA
6 LETÍCIA DE QUEIROS MATTOSO BADOFSZKY - F7M
6 GUSTAVO NÁUFEL CLAASSEN - F6M
6 THEO BUARQUE DE HOLLANDA - F3M
6 GABRIEL CORRÊA DE OLIVEIRA KALIL - F1M
6 ANTONIO RABELLO DORCHESTER - F1M
7 NINA HAVAS VEIGA - TBT
8 LUISA ROCHA VON KRUGER - PRO
8 EDUARDO MONTEIRO SIQUEIRA DE LIMA - F4M
8 MIA ARAUJO LIMA ROCHA - F2M
9 ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES - F2M
9 MARINA MACHADO DE OLIVEIRA MENDES - F8TB
9 JOAQUIM GRAÇA JACOBINA CAMPOS - F2T
9 OLGA SÁ DA NÓBREGA - F3M
9 CLARA BASSOUL DO OUTEIRO - TBM