Notícias de 8 de março de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Ciente de Tudo!

A separação do Informe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi uma necessidade em função da quantidade de matérias e dos limites do suporte e da capacidade de reprodução dos equipamentos que dispomos na escola. Mas isso não precisa levar ao distanciamento ou desconhecimento das atividades do segmento que seu filho não frequenta. Os Informes dos dois segmentos encontram-se disponíveis no site da escola e trazem a vantagem de apresentar álbuns de fotos de algumas das atividades.
A participação e colaboração das famílias, mesmo para turmas que não sejam a de seus filhos, será sempre bem-vinda. Não queremos perder essa possibilidade que se dá a partir da ciência de cada um do que acontece em toda a escola.

Ensino Fundamental I

Quando eu era Neném

As crianças de F1 estão descobrindo muitas transformações. Construíram um texto coletivo com muitas delas: lagarta que vira borboleta, girino que vira sapo, madeira que vira casa... E nós? "Nós nascemos, crescemos e morremos, depois viramos estrelas, anjos, zumbis ou caveiras!" Para alimentar ainda mais essas discussões, fotos de quando os professores eram crianças foram colocadas numa caixa surpresa e eles puderam apreciar as mudanças. Depois, trouxeram fotos deles bebês, apreciaram, discutiram e registraram no caderno de Projetos.

Boys X Girls

As F1 já aprenderam a cantar várias musicas em Inglês! "Good Morning, Good Morning" (turma da manhã), "Good Afternoon, Good Afternoon" (turma da tarde), "I Like to Count my Fingers" e "Head and Shoulders" estão fazendo sucesso e animando os primeiros momentos das nossas aulas. Numa brincadeira com os cartões de nomes e uma bolinha, aprenderam a responder duas perguntas importantes: "What is your name?" e "Are you a boy or a girl?". Quantas novidades!

Caixa das Transformações

Nesta semana, a F1T recebeu uma caixa surpresa e, a cada dia, um elemento novo era encontrado, motivando conversas sobre transformações. Assim, falamos muito sobre telefone antigo e celular, fotos de bebê e adulto, ovos de codorna - que rendeu um belo lanche com molho rosé - e, para terminar a semana, recebemos imagens de personagens das histórias preferidas da turma que sofrem transformações. Para continuarmos nossas conversas, pedimos que cada um traga, na segunda-feira, uma foto de quando era bebê.

My English Notebook

As F2 inauguraram o caderno de Inglês! Fizeram a contracapa e colocaram as primeiras palavras escritas, nomeando as cores. Para relembrarmos esse vocabulário, cantamos "Brown Bear, Brown Bear", uma das músicas favoritas da galera, e fizemos um jogo de correspondência com as palavras e cartões coloridos.

A Gente se Transforma

Em meio a tantas conversas sobre o Projeto, as F2 começaram a pensar sobre as mudanças de cada um. Que peso e que tamanho cada criança tinha quando nasceu? Como a gente era quando nasceu? E agora, como somos? Fizemos muitas comparações de pesos e alturas, vimos uma imagem com o bebê dentro da barriga e nos deliciamos apreciando as fotos de quando éramos bebês. Quais serão as próximas transformações?

Descobertas nas F3

Aos poucos o Projeto das F3 vai mostrando sua cara. O tema que estudaremos vem sendo desvendado pelas crianças à medida em que as atividades oferecem discussões e pesquisas direcionadas ao universo das águas brasileiras.
Nesta semana exploramos o Atlas! Conversamos sobre para quê servem os mapas e focamos nos do Brasil: político, físico, de vegetação, de relevo e hidrográfico. Este último, observamos com mais cuidado, interpretamos as legendas e fizemos um pequeno registro no caderno de Projeto.
"Quanto rio tem no Brasil!"
"O Amazonas começa no Peru e termina no mar!"
Escolhemos três livros para nos acompanhar durante nossas pesquisas:
"Contos e Lendas da Amazônia", de Reginaldo Prandi, Cia das Letras; "Amazonas", de Thiago de Mello, Ed. Salamandra; "Diário de Pilar na Amazônia", de Flávia Lins e Silva, Ed. Zahar.

Batendo Asas

Nas aulas de Dança, as crianças de F3 "bateram asas". Segurando, em momentos distintos, diferentes objetos (fitas e raios-X), experimentaram o bater de asas da borboleta e perceberam como cada objeto interferia na qualidade de um mesmo movimento.

Pensando no Projeto

Em conversas na sala de aula, as crianças da F4T refletiram sobre "O que é transformação?":
"É uma mudança na vida e na natureza." Antonio Bento
"É um desenvolvimento de qualquer coisa." Rafael
"É uma coisa que vira outra coisa e que acontece com os seres vivos." Miguel
"É como um ciclo de vida." Bernardo
"É uma coisa que evolui." Alice Melo
"É alguma coisa que ao longo dos tempos vai mudando e se transformando em outra." Julia
Agora, vamos juntos pensar e escolher nosso Projeto e dar início aos nossos estudos.

Tirando a Poesia da Estante

Estamos iniciando nas F4 o projeto "Leitores do Dia" com o livro "Poesia Fora da Estante". As crianças escolheram alguns poemas para ler e recitar para os amigos em dias marcados na agenda. É importante que se preparem para esta atividade com antecedência, treinando em casa a leitura em voz alta. Combinamos também de pesquisar um pouco sobre a obra e a vida do autor da poesia escolhida para compartilhar com a turma. Os nossos dias, com certeza, ganharão um colorido especial!

One New Change

A palavra transformação está na boca de todos! E a galera das F4 resolveu pesquisar, com a ajuda do dicionário, palavras em Inglês que melhor traduzissem a ideia central do nosso Projeto Institucional. Como esse material é novidade para todos, fizemos uma brincadeira rápida: "Who is the first one to find the word...?" E eles, manuseando o dicionário, foram descobrindo as diversas particularidades dessa ferramenta tão importante para a elaboração de textos numa segunda língua. Muitas ideias e palavras interessantes surgiram e serão muito uteis ao longo do ano.

Objetos Reais e Imaginários

Nas aulas de Teatro, as F4 e F5 transformaram objetos reais em objetos imaginários. Exploramos a manipulação de um objeto real, como uma bola, por exemplo, utilizando-a de diversas maneiras. Em seguida, tiramos a bola das mãos e continuamos a ação, só que agora com uma "bola imaginária". Um objeto imaginário também poderia se transformar em outro objeto imaginário. A "bola", passada de mão em mão, ia mudando de tamanho, de forma, de peso... e se transformava... virava um chapéu, um guardachuva, um... Foram aulas muito divertidas!

Matemática nas F5

Primeiras semanas... Época de conhecer e rever amigos, renovar combinados, resgatar o que já aprendemos até então. O que já sabemos? O que acho que vou aprender no quinto ano? O que foi fácil aprender? O que achei difícil? Por quê? Foi nesse clima que as F5 (re)iniciaram os estudos da Matemática. Através de atividades em fichas, no caderno e no livro, as turmas estão se aproximando e revendo conteúdos passados como as quatro operações e seus respectivos algoritmos, a leitura e escrita de números grandes e discutindo também as diferentes estratégias de resolução de problema, entre outros. Muita novidade está por vir ao longo do semestre!

Monteiro Lobato

Antes de começar a leitura de "Emília no País da Gramática", sempre propomos às F5 várias oportunidades de contato com o seu autor. Achamos importante que as crianças se aproximem do seu estilo e do contexto em que viveu e em que suas obras foram produzidas. Através do acervo da nossa Biblioteca "Monteiro Lobato", da leitura de "Minhas Memórias de Lobato", de Luciana Sandroni, da visita a sites, filmes e textos em fichas, vamos apresentando o pai da Literatura Infantil brasileira para a turma.

Composição Coreográfica

Nas aulas de Dança, as crianças de F5 assistiram a trechos dos espetáculos "Casa", de Débora Colker, e "Coreografia para Ouvir", da Quasar. Conversamos sobre os vídeos e perguntamos aos alunos qual o caminho que os gestos e as ações diárias precisam percorrer para se transformar em movimentos coreográficos. Em seguida, escolhemos algumas das nossas ações diárias e iniciamos uma pesquisa para a construção de uma célula coreográfica.

Livros para as F5

Com o aniversário do Rio de Janeiro, todas as mídias colocaram nossa cidade mais em evidência que de costume. Houve a inauguração do MAR, criação de novas UPPs, obras para todos os lados, enquetes sobre vantagens e desvantagens de se viver aqui e sobre que presentes cada um daria para o Rio. Nós, que já estávamos pretendendo nos aproximar do Rio em nossos estudos, entramos na "onda". Opa! Onda? É que queremos falar da cidade, que tem água até no nome, através desse elemento da natureza e toda a importância que ele tem para a nossa formação e transformação, tanto nos aspectos naturais como nos culturais e sociais.
Para isso, vamos pedir três livros para o semestre: "História do Rio de Janeiro Através da Arte", Ed. Pinakotheke e "Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis", Companhia das Letras, ambos de Luciana Sandroni. E "Água", de Sônia Salem, da "Coleção De Olho na Ciência", Ed. Ática. Quanto ao livro pedido para a Biblioteca na lista de material do início do ano, vamos inaugurar a ciranda de autores brasileiros na semana do dia 17/03.
Que bom! Temos muitas leituras pela frente!

Sobre os Materiais

Nas agendas das crianças estão assinalados os materiais que ainda precisam ser providenciados. Pedimos que se apressem.
Sabemos que os livros de Matemática de F2 já estão encomendados, mas não chegaram na papelaria. Enquanto isso, vamos juntos pensando na melhor maneira de administrar esse atraso da editora.

Ensino Fundamental II

Reunião de Pais

Nas próximas terças, às 19h, teremos os encontros com os pais.
Terça, 12/3, Pais de F8; Terça, 19/3, Pais de F6.
Na pauta, a equipe, a avaliação e os projetos que estão sendo iniciados. Não faltem!

Literatura

Os livros de literatura já foram escolhidos.
As F6 já começaram a ler "Memórias de um Cabo de Vassoura", de Orígenes Lessa.
As F7 precisam adquirir "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.
As F8 começam, na próxima semana, a leitura de "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago.
As F9 lerão, de Machado de Assis, "Dom Casmurro", que permite a opção de leitura em tablets ou smartphones, no formato epub (em breve no site da escola), imprimindo a publicação do Domínio Público ou adquirindo o livro.

Geografia da Tia Creuza

Com base no vídeo "Geografia Segundo Tia Creuza", do humorista Marcelo Adnet, as F6 refletiram e colaboraram para construir um conceito de Geografia e sua forma de estudo. Através do diálogo e de ricas contribuições, compreenderam qual o objeto de estudo da geografia e como desenvolver uma pesquisa geográfica. Interdisciplinaridade, eventos naturais e as cidades surgiram como temas para a reflexão dos conteúdos.

Reflexões nas F6

Dialogando com o último texto trabalhado, os alunos escutaram nas aulas de Língua Portuguesa a música "Água Também é Mar", de Marisa Monte.
Começamos também a leitura de "Memórias de um Cabo de Vassoura", de Orígenes Lessa. Quem ainda está sem o livro precisa se apressar.

Nuvem nas F6

Depois de fazer uma lista de verbos ligados à escola, os alunos foram apresentados ao site www.wordle.net para produzirem uma "nuvem de palavras". Os trabalhos, que foram realizados na aula de Projeto, estão salvos na galeria do site.
Futuramente exploraremos melhor esse recurso. No momento, a ideia era caprichar na apresentação das listas criadas.
Quais dessas ações fazemos sozinhos? E quais delas são coletivas? Em quais ações a orientação do professor faz diferença? Essas são algumas das questões das nossas próximas conversas.

Bate Coração

Nas F6 começamos a revisar as quatro operações com números naturais. Um dos exercícios que fizemos para trabalhar a multiplicação foi descobrir quantas vezes o coração de cada um bate em 1 hora. Todos aprenderam a encontrar seus batimentos cardíacos e ficaram totalmente em silêncio para contá-los por 30 segundos com bastante atenção. Com essa informação, calcularam os batimentos em 1 hora.

Arte Rupestre

As F6 iniciaram seus estudos nas aulas de Artes Visuais, observando as pinturas rupestres e seus materiais. Como essas pinturas eram feitas? Experimentamos alguns pigmentos em pó e os alunos começaram a perceber que muitos materiais podem se transformar em "tinta" para além da caixa, para além do tubo. Nossos estudos e investigações continuam, portanto observem bem a sacola da feira!

Fuso Horário

As F7 iniciaram os estudos sobre a função e a aplicabilidade das coordenadas geográficas e dos fusos horários na vida cotidiana e nos estudos geográficos. Durante as aulas, diversos relatos foram dados sobre a experiência de viajar pelo mundo e enfrentar a diferença dos fusos. A aplicação de exercícios nos ajudou a reforçar a compreensão sobre esse tema de estudo.

Transformando

Nas primeiras aulas de Música das F7, os alunos refletiram sobre transformação a partir da primeira aparição musical na história do homem. Vimos que, provavelmente, os elementos da natureza (pedras, galhos, peles de animais, cipó etc.) deram origem a alguns instrumentos que conhecemos hoje em dia.
E nós, como podemos transformar objetos em música? A partir dessa pergunta, os alunos pesquisaram os sons dos objetos de casa e compuseram músicas utilizando os materiais trazidos.

Mitos nas F7

Nas aulas de Língua Portuguesa, as turmas refletiram sobre histórias que expressam o modo como determinado povo vê o mundo. Assim, conheceram o "mito" como gênero textual, observando suas principais características. Nesse contexto, estudaram e recriaram a narrativa d'O mito de Orfeu.

Decimais nas F7

Nas F7, os alunos estão aprendendo as operações com números decimais. Já trabalhamos com a adição e a subtração e, agora, estamos vendo a multiplicação e a divisão. Primeiro aprenderam a multiplicar e dividir por potências de 10.
Para aplicar os conhecimentos, jogamos "2 minutos". Os alunos tinham que multiplicar ou dividir uma lista de números por 10, 100, 1000 e 10000 em 2 minutos. Depois, aprenderam a multiplicar decimais por outros decimais.
Todos ficaram muito surpresos com um fato novo: multiplicar dois números e encontrar um resultado menor.

Escalas

Com apoio de imagens e mapas, as F8 estudaram os conceitos de escala cartográfica e escala geográfica. Perceberam como a mudança de escala altera o detalhamento das informações presentes no mapa. Foram aplicados exercícios que ajudaram a compreender melhor o uso dessa ferramenta.

Escher em Movimento

Nas aulas de Dança, as F8 se inspiraram na série de litogravuras "Metamorfose", de Escher, presentes na sinalização de nossa escola este ano, para o trabalho de composição coreográfica. Aos poucos, as ideias se transformaram em movimentos dando vida às gravuras.

Tribos de F9

O primeiro desafio, organizar grupos misturando as duas turmas para as propostas diferenciadas de Música e de Ed. Física, foi resolvido. Chegaram a um consenso sem grandes conflitos. Agora, os planos para a formatura e fechamento do ciclo já ocupam as conversas e discussões. Querem uma festa, pretendem produzir um anuário com textos e fotos dos momentos mais significativos, querem uma viagem bacana, enfim, muitos desejos que trazem alegria, força e garra para caminharmos juntos nesse ano tão especial para todos.

De Todos

Livro de Leah

Laura Malin, mãe de Luísa (F6T) e Alice Malin Melo (F4T), convida para o lançamento de seu novo romance "Livro de Leah", a realizar-se no dia 13/3, quarta-feira, a partir das 19h, na Livraria Travessa, no Shopping Leblon.

Flautistas da Pro Arte

O grupo Flautistas da Pro Arte abriu vagas e está aceitando crianças que toquem flauta doce e queiram participar do projeto deste ano que abordará os compositores João da Baiana, Donga e Pixinguinha. Aos interessados, pedimos que se comuniquem com Leda (Pro Arte) - 2558-0684, Claudia - 9629-0153 ou Gregório - 8226-0627.

Kinomichi

Christiana, mãe do Gabriel (F8T) e do Guido (F6T), organiza duas aulas abertas de Kinomichi (arte marcial franco-japonesa) na Rampa. Terça-feira, dia 14/3, às 18h para crianças (7 a 13 anos) e sexta, dia 15/3, às 19h, para adultos. Rua Sá Ferreira, 202, Copacabana. Tel.: 3796-7307. www.rampa.art.br.

Aniversários

De 11 a 17 de março

11 GABRIEL TYCO LABOURET - F8TA
12 HUGO KEMPER LIMA - TAM
12 ANTONIA MARIZ MAIA RIBAS - F1T
12 PAULA H. LOBO DE A. MAGALHÃES - F3T
13 YASMIN MARTINS AMADO - F5MB
13 HENRIQUE GARCIA LOPES PICALLO - PRO
14 CLARA MILLER BAUMWORCEL - F7T
15 JOÃO SOARES CAMINHA - TDT
15 MARIA LUIZA DE SOUZA BRAKARZ - TDT
15 AISHA ROCHA COENTRO BURGOS - F3M
16 MANUELA LIMA PEREIRA - F2T
16 LIA TERRY ALVARES - F3M
16 JULIETA B. REZENDE P. DA COSTA - TBM
16 MATIAS PRINZAC NACHT - TCT
17 CLARA LESSA PINTO - F8TA