Notícias de 1º de março de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Transformando o Informe

Com a implantação do Fundamental II, fomos percebendo que o espaço de publicação do Informe impresso foi se apertando. Chegamos ao limite neste número. Por isso, optamos por uma publicação separada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As duas seções estarão sempre disponíveis no site.
Aproveitamos para esclarecer aos nossos novos leitores que as fotos publicadas na versão impressa muitas vezes são apenas um convite para a apreciação de um pequeno álbum na versão online. Sob elas são geralmente publicadas outras, trazendo momentos significativos da semana ou da mesma atividade. Vale a pena conferir!

Quem Espera Quem?

Nosso discurso nem sempre consegue ser coerente com a prática. Todos sabemos da importância de optar pelo transporte coletivo, para o bem da cidade, da escola, de todos.
Mas utilizá-lo implica em abrir mão de alguns confortos e pensar a partir de uma lógica menos individualista, que acolhe mais o interesse e a necessidade de todos.
No transporte coletivo, quem espera é o passageiro, nunca o ônibus.
A espera de todos por um, mesmo que por alguns minutinhos, implica em atrasos e prejuízos pedagógicos muito significativos, especialmente para os alunos do Ensino Fundamental, que têm aulas de 50 min.
A matemática é fácil, dê a cada passageiro um único minuto e faça a conta do atraso geral.
Contamos com a colaboração e a compreensão dos usuários. Passadas essas primeiras semanas de adaptação, esperamos que os alunos que utilizam a condução sejas pontuais.

Gente Nova

As primeiras semanas ficaram ainda mais animadas com a chegada de Bel, Norah, Pedro e Theo (F1M), Valentina e Antonio (F2M), Aisha (F3M), Catarina, Carolina, Rebeca e Maia (F4M), Diana, Flora, Gabriela e Joana (F5MA), Marina (F6M), Antonio, Mateus, Beatriz e Lucas (F6T), Thiago e Pedro (F7M), Bianca e Italo (F7T) e Matias (F8T). Fotos no site.

Piolhos

Mesmo sendo início de ano, eles já andam na cabeça de nossos alunos. Não percam tempo! Aconselhamos uma verificação semanal. Se constatarem a existência de lêndeas e/ou piolhos, sigam a orientação de um pediatra. As crianças só devem frequentar a escola depois de tratadas.

Biblioteca

Esperamos a participação de todos na renovação do acervo da biblioteca. Nossa intenção é construir, coletivamente, uma biblioteca atualizada e interessante para as crianças. A lista dos livros está disponível na livraria Malasartes (Shopping da Gávea) e na Livraria do Solar. Para os alunos das F5, a indicação do livro está em "Para Turmas", no site da escola.

Ensino Fundamental I

Muitas Novidades

A F1 está empolgada com tantas novidades! Tarefa de casa, cadernos de Projeto, Matemática e Desenho, aula de Inglês, Pereirão... São muitas descobertas! O novo traz um friozinho na barriga, um brilho nos olhos e um encantamento. Tudo isso é acompanhado bem de perto por nós, observando as transformações desse momento de crescimento.

Pais Novos do Fundamental I

Cancelamos a reunião de pais novos do Fundamental I (F2 a F5) marcada para 4/3. Avaliamos que solicitar a presença de vocês para essa reunião e para os encontros individuais, que estão acontecendo nessa semana, poderia ser demais. Esperamos que nesses encontros com a orientação possamos esclarecer as dúvidas dos que estão chegando.

F2T encontra F1T

Na primeira Tribo do ano, a F2T recebeu os calouros da F1T e dividiu com os amigos recém chegados a experiêcia de ser estudante da Pereirona. Buscaram tranquilizá-los falando sobre a chegada nesse novo espaço e cada um pôde contar como foi aprender a ler e a escrever. No final, a alegria era geral, pois todos tinham a certeza de que iriam terminar o ano crescidos, muito sabidos e cheios de novos amigos!

Transformando os Números

As F2 aprenderam um novo jogo de matemática em que cada criança recebia duas fichas de algarismos e devia descobrir como organizá-los para compor o maior número possível. Logo as crianças perceberam que se mudassem a posição dos algarismos o número se transformava em outro, podendo aumentar ou diminuir. Depois de decidirem a composição do número, era hora de compará-lo com o de outro colega e ver quem tinha o maior valor. Foi uma verdadeira batalha de números!

Metamorfose

Nas aulas de Dança, as crianças de F2 e F3 trouxeram para o corpo as fases da metamorfose da borboleta. Criaram poses para simular o casulo, caminharam como lagartas e "voaram" como borboletas, embaladas pelas músicas "A Borboleta e a Lagarta", da Palavra Cantada, e "Borboleta", da Marisa Monte. Em seguida, enrolaram seus corpos em um tecido, vivenciando a sensação do casulo.

Personagens se Transformam

Nas aulas de Teatro, as F2 e F3 ganharam o poder da transformação. Através de um passe de mágica, as crianças se transformaram em animais, objetos, frutas e até monstros e alienígenas, assim como em personagens de desenhos e filmes animados que assistimos (Ben 10; Transformers; Cinderela; A Bela e a Fera).
O duelo entre o Mago Merlin e Madame Min no filme "Espada era Lei" nos inspirou para um desafio de transformações.

Uma Grande Transformação

As F3 colocaram a mão na massa e prepararam um bolo delicioso. Não faltaram transformações para serem observadas e sentidas. A primeira é a mistura de todos os ingredientes que resulta numa massa homogênea. A segunda, é quando o bolo sai do forno, pronto para ser devorado!
"Muda a textura, a aparência, o gosto, a temperatura, a cor e a forma." F3T

Música nas F3

As F3 fizeram o primeiro contato com a Flauta Doce Soprano, instrumento que será estudado neste e nos próximos anos. Vários exemplares de sua família foram apresentados e as crianças ainda conheceram um pouco sobre sua história e características gerais. Algumas notas começaram a ser trabalhadas e logo as primeiras melodias serão aprendidas. Pedimos aos pais que ainda não providenciaram o instrumento, que o façam com urgência.

Aquisições Motoras

Nas aulas de Dança, as crianças de F4 vêm conhecendo as transformações motoras que ocorrem no bebê no seu primeiro ano de vida. Ao estudar movimentos já adquiridos (rolar, sentar, engatinhar etc.), ganhamos uma maior consciência do caminho percorrido pelo corpo para realizá-los.

F4 Rumo ao Novo Projeto

Estamos mergulhando em um novo ano de muitas descobertas e aprendizagens. Conversando com as crianças sobre o Projeto Institucional, levantamos hipóteses do que a palavra "transformação" nos faz lembrar.
"Terra, árvore, flor, ser humano, animais, borboleta, girino, Transformers, Hulck, estações do ano, metamorfose, fotossíntese..."
Estamos sensibilizando as crianças através de diferentes propostas e, aos poucos, nos aproximando da escolha do projeto da turma.

Vira, Vira, Vira

O primeiro arranjo do Coral é da música "O Vira", de Lulih e J. Ricardo, sucesso do grupo Secos e Molhados. As crianças já cantaram juntas a melodia e se preparam para começar a aprender o arranjo a partir da próxima semana, quando os "novos cantores" já estarão classificados vocalmente. Quem quiser lembrar a música e ir entrando no clima, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=Qf8SLvBSlgk

Penny Lane

"Penny Lane there is a baber showing photographs..."
Na letra desta famosa música dos Beatles, eles descrevem um pedacinho de suas histórias em Liverpool. A música encantou as F5 nas aulas de Inglês e apresentou uma novidade gramatical: "There + verb to Be", para ser usado como mais uma ferramenta na construção de texto. Como registro, as crianças ilustraram os personagens e outros elementos da música.

Flauta Contralto nas F5

A novidade nas aulas de música das F5 é o uso da Flauta Doce Contralto. Seu tamanho e afinação são diferentes da já conhecida Soprano e sua utilização amplia as possibilidades nas práticas de conjunto. É fundamental que ela seja providenciada o mais rápido possível. A Flauta Doce Contralto (modelo barroco) pode ser encontrada em diversas lojas de instrumentos musicais, como as que existem na Rua da Carioca, e na Papel aos Pedaços.

Tempestade de Ideias nas F5

"Quando penso em transformações, penso em..."
Água, argila, pipoca, formas, tempo, fogo, borboleta, sapo, mudanças, Terra, lobisomem, fadas, vida, abracadabra!
Foi com essa pergunta que começamos a pensar sobre o Projeto Institucional e caminhar rumo a nossa escolha de estudo. Observamos a capa da agenda, lemos e relemos a justificativa e a letra do samba, apreciamos as imagens de Escher colocadas pela escola e estamos buscando as transformações nas Ciências Naturais e Sociais. Também não pudemos deixar passar o aniversário do Rio de Janeiro, cidade de tantas transformações!

Ensino Fundamental II

Pais Novos do Fundamental II

Esperamos os pais de alunos novos de sexto, sétimo e oitavo anos para a reunião na terça-feira, às 19h.
Na pauta: o currículo, a avaliação, os compromissos escolares e todas as dúvidas que, depois de uma quinzena de aulas, devem ter surgido.

O que é História?

Nas F6, iniciamos nossos estudos indagando "o que é História?". Depois de ouvir o que cada um pensava ser o interesse de estudo desta disciplina, a turma construiu uma grande definição sobre o assunto. Como tarefa de casa, foi solicitada uma síntese da discussão.
Nas F9, iniciamos o trabalho retomando o conteúdo de F8, a crise do Império no Brasil, para que pudéssemos dar início ao período republicano. Com o auxílio de uma apresentação em ppt, analisamos a estrutura política da república oligárquica, a "Política dos Governadores", para compreendermos as tensões sociais no campo e nas cidades.

O Mistério da Caixa Preta

As F6 receberam um grande desafio para começar o estudo de ciências: a "caixa preta". Uma caixa lacrada com um mecanismo interno desconhecido, que revelará grandes conceitos e ideias que devem estar sempre presentes no pensamento e no fazer científico.

O Fim da História

Com o ditado "Quem conta um conto aumenta um ponto", iniciamos as discussões das F6 e F7 nas aulas de Teatro. Quando cada um conta um pedacinho de uma história, ela vai sendo transformada e, depois de muitas alterações, acaba por virar uma outra história. Utilizamos histórias clássicas, aquelas que sabemos de cor, como "Chapeuzinho Vermelho" e "O Mágico de Oz". Mantivemos o início e o meio, mas alteramos o fim, transformando-as em novas histórias.

O que é Biodiversidade?

Nas F7, iniciamos nossos estudos refletindo sobre o significado da palavra biodiversidade. Assim, apresentamos um ponto de partida sobre o principal tema de trabalho deste ano: as transformações geradas pelo homem que afetam diretamente a vida no planeta. A gradativa perda de biodiversidade no planeta nunca foi tão preocupante como vemos agora, nesta segunda década do século XXI.

Escolhendo o Esporte

As F8 escolheram os esportes que serão trabalhados nas aulas de Educação Física. Listamos os conhecidos pelos alunos e fizemos uma votação para escolher quatro para serem trabalhados ao longo do ano. Algumas das escolhas vão exigir de nós criatividade na adaptação. Para começar, a F8TA escolheu o Arco e Flecha e a F8TB, o Vôlei.

Desvendando as Escalas

Nas F8, começamos a estudar os conceitos de escala cartográfica e escala geográfica. Analisando diferentes mapas, percebemos que sua aplicabilidade no dia a dia e na ciência varia de acordo com o tipo de representação cartográfica que cada mapa possui. O resultado desse trabalho foi a compreensão de como a variação escalar altera o nosso próprio objeto de estudo e nossa maneira de analisar uma determinada realidade.

Da Célula ao Organismo

As F8 começaram o ano estudando os níveis de organização do corpo humano. Fizemos uma revisão sobre o conceito de célula e definimos algumas das organelas estudadas no ano passado. Depois nos concentramos na função da mitocôndria em produzir energia para a célula, que será utilizada pelo corpo para realizar as diversas atividades.

Os Impressionistas e as Cores

Apoiados por imagens de obras de artistas impressionistas, os alunos das F8 refletiram sobre o que muda conforme o tempo passa. Quantas cores uma paisagem pode ter ao longo do dia? Aos pares, realizaram um exercício em que, de olhos fechados, descreviam para o colega as cores ao redor. Depois, de prancheta, lápis e folha nas mãos, observavam as formas, cores e linhas da escola. Assim, refletiam sobre o que viam, sobre o que se transformava e sobre quais impressões ficavam dessas mudanças.

Álgebra nas F8

Iniciamos o ano com a observação de Problemas de Lógica, buscando criar fórmulas para decifrá-los. Equações não são entidades sem sentido. O mundo algébrico se abre... É esse o foco neste início de 2013.

Literatura e Pedidos nas F8

Nas F8 adotaremos "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago.
Temos refletido sobre a língua em sua relação com o projeto "Transformações" observando, especialmente, algumas experiências na literatura. Por isso elegemos o conto "Famigerado", de Guimarães Rosa. Lemos o texto e assistimos a um curta disponível na internet, o que nos rendeu boas conversas e reflexões.
Em seguida, o desafio foi produzir um texto em que um outro narrador, observador, contasse essa história.
Muitos observadores foram criados: o padre da igreja local, a turista, o cavalo de um dos jagunços, a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, Deus que tudo vê, o próprio Guimarães, dentre outros.
Pedimos aos alunos que providenciem um outro caderno, onde produzirão as "Memórias em Construção." Já inauguraram o caderno com "Uma memória afetiva de leitura e/ou escrita." Dois autores já publicaram seus textos em "Das Turmas".

Calvin and Hobbes

Com uma tirinha bem humorada, Calvin and Hobbes inauguraram as aulas de Inglês das F8 e F9. Analisamos recursos da linguagem visual que ajudam a representar as falas dos personagens. Percebemos também como combinações sonoras (rimas) alteram o ritmo de leitura e podem adicionar humor ao texto. Esses são alguns dos temas que continuaremos a trabalhar nas próximas aulas.

Mundo Grande, Terra Pequena

A partir de "Parabolicamará", de Gilberto Gil, e da análise da imagem "O Encolhimento do Mapa do Mundo Graças a Inovações nos Transportes", criada pelo geógrafo David Harvey, as F9 começaram a abordar o tema da globalização e algumas de suas principais características.
Descobrimos que as Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI podem ser consideradas como o marco inaugural desse processo de integração planetária e que as Revoluções Industriais foram decisivas para a consolidação do mesmo.

Português na F9

Iniciamos o ano refletindo sobre Transformações e sobre o Tempo - tema que servirá de inspiração para as leituras das F9 neste trimestre.
Para isso, os alunos fizeram um estudo de "Ninguém se Banha Duas Vezes no Mesmo Rio", de José Saramago, e interpretaram canções, pesquisadas e escolhidas por eles, que abordam a passagem do tempo.

Ready Made

Em um jogo/exercício nas aulas de Artes das F9, cartas com imagens de obras compostas por objetos do cotidiano deveriam ser conectadas a partir de relações estabelecidas pelos alunos. Esse exercício gerou uma conversa sobre arte contemporânea e sobre como um objeto "comum" pode se inserir no limite da arte. Existe, então, uma transformação conceitual a ser experimentada e desenvolvida pelos alunos.

Transformações no Corpo

Nas F9, começamos o ano com uma discussão sobre a reprodução humana. Em nossa última aula, aprofundando esse debate, compreendemos o que está por trás desse fenômeno, como a divisão celular e a duplicação do próprio DNA. Nesse momento, paramos para definir alguns conceitos importantes, como genes e cromossomos.

Dobradinha no Pereirão

As F9 iniciaram as atividades no Pereirão com uma novidade: os professores Renata e Felipe.
Juntas, as turmas observaram o corpo, a respiração, a frequência cardíaca e o estado emocional antes e depois de algumas brincadeiras propostas. Será que algo modificou?
Realizaram exercícios de alongamento e capoeira com direito à participação dos professores - uma pequena amostra das atividades que serão oferecidas nas próximas aulas. Dividiremos os alunos em dois grupos para realizá-las, tentando atender às preferências da maioria.

Conjuntos Numéricos na F9

Como surgiu o número? O que são números irracionais? Como medir o perímetro de uma praça redonda?
Os alunos das F9 precisam providenciar a compra do livro "Contando a História da Matemática - Vol. 1 - A Invenção dos Números", de Oscar Guelli, Ed. Ática, para que estas e outras dúvidas muito interessantes sejam resolvidas.

De Todos

Aulas de Inglês

Júlia Barros, nossa ex-aluna, oferece aulas particulares ou de reforço de Inglês. Júlia é graduada em Cambridge (CELTA), atual professora assistente da British School e ex-professora do Britânia. Maiores informações: 9889-3985 / juliabarros1@gmail.com.

Aniversários

De 4 a 10 de março

4 FELIPE NICOLAI DE SOUZA TENIUS - F2M
5 ANTONIO NUNES DA COSTA - F8TA
6 LETÍCIA DE QUEIROS M. BADOFSZKY - F7M
6 GUSTAVO NÁUFEL CLAASSEN - F6M
6 THEO BUARQUE DE HOLLANDA - F3M
6 GABRIEL CORRÊA DE OLIVEIRA KALIL - F1M
6 ANTONIO RABELLO DORCHESTER - F1M
7 NINA HAVAS VEIGA - TBT
8 LUISA ROCHA VON KRUGER - PRO
8 EDUARDO MONTEIRO SIQUEIRA DE LIMA - F4M
8 MIA ARAUJO LIMA ROCHA - F2M
9 ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES - F2M
9 MARINA MACHADO DE OLIVEIRA MENDES - F8TB
9 JOAQUIM GRAÇA JACOBINA CAMPOS - F2T
9 OLGA SÁ DA NÓBREGA - F3M
9 CLARA BASSOUL DO OUTEIRO - TBM