Notícias de 22 de fevereiro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Inaugurando 2013

Durante o período de férias nos preparamos para receber nossos alunos com as energias renovadas. Para isso, realizamos estudos, planejamentos, propostas e buscamos melhorias no espaço e nos equipamentos. As crianças percebem esse esforço e chegam à escola curiosas sobre as mudanças e transformações. E vocês, perceberam algumas mudanças?
Algumas providências, já encaminhadas, não tiveram tempo de ser concretizadas antes da reabertura, mas estão planejadas para os próximos sábados e feriados.
Desejamos um ano de transformações intensas e positivas para todos nós. Sejam bem-vindos!

Hora da Saída

Todo início de ano precisamos da ajuda dos responsáveis para conseguirmos um funcionamento harmonioso e tranquilo. Nesse momento, muitas famílias se reorganizam e mudanças são comuns no atendimento às crianças. Para evitar problemas na hora de saída da escola, que exige de nós enorme atenção, é preciso tomar alguns cuidados:
1. As informações sobre mudanças na rotina (condução, pessoas autorizadas a receber as crianças, horário ou destino) devem ser enviadas por escrito na agenda do aluno. Quando optarem por telefonar para a secretaria, pedimos que o façam no início do turno, evitando atrasos e confusões provocados por avisos de última hora.
2. Autorizações para que os alunos do Fundamental II saiam sozinhos precisam sem entregues na secretaria. Solicitem o formulário.

Correção

Os alunos receberam a agenda semestral, mas nela há duas correções a serem feitas:
1. O dia do início das aulas no segundo semestre é 5/8.
2. A Mostra de Artes de F3 a F9 acontecerá no dia 8/6.

Educação Infantil

Adaptação

Como é bom conhecer novos amigos e reencontrar os antigos! As brincadeiras e cantorias tomam conta do espaço e os sorrisos denunciam o quanto esse momento está sendo prazeroso. A adaptação dos pequeninos é um período de descobertas para todos nós, pais, professores e crianças, pois aprendemos muito sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes. Depois dessa primeira semana, devagarinho, todos vão se familiarizando com a rotina da escola. Algumas crianças já começam a se despedir dos responsáveis com tranquilidade.
Após o fim-de-semana, alguns chorinhos podem voltar a acontecer, mas o tempo de convivência com professores e amigos vai contribuir para que retornem à escola com maior segurança para compartilhar os dias alegres que, certamente, teremos pela frente.

Interação nas TAM E TAT

As crianças de TAM e TAT chegaram atentas e curiosas à escola. Aproveitamos para envolvê-las em atividades que despertam a atenção e propiciam momentos de interação, sempre repletas de ludicidade e afeto. Na semana que vem, daremos continuidade ao processo de adaptação, sempre com muito cuidado, respeito e sensibilidade ao processo de cada um.

Primeiros Dias

A TBM tem aproveitado bastante as manhãs na escola. Com o tempo a despedida fica mais fácil para alguns e depois é só farra! Nossos primeiros dias foram marcados por muita brincadeira, histórias, música, fantasia e também abraços e beijinhos. É nesse clima gostoso que vamos nos conhecendo melhor e construindo vínculos importantes de carinho e confiança.

Baile na TBT

Foi com grande alegria que as crianças da TBT retornaram das férias. Alguns saudosos dos antigos amigos, outros curiosos com tantas novidades. Aos poucos, todos foram se aproximando de suas novas professoras e dos amigos que vieram fazer parte desse grupo tão animado. Ao som do carnaval, brincaram, dançaram e se transformaram em reis, princesas, palhaços e bombeiros, em um grande baile no salão. Seja bem-vindo, 2013!

Sim Salabim!

Entre tantas novidades, as crianças das TCM e TDM se familiarizaram com o espaço, a rotina da escola, as brincadeiras e histórias e com os novos amigos. Envolvidas, surpreenderam-se com as novidades que as professoras trouxeram, dentro de uma caixa surpresa, entre elas o livro da Cinderela. Esse conto aproximou as turmas do Projeto Institucional "Transformações". Ao refletir sobre as mudanças ocorridas com os personagens, o grupo pôde dramatizar e verbalizar sobre elas. Depois de ouvir a história, cada criança imaginou no que gostaria de se transformar com a varinha da fada madrinha: "Tubarão" (Caetano); "Abóbora" (Thiare); "Lobo mau" (Ravi I.); "Princesa" (Maria Fernanda).
A história "Príncipe Cinderelo", de Babatte Cole, também divertiu e surpreendeu as crianças: "Esta história é uma comédia!", sintetizou Pedro L.

Conversas Instigantes

O retorno à escola foi bem animado para as TCT e TDT. Muitas novidades encantaram a chegada das crianças: conheceram seus novos amigos e professoras, se divertiram com os brinquedos novos da sala de jogos e uma Biblioteca, de cara nova, aconchegou cantorias e histórias fantásticas.
Ao observarem a ilustração da capa da agenda, as crianças perceberam que também conheciam muitas transformações além das que foram apreciadas. Empolgadas, dividiram com a turma coisas incríveis que se transformam e pensaram no que poderiam se transformar. E a semana foi cheia de conversas instigantes!
"Meu pai falou que o mágico faz pombo virar formiga." (Luca)
"A bruxa vira dragão para prender a Bela Adormecida!" (Daniel)
"Se eu pudesse me transformaria numa gatinha." (Carol)
"Eu me transformaria em um passarinho para voar em todo lugar!" (Luiza Mattos)
"Eu em uma princesa!" (Clara)
"O girino vira sapo!" (Theo S.)
"Eu me transformaria numa fada porque ela pode se transformar em tudo o que ela quiser!" (Antonia P.)
"Eu queria ser um gavião!" (Arthur)

Ensino Fundamental

Biblioteca

A participação para a renovação do acervo da biblioteca é obrigatória.
Nossa intenção é construir, coletivamente, um acervo atualizado e interessante para as crianças. Anualmente, somam-se ao acervo já existente as contribuições dos alunos, as reposições e as aquisições feitas pela escola, em função das demandas de leitura e pesquisa que vão surgindo com o desenvolvimento dos projetos.
A lista dos livros está disponível na livraria Malasartes (Shopping da Gávea) e na Livraria do Solar.

Regras Importantes

Começo de ano, hora de relembrar algumas regras da escola.
1. Os horários de entrada e saída precisam ser respeitados. Antes e depois deles não temos funcionários disponíveis para acompanhar as crianças.
Turno da manhã:
Entrada: 7h30; Saída: 12h15 (Fund. I) e 12h25 (Fund. II)
Turno da tarde:
Entrada: 12h45; Saída: 17h30 (Fund. I) e 17h40 (Fund. II)
2. Para frequentar as aulas, o aluno precisa estar com a camisa da escola e com calçado preso no pé (chinelos não são permitidos).
3. Nos dias das aulas de Dança e de Educação Física, devem vir de tênis e roupas adequadas para as atividades. A agenda dos alunos traz o dia das aulas de cada turma.

Olha Quem Está Chegando!

A Pereirona está em festa! Acaba de desembarcar por aqui uma galerinha divertida e animada, recém chegada da Pereirinha. Exploraram o espaço, conheceram os professores e já estão prontos para um ano de muito crescimento. Sejam bem-vindos!

Clicando a F1M

Completando o time da Pereirinha, a F1M recebeu Pedro Mota (irmão do Maurício, F8TA) e Bel (irmã da Lia, F3M).

Clicando a F1T

Na F1T recebemos Matias, que era do turno da manhã. Todos estão eufóricos com as novidades.

Reunião para F1 e Novos

Esperamos os pais de alunos de F1 na terça-feira, dia 26/2, às 19h.
Os pais novos do Fundamental I (F2 a F5) são esperados na segunda, dia 4/3, e do Fundamental II, na terça, dia 5/3, às 19h.
Na pauta, as propostas de trabalho, as mudanças na rotina de cada segmento e a parceria entre a família e a escola. As reuniões das demais turmas, que acontecerão ao longo do semestre, estão marcadas nas agendas.

Hard Work and Lots of Fun!

As F2 retornaram animadas! E parece que as férias não as deixaram esquecer das músicas das aulas de Inglês. Durante a semana, recordaram os hits favoritos e ainda tiveram tempo de preparar a contracapa do English Notebook, iniciando nosso trabalho de escrita. Temos muita tarefa e diversão pela frente!

Atenção, Transformação!

"Começamos a escola e percebemos que ela se transformou e os professores também, por exemplo: os computadores agora estão na Biblioteca, o piso do salão está novinho, a sala de Artes agora fica ao lado da nossa sala, as placas com os nomes das salas estão diferentes, são desenhos novos. Nossa nova professora, a Mari, mudou de turma, da F3 para a F2, o João, de música, pintou a barba de ruivo. Alguns alunos da turma também se transformaram porque os dentes caíram ou cresceram, cortaram o cabelo... Nós vamos ter mais duas aulas novas, Teatro e Tribo, e estamos muito animados porque, neste ano, nossa letra vai se transformar em letra cursiva!" Texto coletivo F2T
A F2M dá boas vindas para Valentina e Antonio, nossos novos amigos.

F3 Chegando

As crianças das F3 chegaram muito curiosas para conhecer a nova rotina e saber em que estudo mergulharemos em 2013.
Estamos aquecendo nossas conversas sobre as transformações que conhecemos do mundo para apurarmos as ideias e "embarcarmos" em nosso Projeto.
A F3M recebeu sua velha amiga Aisha de braços abertos.

Fresh News

As F3 e F4 iniciaram o ano brincando! Para não deixar o vocabulário aprendido nos anos anteriores cair no esquecimento, organizamos, oralmente, um grande banco de palavras construído pelos alunos. Esse apanhado serviu de base para um animado jogo de bingo. Tivemos como objetivos fazer as crianças se expressarem oralmente, reconhecerem as palavras "cantadas" e as identificarem no cartão do jogo. Assim, elas perceberam o quanto aprenderam no ano anterior. Bingo!

Metamorfose

M.C Escher foi o artista gráfico escolhido para sinalizar as salas da sede da Capistrano de Abreu. As F3 e F4 não deixaram essas imagens passarem despercebidas! A criatividade e a percepção espacial dos trabalhos cativaram a atenção das crianças gerando questionamentos, intrigando e desafiando o olhar de cada uma delas diante das obras expostas. Ideias como luz e sombra, simetria, repetição de um modelo e ilusão de tridimensionalidade numa superfície plana foram surgindo durante as aulas de Artes e despertaram o desejo de encontrar soluções mais criativas em seus trabalhos individuais. Teremos muito trabalho pela frente!

Bem-vindas F4M e F4T

Como é bom rever as pessoas da escola, estar com os amigos antigos, contar suas novidades, conhecer a professora, os novos amigos e organizar os materiais do ano que se inicia!
Nestas primeiras semanas estamos nos dedicando a fortalecer as relações do grupo e traçar metas para o novo ano. Para isso, as crianças das F4 estão se apresentando através de brincadeiras, textos, autorretratos e muito mais. Estamos usando também o conhecimento matemático através da confecção de diferentes gráficos que informam os dias dos aniversários, as idades, as brincadeiras favoritas, dentre outros dados pesquisados. Assim vamos nos aproximando e, aos poucos, construindo significativos laços de amizade, confiança e respeito. É momento de integração e de muita alegria!
Recebemos com alegria as novas amigas Catarina, Carolina e Rebeca, e nossa velha conhecida Maia.

Autores Brasileiros nas F5

Nas turmas de F5 já estamos recebendo os livros para a renovação do acervo da Biblioteca. Neste ano, decidimos iniciar nosso trabalho literário com eles, valorizando consagrados autores brasileiros. Para isso, elaboramos uma lista com os títulos que devem ser adquiridos por cada aluno. Quem ainda não comprou precisa se apressar e, para saber o livro que deverá trazer, é só consultar a página Para Turmas 2013 no site da escola.

Início de Ano nas F5

As F5 iniciaram o ano curiosas quanto às professoras, os amigos e às atividades especiais que marcam essa nova etapa. Envolvidas com as primeiras reflexões acerca de nosso Projeto Institucional, já contam com a participação das novas amigas da F5MA: Diana, Flora, Gabriela e Joana, que chegaram colaborando e somando forças.

Arquivamento dos Textos

Na lista de materiais do Fund. II foi pedida uma pasta arquivos com sacos plásticos. Ela guardará as produções de Artes.
Pedimos às famílias que providenciem uma segunda pasta (com 20 sacos no máximo). Nela reuniremos os textos escritos nas aulas de Português.
Lembramos também que a organização das fichas e apostilas desse segmento passam a ser feitas em casa. Nesse início é fundamental a orientação das famílias providenciando um arquivador e orientando os alunos para que possam se apropriar desse procedimento e passar a utilizá-lo cada vez de forma mais autônoma. Fichas e apostilas organizadas são essenciais nos momentos de estudo.

Semana Cheia

Um dos desafios para os alunos que chegam à F6 é administrar os compromissos e o aumento no número de tarefas e professores.
Por isso, a primeira quinzena nas aulas de Projeto será destinada à análise do quadro de horário escolar. Em seguida, vão construir sua grade semanal, incluindo as aulas que têm fora da escola.
Nossa intenção é que cada um observe seus dias mais cheios, os intervalos e os momentos para cada atividade.
A supervisão das famílias é muito importante nessa fase de ajustes e adaptação da nova rotina.

Livro de Matemática

Depois de fazer uma lista de tudo o que lembravam ter visto em Matemática no ano passado, as F6 formaram grupos para explorar o livro didático e descobrir os assuntos que estudaremos este ano. Lemos também o recado que o autor escreve para os alunos e sobre a importância do dever de casa. Começamos o ano trabalhando o cálculo mental.

Memórias e Transformações

Nas aulas de Português das F6, iniciamos o ano refletindo sobre as transformações que ocorrem durante o período de transição do Fundamental I para o Fundamental II e mergulhamos na leitura da crônica "Banhos de Mar", de Clarice Lispector.
Todos (F6) devem providenciar para o dia 6/3 o livro "Memórias de um Cabo de Vassoura", de Orígenes Lessa.
Já os alunos das F7 analisaram as transformações que influenciam nossa maneira de pensar e agir. Essa atividade ocorreu a partir do estudo da música "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas, e da leitura de "O Fim do Mundo", de Cecília Meireles.
Os alunos (F7) precisam providenciar o livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, pois a leitura compartilhada começará no dia 7/3.

Espaço em Transformação

Nas aulas de Geografia, numa breve discussão sobre o tema das Transformações, as F6 e F7 desvendaram alguns caminhos para estudá-lo na ciência geográfica. Os alunos destacaram a ideia de movimento, refletindo sobre a transição do antigo para o novo, como também a apropriação da moda retrô. Alguns alunos sugeriram filmes e músicas para enriquecer os trabalhos.

3 Truths and 1 Lie

Nada melhor do que começar o ano com um jogo para aquecer as baterias. Pois foi assim que as F6 e F7 retomaram as atividades de Inglês: ao mesmo tempo em que revelavam o quanto conheciam seus amigos, faziam a apresentação da turma para os alunos que estão chegando. E no meio das apresentações tinha sempre uma mentirinha que precisava ser descoberta.

Números Decimais

Nas F7, começamos o ano nos aprofundando em números decimais. Já os conhecemos, principalmente quando falamos de dinheiro e de medidas, mas a partir de agora vamos aprender a trabalhar e operar com eles. Nesta semana vimos que podemos reciclar o resto de uma divisão não exata e estamos aprendendo a compará-los quando têm quantidade de casas decimais diferentes.

A Escolha das F9

Buscando maiores possibilidades de integração e ampliação das parcerias entre as duas turmas, propusemos aulas de Música e de Educação Física com propostas diferenciadas para as turmas de F9. Percussão ou canto? Eis a questão para alunos que terminaram o ano expressando o desejo de produzir um musical em 2013.
As opções para Educação Física serão expostas na próxima aula. Ou seja, teremos bastante trabalho para as Tribos até que cheguemos a um consenso.

De Todos

Espaço 23

Segue nas agendas uma filipeta de divulgação do Espaço de Educação e Terapia Musical dirigido por José Henrique Nogueira, nosso amigo e antigo professor da Sá Pereira. Uma ótima oportunidade para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos musicais ou conhecer os benefícios da musicoterapia.

Aniversários

De 25/02 a 03/03

25 JOAO LUIZ PENA SANTOS - PRO
25 NINO CAVAGNARI MOREIRA - F3T
27 JEAN PHILIPPE T. CONILH DE BEYSSAC - PRO
27 CAETANO GONZALEZ ROCHA RAMOS - F1T
28 PEDRO DE ANDRADE CASCARDO - F1M
28 IURI TAMAIO DE BRITTO - F4M
28 MARIANA DE ARAUJO FIORE - AUX
28 JESS CLARKSON WATSON - TBM
1 FRANCISCO WALSH MENDONCA LEVY - F7T
1 EDUARDO GONÇALVES MARTINS - F9MB
2 DIANA CORRÊA VIDAL LEITE RIBEIRO - F9MA
2 REBECA BOURSEAU VALLADARES - F4M
3 RAFAEL BASSOUL DO OUTEIRO - F2M