Notícias de 30 de novembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Mostra de Artes Fundamental II

Será amanhã, sábado, na escola. Trabalhos realizados nas aulas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais serão apresentados nos seguintes horários:
9h - F6M; 9h30 - F6T; Peça Teatral "Iluminando a História", adaptação do texto de Karen Acioly.
10h - F8MA; 10h30 - F8MB; Performance em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna, integrando diferentes linguagens.
11h - F7TA; 11h30 - F7TB; Composições coreográficas dos alunos a partir de poesias.
Os trabalhos de Artes Visuais estarão expostos no primeiro piso e na sala contígua ao pátio de entrada.
Pedimos que todos cheguem com pelo menos 10 minutos de antecedência para não atrasar a programação.

Reuniões de Avaliação

Avaliar 2012, ouvir, refletir, dialogar, esclarecer e planejar 2013, junto com vocês, é a nossa proposta para as reuniões de avaliação.
03/12 (seg) - Ensino Fundamental I (F1 a F5)
04/12 (ter) - Ensino Fundamental II (F6 a F8)
05/12 (qua) - Educação Infantil
Todas serão às 18h30, na sede da Capistrano de Abreu.
Tragam suas ideias para o tema do Projeto Institucional ou publiquem no site. Abrimos um post no Fórum de Pais para que vocês registrem sugestões. Elas também farão parte do nosso debate. Não deixem de participar.

Ensaio Geral

É um momento importante para as crianças se familiarizarem com o espaço, os deslocamentos e o ambiente do teatro.
Precisaremos contar com as famílias do Ensino Fundamental I (F1 a F5) levando e buscando as crianças para o Ensaio Geral, na Sala Baden Powel, no dia 11/12, terça-feira.
O turno da manhã deve chegar às 9h, com saída prevista para as 12h30. O da tarde às 13h30, com saída prevista para as 16h.
Recados e orientações sobre a saída das crianças deverão ser encaminhados à secretaria da escola na véspera, segunda-feira, dia 10/12.
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental II terão aula normal nesse dia.

Festas de Encerramento

A festa da Educação Infantil será no dia 15/12, sábado, e a do Ensino Fundamental I no dia 16, domingo, ambas no turno da manhã, na Sala Baden Powell, em Copacabana.
Já enviamos pelas agendas as sugestões de figurino. Qualquer dúvida, procurem as Orientadoras.

Término e Início das Aulas

Dia 14/12 é o último dia de aula. Iniciaremos o próximo ano letivo em 18/02.

Das Turmas e Relatórios

Tiramos o acesso ao "Das Turmas" do site da escola para que essa sessão seja atualizada. Durante esse período, ela receberá novas postagens e fotos para se transformar no relatório de cada turma, compartilhando com todos as atividades realizadas durante o segundo semestre de 2012.

Achados e Perdidos

O ano está acabando e o "Achados e Perdidos" da escola está transbordando! Aproveitem essas duas últimas semanas para conferir o que foi esquecido ou perdido por aqui. Quedienni e Vivi (auxiliares da manhã) e Priscila e Flávia (auxiliares da tarde) podem ajudá-los a identificar esses pertences. Em janeiro eles serão doados, pois não temos espaço para guardá-los até o próximo ano.

Educação Infantil

Lanterna e Carneirinhos

Com a proximidade da Festa Pedagógica, a Turma da Lanterna tem ensaiado com empenho e alegria a coreografia da música "Carneirinho", da Companhia Carroça de Mamulengo. Nossos pequenos dão continuidade a esses momentos, brincando e dramatizando em diferentes espaços da escola situações que envolvem esse animal, já tão familiar para todos, especialmente depois de terem pesquisado sobre a lã.

Casa Grande

A visita à "Casa de Rui" foi um sucesso! Depois de conhecer e admirar o interior da casa, as crianças ouviram a história de Rui Barbosa e foram brincar no jardim. Todos ficaram encantados com os peixinhos dos lagos artificiais. Durante o piquenique que fizemos, nossos pequenos concluíram: "Essa casa é muito grande!"

Mais Ratatouille

A Turma do Bambolê recebeu a visita de Gideon, pai do Tito. Ele veio ensinar como preparar Ratatouille. As crianças mostraram que já conheciam os legumes utilizados na receita e o ajudaram a temperar esse prato saboroso com o alecrim da nossa horta vertical. E quando ficou pronto, o cheiro tomou conta da sala, convidando a turma a experimentar um novo sabor.
"Que delícia!" Caetano
"Saboroso!" Nico
"Quero mais!" Francisco

Museu Nacional

Na próxima semana as crianças da Turma do Pião devem trazer para a escola uma camiseta branca lisa e de manga curta para ser pintada.
Fizemos um passeio especial! Guiados por dois estudantes do Colégio Pedro II, visitamos o acervo relacionado aos temas que havíamos pesquisado. Na primeira sala representativa do Brasil pré-histórico, as crianças apreciaram artefatos de pedra, pontas de projéteis utilizadas na caça, além de lascas e artefatos para raspar, gravar, talhar e furar. Os pequenos se impressionaram ao ver o esqueleto da preguiça gigante e do tigre dente-de-sabre, animais identificados rapidamente por todos.

Balão, uma Grande Invenção

A Turma do Patinete usou um secador e um balão de papel para uma experiência e comprovou que o ar quente pode fazer o balão subir. Mas por quê? Depois de levantar várias hipóteses e de pesquisar no livro Coleção Jovem Cientista, da ed. Globo, a turma descobriu que o ar quente é mais leve e que por isso faz o balão voar pelos ares. No final, registramos a experiência com o desenho e a escrita do material utilizado. Foi uma semana de grandes descobertas!

Ímã

A partir da pesquisa sobre o trem bala movido a energia magnética, as crianças da Turma dos Inventos fizeram uma experiência usando um ímã. Separaram diferentes materiais como papel, madeira, tesoura, clips, moeda e, em roda, os dividiram em dois grupos: os que eram atraídos pelo ímã e os que não eram. Depois, testaram cada material e constataram que muitas hipóteses levantadas estavam corretas. Ao longo da semana trouxeram de casa diferentes ímãs e exploraram o material pela escola, verificando que outros objetos também eram atraídos como o bebedouro e os pés da mesa da sala de artes.

Brincadeiras de Circo

As brincadeiras continuaram invadindo a Turma do Sol! Nossas crianças exploraram diferentes materiais transformando o salão em palco para um grande espetáculo circense, que apresentaram para os amigos das outras turmas. Foi uma manhã especial!

Luz e Sombra

As crianças da Turma do Raio assistiram ao filme "Príncipes e Princesas", de Michel Ocelot, que o Pedro Porto trouxe para compartilhar. Se encantaram com o enredo do filme e puderam observar o que pode ser considerada uma forma artesanal de se fazer cinema, já que nessa obra o diretor não utiliza as modernas tecnologias cinematográficas e explora a linguagem do teatro de luz e sombra para compor sua produção.

Ensino Fundamental

Culinária Indígena

A cultura indígena fez parte da semana das F1. As crianças estudaram sobre a culinária, as festas, batalhas e arte. Experimentaram mandioca quentinha com manteiga, fizeram um trabalho de arte inspiradas nos padrões da arte indígena e voltaram para casa maquiados como índios! Foi uma grande diversão.

Fogão Solar na F2M

Recebemos a visita de Vânia, tia do Bruno. Ela trabalha no Greenpeace e veio nos mostrar como se faz um fogão solar. Todos colocaram a mão na massa e ficaram muito empolgados com o resultado!
Segue aqui a "receita":
Ingredientes: papelão, tesoura, pilot, fita dupla face e papel alumínio.
Modo de fazer: desenhe o molde no papelão e depois recorte. Cole a fita dupla face em todo papelão. Coloque o papel alumínio por cima. Dobre o papelão nos lugares certos. Pronto! Agora, é só colocar um pote no meio do fogão, em um local com bastante sol, para cozinhar o seu alimento. Bom apetite!

Energias Renováveis

Depois de estudarem diferentes materiais, entre eles um texto informativo e uma história em quadrinhos com informações sobre as fontes de energias renováveis, as crianças reuniram esses conhecimentos com os que aprenderam com Roberto, engenheiro que visitou as F2, e prepararam uma apresentação para a turma. Cada grupo se dedicou a estudar uma das energias, se organizou e preparou o melhor jeito de explicar para os colegas como funciona, suas vantagens e desvantagens. Para garantir a compreensão dos amigos elaboraram cartazes, ensaiaram as falas e finalmente se apresentaram. Ao final, uma síntese dos conhecimentos e todos muito sabidos.

Viagem à China Revelada

A visita à exposição "China Revelada" foi um sucesso! As crianças apreciaram muitos objetos, obras de arte e até uma "paisagem" da cultura chinesa. Também aprovaram a visita guiada por uma museóloga.
"Visitamos uma exposição no condomínio Península da Barra. Parecia um templo chinês que tinha Cães de Fó, lanternas e um caminho de bambus. Logo na entrada vimos um barco de marfim com dragões e um casal de imperadores. Conhecemos as famílias de porcelana, reconhecidas por suas cores e vimos que os chineses pintavam suas histórias e seus costumes, com um esmalte especial, em suas obras. Tinha também vasos, horóscopo chinês, marmiteiras e aquários gigantes, móveis de madeira e uma sala de imperadores.
Um mapa enorme mostrava como os inventos chineses eram levados para o mundo inteiro.
A F3M sugere: Uma viagem para o outro lado do mundo sem sair do Brasil. Vai até o dia 16 de dezembro."
Texto Coletivo (F3M)
"Nós fomos à exposição China Revelada e lá aprendemos e vimos muitas coisas como: o dragão representava o imperador e a fênix, a imperatriz. O aquário chinês não era transparente, ele era para ser visto de cima, era um vaso enorme com pinturas de peixes por dentro. As guias da exposição nos contaram que existem várias famílias de porcelana, são as famílias das cores que são pintadas com tinta esmalte. As porcelanas eram muito valiosas e os europeus queriam muito comprar os vasos, xícaras, pratos. Achamos que devia ser muito duro dormir na China, pois até os travesseiros eram feitos de cerâmica! Nós gostamos de conhecer a escultura do Cão de Fó, que era como se fosse um guardião das casas. A aparência desse Cão era construído como os chineses imaginavam a figura do leão, pois eles não conheciam esse animal de perto. Outra escultura que gostamos muito foi a de uma espécie de caravela chinesa, em forma de dragão, feita de marfim. Foi demais essa nossa "viagem" ao oriente!" Texto Coletivo (F3T)

Da Literatura ao Cinema

Depois de ler e imaginar os personagens do livro "O Cavalinho Azul", chegou a vez das crianças das F4 assistirem ao filme. Uma produção brasileira, ambientada numa região rural que ilustra a nossa cultura, misturando realidade social e ficção. Perceberam as nuances entre as duas linguagens - literatura e cinema - e a discussão foi grande sobre qual mais gostaram: o livro ou o filme?
Pensar sobre as diferenças e semelhanças foi um exercício interessante e muito rico, que possibilitou um belo confronto entre as narrativas.

Informe Literário VII

Publicamos mais um Informe Literário! Foi a vez da F4MA compartilhar com todos seus poemas inspirados na leitura do livro "Drummond Frente e Verso - Fotobiografia de Carlos Drummond de Andrade".

Jogo do Resto

Com o jogo dessa semana, a F5M teve mais uma oportunidade de treinar a tabuada e colocar em prática os conhecimentos sobre a divisão e as relações numéricas que envolvem essa operação.
Cair na casa 30 ou na casa 12 era sinal de muitas rodadas sem sair do lugar. Quer saber por quê? É só pensar em seus divisores e nos números que aparecem nos dados. Quer jogar? Pergunte às crianças!
O tabuleiro do jogo e as regras estão nas páginas 108 e 109 do livro de Matemática.

Santos Dumont e Júlio Verne

Envolvidas com os ensaios da peça de final de ano "Os Meus Balões", de Karen Accioly, as turmas de F5 dedicaram um tempinho para ler sobre Santos Dumont e Júlio Verne e sobre a época em que viveram em Paris. É que na peça há um encontro desses dois inventores e ficamos pensando se isso teria sido possível na vida real. Não há nenhuma evidência, mas que interessante teria sido!

Reta Final de Projeto

Algumas das pesquisas realizadas nas aulas de F6 já foram compartilhadas nas turmas. Nesses momentos, os amigos e a professora fazem críticas e sugestões para os trabalhos que estão sendo apresentados. Mas tem muita gente que está guardando segredo sobre a versão final.
Na aula de Projeto da próxima semana, todo mundo precisa trazer o que conseguiu produzir.

Sondagem F8

No início dessa semana, enviamos pelos alunos uma circular com o objetivo de conhecer os interesses de seus pais a respeito da escola que os receberá em 2014, no Ensino Médio.
Aguardamos o retorno dessa sondagem até segunda, dia 3.

De Todos

Atividades Natalinas

Isabela, mãe da Iara (F2M), promove em seu Espaço Ateliê uma oficina de atividades natalinas para crianças. De 17 a 21/12, em horários de manhã e à tarde. Inscrições e informações: Espacoatelie304@gmail.com.

Auto da Alegria

Marina Rosa, nossa ex-aluna, convida para o espetáculo "Auto da Alegria - uma Comédia de Natal". Em cartaz aos sábados e domingos a partir de 8/12, às 18h, na Sala Fernanda Montenegro, no Teatro Leblon. Texto e direção de Luis Fernando Bruno.

Aniversários

De 3 a 9 de dezembro

3 THEO DALMASO KUSSAMA - F5M
3 ALICE AMANA FOURNIER BARTER - F7TB
4 SOFIA MORENA TEIXEIRA COELHO - F4MB
4 MATHEUS OLIVEIRA HOSKEN - F6M
5 NICOLAS LAGE MORENO - TBM
6 MARIA JUNQUEIRA S. MULLER DE SÁ - TDT
6 DANIEL CABALLERO DOS SANTOS - F3M
7 JOAQUIM MOURÃO MAYA FERREIRA - TBM
7 EDUARDO GRAND BRESSANE - TCM
7 MAURÍCIO JOSÉ DE S. CARVALHO MOTA - F7TA
8 STEPHANIE OROSZ - F7TB
8 DORA BUARQUE DE HOLLANDA - F8MA
8 NATALIA FARROCO LAZOSKI - PRO
8 GUILHERME ROHEN DE QUEIROZ C. LEAL - F4T