Notícias de 23 de novembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Reuniões de Avaliação

Avaliar 2012, ouvir, refletir, dialogar, esclarecer e planejar 2013, junto com vocês, é a nossa proposta para as reuniões de avaliação.
03/12 (seg) - Ensino Fundamental I (F1 a F5)
04/12 (ter) - Ensino Fundamental II (F6 a F8)
05/12 (qua) - Educação Infantil
Todas às 18h30, na sede da Capistrano de Abreu.
Tragam suas ideias para o tema do Projeto Institucional ou publiquem no site. Abrimos um post no Fórum de Pais para que vocês registrem sugestões. Elas também farão parte do nosso debate. Não deixem de participar.

Festas de Encerramento

O Ensino Fundamental II festeja o encerramento do ano com uma Mostra de Artes na escola, no dia 1/12, sábado. Trabalhos realizados nas aulas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais serão apresentados nos seguintes horários:
9h - F6M; 9h30 - F6T; 10h - F8MA;
10h30 - F8MB; 11h - F7TA; 11h30 - F7TB.
A festa da Educação Infantil será no dia 15/12, sábado, e a do Ensino Fundamental I no domingo, dia 16/12, ambas no turno da manhã, na Sala Baden Powell, em Copacabana.
Já enviamos pelas agendas as sugestões de figurino. Qualquer dúvida, procurem as Orientadoras.

Ensaio Geral

Sabemos que, para alguns, a quebra da rotina pode ser um transtorno, mas esse momento é muito importante para as crianças se familiarizarem com o espaço, os deslocamentos e o ambiente do teatro.
Precisaremos contar com as famílias do Ensino Fundamental I (F1 a F5) levando e buscando as crianças para o Ensaio Geral, na Sala Baden Powel, no dia 11/12, terça-feira.
O turno da manhã deve chegar às 9h, com saída prevista para as 12h30. O da tarde às 13h30, com saída prevista para as 16h.
Recados e orientações sobre a saída das crianças deverão ser encaminhados à secretaria da escola na véspera, segunda-feira, dia 10/12.
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental II terão aula normal nesse dia.

Ordinarius na Sá Pereira

Convidamos todos para o show de lançamento do primeiro CD do grupo vocal Ordinarius na Escola Sá Pereira. O sexteto, que tem como uma das integrantes a professora de Coral, Maíra, apresenta um repertório eclético que mistura clássicos da MPB e pop nacional e internacional em arranjos vocais inéditos e inusitados.
O show será no dia 28/11, quarta-feira, às 20h. www.ordinarius.com.br

Informes Literários

Os Informes Literários buscam dar mais visibilidade ao trabalho de escrita das crianças, o que ficava muito limitado quando usávamos apenas partes ou citações de seus trabalhos no Informe. Analisando a frequência de acesso a essas páginas, supomos que não noticiamos o veículo de forma eficaz. Há uma grande quantidade de trabalhos das turmas de Quarto e Quinto anos. Não deixem de ver e de dar a sua opinião, pois está aberta a votação.

Término e Início das Aulas

Dia 14/12 é o último dia de aula. Iniciaremos o próximo ano letivo em 18/02.

Educação Infantil

Portinari para Lanterna

Contar carneirinhos, desenhá-los e apreciar pinturas relacionadas são ações presentes no dia a dia da Turma da Lanterna. Nossos pequenos conheceram a obra de Portinari "Meninos com Carneiro" e foram levados a perceber cores, formas e tamanhos. Na sala de artes, usaram tintas e fios de lã para registrar suas impressões.

Passeio da Casa

Foi com surpresa e alegria que as crianças da Turma da Casa foram recebidas pelas vendedoras do Pólo Têxtil do Rio Comprido. Muito atenciosas, mostraram a variedade de tecidos existente nas lojas, chamando a atenção de todos para texturas, estampas e cores. Aproveitamos e pedimos que elas auxiliassem a turma na escolha um deles para a toalha que usaríamos no piquenique que faríamos depois do passeio. Felizes, as crianças arrumaram seu lanche numa linda toalha xadrez e teceram alguns comentários:
"Lá tinha tecido para proteger o corpo". Antonia
"Lá tinha tecido de inverno". Luisa
"Eu vi os tecidos coloridos". Cosmo

Tem Gosto de Quê?

As crianças da Turma do Bambolê listaram seus alimentos preferidos e participaram de um lanche diferente. Apuraram o olfato e o paladar, sentindo o cheiro e provando algumas frutas, bolos, sanduíches e biscoitos que ainda não haviam experimentado. Depois de verificarem os sabores doce, salgado e azedo, descobriram que o olfato pode influenciar no reconhecimento dos alimentos.

Metal

Nas rodas de conversa da Turma do Pião, muitos objetos de metal diferentes foram trazidos pelas crianças. Com a curiosidade aguçada, exploraram um a um. Também trouxemos uma caixa com amostras de minerais, de onde esse material é extraído, para mostrar às crianças.

Adedanha

A Turma do Patinete tem aprendido muito com esse jogo divertido que pressupõe a escrita de palavras em pequenos grupos. Depois da escolha das equipes e de um escriba, duas crianças sorteiam a letra escolhida recitando o alfabeto em coro. Depois é a hora de arregaçar as mangas e colocar todo o conhecimento adquirido em prática. E tudo isso correndo contra o tempo que a ampulheta marca. No final, a leitura das palavras e a contagem de pontos encerraram as partidas tão apreciadas por nossos pequenos.

Do Chifrudo ao VLT

A Turma dos Inventos ficou instigada com a reportagem "Do Chifrudo ao VLT", trazida pelo João Arraes. Nela, observamos um ônibus elétrico que circulava antigamente pelo Rio, assim como o VLT, transporte coletivo também elétrico, previsto para ser implantado na cidade até as Olimpíadas de 2016.
Envolvidos com as pesquisas sobre as inovações tecnológicas mais recentes dos meios de transporte, conhecemos também o trem-bala movido a energia magnética. E toda essa conversa deixou uma pulga atrás da orelha: o que mais podemos inventar para melhorar o deslocamento na nossa cidade?

Brincadeiras do Sítio

Com a proximidade da Festa Pedagógica, a Turma do Sol fez uma avaliação do Projeto "Inventos da Comunicação" e revisitou tudo que pesquisou e aprendeu. Voltamos às histórias do Sítio do Picapau Amarelo redescobrindo as brincadeiras inventadas no tempo de D. Benta. Aproveitamos para brincar de amarelinha, pular corda e passar o anel como fazia Pedrinho, Narizinho e sua turma.

Quantas Pessoas no Cinema?

Cinema continua sendo o tema que vem permeando as conversas e pesquisas da Turma do Raio. Diante da imagem de uma sala de cinema lotada, desafiamos as crianças a fazer uma estimativa de quantas pessoas estavam naquele espaço. Todas se esforçaram na tentativa de comunicar ideias matemáticas, fazendo contagens, arriscando hipóteses e utilizando números e outros sinais para o registro das quantidades.

Ensino Fundamental

Mão na Massa

Depois de muito pesquisarem sobre a história da agricultura, as crianças das F1 planejam estudar as influências índigena, portuguesa e africana em nossa culinária. Como os estudos ainda estão no início, nessa semana as turmas experimentaram fazer duas receitas simples, mas adorada por todos. A F1T fez pão e comeu essa delícia quentinha com manteiga e requeijão. Já a F1M fez um delicioso bolo caseiro.

Letra Nova

As Turmas da Criação e das Máquinas começaram a apostila de letra bastão minúscula. Todos estão envolvidos com a nova letra, treinando e usando eventualmente no caderno e na Cruzadinha.

Energias Alternativas

As F2 estão investigando o uso de energias alternativas. Em pequenos grupos, as crianças estão lendo materiais sobre o assunto e fazendo registros. Cada grupo pesquisou um tipo de energia e a ideia é apresentar para a turma as descobertas sobre cada uma delas: energia solar, eólica, hidrelétrica, maremotriz e biomassa.

Notícias dos Feirantes

Na semana passada, as F3 fizeram uma verdadeira feira livre na escola! Dois dias antes de armarem as barracas, as crianças compraram, no CADEG, legumes, frutas, flores e cactus no atacado. Na escola, abriram os sacos e caixas, separaram os produtos em pequenas quantidades e ensacaram para vender para as famílias. Os preços foram definidos a partir de uma pesquisa nos mercados de nosso bairro, considerando também uma pequena margem de lucro. Para deixar o pátio com jeito de feira livre, no dia combinado decoraram o campinho com cartazes bem coloridos e toalhas floridas para deixar tudo bem alegre e bonito. Depois de fazerem "o caixa", devolveram o dinheiro emprestado pela escola e agora pensam em uma pequena comemoração chinesa com o lucro obtido.

China Revelada

Esse é o nome da exposição que a F3T vai apreciar na segunda-feira no Espaço Cultural Península. A mostra conta com 600 peças da coleção da empresa Carvalho Hosken sobre a arte chinesa.

Nas F4

Para enriquecer e concluir o nosso Projeto, na semana passada, as crianças foram apresentadas a uma máquina de projeção de filmes de oito milímetros. Foi muito curioso e divertido observar o filme passando pelos rolos, projetando na tela um desenho animado do Pica-Pau dos anos sessenta.
Aproveitamos para lembrar a todos que ainda temos muito o que fazer, por isso não faltem! O momento é de avaliar o que aprendemos durante o semestre e de muitos ensaios nas aulas de Música, Dança e Teatro para o espetáculo de final de ano.

Informe Literário VI

O Informe Literário que segue hoje homenageia Carlos Drummond de Andrade, o poeta maior. Numa brincadeira poética, as F5 criaram seu poemas inspirados no "Verbo Ser", de Drummond. Confiram no site!

País da Gramática

As F5 estão fechando o estudo das Classes Gramaticais com a apostila que acompanha o livro "Emília no País da Gramática". Depois vamos continuar a leitura, sem intenção de sistematizar outros conceitos da Língua, apenas para curtir a visita dos personagens de Lobato a esse país tão especial.

Literatura na F5TA

"Quem é leitor nunca está sozinho." Será? A F5TA concorda com a frase de Bartolomeu Campos de Queirós e, a partir dela, tem se debruçado na discussão e na leitura de livros literários de consagrados autores brasileiros. Temos tido muitos encontros e reencontros na biblioteca com textos do próprio Bartolomeu, de Drummond, Lygia Bojunga, Eva Furnari, Ângela Lago entre outros autores que, sem dúvida, não poderiam faltar no nosso cardápio literário.

Novo Estudo nas F6

As F6 estudaram o contexto histórico em que o escritor Machado de Assis viveu e escreveu suas obras, através de imagens que mostravam as transformações do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do XX. Depois de refletirmos sobre esse período, lemos e debatemos o nosso primeiro conto machadiano: "Um Apólogo".

Posso Ajudar em...

As turmas de F6 iniciaram, no começo de novembro, um trabalho na Tribo com o objetivo de se ajudarem na sistematização dos estudos de todas as disciplinas. Estavam preocupados com a proximidade das avaliações e o fechamento do trimestre.
A ideia, então, foi montar um mural na sala, divulgando os itens dos objetivos do trimestre que se sentiam preparados a ensinar a outros colegas de sala. Não valia escrever "posso ajudar em matemática!", afinal, ninguém sabe tudo de matemática! A ajuda foi pontual: "posso ajudar em operações com frações", "posso ajudar no método do passo" etc.
Essa brincadeira fez circular o conhecimento nos grupos, sentiram-se mais seguros e apropriados de alguns conteúdos e aproximaram-se de colegas até então mais distantes. Aos poucos vão construindo uma cultura sistemática de estudo no Fundamental II.

Alongamento

Com a proximidade da Mostra de artes, a prática do pandeiro está se intensificando nas F6. Para não ficar com as mãos doendo após as aulas e o estudo do instrumento, temos feito uma série de alongamentos das mãos e braços.

Novas Leituras nas F7

As F7 refletiram sobre o surgimento do cinema e suas transformações ao longo do tempo, e iniciaram, nesse contexto, a leitura de "A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick.
Paralelamente a esse trabalho, estudamos na biblioteca sobre o contexto histórico em que o escritor Machado de Assis viveu e escreveu suas obras, através de imagens que mostravam as transformações do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do XX. Essa atividade irá dialogar com a leitura de "O Alienista".

Brasil Colônia

No último dia 7, as F7 foram ao Museu Histórico Nacional conhecer a exposição de longa duração sobre o Brasil colonial. Para esse passeio, os alunos receberam uma ficha com perguntas sobre o roteiro proposto e, cada um no seu tempo, à medida que respondiam, avançavam para a parte seguinte. A ideia foi desenvolver a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento.
Para finalizar o ano, abordaremos o papel dos Bandeirantes na construção do atual território nacional, debatendo de maneira crítica as visões do seu legado para o país.

Respirando a Brisa do Beagle

Na última semana, as F7 estiveram a bordo do navio Tocorimé Pamatojari, o maior veleiro de madeira do Brasil, que recriou o interior do navio HMS Beagle, onde Charles Darwin viajou pela América do Sul e teve suas primeiras ideias sobre a Evolução das Espécies.
A riqueza de detalhes do navio era impressionante. Os alunos puderem respirar um pouco da atmosfera vivida por Darwin no século XIX e visualizar o ambiente que indiscutivelmente influenciou suas ideias. Além dos monitores contarem como era o seu cotidiano a bordo do navio, eles possuíam livros de ilustração, espécimes de aves e outros animais, que enriqueceram ainda mais o passeio, servindo até para fazermos uma revisão para a avaliação trimestral. Foi uma experiência diferente das que os alunos têm normalmente, afinal, não é todo dia que podemos mexer em um tucano taxidermizado ou manusear o dente de um Megatério, a preguiça gigante.

F8 Conta Guimarães Rosa

A F8MB recebeu a visita das Turmas do Sol e do Patinete, na Biblioteca, para apresentar a adaptação do conto "Sequência", de Guimarães Rosa, elaborada pelo grupo de Português da Feira Moderna. Todos ficaram admirados com a interpretação do conto pelas crianças e suas perguntas. Dos "mais velhos da escola" só se ouvia uma exclamação: "ah, essas crianças de hoje!".

Avaliação de Matemática

Depois de amadurecer o conceito de porcentagem, as F6 fazem sua última avaliação do ano, envolvendo este assunto, nos próximos dias 26 (F6T) e 27 (F6M).
As F7 também têm suas avaliações de matemática marcadas para os dias 23 (F7TA) e 26 (F7TB) envolvendo expressões algébricas. Nas próximas semanas, todas as turmas terão um dia marcado para tirar suas dúvidas da Orientação de Estudos.

Troca de Livros Didáticos

Aproveitaremos o final do ano, nos preparando durante as Tribos de Fundamental II, para fazer um troca-troca de livros didáticos. Sabemos que nem todos gostam da ideia de se desfazer dos seus, mas alguns acreditam que os livros são patrimônio público e devem ser passados adiante.
Fiquem à vontade! Quem quiser participar, pode ir selecionando os livros em bom estado. A data ainda será marcada. O sucesso do troca-troca, sugerido por uma mãe do Sétimo Ano, dependerá de uma adesão significativa de outras famílias e das doações solidárias, no caso das F8.

De Todos

Entre Fronteiras África

Está no ar a série "Entre Fronteiras África". O jornalista Luís Nachbin, pai da Cecília (TBT), viaja sozinho pelo continente africano, de câmera na mão, atrás de histórias surpreendentes e personagens desconhecidos do público brasileiro. São 20 filmes ao todo, cada um com 26 minutos de duração, exibidos pelo Canal Futura, toda sexta, às 19h30, com reprise aos sábados, às 21h30.

O Design da Favela

Ricardo Saint-Clair, tio da Glória (F6T) e do André (F7TA), e Rodrigo Westin percorreram quinze comunidades cariocas e encontraram nelas grandes invenções. Acabaram selecionando 125 peças de design que têm na sua origem uma mistura de necessidade e criatividade. As criações poderão ser vistas ao vivo e a cores a partir de quinta-feira, no Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes.

Aniversários

De 26 de nov a 2 de dez

26 HELENA LEITE GUIMARAES REGO - F5M
28 GABRIEL EYER PROTASIO DE OLIVEIRA - F8MA
28 JOÃO PEDRO SOARES DANTAS - F6M
29 COSMO MADUELL V. KISCHINHEVSKY - TAT
29 OLIVIA ARANHA BALDRIDGE - F3T
30 NICOLAS IVO DE A. LIMA BARRETTO L. - TBT
1 CAMILA SANDOVAL DE ANDRADE - PRO