Notícias de 1 de novembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Qual é o tema?

Abrimos um post no fórum de pais para que vocês registrem sugestões para o tema do projeto do próximo ano. Participem!

Feriados

O Calendário está cheio de feriados pela frente: amanhã, Finados; na próxima quinta, Proclamação da República com suspensão das aulas na sexta. Atenção! Segunda, 19/11, será dia letivo normal, mas na terça temos mais um feriado, Dia da Consciência Negra.
Essa quebra na rotina é muito prejudicial para o andamento das atividades escolares. São necessários atenção e esforço especial para evitar faltas que possam agravar ainda mais a falta de continuidade, inevitável por conta de tantos feriados.

Para Colocar na Agenda

As festas serão na Sala Baden Powell, em Copacabana. A da Educação Infantil no dia 15/12 (sáb) e a do Ensino Fundamental I no dia 16/12 (dom), ambas no turno da manhã.
O Ensaio Geral do Fundamental I, na Sala Baden Powel, está marcado para 11/12 (ter) quando precisaremos contar com a ajuda das famílias para o esquema de entrada e saída, em horário especial, no local.
O Fundamental II fará uma Mostra de Artes, na própria escola, para comemorar o encerramento, no dia 1/12 (sáb).

Convite

Convidamos todos para a apresentação do grupo vocal "Às Terças", com a participação de Cecília Moura, Isabel Ballesté, Gilda Olinto (mães de ex-alunos), Leila Mena Barreto, Alzira Madeira, Martha Lopes, Teresa Guilhon, Heloisa Varella e Ana del Penho. Direção musical e arranjos: Mauro Perelmann.
Na Sá Pereira, 9/11 (sex), às 20h.

Educação Infantil

Mostra de Artes

O dia da Mostra de Artes foi muito especial para as crianças. Orgulhosas de suas produções, compartilharam com suas famílias aprendizagens repletas de significado.

Tecidos para Lanterna

A Turma da Lanterna foi ao Pólo Têxtil conhecer e apreciar diferentes tipos de tecidos. Nas lojas, conversamos com os vendedores que apresentaram para o grupo tecidos lisos, estampados, enrugados e furadinhos. Também mostraram como os medem, cortam e pesam. No final do passeio, as crianças escolheram um deles para ser usado como toalha no piquenique que fizemos no Parque dos Patins. Foi uma manhã muito especial!

Carneirinhos na Casa

Para enriquecer nossas pesquisas sobre os tecidos, Raquel e Dani se caracterizaram de Beto e Memélia, personagens do livro "Beto, o Carneiro", de Ana Maria Machado. Aproveitamos para conversar com as crianças sobre a importância da lã para proteger nossa pele no inverno. E para finalizar a brincadeira, "Beto" tocou seu violão e cantou a música: "Carneirinho, carneirão neirão neirão neirão..." Nosso passeio ao Polo Têxtil, seguido de um piquenique no Parque dos Patins, foi remarcado para sexta-feira.

Pesquisa Para o Feriado

Ainda envolvida com as invenções da cerâmica e das ferramentas pesquisadas, a Turma do Pião se interessou pelos diferentes materiais que trouxemos para serem apreciados. Metais, pedras, vidros e plásticos foram tema de conversa com o grupo. Aproveitamos para enviar uma tarefa para ser feita no feriado: procurar alguma invenção que seja de metal. Pretendemos compartilhar essa pesquisa na rodinha do início da semana.
Na segunda-feira faremos um passeio à Escola Nacional de Horticultura. O lanche será coletivo.

Inventos que não Voaram

A Turma do Patinete deu boas gargalhadas assistindo a um trecho do DVD de Frank Sinatra, "A Man and his Music", onde aparecem várias tentativas frustradas do homem testando os seus inventos ao longo da história. Foi uma valiosa contribuição da família do Leonardo.

Bicicletas

A Turma dos Inventos conheceu diferentes modelos de bicicleta por meio de uma imagem que mostrava sua evolução através do tempo. As crianças descobriram que as primeiras bicicletas não possuíam pedais e que o tamanho das rodas traseira e dianteira também sofreu modificações. Atentas aos detalhes e às diferenças e semelhanças entre elas, fizeram desenhos de alguns modelos.
Na terça-feira visitaremos a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade", no CCBB. Lancharemos na escola.

Mais uma Invenção

Alice despertou a curiosidade de seus amigos da Turma do Sol mostrando uma invenção que muitos ainda não conheciam: um fax. Intrigadas com o aparelho, nossas crianças quiseram saber o que era e para que servia aquela máquina. Os palpites ficaram entre telefone, máquina de escrever e computador. E todos ficaram surpresos quando descobriram que a ferramenta envolvia um pouquinho das funções de cada uma das invenções lembradas pelo grupo. Todos curtiram a novidade!

Três Dimensões

A Turma do Raio continua trazendo novidades para compartilhar com os amigos. A última foi um óculos 3D, trazido pelo Tom. Juntos, pesquisamos e aprendemos que os efeitos produzidos em três dimensões já foram usados nos cinemas da década de 50 e que esses óculos produzem um efeito que induz o cérebro a criar uma ilusão de profundidade, o que nos dá a impressão, descrita pelas crianças, de que a imagem está "descolada da tela do cinema ou da TV".

Ensino Fundamental

Arte Final

A professora da Turma das Máquinas se dedicou a fazer uma observação cuidadosa do caderno de Projeto. Conversou com as crianças sobre a necessidade de concluir um texto, colocar um detalhe aqui e outro ali nos desenhos, entre outros aspectos importantes, para que nossos alunos e alunas levem uma gostosa lembrança do Projeto "A Invenção da Culinária". Hoje as crianças levarão os cadernos para casa com as páginas que precisam de um "retoque" sinalizadas. Pedimos a parceria das famílias preservando um tempinho para ajudá-las nessa tarefa.

Nossa Festa

As crianças da F2T se reuniram em grupos e escreveram um pequeno texto sobre a Festa Pedagógica da última sexta-feira. Confiram todos os textos no Das Turmas e vejam aqui a síntese de um grupo:
"Nossa festa foi um sucesso. Começamos com uma música do Mogli, 'I Wanna Be Like You'. Depois as experiências, os pais adoraram. Tinha as fábulas na sala dos computadores e na nossa sala tinha um trabalho com os leds. Foi muito legal!" Carolina, Sofia, Luiza L. e Bernardo

Recebendo os Amigos

As crianças da F2T convidaram os alunos da Turma dos Inventos e da F7TA para conhecerem sua "Feira Moderna". Muito entusiasmados, mostraram suas experiências e o quanto aprenderam. Ao final, ganharam um belo elogio.
"Nós, da F7, fomos ver a mostra da F2. Achamos sensacional! As crianças estavam muito espertas e aprendemos muito sobre as diferentes formas de energia." Julia Hue (F7TA)
A F2M recebeu os alunos das F5, F6 e F8, que viram as experiências com carinho e empolgação.

Festa Pedagógica Eletrizante

"Quando os pais chegaram, eles foram assistir ao vídeo da aula de Expressão Corporal, enquanto a gente ensaiava. Depois os pais foram para o campinho e a gente começou a festa. A gente cantou e tocou 'Oh, oobee doo'. Em seguida, fomos para o salão e apresentamos as experiências e os jogos. Quando terminamos de apresentar para os pais, nós lanchamos, fizemos o recreio e fomos para o salão apresentar para as F5, F6 e F8. Depois nós vimos o filme do Chaplin, 'Tempos Modernos', com pipoca!!! Nós adoramos!!! Foi muito legal!!! Totalmente eletrizante!!!" Texto Coletivo (F2M)

Mercadinho

As F2 começaram a organizar o Mercado Sá Pereira, que será inaugurado no final do mês. As crianças pesquisaram os produtos que encontramos nas seções dos supermercados, leram encartes, analisaram preços, fizeram arredondamentos, simularam compras e calcularam as despesas e o troco. Hora de arrumar "os produtos" que foram trazidos, preparar as etiquetas de preços e esperar as crianças da F1, que serão nossos "clientes".

Sonho para Todas as Noites

Terminamos, nas F3, mais uma aventura pela China. Dessa vez, estávamos em busca de "um sonho para todas as noites" com o personagem Tang, de Lisa Bresner. Viajamos por todos os pontos cardeais desse imenso país e aproveitamos para ampliar o conhecimento sobre a rosa dos ventos e sobre a bússola e entender a orientação geográfica. Vimos campos de arrozais, a Grande Muralha, lagos de peixes felizes e pássaros do crepúsculo. A história está registrada em lindos desenhos no caderno de Projeto. Para concluir essa leitura, estamos produzindo uma aquarela com um texto e muitos ideogramas. Escolhemos um lugar na paisagem e viajamos nas costas do dragão chinês. Uma aventura e tanto!

Teatro de Sombras

As F3 assistiram, nas aulas de Artes, a um documentário sobre o teatro de sombras chinês, acompanhado de orquestra e coro. Aprenderam a diferença entre fazer um desenho comum e uma silhueta e agora estão confeccionando seus próprios bonecos articulados para uma brincadeira nas aulas de Teatro.

Tribos

Nas turmas da tarde, temos conversado bastante sobre a grande e importante invenção chamada Escola. Interessadas e envolvidas com o tema, várias crianças trouxeram pesquisas feitas em casa para compartilhar com a turma. As mais variadas informações sobre sua origem, em diferentes civilizações e períodos históricos, surpreenderam todos. Utilizaram os conhecimentos adquiridos nas pesquisas ao apreciarem uma seleção de obras de arte que retratam a escola desde a antiguidade até os dias atuais. Têm sido muito bacanas essas descobertas, a possibilidade de comparação entre as realidades apresentadas e o entendimento sobre a história e a evolução da educação.
O turno da manhã também desenvolveu uma breve pesquisa sobre a invenção da escola e, desde meados de setembro, tem assistido (Segundo, Terceiro e Quarto Anos) à série "Minha Escola", que mostra como nesse mesmo tempo presente podemos ver ao redor do mundo escolas tão diferentes. O curioso é que, mesmo com tantas diferenças, em todas elas o espaço de troca de conhecimentos e de aprendizagens está sempre presente. As crianças comentam e fazem observações muito interessantes depois de cada episódio assistido e descobrem que as rotinas de alunos e professores de diferentes culturas e países têm muito em comum.

Simetria

As crianças das F4 aproveitaram as pesquisas sobre o espelho para estudar simetria nas aulas de Matemática. Conheceram alguns tipos como a "axial" ou "speculum", desenharam e observaram formas simétricas e seus diferentes eixos.

Passeios para as F4 e F5

Atenção às datas e locais de passeios das F4 que acontecerão na próxima semana.
Exposição "Tablado em Cartaz", no Centro Cultural da Caixa. A mostra apresenta cartazes, vídeos e fotografias dos momentos mais marcantes dessa escola de teatro. A atividade se relaciona ao livro adotado "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado, fundadora do grupo amador que se tornou escola.
7/11 (qua) - F4MA
8/11 (qui) - F4MB e F4T
Exposição "William Kentridge: fortuna", no Instituto Moreira Salles. Essa é a primeira grande exposição na América do Sul do artista sul-africano, que se dedica a diferentes técnicas mas, especialmente, ao cinema de animação.
6/11 (ter) - F5TA
7/11 (qua) - F4MB
9/11 (sex) - F4MA, F5M e F4T
14/11 (qua) - F5TB

I Wanna Be Like You

No último domingo, o Coral da Sá Pereira participou do evento do Spantinha, na Lagoa, e apresentou cinco músicas do repertório deste ano, incluindo uma estreia - o arranjo da música "I Wanna Be Like You", de Richard M. Sherman e Robert B. Sherman, parte da trilha sonora do filme "Mogli", da Disney.
Ficamos muito contentes com a participação das crianças que, apesar do desafio de cantar ao ar livre, fizeram um ótimo trabalho.
Agora o Coral parte para a preparação da última música que cantaremos na festa de final do ano: "No ar", de Manoela Marinho. Além disso, continuaremos aprimorando nossas vozes e ouvidos para cantarmos cada vez melhor os arranjos que já sabemos.

Drummond 110 anos

Nessa semana as F5 comemoraram o aniversário de Drummond, o poeta mineiro que, se estivesse vivo, estaria fazendo 110 anos. Depois de tratar de tantas invenções que, ao longo dos anos, foram modificando o modo do ser humano viver, quisemos trazer um "inventor" de versos que, de uma outra maneira, também modificam a nossa forma de pensar o nosso mundo. Em sala, lemos poemas selecionados pelas crianças e escolhemos ler outros dois: "O Novo Homem" e "O Homem; as Viagens". Ambos instigam a reflexão sobre o homem moderno: insaciável e tecnológico.

Avaliações no Fundamental II

Está publicada no site da escola, em Para Turmas 2012, a agenda dos testes do terceiro trimestre.

Monstros Marinhos

Misturando a técnica do artista Angelo Venosa, que pudemos observar num passeio ao MAM, e o cenário mágico do livro "Vinte Mil Léguas Submarinas", as F6 estão construindo monstros marinhos "vertebrados" para a Mostra de Artes do final do ano.

Museu Histórico Nacional

Na quarta-feira, as F7 irão conhecer o mais antigo museu brasileiro, que conta com o maior acervo sobre a nossa história.

Literatura nas F7 e F8

Nas F7, "A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick.
Nas F8, "Contos Africanos dos Países de Língua Portuguesa", da série "Para Gostar de Ler", Ed. Ática.
Quem não adquiriu precisa se apressar, pois começaremos a leitura em breve.

Pocket Antropofágico

Os professores da equipe de Artes prepararam uma surpresa para as F8: juntaram as diferentes linguagens para fazer uma pequena demonstração de como os estudos sobre o modernismo e o movimento antropofágico, que estão sendo desenvolvidos nas disciplinas, podem ser unidos em uma única performance.
Depois de uma conversa com as duas turmas reunidas, instigamos os alunos a prepararem módulos para criarmos um espetáculo para a Mostra de Artes.

De Todos

Figuras Amarelas

Renata, professora de Expressão Corporal da Pereirinha, indica o espetáculo de dança contemporânea, voltado para o público infantil, "Figuras Amarelas", de Márcio Cunha. No Teatro Dulcina, até o dia 4/11.

Aniversários

De 5 a 11 de novembro

5 FRANCISCO VIANNA DIAZ - TBT
5 CAROLINA GALVÃO MAIA - F3T
5 LARA LAGE MORENO - F1M
6 BEATRIZ BAETA SABACK - TDM
7 JULIA BACELLAR FREUDENFELD - TCT
7 ANTONIO NERY ABRANTES - F3T
8 MARIA JACOBINA CAMPOS GELLI - F6T
8 BIANCA OLIVEIRA FERNANDEZ - PRO
8 MIGUEL GALVÃO DE MORAIS PERPÉTUO - F1T
10 ANA CLARA MECLER FAJN - F5TB