Notícias de 26 de outubro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Projeto 2013

Na mudança do formato do Questionário de Avaliação para um formulário de Pesquisa de Opinião sobre o trabalho desenvolvido em 2012, perdemos a oportunidade de pedir a sugestão de vocês para o tema do projeto do próximo ano. Abrimos um post no fórum de pais para que vocês registrem suas sugestões. Participem!

Sobre Matrículas 2013

O vencimento da primeira parcela da anuidade de 2013, em nosso contrato, seria no dia 30/10/2012. Por questões administrativas adiamos esse vencimento para o dia 10/11/2012. Os boletos seguem pelo Correio.

Coral na Lagoa

No domingo, o Coral da Sá Pereira, formado pelos alunos de Quarto e Quinto anos, participará do evento do Spantinha, na Lagoa.
As crianças da bateria do Spantinha são nossas parceiras de bloco de carnaval e é sempre com muita alegria que participamos dessa festa. O evento começará às 9h, mas a concentração do Coral acontecerá às 10h. Todos estão convidados. Para quem participa, não se esqueça do uniforme da escola!

Festas de Encerramento

As festas serão na Sala Baden Powell, em Copacabana. A da Educação Infantil no dia 15/12 (sábado) e a do Ensino Fundamental I no dia 16/12 (domingo), ambas no turno da manhã.
O Fundamental II fará uma Mostra de Artes, na escola, para comemorar o encerramento, no dia 1/12.

Educação Infantil

Mostra de Artes

Amanhã teremos a Mostra de Artes da Pereirinha. Nesse dia especial pretendemos compartilhar com as famílias um pouco do que foi aprendido e vivenciado pelas crianças com tanto significado e envolvimento. Estarão expostos os trabalhos de artes visuais de todas as turmas, inspirados nas invenções pesquisadas a partir do livro "História das Invenções", de Monteiro Lobato. Aproveitamos para organizar os trabalhos a partir da ideia do autor de que as invenções surgiram ampliando o poder dos pés, das mãos, dos olhos, dos ouvidos, da boca e da resistência da pele.
Fiquem atentos aos horários de entrada e saída das turmas para que possamos atender a todos com maior conforto.
8h30 às 9h15 - Lanterna e Bambolê
9h30 às 10h15 - Patinete e Sol
10h30 às 11h15 - Casa e Pião
11h30 às 12h15 - Inventos e Raio

Arroz Colorido

As pesquisas sobre a China levaram a Turma da Lanterna a conhecer plantações de arroz. Pesquisamos sobre o cultivo desse cereal, apreciamos fotos e descobrimos que um dos pratos típicos da culinária chinesa é o arroz colorido. Nossos pequenos aprovaram o sabor do delicioso alimento e pediram "bis"!
Na terça-feira iremos ao Polo Têxtil, no Rio Comprido. Depois, experimentaremos os retalhos de diferentes cores, tamanhos e texturas em brincadeiras no Parque dos Patins, onde também faremos um piquenique.

Quente e Frio

A Turma da Casa se divertiu com a experiência retirada de um dos livros da coleção "Jovem Cientista", da Ed. Globo, emprestado por Eduardo, pai do Gabriel. Aproveitamos o fato de estarmos pesquisando o frio e o calor e escolhemos a demonstração de um saco que voa com o ar quente de um secador de cabelo. Mesmo ainda sendo difícil para os miúdos entenderem as explicações científicas, a possibilidade de sentir o ar quente e frio do secador na pele e o desafio de fazer um saco voar trouxe muita alegria para todos. Cada vez que o "balão" subia, todos vibravam: Ele subiu!!!

Bolo na Turma do Bambolê

Recebemos a visita da bisa Olga, do Francisco G. Ela nos ensinou a preparar um gostoso bolo de cenoura com chocolate. Nossos pequenos aprendizes acompanharam atentamente e participaram de cada etapa da receita. Depois de saborearmos o bolo, nos despedimos da "Dona Benta do Bambolê", apelido carinhoso dado pela turma à querida bisa Olga. Foi uma manhã deliciosa!
Na quinta-feira visitaremos o restaurante Terra Brasilis, na Urca. Nesse dia não será necessário trazer lanche.

Horta Coletiva

Na sala de artes, animada com o tema das plantações, a Turma do Pião preparou uma horta coletiva usando tinta e papel colado. Algumas crianças simularam a preparação da terra, colocando "adubo" enquanto outras plantaram alfaces, repolhos e cenouras que confeccionaram com papel de seda.

Dia do Aviador

A Turma do Patinete vibrou com a matéria publicada no "Globinho" do domingo passado, que homenageia o Dia do Aviador e resgata a importância de Santos Dumond, criador de tantas invenções que as crianças conheceram e pesquisaram durante este semestre. Todas tinham comentários a fazer e, ao ver nas fotos do jornal crianças visitando o Museu Aeroespacial, nos pediram em coro: nós também queremos ir!

Jarbas Lopes

A Turma dos Inventos conheceu, através de imagens, as obras "Troca-troca", "Para o bem e para o mal" e a série "Cicloviaérea", do artista Jarbas Lopes, nas quais ele usa fuscas e bicicletas para criar esculturas. Ainda sem conhecer o nome dado por ele, as crianças foram instigadas a "batizar" uma delas e curtiram bastante a brincadeira. "Fusca-fusca", "Em cima-embaixo", "Multiplicados", "Preto e branco" e "Bolota" foram algumas das ideias para nomear a escultura "Para o bem e para o mal", na qual o artista encaixa dois fuscas, um preto e outro branco, ficando um deles de cabeça para baixo.
Inspirada nessa obras, a turma realizou trabalhos de artes que estarão expostos na Mostra de Artes.

Caras e Bocas

As crianças da Turma do Sol apreciaram caricaturas e se divertiram com esses desenhos. Motivadas por essa forma de registro, brincaram diante do espelho e imaginaram que traços gostariam de enfatizar e exagerar em seus autorretratos. Algumas foram fiéis às suas características e outras aproveitaram a oportunidade para criar novas.

Visita em Foco

A Turma do Raio foi à sala de computadores, na sede da Pereirona, para conversar com o Anselmo sobre fotografia. Ele selecionou uma foto antiga de um amolador, de Marc Ferrez, e outra em que aparece um fotógrafo com sua máquina Lambe-lambe, entre outras de máquinas fotográficas do passado. Também aproveitou as fotos tiradas pelas crianças no Jardim Botânico para ensiná-las a interferir nas imagens acrescentando cores, foco e nitidez com o auxílio de um programa de computador. O resultado da atividade estará exposto na Mostra de Artes.

Ensino Fundamental

Festa da Turma da Criação

As crianças da Turma da Criação ficaram muito felizes em mostrar para as famílias o que estudaram neste semestre. Apresentaram alguns cantos de trabalho, ensaiados nas aulas de música, e contaram todo o processo de elaboração do Almanaque que fizeram a partir dos estudos sobre agricultura e alimentação. Em suas "barraquinhas", explicaram como semear e plantar uma muda, prepararam sanduíches saudáveis, contaram a lenda das quatro estações, organizaram uma linha do tempo sobre as invenções de cozinha e se divertiram em um jogo de percurso com informações sobre a invenção da agricultura.

Turma das Máquinas

"A Turma da Máquina fez a sua segunda Festa Pedagógica. Como estudamos sobre a invenção da agricultura, fizemos uma festa com barraquinhas de sanduíches inventados por nós, plantio de sementes, jogo de percurso, lenda das quatro estações e invenções para a cozinha. Aprendemos muito sobre esses assuntos e adoramos preparar a festa. Além das barraquinhas, cantamos e tocamos canções de trabalho. Produzimos também um almanaque sobre os nossos estudos. Esperamos que todos tenham gostado." Texto coletivo

Esquentando

A semana da F2T foi dedicada a concluir os preparativos para compartilhar com as famílias suas aprendizagens. As crianças receberam os amigos de F1, F2 e F3 para mostrar as experiências que prepararam para a Festa Pedagógica. Foi muito importante pois puderam perceber o quanto estavam seguras e capazes de transmitir um pouquinho do que aprenderam no Projeto "Explorando as Energias".

Visita na F2M

Em meio aos últimos preparativos para a Festa Pedagógica, recebemos uma visita especial. Sergio, pai do Breno (F3M), veio nos mostrar um antigo invento: o monjolo. Ele mesmo fez o monjolo de madeira e nos mostrou como funciona. Todos ficaram entusiasmados ao ver esse invento tão usado antes do uso da energia a vapor e da eletricidade.

Criando a sua Fábula

Bichos e Fábulas para as F2! A F2T filmou cenas a partir das histórias que eles mesmos criaram nas aulas de Projeto. Numa parceria entre Teatro e Projeto, os alunos inventaram as fábulas, escreveram diálogos e ensaiaram as cenas que foram filmadas e apresentadas na Feira Moderna. Confira as fotos no "Das Turmas".

Mais uma Invenção

O estudo das F3 está massa...de macarrão! Ao pesquisarem sobre a história de mais uma invenção chinesa mundialmente conhecida - o macarrão - as crianças aprenderam que, no início, essa massa, de quatro mil anos, feita de um cereal chamado milheto, era comida seca pelos chineses. Só depois, no século XIII, Marco Pólo levou essa delícia para a Europa e os italianos inventaram o uso de molho de tomate para acompanhá-la.
As turmas também assistiram a vídeos que apresentam a feitura manual e industrial das inúmeras formas dessa massa tão famosa e apreciada por todos. A F3M teve o privilégio de conhecer um monjolo (máquina de triturar grão movido a água) trazida por Sergio, pai do Breno.

Divisão nas F4

Inauguramos o algorítmo da divisão. Todos estão curtindo esse desafio matemático. A atenção aos cálculos e ao registro é fundamental para resolver o procedimento com sucesso. Já nos primeiros dias, sentimos que as crianças se familiarizaram com a conta e já começam a usá-la na resolução dos problemas.

F5 em Paquetá

O passeio das F5 a Paquetá foi uma experiência incrível! Nossas crianças, tão urbanas, puderam vivenciar um lugar que é, ao mesmo tempo, próximo e distante da sua realidade.
Ficaram atentos a tudo: às construções, às ruas de terra sem carros, às árvores, ao parque, aos cachorros, ao silêncio... E à poluição da Baía de Guanabara, que não poderia passar despercebida. À noite, na gincana, cumpriram a tarefa de reivindicar a sua limpeza. Por outro lado, quem passou pela Escola Municipal Pedro Bruno, não deixou de se encantar com o espaço de educação pública, que é dos mais bem cuidados da ilha.
Paquetá é mesmo um lugar em que o tempo parece passar de maneira diferente. Parecíamos estar dentro do poema "Cidadezinha Qualquer", de Drummond, o poeta e cronista que vamos estudar. "Casas entre bananeiras/ mulheres entre laranjeiras/ pomar amor cantar./ Um homem vai devagar./ Um cachorro vai devagar./ Um burro vai devagar./ Devagar... as janelas olham(...)"

Sarau na Sá Pereira

Foi com muita alegria que as crianças de F5 a F8 assistiram e aplaudiram as apresentações do Sarau organizado pelas F7. Mais de vinte músicas foram apresentadas por diversas bandas formadas pelas próprias crianças. O repertório foi bastante variado, de temas de filmes a rock nacional, passando por canções autorais. Esperamos que todos tenham curtido e que esse tenha sido o primeiro de muitos!

F6 em Paquetá

Acordar mais cedo e passar o dia juntas, as duas turmas de F6, fez a segunda-feira ficar com cara de fim de semana!
No site da escola, em "Das Turmas", fotos e textos que revelam como foi bom o passeio de Dia das Crianças.

Mais leitura nas F7

Nas aulas de Português, as F7 defenderam uma nova leitura – articulada com o projeto da escola - sugerida por eles. Escolheram "A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick.
Enquanto adquirem o livro, leremos o conto "O Alienista", de Machado de Assis, nos próximos encontros na Biblioteca. O título, de domínio público, será editado e impresso na escola para os alunos.

Passeio de F7

Conforme combinado na reunião de pais de ontem, o passeio das F7 a Paquetá foi suspenso. As autorizações solicitadas às famílias não chegaram a tempo de confirmarmos com o Hotel a programação. Os valores pagos antecipadamente serão restituídos pela secretaria.

Design for Change

Os alunos de F7 estão desenvolvendo a proposta do "Design for Change", que consiste na produção de soluções para problemas da comunidade através do design. Fizeram o levantamento dos problemas da escola e estão criando campanhas educativas que envolvem cartazes, animações etc.
Faremos a campanha nas Tribos de todas as turmas com o material produzido.

De Todos

Ituaçu

Show da Orquestra de Sopros da Pró-arte tocando Gilberto Gil, sábado, 27/10, às 17h, no gramado do Jardim Botânico, em frente ao Centro de Visitantes. Não percam!

Aniversários

De 29 de out a 4 de nov

29 SOFIA RIBEIRO MATTA DE ALMEIDA - F1T
29 ANTONIO BENTO DE O. BARBALHO - F3T
29 GIOVANNA GRAND SZULDZYCER - PRO
31 SOFIA CANÇADO CHEIB - F6M
31 JOAO PEDRO LIMA MUNIZ - F6T
1 LEONARDO KASAHARA MATTIETTO - TCM
2 ALEXANDRE OROSZ - F3M
2 MANUELA MARTINS PARENTE DE MELLO - F6T
3 GABRIELA SAAD CAMPOS - F8MB
3 LUCA DE SOUZA ZANGRANDI - F4MA
3 NINA DE SOUZA ZANGRANDI - F4MB