Notícias de 19 de outubro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Festas de Encerramento

As festas serão na Sala Baden Powell, em Copacabana. A da Educação Infantil no dia 15/12 (sábado), a do Ensino Fundamental I no dia 16/12 (domingo), ambas no turno da manhã.
O Fundamental II fará uma Mostra de Artes para comemorar o encerramento, mas o dia, 1/12, ainda está sujeito a confirmação.

Sarau de F7

Organizado pelas F7, o evento é só para os alunos de F5 a F8. As crianças que vão se apresentar devem estar na escola às 18h. Os que vão apenas assistir, começaremos pontualmente às 18h30. Os alunos da tarde que pretendem ficar direto, devem trazer um lanche. Esperamos por todos! Pedimos aos pais que venham buscá-los às 20h30, sem atraso.

Educação Infantil

Mostra de Artes

No dia 27/10, faremos a Mostra de Artes da Educação Infantil, na sede da Pereirinha. Estarão expostos os trabalhos de artes visuais relacionados ao Projeto Institucional "O Bicho Inventor", baseado na "História das Invenções, de Monteiro Lobato.
Para que todos possam apreciar a exposição com conforto, dividimos as turmas em horários distintos:
8h30 - Lanterna e Bambolê
9h30 - Patinete e Sol
10h30 - Casa e Pião
11h30 - Inventos e Raio

Viva às Crianças!

O Dia das Crianças foi comemorado com muita alegria. A garotada se entusiasmou com as brincadeiras propostas pela professora Renata e se encantou com o Homem Banda e a Menina da Perna de Pau. Juntos, todos dançaram e cantaram as músicas do repertório das turmas como as cantigas de roda, "Lindo balão azul", "Eu uso óculos", entre outras. E no final, um viva às crianças, durante um gostoso lanche coletivo!

Lig Lig Lig Lé!

A cultura chinesa tem despertado o interesse da Turma da Lanterna. Rafael e Pedro N. trouxeram peças do vestuário chinês como túnicas, faixas decoradas, calças e shorts de seda bordados para mostrar aos amigos. Imagens da arquitetura de algumas cidades de lá foram apreciadas pelos nossos pequenos que, pintados com olhos de chinês, brincaram embalados pela música "Lig Lig Lig Lé", de Paulo Barbosa e Oswaldo Santiago, interpretada por Adriana Calcanhoto.

Ratatouille

Os utensílios e outras grandes invenções de cozinha despertaram interesse e curiosidade nos pequenos da Turma do Bambolê.
"O fogão serve para esquentar a comida". Luisa M.
"Também serve para cozinhar o alimento". Francisco
"Tem fogão quadrado, redondo e até de tijolo". Caetano
Para ilustrar o prazer de cozinhar, assistimos ao filme "Ratatouille", que conta a história de um simpático ratinho que adora cozinhar e sonha em ser chef. As crianças se encantaram!

Visita na Casa

A Turma da Casa recebeu a visita da Tia Berenice, madrinha da professora Aline. Ela tem a costura como hobby e veio contar às crianças sobre como aprendeu a costurar, ainda criança, e a fazer suas próprias roupas. De sua bolsa saíram muitas delas, feitas com diversos tipos de tecido. E para o final do encontro, ela reservou uma surpresa: uma linda caixa de costura, de madeira, antiga, repleta de materiais necessários para uma exímia costureira! Foi uma delicia de encontro.

Máquinas Agrícolas

As crianças da Turma do Pião conheceram algumas ferramentas e máquinas agrícolas. Também assistiram a vídeos que mostravam o plantio de legumes e se entusiasmaram ao reconhecer, em fotos, sua professora Luisa em uma colhedeira de soja com tratores enormes!

1, 2, 3 e Já!

As crianças da Turma do Patinete foram surpreendidas por um brinquedo diferente. Feito com canudos e tiras de papel, a primeira hipótese levantada pelo grupo foi de que o objeto não voaria. Para surpresa e alegria de todos, ele voou tão longe que a brincadeira se estendeu para além do horário do pátio!

Se o Fusca Falasse...

Instigada com as pesquisas do projeto, a Turma dos Inventos recebeu o Oswaldo, pai do Fernando (TDT), e seu Fusca branco, estacionado no pátio da Pereirona. As crianças o observaram, fizeram algumas perguntas e descobriram detalhes como o motor na parte traseira e o porta malas na dianteira. Quantas crianças caberiam no menor carro que já tinham visto? Eufóricas, foram entrando uma a uma e, depois de uma apertadinha aqui, um colinho acolá... não é que coube a turma toda lá dentro?!
Terminamos o encontro ouvindo o ronco do motor e nos despedimos de Oswaldo e seu Fusca. Se o Fusca falasse, provavelmente diria que nunca ficou tão cheio de alegria!

O que tem dentro?

As crianças da Turma do Sol quiseram saber o que tinha dentro de um telefone. Com peças avulsas de alguns aparelhos, realizaram trabalhos muito criativos e coloridos. Aproveitaram para reinventar objetos a partir dessas peças. O resultado poderá ser apreciado na Mostra de Artes.

Negativo de Fotos

Raquel trouxe uma novidade para mostrar à Turma do Raio: negativos de fotos com imagens de quando ela era criança. Todos quiseram ver os negativos contra a luz para tentar identificar a sua professora. Depois, conversamos sobre a diferença entre as máquinas digitais e analógicas, o uso de filmes e a revelação.

Ensino Fundamental

Reunião de Pais de F1

Esperamos todos os pais para nossa reunião na quinta-feira, às 19h30. Sugestões para a pauta podem ser enviadas pelas agendas ou pelo fórum de pais no site da escola.

Festa de F2

As crianças das F2 receberão os pais na sexta-feira para compartilhar suas aprendizagens e descobertas acerca dos estudos sobre Energia. A festa da manhã será às 8h e a da tarde, às 16h.

Pequenos Autores

As crianças da F2T concluíram a escrita das fábulas que criaram para encenarem nas aulas de Teatro. Nossos pequenos autores também se dedicam aos estudos sobre energia para as apresentações da Festa Pedagógica.

Henrique na F2M

A F2M recebeu a visita do Henrique, professor de Ciências do Fundamental II.
"Ele nos mostrou a invenção do Michael Faraday, o gerador. O Michael Faraday explicou porque a bússola se movia se tivesse perto de um circuito elétrico. O Henrique mostrou o circuito aberto, fechado, o curto circuito e o gerador elétrico." Texto Coletivo

Passeios das F3

Nos últimos dias essas turmas curtiram belos passeios. Aproveitaram o dia das crianças na Praça Paris, com direito a brincadeiras e lanche coletivo. Na Exposição de Ernesto Neto, na Estação Leopoldina, passearam em "O bicho suspenso na paisagem" e visitaram a antiga estação de trem.
Hora de retomar alguns estudos. Na visita ao planetário, todos aprenderam por que quando é dia no Brasil é noite na China. Assistiram a um vídeo sobre o sistema solar e aprofundaram os conhecimentos sobre os movimentos de rotação e revolução. Na Nave Escola, um espaço com diferentes experiências, descobriram quanto "pesam" em cada planeta. Bastante inspiradas, as crianças fizeram belos registros no caderno.

Coral e Spantinha

O próximo compromisso do Coral será no dia 28, domingo, pela manhã, no evento do Spantinha, na Lagoa.
As crianças da bateria do Spantinha são nossas parceiras de bloco de carnaval. É uma alegria nosso Coral poder participar de sua festa. Esperamos todos lá!

F4 em Paquetá

Navegando sobre as águas da Guanabara... Assim as crianças das F4 chegaram a Paquetá, refúgio aprazível da Família Real.
Passeamos de charrete pela ilha apreciando as paisagens e festejando o dia da criança.
Lá estava a praia com a famosa "Pedra da Moreninha", inspiração do romance de Joaquim Manoel de Macedo. Cemitério de pássaros, ruas de terra... "Como viver sem carros nas ruas?", "Parece que estamos no campo!", "Que irado ir para a escola de charrete!"
Piscina, futebol, jogos de mesa e uma deliciosa sensação de sábado e domingo brincando com os amigos.
Na volta, a barca aberta nos proporcionou uma vista ampla de nossa cidade e muita alegria pelo dia que vivemos.

Coleções

Os alunos da F5M voltaram do feriado trazendo coleções de postais, tererês, tampinhas, anéis de latinhas, rolhas de cortiça, figurinhas do Harry Potter etc. Fazendo agrupamentos com suas peças, os alunos estão aprendendo a encontrar "um terço", "dois quartos", três quintos". Assim, vamos apresentando as frações.

F5 De Malas Prontas

Na próxima semana será a vez das F5 comemorarem o dia das crianças em Paquetá. Será um passeio diferente: sairemos na terça-feira e voltaremos na quarta. Pedimos que cheguem à escola às 9h, sem atraso. Na quarta-feira, a saída será às 17h, também na escola.

Informe Literário IV

Como a turma do Sítio do Picapau Amarelo já faz parte da nossa vida há tanto tempo, às vezes fica difícil separar fantasia de realidade...
Assim, as F5TA e TB publicaram mais um Informe com a seguinte brincadeira literária: E se você vivesse uma aventura com o seu personagem preferido do Sítio?
Vejam no site!

Cinco Semanas em um Balão

As F5 já estão viajando pelo céu africano no balão de Júlio Verne. Que aventura! Essa viagem tem nos convidado a visitar o Atlas para reconhecer os lugares por onde andam os personagens, discutir as questões técnicas do funcionamento do balão e, principalmente, a refletir sobre a visão eurocentrista do século XIX.

Língua Portuguesa nas F6

As F6 iniciarão, em breve, a leitura de contos de Machado de Assis. Esses textos, que serão impressos na escola, vão dialogar com o trabalho em andamento das aulas de Teatro.

A Invenção do Calendário

Após estudarem a agricultura e a evolução do homem ligada à alimentação, as F6 tiveram contato com os inventos que acompanharam essa técnica. Através da agricultura, o homem começa a observar os ciclos da natureza e suas relações com o clima. Dessas observações nasce a astronomia com o seu principal instrumento: o calendário.

Can you tell me the way to...?

Com a leitura de "In Search of a Missing Friend" estamos acompanhando a aventura de um pequeno inventor que foi sequestrado e seus amigos que seguem diversas pistas para encontrá-lo. Com a ajuda de expressões como turn left, turn right e go straight on as crianças das F6 também entraram na busca. Nos cadernos, desenharam mapas dos arredores da escola e descreveram diferentes caminhos para chegar à Sá Pereira.

Continentes em Movimento

Nas F6, avançamos nos estudos sobre as placas tectônicas. Aprendemos que a crosta da Terra não é inteiriça, mas toda fragmentada. Ela também não é fixa, encontra-se em constante e lento movimento. Conhecemos a hipótese da Deriva Continental, criada por Alfred Wegner, cientista alemão que no início do século XX foi o primeiro a questionar e ideia de que os continentes eram fixos. Aprendemos, também, que são as correntes de convecção do manto que movem as placas tectônicas.

Nova Leitura nas F7

As F7 fizeram a primeira avaliação de Língua Portuguesa do terceiro trimestre e concluíram o estudo de "A Máquina". Em breve, iniciaremos a leitura de "O Alienista", de Machado de Assis. A obra será editada na escola.

Reunião de Pais de F7 e F8

Ambas na quinta-feira. A de F7 às 18h e a de F8 às 19h30.
É importante a presença de todos. Será nossa última reunião dedicada às turmas. Temos muito para conversar sobre os grupos, sobre o aproveitamento escolar e sobre planos futuros de continuidade acadêmica para as turmas de F8/F9-2013, que ingressam no último ano da escola.

Como Surge uma Nova Espécie

A viagem a Paraty com as F7 disparou o tema do nosso próximo estudo sobre a evolução dos seres vivos. A exuberante biodiversidade da região cercada pela baía de Ilha Grande e a serra do mar, retomou os assuntos estudados no início do ano. E levantou uma pergunta feita por Lamarck e Darwin no século XIX: como podem existir tantas espécies de seres vivos?

Amazônia

Nas F7, estamos estudando a região norte e iniciamos nossa aprendizagem refletindo sobre as imagens que temos sobre a região. Descobrimos que a Floresta Amazônica, apesar de aparentemente homogênea e uniforme, é extremamente complexa e diversificada, podendo ser dividida em vários tipos.
Aprendemos também que uma das explicações para a grande umidade e quantidade de chuvas na região está relacionada ao fenômeno da evapotranspiração da floresta.

Avaliações

Para encerrar os conteúdos estudados nas últimas semanas, as F6 e F7 têm avaliação de matemática marcada para a semana que vem. Nas F6, estudamos expressões e operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Já as F7 viram razão, proporção e interpretação de gráficos e tabelas.

F6, F7 e F8 em Paquetá

As F8 aproveitaram muito o dia na ilha. Andaram de bicicleta, jogaram bola na quadra e se divertiram na piscina.
Na segunda-feira, é a vez das F6 e no dia 30, as F7 fecham a programação.
Precisamos de uma ajuda especial dos pais levando as crianças para a Praça XV para pegarmos a barca das 7h. Retornaremos à escola e a saída será às 17h. Maiores detalhes já seguiram em circular especial. É importante enviar a confirmação da participação para que possamos planejar as atividades e comprar as passagens de barca antecipadamente.

África em Palavras

Nas F8, realizamos a leitura do artigo O País África que o Brasil Imagina, da historiadora e pesquisadora de lieratura africana Nara Improta, da Universidade de Sussex, na Inglaterra. Suas reflexões nos ajudaram a pensar sobre os estereótipos que marcam nossa visão sobre o continente. Aproveitamos a oportunidade para assistir, novamente, o relato da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, no vídeo "O perigo da história única".

De Todos

Show do grupo CRIA

A professora Maíra convida a todos para o show do grupo CRIA, que acontecerá no dia 24/10, quarta-feira, às 19h30, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola - Rua Conde Bonfim, 824, Tijuca. Ingressos a 1 real. Para conhecer o trabalho do grupo, que tem um repertório inédito voltado para crianças de todas as idades, visite www.portalcria.com.br.

Lançamento

Guto Lins, pai do Antônio (F3T) e do João (F7TA) convida a Sá Pereira para o lançamento dos Cadernos Infantis no dia 21/10, às 17h, na Livraria Cultura. Estrada da Gávea, 889, 2º piso, São Conrado. Não percam!

Aniversários

De 22 a 28 de outubro

22 DANIEL DE ASSUNÇÃO C. FORTUNATO - TAT
22 GUILHERME LEON RODRIGUES - F6M
22 JOAO TEIXEIRA ESTELLITA LINS - F7TA
23 PAULA DOS ANJOS - TBT
23 ELISA SILVA PETERSON - F1M
24 JOSUÉ SAMPAIO MARTINS SANTANA - F4MB
24 ANA CLAUDIA LOPES DOS REIS - AUX
25 ANTONIA RUBIN ROLY - F1T
25 MATEUS CORDEIRO DE MELLO RIBEIRO - TDM
25 TIAGO AZEVEDO ZALUAR MATTOS - F8MB
25 VICENTE RUBIN ROLY - F1T
26 JANAINA DE LIMA - PRO
27 HENRIQUE BRUM TEIXEIRA SOARES - F5TA
27 GABRIEL JOSÉ COSTA TELES - F4T
28 GIULIA HERVÉ QUARANTA CABRAL ELIA - F6M