Notícias de 5 de outubro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Feriados

A escola não funcionará nos dias 12, sexta-feira, feriado de N. S. Aparecida e 15, segunda-feira, dia do professor.

Vamos Participar?

Precisamos de latas de leite em pó e tampinhas plásticas para a confecção de brinquedos para a festa do dia das crianças do Spantinha na Lagoa.
As crianças da bateria do Spantinha são nossas parceiras de bloco de carnaval. É uma alegria nosso coral poder retribuir, participando de sua festa na Lagoa. Este ano o evento será no dia 28.
Precisamos reunir esse material até sexta-feira na sede da Capistrano de Abreu.

Para Quase Todos

Nas próximas semanas continuaremos com os passeios em comemoração ao Dia das Crianças.
Os das F3 serão na quarta-feira. As turmas farão um piquenique na Praça Paris e depois visitarão a exposição de Ernesto Neto, na Estação Leopoldina.
Os passeios serão a Paquetá, de dia inteiro, nos dias 17 (qua), F4; 18 (qui), F8 e 22 (seg) F6. Precisaremos, nesses dias, de uma ajuda especial dos pais levando as crianças para a Praça XV, para que possamos pegar a barca das 7h. Retornaremos, de ônibus escolar, e a saída será às 17h para os alunos da manhã e no horário normal para os da tarde.
As F7, que acabaram de voltar de Paraty, terão seu passeio adiado para o final do mês. Mais detalhes seguirão em circular especial.
As F5, para comemorar também a conclusão do Fundamental I, dormirão no Hotel do Farol, em Paquetá, do dia 23 para 24/10. Para essas turmas o transporte será feito a partir da escola e detalhes também seguirão em circular especial.

Educação Infantil

Reunião de Pais

Contamos com a presença de todos nas próximas Reuniões de Pais da Pereirinha.
Dia 10, qua, 8h Bambolê; 18h Sol e Raio.
Dia 17, qua, 18h Casa e Pião.

Casa na China

A Turma da Casa conheceu o livro "Crianças como você", do Unicef. Nele, a menina Guo Shuang apresenta um pouco da sua rotina e da cultura chinesa. Também exploramos o tema por meio de músicas, imagens e ainda nos deliciamos com um yakisoba, preparado com muito carinho pela D.Maria.

Cheiro de Horta

A Turma do Bambolê foi passear na Escola Nacional de Horticultura. Quando chegamos lá, fomos recebidos pelo guia Paulo, que nos ensinou a plantar mudinhas de chicória usando uma enxada, um ancinho e um regador. Ele também nos explicou como funciona um arado e o quanto essa invenção facilitou a vida do agricultor. Conhecemos as plantações de cenoura, cebolinha, alface, rabanete e salsinha. Depois fizemos um lanche coletivo e voltamos para a escola. No ônibus, Thiarê comentou entusiasmada: "A horta é cheirosa".

Cachecol para Boneca

A Turma da Lanterna recebeu a visita da Renata, mãe da Ana e professora de Expressão Corporal, para uma aula de tricô. Ela trouxe várias peças de roupa, todas de lã: um sapatinho, um casaco, uma luva e até um xale feitos por ela. As crianças observaram que a agulha de tricô é muito maior do que a de costura usada para costurar nossa boneca de pano. E também conheceram lãs de muitas cores e sentiram como são macias e quentinhas. Renata começou a fazer um pequeno cachecol que aguardaremos para usar para esquentar a nossa boneca.

Cerâmica para Pião

As últimas pesquisas da Turma do Pião sobre o fogo na pré-história envolveram o surgimento da cerâmica. Descobrimos que o barro seca e endurece após ficar exposto ao calor do fogo. Mais um importante invento para suprir as necessidades do homem como acondicionar alimentos, água e sementes. Fizemos um experimento colocando água na cuia de argila com e sem a queima pelo fogo e também moldamos nossos utensílios.

Pipas para Patinete

"Recebemos uma visita muito especial do Alexandre, que trabalha na escola. Ele nos ensinou a fazer pipas coloridas. No dia seguinte fizemos uma visita ao aeroporto Santos Dumont. Vimos uma pintura do inventor do avião e outra do 14 Bis e de vários balões e aviões. Depois, fomos ao Aterro do Flamengo. Camila, mãe do Pedro, fez lindos bolinhos em formato de balão para nós. O vento estava forte e quase levou várias pipas que levamos. Foi bom demais aprender a soltar pipas com o Alexandre! Foi um passeio diferente e extraordinário." Texto Coletivo

Inventos no Museu

"O passeio ao Museu Histórico Nacional foi muito legal! A gente viu na exposição 'Do Móvel ao Automóvel' diferentes formas de transportar pessoas. Tinha móvel de arruá, carro de boi, berlindas, carruagens reais e muito mais. Tinha também um transporte chamado Vitória, que era uma homenagem a uma rainha. No final, nós vimos um automóvel com motor movido a combustível. O dono dele foi um barão. Depois fomos lanchar e cantar parabéns para o Gus. Terminamos o passeio brincando perto dos canhões e voltamos para a escola felizes na condução!" Texto Coletivo

Máquina de Escrever?

As crianças da Turma do Sol experimentaram um outro invento: o computador. Saudosos da amiga Sophia, que está viajando com sua família, todos aprovaram a ideia de lhe enviar um e-mail para contar as últimas novidades do projeto "Inventos da Comunicação". Outro momento, que foi uma sensação para a turma, foi conectar, via skype, e conversar com Larissa, irmã da professora Camila, que mora na Holanda. Todos perceberam como os computadores e a internet causaram uma revolução na vida das pessoas, facilitando a comunicação e aposentando a máquina de escrever. Mas, segundo nosso amigo Miguel: "A máquina de escrever tem uma coisa interessante, o papel já sai escrito, nem precisa de impressora!"

Missão Artística

Quando a fotografia ainda não havia sido inventada, as imagens podiam ser registradas por meio de desenhos ou pinturas. Com essa informação, a Turma do Raio conheceu Jean Baptiste Debret, o pintor francês que veio para o Brasil com a missão de documentar os acontecimentos, tradições e costumes do nosso povo. Nossos pequenos fizeram uma viagem no tempo através das pinturas desse artista que retratou uma parte da nossa história.

Ensino Fundamental

Ratatouille

Animadas com o projeto sobre agricultura, as F1 concluíram a leitura do livro "Dona Nininha". É chegado o momento de conversar sobre o prazer de cozinhar, inventar receitas, experimentar temperos. Para ilustrar essas situações, assistiram a "Ratatouille". O filme conta a história de um simpático ratinho que sonha em se tornar um grande chef.

Passeio Museu Light

Na segunda-feira as F2 irão conhecer o Museu Light, onde terão oportunidade de interagir com vários materiais relacionados à energia. Após consulta aos pais, a F2M irá inverter o turno nesse dia e deve chegar à escola às 12h45. Cada criança deverá trazer o seu lanche.

F2M em Furnas

"A gente viu vídeos e aprendeu que não pode desperdiçar eletricidade e água. Em um vídeo, tinham uns aliens que queriam transformar a Terra no planeta das trevas. O plano deles era fazer os humanos desperdiçarem luz e água. Depois vimos como as energias da natureza viram eletricidade. A hidrelétrica é um lugar que gera eletricidade com a água. A água sai do reservatório e vai para a casa das máquinas. De lá vai para a turbina, que se mexe, e depois faz o gerador funcionar. A gente achou sensacional e muito divertido!" Texto Coletivo

E o Bicho Inventou...

As F2 pesquisaram e descobriram alguns inventores importantes para a história da eletricidade. Benjamin Franklin nasceu em 1706 e morreu em 1790. Conseguiu controlar a eletricidade com o para-raio. O italiano Alessandro Volta viveu no séc. XVIII e inventou a pilha. Michael Faraday, nasceu em 1791 e morreu em 1867 e descobriu que a eletricidade e o magnetismo se relacionam. Inventou o gerador elétrico. Thomas Edison, nasceu em 1847 e morreu em 1931. Viveu nos Estados Unidos e inventou a lâmpada incandescente.

Música Chinesa

Depois de ouvir "Fei Ge" (ou "Flying Song"), uma música contemporânea chinesa para flauta doce e orquestra, as crianças das F3 começaram a criar melodias usando a escala pentatônica, sequência de notas muito comum na música oriental. Essas melodias foram transformadas em partituras que estão sendo lidas e aprendidas aos poucos. Para incrementar essa aproximação com a música chinesa, as crianças também começaram a aprender a cantar, em mandarin, a música "Da Zhong Guo", que celebra as maravilhas do país.

Feira Moderna

Hoje as F3 estreiam na Feira Moderna! Durante a semana, as crianças produziram, com muita dedicação e entusiasmo, materiais para mostrar o quanto se apropriaram do estudo das invenções chinesas. Foram momentos importantes para desenvolver a autonomia no estudo, a cooperação no trabalho em equipe e a criação de diferentes maneiras de expressar conhecimentos.

Visita do Edu e da Amalia

Na manhã de quarta, recebemos uma visita especial! Os pais do Joaquim (F3M) vieram falar sobre bússola e construíram uma artesanal com as crianças. Todos ficaram atentos e interessados no processo de construção, que precisou de agulha de costura, tampinha de pet, uma tampa de pote, um ímã e água. Eles explicaram que ela sempre aponta para o norte, por causa do magnetismo da terra. Quer aprender a fazer? É só pedir para qualquer criança da F3M ensinar.

Reunião de Pais de F4 e F5

As reuniões de pais de F4 e F5 acontecerão na terça-feira. A de F4 às 18h e a de F5 às 19h30. A de F5 será dividida em dois momentos: no primeiro, cada grupo estará com as professoras das turmas e a orientadora; no segundo, as F5 estarão juntas para a apresentação do Fundamental II.

Encontro de Coros

Maíra Martins
Participamos, na última quarta, do encontro de corais infantis do Colégio Zaccaria. Além do nosso, cantaram os coros do próprio Colégio Zaccaria, do São Vicente e do Cruzeiro. Para todos foi uma experiência muito rica conhecer o trabalho de outras escolas e mostrar, para um auditório lotado, nosso repertório tão único e significativo para nós. Parabenizamos as crianças e agradecemos aos responsáveis que se mobilizaram para que nosso coro estivesse cheio!
Aproveitamos para informar que o evento do Spantinha, nosso próximo compromisso, será no dia 28 e não no dia 21, como divulgado anteriormente. Esperamos todos lá para mais um dia de sucesso!

Labirinto e Batalha Naval

Nas últimas aulas de Matemática da F5M, os jogos ocuparam um espaço de diversão e muita concentração. Primeiro a turma foi para a sala de computadores para jogar Labirinto da Tabuada. Para quem quiser continuar treinando em casa, o endereço está no site da escola, em Para Turmas 2012.
Depois foi a vez da Batalha Naval. Como se trata de um jogo mais demorado, precisamos de mais de um encontro para finalizá-lo.

Cinco Semanas em um Balão

As F5 já iniciaram a leitura de "Cinco Semanas em um Balão", de Julio Verne, Ed Melhoramentos.
Soubemos que o livro esgotou na editora. Mas não se preocupem, como nossos amigos das F7 trabalharam com o livro no ano passado, conseguimos emprestados os exemplares que faltavam.

Simulação de Eleição

A discussão sobre eleições esquentou as Tribos das últimas semanas. Programas de governo, partidos, posições e defesas tomaram conta do vocabulário do Fundamental II. Cada turma escolheu um tema para pesquisar e debater. A F6T escolheu falar sobre a importância do voto. A F7TA escolheu discutir saúde e a F7TB sobre política de transporte e trânsito. A F8MA se organizou em uma grande comissão eleitoral e realizou uma eleição simulada na quinta-feira. Os alunos confeccionaram a urna, cédulas, listagem de votação e pesquisaram sobre o programa de governo dos principais candidatos à prefeitura. A F8MB elaborou textos de opinião sobre a política de educação de cada candidato.
O resultado das eleições será divulgado no próximo informe, depois de cuidadosa apuração.

Plantão do Fundamental II

O plantão de professores do Fundamental II será na terça-feira, de 18h às 20h45. A intenção é que os pais tenham encontros breves (em torno de 10 min.) com os professores, por ordem de chegada. Quem precisar de uma conversa mais prolongada deve marcar com a Orientação.

Boletins Fundamental II

Entregamos os boletins de Fundamental II depois de uma avaliação cooperativa na maioria das disciplinas. Os alunos puderam compreender e refletir sobre os conceitos, confrontando o aproveitamento de cada objetivo pretendido pelos professores. Iniciado o terceiro trimestre, é hora de redefinir metas e planejar estratégias de ação.

F6 no Plenarinho

Como o assunto discutido nas Tribos das últimas semanas foi as eleições que se aproximam, demos uma pausa nas nossas pesquisas na aula de Projeto e conversamos sobre as atribuições do prefeito e dos vereadores. Os alunos visitaram o site www.plenarinho.gov.br e viram como é difícil administrar uma cidade no jogo "Orçamento".

F7 em Paraty

Dois dias lindos de sol, com direito a passeio de saveiro até o Saco do Mamanguá, pesca artesanal, conversas com artesão caiçara, roda de ciranda, passeio pela trilha do ouro, visita a um alambique, passeio noturno pela cidade, comida deliciosa e muita farra no hotel.

Geografia

Nas F8, a partir da leitura de uma reportagem de jornal sobre Ruanda, abordamos a questão dos conflitos de caráter étnico na África e constatamos que a colonização européia no continente provocou grande acirramento e acentuação de conflitos e disputas entre os diferentes grupos e sociedades africanas.
Nas F6, assistimos ao filme "Viagem ao Centro da Terra", de Eric Brevig, inspirado na obra homônima de Júlio Verne. Com isso concluímos nosso estudo sobre a estrutura interna da Terra e começamos a tratar das placas tectônicas.

Creche Dona Marta

Na quarta-feira, um grupo de alunos das F8 irá à Creche Dona Marta. Faremos um dia das crianças diferente, com brincadeiras e contação de histórias, como temos feito nas últimas vezes que fomos lá.
Levaremos os brinquedos, livros e cd's infantis arrecadados.
Aproveitamos para agradecer a todos que participaram desse projeto da F8, que acontece desde 2011.

De Todos

Troca de Brinquedos

Que tal comemorar o Dia das Crianças de um jeito diferente? Ao invés de presentear os pequenos com brinquedos novos, convidamos as famílias a participar de uma feira de troca e do lanche coletivo trazendo um prato de salgados. É fácil: a criança leva aquele brinquedo que já não tem tanta graça para ela, mas que pode ser uma novidade e tanto para outra criança. Parque do Martelo, Rua Miguel Pereira 41, das 9h às 12h de amanhã. As bebidas e os doces serão oferecidos pelos moradores das nossas ruas.
Esse evento faz parte de um grande movimento pelo Brasil afora que busca promover o consumo colaborativo entre crianças. Saiba mais em feiradetrocas.alana.org.br.

Aniversários

De 8 a 14 de outubro

8 ALICE MALIN MELO - F3T
8 NICOLE RAMOS GALVIN - F8MA
8 ARTHUR DE LIMA NEVES - F8MB
8 MARIA PAPELBAUM MICMACHER - TCM
9 CLARA DE ASSIS LIMA RABELO - F2M
9 PEDRO HENRIQUE DEAK BARRETTO - F2M
9 ALICE KODAMA FLEXOR - F3T
10 MARIANA CONDE CAVAGNARI - PRO
10 HELENA LENT SANTOS - AUX
10 GUIDO TERCIUS LABOURET - F5TB
11 JOÃO DANIEL TELES MENDES - F7TA
12 ROSANGELA M. DE OLIVEIRA CALDAS - PRO
12 RAFAEL MARTINS RODRIGUES - F3T
12 RITA DE CASSIA CARDOSO DE OLIVEIRA - AUX
13 BRUNO ANTONIO STOLZE PORTUGAL - F2M
13 ANDREA DE REZENDE TRAVASSOS - AUX
13 FRANCISCO CANDIOTA BEVILAQUA - F8MB
13 CECILIA LESSA MACEDO - F1T