Notícias de 28 de setembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Matrículas 2013

Agradecemos a todos os que confirmaram, através do envio da documentação de matrícula de 2013, a permanência de seus filhos em nossa escola.
Na quarta-feira passada chegamos ao fim do período de renovação de matrícula. Hoje, sexta feira, iniciamos a convocação dos novos alunos.
Estamos considerando como desistência os que não se manifestaram até agora. Tememos enfrentar problemas de vagas em algumas turmas, mas não podemos adiar mais o início das matrículas.
Calendário de matrícula para os alunos novos:

01 a 04/10 - Convocação dos candidatos por telefone ou email. Mantenham seus emails atualizados.
05/10 - Convivência e avaliações dos candidatos às turmas do Ensino Fundamental II, do Sexto ao Oitavo Ano.
08/10 - Convivência e avaliações dos candidatos às turmas do Ensino Fundamental I, do Segundo ao Quinto Ano.
09 e 10/10 - Matrícula dos alunos novos.
Infelizmente não teremos vagas para o Primeiro Ano.

Dia das Crianças

Nas próximas semanas faremos passeios com os alunos do Ensino Fundamental, comemorando o Dia das Crianças.
Os das F1, F2 e F3 acontecerão dias 4, 5 e 10/10, dentro do próprio turno. Além de um piquenique na Praça Paris, visitaremos a exposição de Ernesto Neto, na Estação Leopoldina.
Os das F7, F4, F8 e F6 serão de dia inteiro, respectivamente nos dias 16, 17, 18 e 22/10. Precisaremos de uma ajuda especial dos pais levando as crianças para a Praça XV para que possamos pegar a barca das 7h para Paquetá. Retornaremos à escola e a saída será às 17h. Maiores detalhes seguirão em circular especial pelas agendas.
As F5, para comemorar também a conclusão do Fundamental I, dormirão no Hotel do Farol, em Paquetá, do dia 23 para 24/10. Para essas turmas o transporte de ida e vinda será feito a partir da escola e detalhes também seguirão em circular especial.
A programação da Educação Infantil ainda está sendo estudada.

Educação Infantil

Reunião de Pais

Iniciaremos o período de reuniões de pais na Pereirinha. A presença de todos é muito importante para que possam acompanhar os projetos e trocar informações sobre as turmas.
03/10 (qua) - 8h Lanterna; 18h Patinete e Inventos
10/10 (qua) - 8h Bambolê; 18h Sol e Raio
17/10 (qua) - 18h Casa e Pião

Boneca para Lanterna

Para ilustrar nossas pesquisas sobre os diferentes tipos de vestimenta a Turma da Lanterna recebeu duas mães muito queridas: Patrícia (Jess) e Marta (Julieta). Elas mostraram para as crianças os materias que costumam utilizar para costurar. Inspiradas na Emília, confeccionaram uma boneca com a participação dos pequenos, que as ajudaram a alinhavar sua roupa. Materiais como botões, linhas, agulhas, fitas, tecidos e até uma máquina de costura foram apresentados ao grupo, que os manuseou com muito interesse.

Invenção da Seda

Mais uma visita na Turma da Casa. Dessa vez foi a D. Benta que veio falar sobre a importância dos tecidos para proteger a nossa pele. Curiosos, preparamos nossas malas de viagem e seguimos rumo à China para conhecer a seda em seu país de origem e também um pouco da cultura de lá. Levamos conosco o mais novo amigo da turma, o boneco de pano Mateus, nome escolhido pelas crianças. Ao perceberem que ele não tinha roupa adequada para a ocasião, Cosmo e Luisa logo ofereceram as suas!

Salada de Frutas no Bambolê

"Adriana é cozinheira, dona de um restaurante e mãe da Thiare. Ela veio aqui falar sobre os alimentos que deixam a gente ficar forte: os legumes, as verduras e as frutas. Ela falou que o nosso prato deve ser colorido com alimentos diferentes e nos mostrou alguns utensílios que ela usa na cozinha. No final, a Adriana preparou uma salada de frutas para o nosso lanche. Estava deliciosa!" Texto Coletivo

Fogo de Verdade

A Turma do Pião, envolvida com a pesquisa sobre o fogo, fez pinturas explorando as cores desse elemento, dançou e criou coreografias ao som de "Labareda" e "O Fogo é Apressado", músicas de Ana Maria Moura, que estão no site da escola. Aproveitamos para explorar a técnica do giz de cera derretido na vela. As crianças ficaram encantadas!

Palmas para o 14 bis!

Emocionadas com o sucesso de Santos Dumont, que realizou o sonho de voar com o seu 14 Bis, as crianças da Turma do Patinete o homenagearam com muitas palmas! Todos ficaram muito instigados quando ouviram a leitura da história de Sylvia Orthof, narrando este momento histórico, e também quando assistiram a um episódio do Sítio do Picapau Amarelo, no qual o próprio inventor arranca palmas dos personagens ao mostrar-lhes seu grande invento: "Bis! Bis! Palmas para o nosso pequenino e valente Santos Dumont!"
Na quinta-feira iremos ao Aeroporto Santos Dumont e depois ao Aterro do Flamengo. O lanche será coletivo.

Encontro e Experiência

As crianças da F2T vieram à Pereirinha para realizar uma experiência e trocar conhecimentos com a Turma dos Inventos. Elas trouxeram dois modelos de barco a vapor e depois de explicarem todas a etapas para fazer os barquinhos funcionarem, instigaram nossos pequenos a levantar hipóteses sobre o que os faziam se mover na água. Ao final da experiência, saborearam juntos uma pipoca surpresa. Foi uma troca muito especial!

Pintura em Tela

A Turma do Sol experimentou telas como um novo suporte para pintar os inventos da comunicação. As crianças se entusiasmaram com o material e, como verdadeiras artistas, capricharam em suas produções. Nessa atividade, todos se esforçaram para adequar as dimensões do desenho e aproveitar da melhor forma o espaço disponível para a pintura. Nas rodinhas, ao longo da semana, compartilharam o recebimento das cartas que foram escritas na escola e enviadas pelo correio.

Passeio ao Jardim Botânico

As ilustrações do livro "Zoom", de Istvan Banyai, despertaram olhares curiosos na Turma do Raio. Atentas a cada detalhe, as crianças descobriram que o "zoom" aproxima a imagem que chega aos nossos olhos. Na quinta-feira iremos ao Jardim Botânico para as crianças tirarem fotos. O lanche será coletivo.

Ensino Fundamental

Almanaque dos Sabores

Depois de muita pesquisa sobre a Invenção da Agricultura, as F1 resolveram transformar o estudo em um divertido Almanaque. Criaram atividades como "jogo dos 7 erros", "cruzadinha", "caça-palavra", "você sabia?", receitas e muito mais. Aguardem o almanaque que sairá do forno e será entregue na Festa Pedagógica, no dia 19.

F1T no Jardim Botânico

"O passeio começou assim: chegamos ao Jardim Sensorial e fomos recebidos por um menino de 14 anos chamado Marco Aurélio. Ele mostrou algumas plantas que já conhecíamos – o alecrim, o manjericão, o orégano e muitas outras. Depois ele mostrou uma coisa incrível, uma planta que não molhava! Parecia mágica. Depois conhecemos a mangueira, a jaqueira e outras árvores frutíferas. Quando estávamos indo para o parquinho o tempo começou a fechar e resolvemos ir logo para o ônibus, mas a chuva chegou primeiro e a diretora de uma escola chamada Julia Kubitschek nos abrigou. Esperamos a condução e voltamos para a escola para a festinha da Cecília Teixeira. Foi um dia maravilhoso com muita emoção!" Texto Coletivo

F2 em Furnas

A F2T visitou Furnas e aprendeu muitas coisas:
"Fomos a Furnas e lá conversamos e assistimos a alguns vídeos. Eles nos ensinaram como evitar o desperdício de energia elétrica, desligando os aparelhos eletrônicos que não estamos usando, não deixando a água ligada enquanto escovamos os dentes, não demorando no banho (um banho deve demorar 6 minutos em média). Também aprendemos que quase todas as fontes de energia vêm da natureza, como o sol, a água, o vento, o urânio, o óleo, o carvão e o gás natural. Observamos que o uso de um gerador é fundamental para transformar as fontes de energia na eletricidade que é distribuída para as nossas casas." Texto Coletivo
Na terça-feira, dia 2/10, será a vez da F2M visitar Furnas para saber mais sobre a energia. Não é necessário trazer lanche pois será oferecido pela empresa.

Eletricidade na Régua?

Os cientistas das F2 fizeram mais uma experiência! Observaram o que acontece quando uma régua é friccionada na lã e depois aproximada a pedacinhos de papel. Antes do experimento, algumas crianças levantaram hipóteses de que o papel iria pegar fogo ou de que a régua viraria um imã. Enquanto viam os papéis serem atraídos pela régua, pareciam assistir a uma mágica!

Oh, ooo bee dooo!

Nas aulas de Música, as F2 estão cantando e tocando "Quero ser como tu", do filme Mogli. Sua letra fala sobre o desejo do macaco King Louie de possuir, assim como o homem, a habilidade de controlar o fogo. A música é um jazz muito animado e a partir dele vamos conhecer um pouco mais desse estilo musical.

Muitas Produções

As F3 estão a todo vapor produzindo desenhos, textos e estudos que serão apresentados na Feira Moderna. Em matemática, continuam medindo o tempo, a altura e o "peso" para resolver problemas que envolvem diferentes unidades de medida. A leitura e a interpretação de textos continuam pesentes ampliando o vocabulário e enriquecendo os registros. Para agregar cultura, um teatro holandês é uma boa pedida.

Feira Moderna Fundamental I

Na sexta-feira, dia 5, as crianças das F3, F4 e F5 dividirão com suas famílias e com os amigos de outras turmas um pouco do que estudaram nesse tempo de invenções e inventores.
As F3 apresentarão trabalhos sobre a civilização chinesa e seus inventos desde a antiguidade, na sala de aula.
As F4 contarão um pouco da história do cinema e apresentarão trabalhos e experiências que ajudaram a entender um pouco mais a visão, a luz e os fenômenos ópticos, no salão e na sala de aula de F4MA e F4T.
As F5 apresentarão no campinho trabalhos sobre Mecânica, estudo sugerido durante a leitura de "Histórias das Invenções", de Monteiro Lobato.
As turmas também apresentarão brincadeiras a partir do que estudaram nas aulas de Inglês. Não percam!
F3 - "Fortune Cookies Sayings".
F4 - "Charlie Chaplin's Movies Memory Game".
F5 - "Mistakes that Worked Game".
As turmas da manhã receberão os pais das 8h às 9h30 e as da tarde, das 16h às 17h30.

Reunião de Pais de F4 e F5

As reuniões de pais de F4 e F5 acontecerão no dia 9/10, terça-feira. A de F4 às 18h e a de F5 às 19h30. A de F5 será dividida em dois momentos: no primeiro, cada turma estará com suas professoras e a orientadora; no segundo, as F5 estarão juntas para a apresentação do Fundamental II.

Encontro de Coros

O Encontro de Corais é na quarta-feira, dia 3/10, às 18h30, no auditório do Colégio Zaccaria, que fica na Rua do Catete, 113. É muito importante que os responsáveis se organizem para chegar com as crianças às 18h pois seremos um dos primeiros a se apresentar. A camiseta da escola é obrigatória e a parte de baixo, qualquer peça jeans.
Contamos com a presença de todos os alunos de F4 e F5.

Informe Literário III

Publicamos mais um Informe Literário! Dessa vez, com poesias das crianças da F4T, inspirados pela leitura de "A Lua no Cinema", de Paulo Leminsky.

Os Meus Balões

O incrível e fictício encontro entre Júlio Verne e Santos Dumont acontece na peça "Os Meus Balões", de Karen Acioly. Uma adaptação desse texto será apresentada na festa de fim de ano pelos alunos da Sá Pereira. As F5 já começaram a ensaiar e compor personagens. O grande inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, será nosso grande homenageado.

Engrenagens

As F5 receberam a visita do Charles, professor de robótica, que nos explicou tudo sobre engrenagens, ilustrando o conceito com dois carrinhos de Lego que demonstravam a aplicação de velocidade, força e direção. As crianças adoraram!

A Invenção da Escola

Quando inventaram a escola? Para quê? Quem eram os seus alunos? As Tribos do Fundamental I e II estão dedicadas à pesquisa e à conversa sobre essa invenção. É uma oportunidade para relembrar a história da Sá Pereira. As F8, F2M, F3M F4MA e F4MB assistiram a episódios da série "Minha Escola", que exibe escolas em diferentes lugares do mundo. Nas F8 os alunos debateram sobre as características de escolas técnicas, internatos e colégios religiosos.

Plantão do Fundamental II

O plantão de professores do Fundamental II será na terça, dia 9/10, de 18h às 20h45. A intenção é que os pais tenham encontros breves com os professores, por ordem de chegada.

Feira Moderna Fundamental II

Galeria do rock, invenção do skate, literatura de cordel, simetria, braços mecânicos e indústria da seca foram alguns dos temas apresentados na Feira Moderna das turmas de F6 a F9, que aconteceu na última sexta.
Organizados em grupos, os alunos planejaram suas falas e elaboraram cartazes, maquetes e jogos.
Agradecemos a presença e a participação das famílias, tão importantes nesse momento de interação e valorização do trabalho escolar.

Reunião de Pais de F6

Aguardamos os pais das F6 às 19h30 do dia 4/10, quinta-feira. Na pauta, notícias sobre o andamento do trabalho desenvolvido e troca de informações sobre as turmas.

Iluminando a História

As F6 começaram a ensaiar uma adaptação da peça "Iluminando a História", de Karen Acioly. O texto fala do Rio no início do século XX, da chegada da iluminação urbana e das invenções que se seguiram. Personagens como o Prefeito Pereira Passos e o sanitarista Oswaldo Cruz fazem parte da trama.

Brasil Colonial nas F7

Nesse trimestre nos dedicaremos à História do Brasil.
Para aprofundar o tema da colonização, adotaremos um livro que vai nos ajudar nos estudos sobre a vida no engenho do período colonial. A leitura de "O Engenho e sua Gente", de Alfredo Boulos Júnior, FTD, começará no dia 17/10.

Os Caiçaras de Paraty

Devido à frente fria dessa semana, o passeio a Paraty precisou ser adiado. A mudança nos deu mais tempo para preparar os alunos para o trabalho de campo. Realizamos uma atividade de sensibilização sobre a importância da cultura caiçara na região.
A atividade seguiu o seguinte roteiro:
1. Localização do Saco do Mamanguá e do trajeto Rio-Paraty no Google Earth, com observação do relevo local, da acessibilidade e da ocupação do território;
2. Leitura e perguntas sobre o texto "Origens do Modo de Vida Caiçara", uma adaptação da dissertação de mestrado da geógrafa Julia Manso;
3. Exibição do documentário "Carta da Comunidade Caiçara de Cajaíba - Paraty", elaborado pelo Projeto de Extensão Universitária "Raízes e Frutos", da UFRJ/Instituto de Geociências.
Agora é arrumar as mochilas e aproveitar a beleza do lugar! Sairemos na segunda, pontualmente às 7h.

Eleições na Sá Pereira

Após a pesquisa realizada na Feira Moderna pelos alunos do grupo de matemática da F7TA, concluímos que, se as Eleições 2012 fossem realizadas apenas com a participação dos pais da Sá Pereira, o próximo prefeito da cidade do Rio de Janeiro seria o candidato Marcelo Freixo, ganhando no primeiro turno, com 73,3% das intenções de voto. O candidato Eduardo Paes obteve 17,8% das intenções de voto, seguido pelo candidato Otavio Leite com 2,2%. Os votos nulos e brancos somaram 6,7%. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 45 pessoas. Confira no site o gráfico construído com os resultados da pesquisa.

Antropofagia

Devido à comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, as F8 discutiram sobre o que é a Antropofagia e como ela poderia ser transposta para o meio musical. Aproveitando também o centenário de Luiz Gonzaga, os alunos estão pesquisando músicas do cenário "pop" internacional que possam fazer uma "mistura antropofágica" com as músicas do Rei do Baião.

Eleições Municipais

Como tarefa das Tribos, os alunos do Fundamental II pesquisaram as funções dos vereadores e o limite de atuação do prefeito. Essa semana, cada turma escolheu temas específicos que os aproximem das eleições municipais. Querem discutir a importância do voto, mas também do transporte, do trânsito e da educação. Na próxima semana trarão reportagens, programas de governo, legislações e informações que alimentem a curiosidade sobre o tema escolhido.

De Todos

Show de Oswaldo Pereira

Oswaldo Pereira, pai do Fernando (TCT), convida a todos para o show de lançamento do seu video clip "As Árvores", no Espaço Sergio Porto, no próximo domingo, às 19h30.

Aniversários

De 1 a 7 de outubro

1 LUIZA SILVEIRA DE MELO GAMA - F3T
2 VANESSA PASSOS - PRO
3 BRUNO KEMPER S. DE ALBUQUERQUE - F3T
3 GABRIEL CORREA B. BRUN FAUSTO - F8MB
3 RAQUEL SILVA SIMON - AUX
4 ELENA LIMA DIAZ - F2T
4 FLAVIA FERREIRA - AUX
4 TOMAS ARNAUD GIRARDI - F2M
5 JOÃO RABELLO DE BARROS AZEVEDO - TCM
5 LUISA ANNIK G. GOUYOU BEAUCHAMPS - F8MA
5 JOÃO MATTA MACHADO MOURA - F5TB
6 JANAINA MARQUES SANTOS - AUX
6 BERNARDO CARDOSO DE ALMEIDA VIEIRA - F1M
7 JOAQUIM SUAREZ CABRAL - TAM
7 JOÃO F. DE MEDEIROS E ALBUQUERQUE - F3M
7 MARINA BENEVIDES SANTOS - F5M
7 MICAEL DA MATA PESTALOZZI - F2M