Notícias de 14 de setembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Matrículas 2013

Segue, hoje, para os alunos da Educação Infantil, o requerimento e contrato para renovação de matrícula. Leiam com atenção e colaborem observando os prazos.
Os do Ensino Fundamental seguirão no início da próxima semana.
Para os alunos das F5 deste ano, enviaremos, preenchida, a opção de turno sugerida pela escola. Tentamos respeitar os critérios discutidos na última reunião de pais, desejos expressos pelas famílias e o que conhecemos dos afetos e necessidades de nossos alunos. Os que não se sentirem atendidos deverão procurar as orientações.

Calendário de rematrícula:
19, 20 e 21/9 - Educação Infantil e Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
24, 25 e 26/9 - Ensino Fundamental do Segundo ao Nono Ano.

Calendário para alunos novos:
27 e 28/9 - Para os irmãos de alunos que estão cadastrados na escola como candidatos a vagas em 2013.
01 a 05/10 - Convocação, por telefone ou email, de candidatosa vagas para a Educação Infantil e Primeiro Ano.
01 a 03/10 - Convivência e avaliações dos candidatos às turmas do Ensino Fundamental do Segundo ao Oitavo Ano.
08, 09 e 10/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.

Última Chamada para Irmãos

Os responsáveis pelos irmãos de nossos alunos que se candidataram a vagas na Pereirinha e que ainda não visitaram a escola devem confirmar sua presença na secretaria e comparecer à reunião de apresentação da Proposta Pedagógica, no dia 25/09, terça-feira, às 9h.

Questionário de Avaliação

Sua opinião é muito importante. Participe! Quem não recebeu pode acessar o site, imprimir o .pdf e enviá-lo preenchido através da agenda das crianças. Ou pedir uma cópia na secretaria.

Pedido

Precisamos de garrafas pet de dois litros para a confecção de ornamentos que farão parte da decoração da festa de dia das crianças do Spantinha na Lagoa. Vamos reunir este material até sexta na sede da Capistrano de Abreu. Contamos com a colaboração de todos.

Sarau

"Nós da F7 estamos fazendo um Sarau de Música, dia 19/10, das 18h30 às 21h. Será um evento interno, mas os alunos podem convidar pessoas de fora para integrar suas bandas. As turmas de F5 a F8 estão convidadas a assistir e a se apresentar. Quem se interessar poderá se inscrever no dia 18/9, terça-feira, nos recreios da manhã e da tarde. Esperamos que todos possam comparecer!"
Vitória e Maria Eduarda Lazoski

Doações

As F8 continuam recebendo livros, cd's, dvd's e brinquedos infantis para serem doados para a Creche Casa Santa Marta. Favor entregar para as auxiliares Quedienni (manhã) ou Priscila (tarde).

Educação Infantil

Reunião de Pais

Em outubro iniciaremos as reuniões da Educação Infantil. A presença dos pais é muito importante para que possamos acompanhar, em parceria, o percurso escolar das crianças.
03/10 (qua) - 8h Patinete; 18h Lanterna e Inventos
10/10 (qua) - 8h Bambolê; 18h Sol e Raio
17/10 (qua) - 18h Casa e Pião

Com que roupa eu vou?

Uma pergunta, muitas respostas. Foi assim que a Turma da Lanterna começou a refletir sobre a necessidade de se proteger do frio e do calor. Porque usamos roupas? "Para se vestir." Pedro N.

"Para proteger o peito." Saulo
"Para não andar pelado na rua." Jess
"Também precisamos usar sapatos para não pisar no cocô de cachorro." Manoela
"A roupa protege tudinho, o corpo todo. Quando está sol tem que tomar cuidado porque ele queima." Pedro N.
"Quando está frio a gente veste o casaco para se proteger e não ficar resfriado." Jess
Pedimos que sejam enviadas duas mudas de roupa - uma de inverno e outra de verão - para uma atividade.

Emília na Casa

A Turma da Casa recebeu uma visita ilustre: a boneca Emília. Com muita alegria, as crianças dançaram e cantaram sua música. Numa conversa descontraída, a boneca, acompanhada de uma caixinha de costura, chamou a atenção de todos sobre a importância das roupas para proteger o nosso corpo e explicou que elas devem ser diferentes, dependendo de estar frio ou quente. As crianças ficaram encantadas com a visita e suas histórias!

Sopa de Raízes

As crianças da Turma do Bambolê tiveram uma manhã muito especial: foram à Cobal conhecer diferentes raízes. Apreciaram suas cores, formas e aromas e selecionaram algumas para preparar uma sopa na escola. Para enriquecer nossas pesquisas sobre o universo das sementes e raízes, Francisco trouxe algumas de urucum. As crianças se divertiram ao macerar o urucum para extraír sua tinta.

Pinturas Rupestres

As crianças da Turma do Pião apreciaram fotografias de pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí. Viram também um vídeo sobre a gruta de Lascaux e conheceram algumas técnicas de pintura utilizadas. Identificaram diversos animais, cenas com homens caçando, brincando, em festa, registros da rotina e do modo de vida dos homens primitivos. Também observaram mãos carimbadas e em silhueta, como num filme negativo. Brincaram de fazer registros rupestres adaptando materiais e técnicas e perceberam que muitas coisas foram inventadas desde aqueles tempos e que o homem gosta de fazer arte desde sempre!

Balões e Descobertas

O balão de ar quente dos irmãos Montgolfier inspirou a Turma do Patinete a construir seu próprio "balão multicolorido", que vem sendo confeccionado em etapas. Com bolas de encher, as crianças também fizeram experiências simples como a construção de um balão a jato. Por que o balão é impulsionado para frente? Por que ele não volta? "Será que quando o balão sobe ele para na nuvem ou consegue ultrapassá-la?" Theo.
Estas e outras questões têm gerado boas discussões.

Movidos a Vapor

Nossa "máquina de invenções" tem trabalhado bastante e produziu diversos materiais que deixaram a Turma dos Inventos muito curiosa. Pedaços de carvão, trilhos, uma charada e algumas imagens levaram as crianças a questionar, levantar hipóteses e fazer relações com informações que possuem. O resultado de tanta conversa foi o início de mais uma pesquisa: conhecer alguns meios de transporte movidos a vapor que tanto mudaram a vida do homem e o ajudaram a ir mais longe. Materiais sobre o assunto são bem-vindos!
Na sexta-feira participaremos do 10º Festival Internacional de Linguagens. Assistiremos à peça "Threads", no Oi Futuro.

Do Pombo Correio ao Tablet

Moraes Moreira encheu a Turma do Sol de alegria com a música "Pombo Correio". O desafio foi aprender letra e melodia. Envolvidos com os inventos da comunicação, pesquisamos como as pessoas se comunicavam antigamente e como podemos, hoje, nos conectar rapidamente com o mundo. Conhecemos histórias sobre cartas e pombos correio, brincamos com uma máquina de escrever, com computadores e com um tablet.

Microcosmos

Assistimos ao filme "Microcosmos", de Claude Nuridsany e Marie Pérennou. Através de lentes especiais utilizadas para a filmagem, as crianças da Turma do Raio potencializaram o sentido dos olhos e enxergaram, em dimenções ampliadas, a vida dos insetos e de outros animais. A "câmera lenta" nos permitiu observar melhor os movimentos dos bichos e a luta pela sobrevivência no ambiente em que vivem.

Ensino Fundamental

Passeio ao Jardim Botânico

Na sexta-feira, as F1 irão ao Jardim Botânico para conhecer as árvores frutíferas que existem no parque. O lanche será coletivo, certamente à sombra de uma bela árvore. Ninguém pode faltar!

Jogando e Cantando no Campo

A meninada das F1 está construindo um jogo de percurso em que o tema é a invenção da agricultura. Os obstáculos, avanços e perguntas estão repletos de conhecimento sobre o domínio do fogo, os homens nômades e os sedentários, as primeiras aldeias, os alimentos e muito mais.
Continuamos também nosso estudo sobre os cantos de trabalho e conhecemos a "Canção do Sal", de Milton Nascimento, que tem embalado nossas atividades.

Biblioteca nas F1

Pedimos aos pais que ajudem as crianças a lembrar o dia da devolução dos livros da biblioteca. Os livros podem ficar em casa por uma semana, devendo o empréstimo ser renovado pelo tempo que for necessário. Mas muitos alunos estão deixando de trazer o livro no dia combinado e por isso demoram para pegar uma nova história.
As F1 vão à biblioteca na quinta-feira.

Tecido

Nas aulas de Dança, as crianças de F1 e F2 fizeram acrobacias no tecido. Mesmo com algum receio, ninguém deixou de experimentar os movimentos. No fim da aula, as crianças que já tinham alguma intimidade com o tecido mostraram novos truques para os colegas.

Barco a Vapor

As F2 fizeram uma nova experiência com a força da energia a vapor. Com uma piscininha e um barquinho a vapor de verdade, se perguntaram: por que o barco anda? Muitas hipóteses foram levantadas antes e durante a observação. Depois, assistiram a um vídeo no Youtube que ensina a fazer um barquinho com materiais recicláveis e explica como o barco se locomove na água. As crianças já sabiam um tanto sobre os estados físicos da água e puderam pensar sobre o que acontece com suas moléculas nos diferentes estados.
"O barco anda porque o fogo esquenta a água e ela vira vapor. O vapor ocupa mais espaço que a água e por isso empurra a água, que está no tubinho, para fora, fazendo o barco ir para frente. Quando fica vazio, a água entra de novo no tubinho, enchendo a caldeira de água novamente, começando tudo outra vez."

Reunião de Pais de F2 e F3

Na quinta-feira, aguardamos os responsáveis das F2 às 18h e das F3 às 19h30 para a nossa reunião de pais. Na pauta do encontro, notícias do Projeto e os encaminhamentos do trabalho com a Matemática.

Leituras no Fundamental I

Algumas turmas já iniciaram a leitura dos livros pedidos e outras logo irão começar. Quem ainda não trouxe o seu, se apresse!

Dança e Sombra

Nas aulas de Dança, as crianças de F3 recriaram um trecho do espetáculo "Wind Shadow", da Cia Cloude Gate. Em duplas, criaram sequências coreográficas e apresentaram aos amigos.

Se Oriente!

As F3 chegaram ao estudo de mais uma importante invenção chinesa: a bússola. Usando o atlas, localizamos a China, reproduzimos seu mapa em papel vegetal e observamos, a partir dos pontos cardeais, os países, continentes e oceanos que estão próximos, distantes e que fazem fronteira com esse país. Na próxima semana, o desafio fica por conta de construir e testar uma bússola.

Biblioteca

Aproveitando a proximidade da Feira Moderna, na próxima semana daremos destaque, no espaço "Estante do Autor", aos livros sobre invenções. Boas pesquisas!

Sarau de Poesias

Como foi boa a experiência do Sarau de Poesias, para a F4MA e a F4MB!
No início pareciam acanhados, mas a leitura das poesias escolhidas pelos pais emocionou e alegrou o momento. As poesias despertaram diferentes sentidos, sonoridades e sentimentos e ganharam eco e adeptos.
Ao final, as crianças também improvisaram brincadeiras com palavras que rimavam, lançaram mão de livros de poesias e, com desenvoltura, preencheram o Sarau com deliciosas leituras.

F4T Na Biblioteca

O estudo de ótica e as experiências realizadas em sala têm motivado as crianças da F4T na escolha de diferentes livros "científicos". Magnetismo, água, eletricidade, luz e fogo foram alguns dos temas que despertaram o interesse da meninada.

Plantão de F4 e F5

No dia 27, quinta-feira, acontecerá o Plantão para os pais de F4 e F5, de 18h às 20h45. Lembramos que os pais deverão agendar o encontro na secretaria.

Professor Henrique nas F5

Como acontece todos os anos nos preparativos para a Feira Moderna, Henrique, professor de Ciências do Fundamental II, fez uma visita às turmas de F5 para tirar dúvidas sobre os temas trabalhados e ampliar a discussão sobre as Ciências Naturais. Depois da aula, a F5M escreveu um texto coletivo.
"Na última quinta-feira recebemos a visita do Henrique, que veio para responder às nossas perguntas sobre a Física.
As perguntas eram variadíssimas! Falavam sobre a formação da Terra e de todas as coisas, a velocidade da luz, o Big Bang, o lado visível da Lua, os furacões e terremotos, os buracos negros e também como ele se tornou um físico.
Além das perguntas, ele nos mostrou o protótipo de um braço mecânico hidráulico, que parecia um guindaste.
Aprendemos muito com o entusiamo do Henrique e descobrimos que para ser um físico é preciso ser muito curioso. Ele nos tornou 'físicos mirins'. Com certeza, foi uma aula para não esquecer mais."

Informe Literário II

Publicamos no site a segunda edição do Informe Literário, mais uma vez com produções das turmas de F5. Os textos trazem o encontro entre um homem das cavernas e um homem moderno. Acessem! As crianças de F5 levam para casa o Informe impresso.

Reading is Cool

Depois da Feira Moderna, começaremos a usar os livros pedidos para as aulas de Inglês. Quem ainda não providenciou, precisa se apressar.
Para as F6: "In Search of a Missing Friend", de
Maureen Simpson, HUB Editorial.
Para as F7: Parte da turma lerá "Billy Elliot", de
Melvin Burgess, Richmond Publishing e parte "In Search of a Missing Friend", de Maureen Simpson, HUB Editorial.
Nas F8 os livros escolhidos foram "Billy Elliot", de
Melvin Burgess, Richmond Publishing e
"Frankenstein", de Mary Shelley, Macmillan - ELT.
Em "Para Turmas", no site da Escola, se encontra a lista dos alunos de F7 e de F8 e suas respectivas indicações.

Pereirão Radical nas F6

Agora que entendemos melhor algumas funções do nosso corpo e passamos por nossas avaliações, vamos às atividades radicais! Estamos no "esquenta" da Feira Moderna viajando pelo mundo do skate e sua invenção.

Handebol nas F7

Em nossa oficina de futebol, vivenciamos passes e dribles, conceitos básicos deste esporte tão popular. Agora estamos vivenciando o handebol, modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz durante a primeira guerra mundial.

Saque nas F8

Depois de vivenciar as habilidades básicas dessa atividade, chegamos à prática do vôlei mais antenados às regras e batendo o maior bolão! Nosso saque agora "cai" na Feira Moderna e na invenção do Pilates.

África

Nas F8, iniciamos o estudo sobre a África refletindo sobre os estereótipos que marcam nossa visão sobre o continente e, aos poucos, estamos descobrindo o quanto sua realidade é diversa.
Em um retrato de seu quadro natural, aprendemos não apenas sobre a formação geológica do relevo do continente, mas também sobre quais são os principais fatores que influenciam na formação do deserto do Saara.
Para compreender um pouco das marcas que o tráfico negreiro deixou nas sociedades africanas, assistimos a um trecho do filme "La Amistad", de Steven Spielberg, e ouvimos a música "Zumbi", de Jorge Ben. Estudando um pouco sobre a influência africana na sociedade brasileira, assistimos ao documentário "Matriz Africana", baseado na obra "O Povo Brasileiro", do antropólogo Darcy Ribeiro.

Plantão do Fundamental II

Precisamos alterar a data do Plantão do Fundamental II, marcado para a noite de 27/9. Nesta data, parte da equipe estará retornando do passeio das F7 a Paraty. A nova data para o Plantão é dia 9/10, terça-feira, de 18h às 20h45. Esse encontro com o professor deve ser breve e o atendimento é por ordem de chegada.

Feira Moderna Fundamental II

Dia 21, sexta-feira, acontecerá a Feira Moderna das turmas de sexto, sétimo e oitavo anos.
Durante as semanas que antecedem o evento, os alunos discutem e decidem, em grupos, formas de melhor socializar suas aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento.
Mais autônomos nessa faixa etária, têm na supervisão dos professores um importante referencial, mas a maior parte do trabalho, fazem sozinhos.
Na edição desse ano, o Projeto da escola "O Bicho Inventor" vai aparecer de forma sutil ou mais explícita nas disciplinas escolares e provocar importantes reflexões. Convidamos as famílias a conhecer parte dessa produção e a pensar com a gente.
Turmas da manhã, de 8h às 9h30 e Turmas da tarde, de 16h às 17h30.

De Todos

Projeto Aquarius

No sábado haverá um concerto na Praia de Copacabana comemorando os 40 anos do Projeto Aquarius, com a participação do Coro de Crianças da OSB, do qual fazem parte Laura Vidal (F7TB), Fernanda Conde e Ana Beatriz (F5M). Programa gratuito, com dança e música de qualidade. Imperdível!

Bom Programa

Maíra, professora do Coral, indica o Projeto "Estação Pensamento e Arte - Espaço de Brincar", que funciona na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo, na rua Farani, 53, Botafogo. Sábado, às 16h, acontecerá a apresentação do "Grupo Musical Cria", com a participação da Maíra. No dia 22 é a vez de "Uma Estória de Telhados" e dia 29, " No Escurinho do Cinema". Informações: 3235-3799.

Decoração Infantil

Monica, mãe dos ex-alunos Vitor e Renan, divulga o site www.dadidaestampas.com.br de produtos de decoração infantil.

Ateliê das Idéias

O Ateliê das Ideias informa que estão abertas as inscrições para o curso de culinária japonesa para crianças, que terá seu início em 18/9 às 18h. Informações: 25356181 ou 78627810.

FIL

Em sua décima edição, o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens consolida parcerias apresentando trabalhos de excelência de companhias nacionais e internacionais de música, circo, artes visuais, teatro, intervenções, exposições e conteúdos digitais. Fiquem de olho na programação.

Aniversários

De 17 a 23 de setembro

17 BIANCA DA MATA PESTALOZZI - F1M
18 MARIANO AZEREDO TUPINAMBÁ - F4MB
18 NINA FENDT FAJARDO - TCM
18 JULIA MAUTNER PALMEIRA DE PAULA - TDT
19 FREDERICO MARTINS TUCHERMAN - TDT
19 ARTHUR ALVAREZ DOS SANTOS JOBIM - F8MA
21 ISADORA MARTINS ORDINE - TBT
21 ANA BEATRIZ M. TARDIN PINHEIRO - F5M
21 HANAH ZAGARODNY - F4MB
22 CECILIA VILA MAIOR TEIXEIRA - F1T
23 DAVI MACEDO MEKLER - F7TB
23 MARIA FERNANDA P. DA C. GRACINDO - TBM
23 THOMAZ REBELLO MIRANDA - F4MB
23 JOSÉ MACEDO MEKLER - F7TA
23 RENATA MARQUES CANARIO MOREIRA - F8MB
23 RENATA REGAZZI AVELLEIRA TEIXEIRA - PRO