Notícias de 6 de setembro de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Questionário de Avaliação

Todos os anos enviamos a todos os pais uma pesquisa de opinião em forma de questionário que nos tem ajudado muito a repensar e aperfeiçoar a escola. Como o retorno, até agora, foi muito pequeno, lembramos o quanto é importante a sua participação. Quem não recebeu pode acessar o site, imprimir o .pdf e enviá-la preenchida através da agenda das crianças. Ou pedir uma cópia na secretaria. Não deixe de participar.

Educação Infantil

Eu e os Outros

Diante das pequisas sobre o corpo, realizadas ao longo da semana, as crianças da Turma da Lanterna foram estimuladas a falar, diante de um espelho, sobre suas características:
"Eu sou grande, gosto de brincar com os meus carrinhos e com os meus amigos." Joaquim
"Eu sou corajosa, gosto de brincar de boneca e de passear com o papai e a mamãe." Jess
"Eu gosto muito de brincar com trens." Rafael
"A minha barriguinha guarda a comida que eu como." Julieta
"A minha mão tem muitas linhas." Bruno

Quente e Frio na Casa

Pedimos que sejam enviadas duas mudas de roupa - uma de inverno e outra de verão - para uma atividade.
O que usamos para proteger o corpo do frio e do calor? A roupa! Responderam as crianças.
A Turma da Casa participou de uma divertida brincadeira. Com os pezinhos dentro de bacias, as crianças experimentaram diferentes temperaturas e descobriram as sensações que cada uma delas manifesta no corpo.
"Está frio igual lá em Chicago." Eduardo
"Quando está frio a gente usa muita roupa." Matias
"Eu uso casaco quando está frio." Antonia
"Quando está calor é porque tem sol e aí eu vou para praia." Luisa
"Agora está frio." Cosmo

Das Raízes ao Fast food

O grafite do artista Banksy continuou mobilizando a Turma do Bambolê em torno dos diversos tipos de alimentos. Dos tubérculos ao fast food, chegamos à importância de alguns alimentos para o nosso corpo e mais uma curiosidade surgiu entre as crianças: como esses alimentos são cultivados?

Estamos em obras!

A Turma do Pião confeccionou suas ferramentas, inspiradas nas da pré-história, utilizando os elementos naturais que as crianças trouxeram de casa. Ganhamos de presente ferramentas de brinquedo, desta vez modernas. Percebemos muitas diferenças e algumas semelhanças. Vimos que atualmente a função dessas ferramentas é outra. E dessa vez, ao invés de brincar de caçar, as aproveitamos para uma divertida construção!

Queimado no Patinete

O jogo de Queimado tem proporcionado momentos de alegria e integração na Turma do Patinete, além de desenvolver nas crianças qualidades de movimento, destreza, domínio e cooperação. A casa da árvore, que fica no pátio de trás, tem sido usada como arquibancada, onde os torcedores têm uma visão privilegiada das partidas.

Os Inventores e o Invento

A Turma dos Inventos recebeu a visita do Felipe, pai do amigo João R., designer e professor, para ajudar na confecção de uma "máquina de invenções". Depois de uma conversa sobre seu trabalho e sobre algumas invenções do homem, todos colocaram a mão na massa, num trabalho colaborativo. Munida de sucatas e muitas ideias, e com a mediação do Felipe, cada criança optou por um lugar para fixar o material escolhido utilizando algumas invenções como cola, durex, lacre plástico e o brinquedo "Makedo", com o qual fomos presenteados. As crianças ficaram felizes com a visita e com a produção da máquina que, misteriosamente, funciona à noite, nos trazendo pistas e materiais instigantes para o projeto da turma. O resultado final do nosso invento foi registrado na capa da agenda.

Sinos, Apitos e Megafones

Assistindo a um pequeno vídeo sobre a linguagem dos sinos, a Turma do Sol aprendeu sobre a sua importância para a comunicação em algumas cidades. Também conversamos sobre apitos, inventos que ajudam os guardas na organização do trânsito, e megafones, que aumentam o som da voz nos eventos esportivos. Essas pesquisas ganharam novas dimensões na escola. Os inventos foram explorados nas brincadeiras de pátio e confeccionados na aula de artes. E códigos de comunicação também foram criados na turma para o toque desses inventos.
Na próxima terça-feira iremos ao CCBB.

Visão Ampliada

O amigo Arthur dividiu com a Turma do Raio miniaturas que trouxe dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. As crianças observaram cada uma delas e perceberam que quando usavam a lupa podiam enxergar melhor os detalhes. Sendo assim, seus desenhos foram ampliados e detalhes, que não vemos a olho nu, puderam ser observados.
Na próxima terça-feira iremos ao CCBB.

Ensino Fundamental

Visita na Turma da Criação

A Turma da Criação recebeu a visita da Renata e do Fred, pais da Hanni, que vieram falar sobre o cacau e a pesquisa que fizeram sobre essa fruta de origem africana que se adaptou muito bem ao nosso país, principalmente em Ilhéus, na Bahia. Eles trouxeram uma mudinha da árvore, o cacau e as sementes secas para que pudéssemos experimentar. No final, mostraram as fotos tiradas pelo pai da Hanni e nós provamos um chocolate 100% cacau, sem nenhum açúcar e leite. Foi uma visita muito especial! Obrigada!

Temperos

As crianças da Turma da Criação e das Máquinas começaram a leitura do livro "Em cima e Embaixo", de Janet Stevens. Apreciamos a capa e as ilustrações e mergulhamos na história de um urso preguiçoso e um coelho espertalhão. Fizemos também uma atividade em que cada criança teve os olhos vendados e, através do olfato, tinha que descobrir qual era a especiaria. Orégano, manjericão, hortelã, noz moscada, pimenta, cravo da Índia e outros temperos foram pesquisados pelas turmas.

Cientistas nas F2

Mobilizados com as invenções a vapor da época da Revolução Industrial, as F2 fizeram uma experiência para conhecer a força do vapor. O que irá acontecer se aquecermos um pouco de água em uma chaleira? A partir desta questão, as crianças das F2 levantaram algumas hipóteses e depois partiram para a observação. As conclusões foram registradas no caderno de projeto. Com o aquecimento da água, observamos a fumaça saindo da chaleira. Depois observamos um esquema da máquina a vapor de Thomas Newcomen e tentamos compreender como que o vapor podia fazê-la funcionar.

Fabulas nas F2

As F2 inauguraram a leitura compartilhada do livro "Fábulas de Esopo". Várias conversas sobre as histórias vêm acontecendo e as crianças estão se aproximando aos poucos das características desse gênero textual. Em breve, começaremos a praticar a leitura em voz alta. As crianças levarão o livro para casa, nas datas combinadas na agenda, para se prepararem para a leitura, que será compartilhada em sala de aula. O objetivo é fazer com que adquiram maior fluência como leitoras, observando os sinais de pontuação e buscando a entonação adequada para expressar as intenções do autor.

Reunião de Pais

No dia 20/9, quinta-feira, aguardamos os responsáveis das F2 às 18h e os das F3 às 19h30 para a nossa reunião de pais. Na pauta do encontro, notícias do Projeto e os encaminhamentos do trabalho com a Matemática.

Produzindo Textos

As F3 estão investindo na produção de textos. Através de diferentes propostas, estão exercitando a autoria, pensando na pontuação, no parágrafo, na letra maiúscula para começar a frase. Debruçados sobre os registros escritos, estão refletindo sobre a estrutura do texto e a coerência, criando histórias através de imagens, produzindo novos finais e textos com rimas resultando em produções ricas que são partilhadas com toda a turma. Para escrever cada vez melhor, a leitura tem sido bastante incentivada! Iniciaremos o livro "Um Sonho para Todas as Noites", de Lisa Bresner. Quem ainda não trouxe, favor providenciar. Está disponível na Papel aos Pedaços.

Fique de Olho!

Recebemos a visita da Tirza, oftalmologista e mãe do ex-aluno Felipe Farina. Ela nos mostrou como o nosso olho funciona. Foi muito interessante e esclarecedor, pois pudemos entender melhor como a imagem se forma e que sem luz isso não acontece. Ela comparou o nosso olho a uma máquina fotográfica e logo relacionamos esse conhecimento científico ao estudo do cinema.
Com esse encontro, esclarecemos algumas dúvidas e iniciamos nossos estudos sobre óptica.

F4 de 2012 / F5 de 2013

Depois de avaliarmos as questões levantadas na última reunião de pais de F4, resolvemos manter, em 2013, a oferta de duas turmas de F5 pela manhã. Buscaremos outras soluções para as questões de espaço e adiaremos a conclusão do nosso projeto - organização da escola com uma turma de cada ano por turno - por mais um ano. Esperamos que nossa conversa tenha servido para iniciarmos o movimento de reorganização, que será inevitável em 2014.

Agenda do Coral

Fomos convidados a cantar em dois eventos importantes no mês de outubro.
O primeiro é um encontro de coros infantis no Colégio Zaccaria, no Catete, que acontecerá no dia 3/10, quarta-feira, às 18h30. O encontro terá a presença de outros quatro coros infantis de escolas do Rio de Janeiro, além do nosso.
O segundo é a festa do Spantinha, nossos parceiros no bloco de carnaval, que acontecerá no dia 21/10, domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na parte da manhã. Participamos deste evento há alguns anos, é sempre muito bom e repleto de atividades interessantes.
Anotem na agenda!

Visita do Breno

Breno tem Síndrome de Down, 31 anos, é judoca e trabalha no Movimento Down, fazendo adaptação de informações para quem tem a síndrome (coordenador de conteúdo acessível). Ele veio conversar com as crianças da F5M na última Tribo e deixou todo mundo emocionado com sua afetividade, capacidade de comunicação e história de vida. Foi certamente uma Tribo para não esquecer nunca mais!

Alavancas e Roldanas

A visita à exposição "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas" despertou a curiosidade das F5 no estudo da mecânica. Saber que Da Vinci utilizou em seus inventos sistemas simples como alavancas, roldanas, engrenagens, entre tantos outros tão indispensáveis nas máquinas complexas que encontramos hoje, surpreende. Alimentadas de novas informações, as crianças ampliaram seus olhares sobre a importância da tecnologia do passado para a evolução do conhecimento científico ao longo do tempo.

Área e Perímetro na F5M

A apostila de quadradinhos está ajudando a turma na construção das ideias de área e perímetro. As primeiras experiências são na mesa, mas em breve ocuparemos espaços maiores.

F5 de 2012 /F6 de 2013

Agradecemos aos pais das F5 que se mobilizaram, depois de nossa reunião, tentando um movimento que pudesse acomodar a divisão das crianças por turno. Agora temos o problema inverso: um número maior de interessados pelo turno da manhã do que as vagas existentes. Precisaremos de tempo para estudar e tentar solucionar a questão. De qualquer forma, a manifestação do desejo de ajudar, nos alegrou muito. Certamente chegaremos a um consenso.

Pesquisa nas F6

Escolhidos os temas, os alunos das F6, nas aulas de Projeto, receberão um roteiro para a pesquisa. Assim, parte deste trabalho pode ser feita em casa e outra parte na escola, com a supervisão da professora. Invenções como o skate, a moda, o cinema, o videogame, a Yoga e o telescópio estão entre as selecionadas.
Como era a vida antes desse invento? Em que contexto histórico ele foi criado? É acessível a grande parte das pessoas? Ele ainda pode ser aprimorado? Aguardem a exposição dos trabalhos.

Simetria

Passado o período das avaliações, começamos, nas F6, a estudar a simetria, que será o nosso assunto na Feira Moderna. Para entenderem o conceito, todos fizeram figuras simétricas, recortando um papel dobrado e marcando o eixo de simetria.

F6 no MAM

As F6 foram ao MAM visitar as exposições de Alberto Giacometti e de Angelo Venosa. O trabalho desses escultores vão inspirar as futuras produções das turmas.

Mais Proporção

Nas aulas de Matemática as F7 aprofundaram os estudos em três assuntos específicos para os quais precisamos usar proporção direta: escalas, gráficos de setores e estatística. Aproveitamos a aproximação da estatística para conhecer melhor pesquisas como o Censo e siglas como PIB e IBGE.

F7 em Paraty

Na próxima semana enviaremos uma circular com detalhes sobre a viagem a Paraty. Como, em nossa reunião, alguns pais se mostraram disponíveis a ajudar os alunos que não tivessem condições de arcar com toda a despesa, também enviaremos uma proposta solidária para quem puder aderir ao movimento. Três alunos precisarão de nossa ajuda. A escola complementará a diferença.

Creche Casa Santa Marta

As F8 ainda estão recebendo doações de livros, cd's e dvd's infantis para levar para a Creche Casa Santa Marta. Quem quiser doar, favor entregar para Priscila ou Quedienni.

De Todos

Espaço Ateliê

Aulas de Complementação Artística com Isabela, mãe da Iara (F2M).
Depois do sucesso nas férias o Ateliê reabre em setembro com programações mensais.
Terças ou Quartas - 8h30/10h30 ou 15h/17h.
Inscrições abertas. Mais informações: isabeladevasques@gmail.com
93653889 ou 35963569

Programa Teatral

Carlos Thiré, pai dos alunos Francisco e Bernardo (F2T), convida a todos para os espetáculos com sua direção, "Aladim", no Teatro Vannucci e "Bagunça no Zoológico", no Teatro das Artes.

Aniversários

De 10 a 16 de setembro

10 CLARICE XAVIER FERREIRA DE SA - F3T
11 JULIA ALMEIDA DE AMORIM - F6M
14 LIA BUARQUE DE HOLANDA BALTAR - F4T
14 JULIA RIBEIRO MATTA DE ALMEIDA - F7TB
14 CLARA MORENO DE SOUZA MELO - AUX
15 LUCAS LOPES EPIFANIO - F8MA
15 MATHEUS CORREA B. BRUN FAUSTO - F5TA
16 SOPHIA EYER PROTASIO DE OLIVEIRA - F3T
16 ANDRE MACHADO PEREIRA - PRO
16 HELENA TONINI OLIVEIRA TELLES - F7TA
16 ANA LUCIA IERUSALIMSCHY - F8MA