Notícias de 24 de agosto de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Matrículas 2013

Estamos começando a organizar o processo de matrícula para 2013. Nossa escola é pequena para atender à demanda existente de vagas para alunos novos. Nosso posicionamento só poderá acontecer depois de encerrado o período de renovação, por isso contamos com a colaboração de todos observando os prazos.
Especialmente para as turmas de Primeiro Ano, sabemos que se todos renovarem não teremos como atender sequer os irmãos que sempre tiveram prioridade de matrícula. Por isso começaremos o processo com essas turmas e teremos dias especiais para a matrícula de irmãos. Segue o calendário:
19, 20 e 21/9 - Renovação da Matrícula para os alunos da Educação Infantil e para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
24, 25 e 26/9 - Renovação da Matrícula para os alunos do Ensino Fundamental do Segundo ao Nono Ano.
27 e 28/9 - Matrícula dos irmãos (é fundamental que tenham atualizado a manifestação de interesse e preenchido cadastro na secretaria, até o início desse processo, para que possam ser convocados).
01 a 05/10 - Convocação por telefone ou email para matrícula dos alunos novos para a Educação Infantil e Primeiro Ano.
01 a 03/10 - Convivência e avaliações dos candidatos às turmas do Ensino Fundamental - do Segundo ao Oitavo Ano.
08, 09 e 10/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.

Pesquisa de Opinião

A pesquisa que fazemos todos os anos tem, este ano, um caráter distinto. Além de opiniões sobre satisfação, também importantes, precisamos da colaboração das famílias apontando o que pode e deve ser melhorado em nosso trabalho.
Pedimos que todos respondam a esse questionário que segue hoje, com o Informe, individualmente ou em família.

Problemas na Saída II

Tivemos nova visita da Guarda Municipal na tarde de segunda-feira. É importante considerar que a escola não pode pedir à Guarda tolerância em relação ao não cumprimento das leis de trânsito (estacionamento sobre as calçadas e na frente de garagens). É também importante considerar o que passamos a nossos filhos desrespeitando "um pouquinho" as regras quando somos nós os beneficiados.

Educação Infantil

Cuidados com o Corpo

Nas turmas da Lanterna e da Casa, aproveitamos o interesse das crianças por um brinquedo novo - uma maleta com instrumentos médicos - para mostrar livros com imagens do corpo humano e informações sobre o seu funcionamento. Empolgados, nossos pequenos fizeram perguntas e comentários.
"O que é cérebro?" Luiza
"O que tem dentro da mão?" Matias
"O médico cuida do nosso corpo! Eu já fui no médico!" Cosmo
"Com as mãos a gente pode coçar." Manuela
"Os pés podem chutar." Pedro N.
"O tio Ricardo examina o coração." Jess
Na terça-feira a Turma da Lanterna irá ao CCBB.

Ferramentas e Caças

A Turma do Bambolê listou algumas ferramentas inventadas pelo homem pré-histórico e suas principais caças. Nico, amigo da turma, trouxe um arco e flecha que foi uma sensação! Depois de brincar com esse instrumento, as crianças foram levadas a pensar sobre a importância do fogo para o preparo da carne e concluíram que o alimento ficaria quentinho.

Animais Pré-históricos

Os animais pré-históricos estão fascinando a Turma do Pião! Que animais viviam nessa época? Muitas hipóteses e dúvidas! Nossa investigação passou por livros e internet. Vamos continuar nossas "escavações".
Ainda precisamos de elementos naturais para confeccionar nossas ferramentas pré-históricas. Principalmente gravetos mais grossos. Quem pode nos ajudar?

CCBB Sensacional

"A Turma do Patinete visitou uma exposição muito bonita no CCBB, de Antony Gormley. Vimos esculturas de cabeça para baixo muito malucas. Coisas tão bonitas que até dava vontade de morder e ficar olhando até morrer. Nós ficamos tão impressionados que esquecemos que, em algumas esculturas, não podíamos tocar.
Tinha uma sala com tantos bonecos de argila que era impossível contar e outra, que era tão escura, que precisamos andar com as mãos na parede. A brincadeira não acaba lá!"
Texto coletivo

O Grito

A Turma do Sol apreciou a obra "O grito", de Edvard Munch, e compartilhou suas impressões. Num segundo momento, conversamos sobre o artista e contextualizamos o grito como uma das primeiras expressões que o ser humano criou para se comunicar. Numa brincadeira fizemos uma releitura corporal e fotografamos cada criança da turma gritando. Foi uma diversão!
O movimento e as cores que pulsam na pintura foram experimentados, pelas crianças, com rodos e com finas pinceladas em tons marcantes.

Inventos no Museu

"O passeio ao CCBB foi super legal! Visitamos várias salas. No começo vimos esculturas de pessoas em diferentes posições feitas em metal: tinha uma de cabeça para baixo, outra deitada, uma abraçando as pernas e muito mais. A gente brincou de imitá-las. Depois fomos ver um lugar que tinha muitos bonequinhos de barro. Eram 24.000! Fomos também numa sala muito escura que tinha uma escultura fluorescente que parecia laser. Vimos um homem de cabeça para baixo feito com torradas, algumas inteiras e outras mordidas formando o corpo dele. Depois colocamos um fone no ouvido e ouvimos a voz das pessoas que estavam na tv. Na hora de ir embora passamos por um elevador antigo e vimos uma cofrão. Foi irado!" Texto Coletivo

Ao Som dos Apitos

Na aula de Expressão Corporal as crianças da Turma do Sol foram desafiadas a criar movimentos para diferentes sons de apitos de madeira. Em seguida, selecionamos alguns deles e criamos uma pequena sequência de deslocamentos para ser reproduzida em grupos.

Alô, Alô!

A Turma do Raio tem pesquisado sobre as formas de comunicação que facilitaram a vida do homem e o telefone foi uma das invenções que despertou o interesse de todos. Nas conversa de roda, as crianças levantaram algumas utilidades para esse aparelho: "Podemos avisar alguma coisa a alguém, combinar de visitar um amigo ou matar a saudade de quem mora longe." Também apreciaram imagens sobre a sua evolução e aproveitaram para confeccionar, com sucata, um dos modelos que gostaram.
Na quinta-feira iremos ao MAM para visitar a exposição do artista Giacometti. O lanche será coletivo.

Ensino Fundamental

Livros Adotados

No Informe passado publicamos lista dos livros a serem adquiridos pelos alunos de F1 a F5. A lista permanece no site.
F1 - "Em Cima e Embaixo", de Janet Stevens, da Ed Ática e "A Cozinha da Dona Nininha", de Lená Loureiro, da Cia das Letrinhas.
F2 - "Fábulas de Esopo", da Cia das Letrinhas.
F3 - "Um Sonho para Todas as Noites", Cia das Letrinhas.
F4 - "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado, Editora Nova Fronteira.
F5 - "Cinco Semanas em um Balão", De Julio Verne, da Editora Melhoramentos, no formato pocket. E para um estudo mais cuidadoso sobre crônicas adotaremos também: "Festa de Criança", de Luis Fernado Veríssimo; "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino e "Ricky e a Girafa", de Carlos Drummond de Andrade. Todos esses livros são da Editora Ática, da coleção "Para gostar de ler - Junior".
Atenção! Cada criança levou, na agenda, o nome do livro que deverá comprar e trazer, pois faremos uma dinâmica de leitura diferente. A Livraria do Solar e a Papel aos Pedaços já foram avisadas.

Abrindo o semestre

Nas Tribos do Fundamental I, as crianças tentaram lembrar dos compromissos que têm pela frente. Festas, feiras, passeios, encontros, entre outros eventos que fazem parte do nosso calendário. Foi interessante observar que existe uma memória do que já viram ou ouviram contar. Ansiosos, esperam passar por situações semelhantes a de outros amigos, se projetam no futuro e se comprometem.

Passeio das F1

As crianças das Turmas da Criação e das Máquinas foram à Escola Nacional de Horticultura ver uma plantação de verdade e aprenderam como fazemos para plantar alguns alimentos e como o homem precisa de equipamentos, como o arado e a enxada, para auxiliá-lo neste trabalho. Foi um dia especial! Vejam o texto coletivo da F1M no site e apreciem no mural da entrada o registro do passeio da F1T.
"Conhecemos o Paulo que nos mostrou todos os lugares da Escola de Horticultura e foi o nosso guia no passeio. Vimos plantações de alface, nabisco, cenoura, beterraba, cebolinha e salsinha. O Paulo nos ensinou que não podemos colocar as sementes de cenoura muito juntinhas porque senão elas não crescem. Depois ele ligou vários canos com furinhos de onde saía água para regar a plantação.
Em seguida nós lanchamos e vimos vários animais como cavalo, boi, vaca, porco, pavão, galo, porquinho da índia, coelho e galinha. No final ganhamos uma mudinha de planta para levarmos para casa.
Nós aprendemos muitas coisas novas e nos divertimos muito."
Turma da Criação.

Imagens em Movimento

Nas aulas de Dança, as crianças de F1 apreciaram pinturas e fotografias que tinham como tema os trabalhadores rurais. Depois, foram desafiadas a reproduzir corporalmente as imagens assistidas, criando movimento para cada uma delas. As obras de Portinari, Tarsila do Amaral e Sebastião Salgado no ajudaram neste exercício.

Uma Fábrica nas F2

As crianças das F2 voltaram ao tempo da Revolução Industrial e simularam uma fábrica com produção em série. Havia um modelo a ser seguido, feito de papel colorido e colagem, algumas regras para a produção e, ao final, um rígido controle avaliava a qualidade dos "produtos". Cada grupo ficou responsável por uma etapa do processo. Na F2T, algumas peças não foram aprovadas pelo controle de qualidade. Na F2M, as crianças gostaram muito da proposta, mas várias se queixaram de que era pouco tempo para fazer muitas tarefas, tudo passava muito rápido "pelos setores". Para contribuir com as nossas aprendizagens e reflexões sobre as relações de trabalho daquele período, recebemos Joana, professora de História do Fundamental II, e assistimos a "Tempos Modernos" com o ilustre Charles Chaplin.

Aula de Mandarim

"Recebemos a visita da Luciane, mãe da Cecília Lessa (F1T). Ela veio nos ensinar a escrever e falar chinês. Nos apresentou os ideogramas, como escrever, onde começa e onde termina o desenho. Nós copiamos o que ela ensinou e vimos que eles juntam um ideograma com outro e formam palavras diferentes. Ensinou também que eles têm muitos acentos, todas as palavras são acentuadas e palavras iguais têm significados diferentes. Foi muito legal!" Texto Coletivo F3M
"Adoramos aprender algumas palavras e a desenhar ideogramas em mandarim, que é o idioma chinês. A Luciane nos contou que existem vários tipos de acentos, tem um que faz o som subir e descer! Se colocarmos um acento diferente numa mesma palavra ela pode mudar totalmente o significado, como por exemplo, mãe e cavalo, que em mandarim se escreve 'ma'. A gente achou interessante saber que às vezes, para se fazer uma palavra, os chineses juntam duas ideias e seus ideogramas, assim: trabalho+homem= trabalhador. Nós achamos esta língua muito complexa e também bonita e divertida. Obrigado Lu, adoramos sua aula, volte outras vezes!" Texto Coletivo F3T
Nas aulas de Artes vamos preparar pincéis e naquins para reproduzirmos juntos uma nova caligrafia.

Quem Gosta de Ler Poesia?

As F4 resolveram finalizar a leitura de "É Tudo Invenção", de Ricardo Silvestrin, convidando os pais para recitar poemas de seus autores preferidos em um sarau. O sarau da F4T acontecerá na segunda-feira, às 16h30. O da F4MA e MB será dia 6/9, quinta-feira, às 7h30. Para isso, pedimos aos pais da manhã interessados em participar que entrem em contato pela agenda na próxima semana.

Os Precursores do Cinema

As F4 receberam a visita de Marcos Magalhães, pai de Luiz (F5TB) e Paula (F2T). Animador de mão cheia, Marcos nos mostrou a primeira técnica de animação que ele aprendeu e trouxe alguns brinquedos óticos para que nós pudéssemos interagir. Foi muito interessante aprender como esses brinquedos foram, na verdade, "os pais" do cinema.

Arranjo Completo

Depois de aquecer nossas vozes e ensaiar trechos de nossos "antigos sucessos", executamos pela primeira vez o arranjo completo da canção "Aquarela", de Toquinho. O arranjo inclui um trecho de flautas e um de coro, além de uma participação especial do público, representado nos ensaios por professoras, coordenadoras e funcionários da escola. Foi muito emocionante e gratificante ouvir o resultado final!

Vamos Passear!

As F5 vão ao Museu Ciência e Vida, que está apresentando as "Maravilhas Mecânicas" de Leonardo da Vinci. Atenção às datas e não se atrasem!
F5M - dia 29, quarta-feira
F5TA e F5TB - dia 30, quinta-feira.

Reunião de Pais de F5

Na quinta-feira, às 19h30, apresentaremos o trabalho realizado no Fundamental II e criaremos, juntos, critérios de prioridade de matrículas para o turno da tarde em 2013. Como teremos apenas uma turma em cada turno e a pesquisa preliminar apontou um número de interessados maior do que o de vagas que serão oferecidas para o turno da tarde, precisaremos buscar um consenso. Esperamos a presença de todos, pois a reunião terá caráter decisório.

Informe Literário

Estamos inaugurando um antigo e acalentado projeto: um Informe Literário. Este primeiro número traz textos de crianças das F5 e apenas elas terão um exemplar impresso. Ele estará publicado no site para que toda a escola possa conhecê-lo. Esperamos que gostem!

Verbos no País da Gramática

Entrei. Sentei. Escolhi. Pedi. Comi e bebi. Paguei. Saí.
E aí? Adivinhou de que situação se trata?
Enquanto visita o acampamento dos verbos no País da Gramática, a F5T vai sendo desafiada a criar textos que apresentam diversas situações em que os verbos ganhem um destaque especial. Nessa proposta as ações escritas ilustram situações vividas para que os colegas adivinhem. Confira algumas de suas criações.
"Entrei. Passei. Chutei. Cabeceei. Passei. Comemorei e saí." Gabriel Braga
"Pegou. Rabiscou. Pintou. Cortou e colou. Observou e adorou." Luísa Jefferson
"Ligamos. Acessamos. Pesquisamos. Achamos. Imprimimos. Resumimos. Entregamos." Lucas Gentil

Matemática no Pereirão

O estudo de áreas e perímetros tem envolvido bastante os alunos da F5TB. Nosso primeiro desafio foi medir a área do próprio quarto! Depois, partimos para o Pereirão, mas desta vez, queríamos saber o perímetro deste espaço. Em duplas ou trios, com seus instrumentos de medição em punho, lá fomos nós! Relatos no site.
"Foi muito divertido medir o Pereirão! Para isso usamos uma fita métrica. Na hora de falarmos para o grupo o perímetro obtido, tiveram muitas variações. Foi muito legal, aprendemos muito sobre perímetro. Não foi difícil, mas foi um pouco trabalhoso. O nosso palpite inicial, infelizmente, estava errado..." Lucas Gentil
"Foi legal e difícil porque nós esquecemos várias vezes a medida e tivemos que refazer duas vezes. Nosso resultado foi: 43,84m. E nosso palpite inicial estava certo!" João e Bernardo

Expressões o quê?

Também há expressão nas aulas de Matemática. A F5M acaba de conhecer as expressões numéricas e suas regras de resolução.
Um pouco de convenção não faz mal a ninguém e essa nova aprendizagem estará presente no percurso escolar, a cada ano, em novos conjuntos numéricos e na álgebra também.
Concentração e atenção não podem faltar!

Vinte mil léguas Submarinas

A partir da leitura de "Vinte mil léguas Submarinas", de Júlio Verne, as F6 estão desenvolvendo um trabalho de criação de histórias em quadrinhos. A tentativa é aliar o mundo da palavra ao desenho, através do olhar do leitor e dos personagens por ele estruturados.

História F6 e F8

As turmas de F6 assistiram ao vídeo "Egito Antigo - Grandes Civilizações", da TV Escola. Depois escolheram três tópicos para fazer um texto. Como atividade de revisão e preparação para o teste, a turma foi dividida em duplas e cada um criou 5 questões para o colega responder.
As turmas de F8 assistiram ao documentário sobre Napoleão e analisaram as campanhas militares e seus reflexos no cenário europeu. A turma foi dividida em duplas e cada uma criou de 5 a 10 questões para o colega responder.

Frações e Medidas

As F6 aprenderam uma nova forma de medida: a polegada. E, para medir em polegadas, conheceram os números mistos, que misturam inteiros e frações na sua representação. Além disso, aprenderam a somar e subtrair frações de denominadores diferentes, usando as frações equivalentes.

F6 no MAM

Iremos ao MAM com as F6 apreciar as exposições de Alberto Giacometti e Angelo Venosa. F6T, na terça 29/8 e F6M, na quarta 5/9.

Geodiversidade

Os estudos das F6 sobre a formação e as camadas da Terra serão ampliados com uma aula passeio ao Museu da Geodiversidade. A F6T irá na terça 28 e F6M na quinta 30.

F7 em Paraty

Hoje era o dia do pagamento da primeira parcela do passeio a Paraty. Pedimos aos pais que se esqueceram, que nos enviem um cheque com o valor combinado até segunda, quando precisaremos dar uma resposta final para a empresa organizadora sobre o número de participantes.

Aula Passeio das F7

Nosso passeio ao Museu da Marinha acontecerá na quarta-feira, dia 29.

Literatura e Gramática nas F7

A partir da leitura de "A máquina", de Adriana Falcão, iniciamos um debate sobre a literatura de cordel. Além disso, estudamos, em gramática, a concordância do verbo com o sujeito.

O Caminho das Nuvens

Nas F7, assistimos ao filme "O caminho das nuvens", de Vicente Amorim, como ponto de partida para o trabalho sobre migrações. Ao relatar a saga de uma família que decide migrar do interior do nordeste para o Rio de Janeiro, o filme nos ajudou a refletir sobre os fatores de repulsão e de atração que influenciam a ocorrência dos movimentos migratórios. Com esse mesmo objetivo, realizamos um trabalho com a música "A Violeira", de Chico Buarque e Tom Jobim.

Proporção

Por que, num programa de desenho no computador, devemos puxar o cursor pela diagonal no canto da figura? Nas F7, entendemos que é para que a figura aumente de forma proporcional. Aumentando comprimento e largura na mesma proporção, a figura não fica distorcida. Vimos também que duas grandezas podem ser proporcionais de forma direta ou de forma inversa.

Creche Casa Santa Marta

Retomamos na Tribo o trabalho que as F8 iniciaram na Creche Casa Santa Marta. Este ano os alunos estão arrecadando livros e cd's infantis como contribuição para o acervo da creche. Os livros, em bom estado, podem ser doados por todos que quiserem participar dessa iniciativa e devem ser entregues às auxiliares de turno. Divididos em grupos, os alunos vão agendar novas visitas à Creche para entregarem as doações.

Novas Dicas de Estudo

Estamos compartilhando as dicas de estudo dos alunos do Fundamental II. Aproveitem as ideias da F8MB para cultivarem um hábito de estudo prazeroso e eficiente.
"Primeiro prepare sua mesa de estudo com um gostoso suco de laranja e vários chocolates. A Gabi e a Carol têm uma receita de palmito com shoyo deliciosa para os momentos de estudo. Depois tire seu irmão mais novo do quarto. E se seu irmão for mais velho, não deixe de pedir sua ajuda. Leia os capítulos trabalhados dos livros e faça resumos em tópicos que te ajudem a lembrar das aulas. Tente pesquisar o máximo de informações sobre o assunto, em outros livros, vá além do que o seu professor pediu. Veja os filmes que os professores sugeriram, mas também pesquise outros sobre o mesmo assunto. Outra boa ideia é ler a matéria e tentar compor músicas divertidas, existem várias na Internet. Nas pesquisas, procure por sites científicos e aqueles ligados a universidades, normalmente tem muitas informações interessantes e confiáveis. Aproveite nossas dicas e arrase em todas as matérias."

Corpos Presentes

As F8 foram ao CCBB visitar a exposição do artista Antony Gormley. Ver as esculturas no alto dos prédios do centro da cidade fez com que pudéssemos interagir com as obras antes mesmo de chegarmos ao museu. Foi interessante relacionar os conhecimentos sobre o corpo humano, que estão construindo nas aulas de Ciências, com os sentimentos e impressões provocados pela posição e a ocupação daqueles "corpos presentes" no espaço da cidade e do museu. Os diferentes materiais e técnicas também chamaram a atenção dos alunos.

De Todos

Yoga

Luciana Leon, mãe do Guilherme (F6M) convida para aulas de Yoga no Estúdio Manas, no Humaitá. Contato: 8766-4232.

Mostra de Cinema

Luciane, mãe da Helena Rodrigues (F8MA), convida a todos para a Mostra Cinematográfica "A Natureza no Cinema", que acontecerá no Jardim Botânico, com entrada gratuita. A programação se estenderá até março de 2013. Para os adultos, sessões aos sábados, às 18h, com filmes seguidos de debate. Para os pequenos, aos domingo, às 10h30.

Exposição Fotográfica

Fred Schiffer, pai da Hanni (F1M), convida a todos para apreciar a exposição "Costa do Cacau", que retrata a população, os mangues, a arquitetura e as praias de Ilhéus, zona da Costa do Cacau. De 28/8 a 17/9, no Museu Forte de Copacabana.

Aniversários

De 27 de ago a 2 de set

27 ARTHUR LIMA STORINO ALVES - TDT
27 DORA LINS E SILVA DAYDE - F2T
27 MARCELO NOBRE VERANI - F1T
28 GABRIEL BRANDÃO DA SILVA - F7TA
28 MANOELA GUIMARÃES JORGE - TAM
28 CAROLINA LEON MARTINS - F3M
29 ROSA NEVES SAAD - F7TB
29 FELIPE STELET FERNANDES CARLOS - F5TA
30 MARIA APARECIDA DE JESUS DA SILVA - AUX
1 JOAQUIM ZUCCOLOTTO G. LINHARES - TDT
1 ANTÔNIA ALMEIDA CARDOSO - F3M
1 VITORIA MARCHIORI KHADOUR - TCM