Notícias de 17 de agosto de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Pai para Toda Obra

José Inacio Parente, Ricardo Sá e Ricardo Parente nos presentearam com falas reflexivas sobre a função paterna. A parceria de vocês, pais, tem sido fundamental na construção de um espaço para pensarmos juntos sobre a educação de nossas crianças. Agradecemos a todos por nos ajudarem nessa conquista.

Entrada e Saída

Quarta-feira tivemos a visita da Guarda Municipal, na hora da saída da tarde, originada por queixas da vizinhança pelos transtornos que causamos. Para minimizar os problemas, o ideal seria que pelo menos obedecêssemos às regras de trânsito que proíbem parar em fila dupla, estacionar em cima das calçadas e nas portas das garagens, estacionar nas vagas destinadas a embarque e desembarque na porta da Pereirinha... O que para cada um pode ser "só um minutinho", no cômputo geral é um transtorno por um longo tempo que acaba colocando a escola em posição vulnerável diante das autoridades da Cidade no que diz respeito aos direitos da vizinhança.

Educação Infantil

Visita ao CCBB

O Corpo, tema relacionado ao projeto do semestre, nos leva à Exposição "Corpos Presentes", de Antony Gormley, no CCBB. Em "História das Invenções", Lobato se refere às invenções humanas como extensões do corpo. Aproveitamos essa ideia e dividimos entre as turmas as invenções que surgiram ampliando o poder dos pés, das mãos, dos olhos, dos ouvidos, da boca e da resistência da pele. Com isso, embarcamos num mundo fascinante de descobertas!
Datas dos passeios:
21/08 - Turma dos Inventos
23/08 - Turma do Patinete e da Casa
24/08 - Turma do Pião
28/08 - Turma da Lanterna
04/09 - Turma do Bambolê
06/09 - Turma do Sol
11/09 - Turma do Raio

Movimentando o Corpo

As Turmas da Casa e da Lanterna têm demonstrado interesse pelo novo projeto. Para "acordar" e movimentar as partes do nosso corpo, ouvimos a música "Desengonçada", de Bia Bedran. Nos divertimos pela escola com brincadeiras que desafiavam as crianças a se deslocar, andando lenta ou rapidamente, pulando com os dois pés ou num só, desenvolvendo confiança, equilíbrio e coordenação. Nas aulas de Expressão Corporal enfatizamos algumas partes do corpo trabalhando, em duplas, com balões de encher.

Mãos que Inventam

Para começar o novo projeto da Turma do Bambolê, iniciamos nossas pesquisas sobre as invenções que resultaram na extensão de nossas mãos. Para sensibilizar as crianças, nos divertimos com muitas brincadeiras relacionadas a esse importante instrumento natural. Em uma delas nos transportamos para a Pré-História! Montamos uma caverna e nas suas paredes e teto todos registraram "pinturas rupestres", inspiradas na história do livro "A Gruta de Lascaux", de Sylvie Girardet e Nestor Salas.

Pelos Ares

Uma divertida máquina de fazer bolhas de sabão, de garrafa pet e ventilador, atiçou a imaginação das crianças da Turma do Patinete. Mas o que tem dentro da bolha? O que a faz subir? E para animar mais a farra, Olivia J. trouxe um pote de bolhas de sabão para cada amigo.
Nesse semestre, o livro "Mateus, o Piloto", de Liliana Iacocca, nos acompanhará numa viagem pela maior aventura da humanidade: voar!

Teatro do Sol

As crianças da Turma do Sol "subiram" ao palco e dramatizaram uma das histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo. Exercitaram a solidariedade na escolha de seus personagens, organizaram-se em cena e se esforçaram para aumentar a voz. Essa brincadeira despertou o espírito de equipe, que se preocupou com um final feliz para todos, inclusive para a Cuca, passando a sugerir mudanças para que a personagem também se saísse bem na história.
Sexta-feira iremos à Associação Nikkei apreciar uma aula de Taikô - tambores japoneses. O lanche será coletivo.

Um dia na Pré-História

Com ambientação especial, a biblioteca se transformou e recebeu os "peludos e peludas" da Turma do Pião numa viagem ao tempo das cavernas. Em uma brincadeira de faz de conta, elaboramos estratégias para nos aquecer e matar a fome! Selecionamos imagens do livro "Da Pré-História ao Egito", de Maria Rius, com os principais inventos dessas épocas e espalhamos pelas paredes da caverna. Escolhemos ferramentas e armas, simulamos uma caçada, retiramos o pelo do animal para nos aquecer e preparamos sua a carne com o fogo que fizemos. Terminamos nossa brincadeira registrando a aventura com desenhos nas paredes da caverna, como nossos antepassados.

O Pé e Muitos Inventos

A Turma do Inventos, instigada com a "História das Invenções", levantou hipóteses sobre a função do pé e sobre invenções que facilitaram o deslocamento do homem: bicicleta, carro, trem, navio, motor, patinete e cadeira de rodas foram listadas pelas crianças e certamente farão parte das nossas pesquisas. Para iniciar o projeto, brincamos no pátio de carimbar o pé com tinta sobre um grande papel, experimentando diferentes formas de locomoção.
Pedimos que cada criança traga uma sucata especial para fazer parte da máquina de inventos que vamos produzir.

Mensagens por Toda Parte

A Turma do Raio iniciou o novo projeto pesquisando alguns inventos que potencializaram os nossos sentidos, revelando a evolução do homem e da vida em sociedade. Lembramos de alguns que, ao longo da história, foram se aperfeiçoando e favoreceram a comunicação a curta e longa distâncias. Um convite de aniversário chamou a atenção das criança: vinha dentro de uma garrafa! Aproveitamos para conversar sobre essa forma antiga de enviar mensagens pelo mar.
Outras soluções foram sugeridas:
"Mandando uma carta pelo correio." Tom
"Usando a internet." Pedro F.
"Jogando uma pedrinha na janela." Arthur
"Ligando pelo telefone." Maria Beatriz
"Amarrando um convite na pata de um pássaro." Pedro.
"Usando dois rádios." Joaquim

Ensino Fundamental

Mais Olimpíadas

Aprender com a experiência dos mais velhos, cooperar com os menores, motivar o grupo e trabalhar em equipe foram alguns dos aprendizados para as crianças de F1 a F4 nesse evento. Durante as provas, observamos as equipes concentradas e torcidas para lá de organizadas. Finalizamos essa grande brincadeira com a apresentação dos "gritos de guerra" de cada equipe e destacamos a criatividade e o empenho das crianças. Até a próxima!

Livros Adotados

F1 - "Em Cima e Embaixo", de Janet Stevens, da Ed Ática e "A Cozinha da Dona Nininha", de Lená Loureiro, da Cia das Letrinhas.
F2 - "Fábulas de Esopo", da Cia das Letrinhas.
F3 - " Um sonho para todas as noites", Cia das Letrinhas.
F4 - "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado, Editora Nova Fronteira.
F5 - "Cinco Semanas em um Balão", De Julio Verne, da Editora Melhoramentos, no formato pocket. E para um estudo mais cuidadoso sobre crônicas adotaremos também: "Festa de Criança", de Luis Fernado Veríssimo; "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino e "Ricky e a Girafa", de Carlos Drummond de Andrade. Todos esses livros são da Editora Ática, da coleção "Para gostar de ler - Junior".
Atenção! Cada criança levou, na agenda, o nome do livro que deverá comprar e trazer, pois faremos uma dinâmica de leitura diferente. A Livraria do Solar e a Papel aos Pedaços já foram avisadas.

Evolução do Arado

As crianças da F1 levantaram hipóteses sobre como o Homem plantava:
"O Homem devia cavar com a mão e depois começou a usar ossos."
"Ou usava pedras e tronco de árvore."

Observaram imagens de ferramentas para caçar e plantar bem antigas e construíram uma linha do tempo mostrando a evolução do arado rudimentar de graveto aos grandes tratores e semeadoras. Para completar, João, professor de música, apresentou alguns Cantos de Trabalho e as crianças perceberam como eles fazem o trabalho ficar mais prazeroso.
Na próxima semana vamos construir uma horta vertical e precisaremos de garrafas PET.

Fogo, Água e Vento!

A F2T conversou sobre as mudanças na vida do Homem após o domínio do fogo. Depois, dando um salto no tempo, as crianças foram para uma época sem energia elétrica ou gás. A leitura de um texto os levou a imaginar como seria a vida apenas com o uso da energia do corpo humano, dos animais, da água. Também viram algumas imagens na internet e começaram a produção de um trabalho coletivo que farão com a F2M.

O Homem Inventou o Fogo?

Depois de pensar sobre a energia do próprio corpo, a F2M voltou os olhares para o uso das primeiras energias. O homem inventou o fogo ou ele já existia? Muitas conversas e hipóteses mostraram que as crianças já tinham várias informações sobre o assunto e concluíram que o fogo já existia na natureza e que o que o homem inventou foi um jeito de produzi-lo. Estimulando a competência de leitura, tiveram que localizar, em textos, informações sobre a primeira fonte de energia utilizada pelo homem, a produção de fogo e seu uso para fazer objetos e assistiram a vídeos sobre a produção de fogo a partir da fricção da madeira.

Movimento e Luz

Nas aulas de Dança, as crianças de F2 assistiram ao vídeo "Light Painting" do grupo Pika Pika. Em seguida, acenderam seus leds coloridos e dançaram livremente. O exercício de improvisação foi fotografado e mostrado às crianças. Na próxima aula tentaremos novos desenhos.

Estão Chegando os Alquimistas

Na China, por volta do século IX, alquimistas misturaram substâncias à procura do elixir da vida eterna e... PUF! Descobriram a pólvora! Essa invenção, surgida por acidente, trouxe muitas curiosidades para as F3 acerca de seus inventores. As crianças imaginaram como eles seriam e também seu ambiente de trabalho. A canção de Jorge Ben "Os alquimistas estão Chegando" fez a "alquimia musical" das nossas tardes.
Foi tanta animação que na F3T Antônio Bento trouxe o disco "A tábua de esmeralda" para a turma apreciar e o Miguel contribuiu com o livro "História da Alquimia". Todos estão fascinados pelo universo dessa antiga forma de criação!
Cecília (F1T) apresentou para a F3T o livro "Os dez sóis que se apaixonaram pelas doze luas". A criançada, que viaja pelos inventos da China, até pensou em adotá-lo, mas infelizmente está esgotado.
As turmas receberão a visita de Luciane, mãe de Cecìlia (F1T), para conversar sobre a cultura chinesa. As crianças agradecem a gentileza e aguardam com alegria o encontro.

Improvisação de Movimentos

Nas aulas de Dança, as crianças de F3 assistiram a trechos do espetáculo "Bamboo Dream" de Taiwan Cloud Gate. Posteriormente, montamos um cenário no Salão para que pudessem reproduzir e recriar a movimentação. Na próxima semana, as improvisações serão organizadas em pequenas células coreográficas.

Explorando os Números

Somar, diminur, distribuir, repartir... As F3 estão exercitando na resolução de problemas todas essas ações. A conta armada já é mais um recurso, mas as crianças continuam experimentando diferentes jeitos de solucionar os desafios. Descobrem que podem encontrar as respostas por diversos caminhos. Vale usar a base dez, a decomposição, a conta armada e até o ábaco para fazer os cálculos.

Reunião de Pais de F4

Duas famílias já demonstraram disponibilidade para trocar o turno da manhã pelo da tarde, o que tornou mais possível a proposta da escola de antecipar os agrupamentos das três turmas atuais de F4 em duas de F5, uma em cada turno. Precisamos de apenas mais quatro manifestações para que essa providência possa se efetivar. Contamos com a presença de todos os pais das F4 para a reunião do dia 23, às 19h30, quando avaliaremos essa ideia e discutiremos a possibilidade de viabilizá-la.

Composições das F4

Nas últimas aulas de Música, as F4 receberam as partituras das composições feitas durante o primeiro semestre. Cada criança montou um pequeno livro contendo todas as composições da turma. Esse material precisa ser trazido em todas aulas junto com a pasta e as outras partituras.

Quem Gosta de Declamar?

As F4 resolveram finalizar a leitura do livro "É Tudo Invenção", de Ricardo Silvestrin, convidando os pais para recitar poemas de seus autores preferidos em um sarau. Para isso, pedimos aos interessados em participar que entrem em contato pela agenda na próxima semana. O sarau da F4T será numa segunda-feira, dia 27/8, às 16h30 e o da F4MA e MB será numa quinta-feira, dia 6/9, às 7h30, na Biblioteca.

Jogos nas F4

Voltamos das férias relembrando a tabuada e as dicas que ajudam no aprendizado. As crianças participaram de alguns jogos para memorização e aprenderam brincando e se divertindo. Depois os levaram para casa para jogar também com as familias.
Na F4T, todos já conheciam o Bingo, mas o Jogo da Fronteira foi uma grande novidade. O desafio foi realizar diferentes operações com 3 dados e encontrar resultados que faziam fronteira com os números do tabuleiro.
A euforia na F4MA foi inevitável com o Jogo do Stop. Em pequenos grupos e com uma cartela na mão, cada criança foi desafiada a descobrir os resultados das multiplicações. Quem terminasse gritava "stop!". As cartelas eram conferidas e, estando todos os resultados completos e corretos, tínhamos o vencedor da rodada.

Descobrindo o Cinema

As F4, nas aulas de Artes, começaram um estudo sobre luz e cinema. Nossa intenção é construir alguns brinquedos óticos e entender o funcionamento deles.
Na F4MB, Nina trouxe uma filmadora 16mm para mostrar aos amigos como eram registradas as imagens antes das modernas filmadoras digitais. Todos estavam muito interessados e Nina respondeu a todas as perguntas que surgiram.

Artigos, Numerais e Verbos

As F5 já retomaram a leitura de "Emília no País da Gramática". As F5M e F5TA estão lendo "O Acampamento dos Verbos". Para acompanhar esse capítulo, iniciaram uma apostila que amplia os estudos dessa classe gramatical e propõe atividades. A F5TB está concluindo o estudo dos artigos e numerais com exercícios no caderno.

F5TA mede o Pereirão

"Depois de algumas aulas falando sobre área, trouxemos de casa um 'metro quadrado' feito de papel ou qualquer outro material. Todos chegamos com nossos 'metros quadrados' e fomos para o Pereirão. Sentamos em círculo e a Jana abriu um deles no chão. Chamou várias crianças para ocupar esta área. Percebemos que treze crianças couberam nela, porém ficamos apertados, em desconforto. Após algumas experiências começamos a medir o Pereirão. Fomos ajeitando o 'metro quadrado' de cada um, lado a lado, e conseguimos cobrir até a metade da quadra. Vimos que essa metade mede aproximadamente quarenta metros quadrados. Sendo assim, concluímos que o Pereirão todo mede aproximadamente oitenta metros quadrados." Texto coletivo

Reunião de Pais de F5

Na reunião do dia 30, às 19h30, apresentaremos o trabalho realizado no Fundamental II e criaremos, juntos, critérios de prioridade de matrículas para o turno da tarde em 2013. Como teremos apenas uma turma em cada turno e a pesquisa preliminar apontou um número de interessados maior do que o de vagas que serão oferecidas para o turno da tarde, precisaremos buscar um consenso. Esperamos a presença de todos, pois a reunião terá caráter decisório.

Avaliações no Fundamental II

Nas próximas semanas acontecem os testes nas turmas de F6 a F8. Veja a agenda no site da escola, em Para Turmas, e as dicas de estudos dos colegas na versão web do Informe.

A F6M tem dicas diferentes de estudo, com certeza uma delas vai dar certo para você!
"As mães e tias podem ajudar na hora do estudo, fazendo exercícios extras e até provas com a matéria que foi estudada na escola. Depois um de nós envia para os amigos e conversamos juntos. Ler em voz alta para o pai também ajuda, criar sua própria definição sobre os conceitos é a melhor forma! Estudamos pelas fichas, caderno e livros. Tem gente que tem um jeito mais trabalhoso, mas que funciona: você deve ler tudo que o professor mandou e preparar um 'power point' caprichado do capítulo com antecedência. É um jeito divertido de estudar e quando chega perto da prova, você pode ler apenas a apresentação. É uma delícia também ir para a casa de um amigo estudar junto. Quem tem quadro branco com pilot em casa, pode virar até professor nesse momento e preparar uma aula ótima para seu amigo que veio te visitar. Mas se você tem irmão pequeno, peça para alguém levá-lo para passear na pracinha. Outra dica preciosa é refazer os testes que os professores já corrigiram com a gente em sala. E para os mais preguiçosos... grave o capítulo em mp3, depois encha a banheira com espuma e fique ouvindo toda a matéria e relaxando para fazer um teste bem bacana."

As dicas da F8MA são elaboradas:
"Estude as matérias procurando articular os pontos em comum, leia e faça resumos. Se você prestar atenção na aula e entender sem decorar, você compreenderá a matéria e isso te ajudará na hora de revisar. Comparar as visões do livro e dos vídeos que os professores passam, ajuda a gente a perceber vários prismas do mesmo assunto. Um jeito divertido é inventar músicas sobre matérias de história e ciências, no youtube tem várias!"

Composição Coletiva

Nas aulas de Dança, os alunos das F6, F7 e F8 foram desafiados a criar exercícios para seus colegas. Em grupos, utilizaram conceitos estudados até aqui como planos, direções e qualidades de movimento para uma composição coreográfica. Na próxima semana, irão avaliar o resultado do trabalho.

Reading is Cool

Em setembro, inaugurando o terceiro trimestre, as F6 darão início à leitura do livro "In Search of a Missing Friend", de Maureen Simpson, da HUB Editorial. A leitura será feita em aula e o livro pode ser encontrado na Papel aos Pedaços.

F7 em Paraty

Enviamos para os responsáveis uma circular sobre a viagem a Paraty e aguardamos, com urgência, a resposta sobre a participação dos alunos. Para os que não puderam estar presentes na reunião de pais na qual discutimos os objetivos da programação, enviamos também a proposta da empresa e o detalhamento dos custos. Qualquer dúvida sintam-se à vontade para ligar para Tetê, Andréa Nívea ou Mariana. Aguardamos a confirmação de quem vai aderir ao passeio até segunda-feira para garantirmos a reserva na pousada e na empresa de ônibus, e para fecharmos o valor da segunda parcela que será o rateio das demais despesas entre os participantes.

Inspirados no Corpo Humano

Os alunos das F8 estão trabalhando na construção de um braço mecânico, que utiliza um "sistema de pistão hidráulico" para realizar os movimentos de extensão/flexão e rotação. Nas conversas iniciais para esse experimento, discutimos sobre invenções baseadas em partes do nosso corpo e a ideia de que a tecnologia tem como princípio aumentar ou melhorar nossas funções orgânicas. A partir desses debates, os alunos receberam a proposta de descobrir como montar esse mecanismo utilizando uma lista de materiais pré-selecionados. Esboçaram alguns esquemas do braço mecânico no caderno e nas próximas aulas estarão concluindo esse trabalho.

Antony Gormley

Na próxima semana as F8 irão ao CCBB visitar a exposição "Corpo Presente", de Antony Gormley. F8MB na terça e F8MA na quinta. Lembrando que ambas as turmas farão a prova de História nos respectivos dias de 7h30 às 9h10. Pedimos que não se atrasem.

Olimpíadas do Fundamental II

Foram dois dias de muita empolgação!
As F5 se juntaram às turmas do Fundamental 2 e formaram 8 equipes que disputaram Queimado, Handebol e Estafeta. Durante as competições a cooperação ganhou medalha de ouro e no último dia a apresentação dos hinos das torcidas foi campeã! Parabéns a todos que mostraram que o espírito esportivo está na moda na nossa escola!

Aniversários

De 20 a 26 de agosto

20 LUIZ EDUARDO GUIMARÃES JORGE - F2M
20 THEODORO BRETAS CORDENONSI - F5TA
20 VIOLETA CAMPOS REVEILLEAU - F6M
22 BRENO PADILHA BORGES DOS SANTOS - F3M
22 ANTONIO LACOMBE R. VAZ MOREIRA - F1T
22 CLEA MARIA GUEDES ALBRECHT - PRO
22 MIGUEL HERZOG - F4T
23 BRUNO BARROS DE SÁ GILLE - AUX
24 RAPHAEL RIBEIRO MOURA DE MORAES - F5M
24 GABRIEL OBÓN ECHAVARREN - F3M
24 SOFIA JOBIM E SOUZA BORGES DA SILVA - F1M
25 TOMAS RIBEIRO SANTA ROSA - F3M
26 SOPHIA CHEDIAK SOUZA - TDM
26 JOAO SCHLIEMANN RANGEL CARNEIRO - TCT