Documentos Principais que norteiam
as ações e posturas pedagógicas da escola:

Proposta Pedagógica

FUNDAMENTOS
O presente documento expressa os fundamentos que norteiam o nosso trabalho, tanto do ponto de vista pedagógico-educacional, quanto de nossa visão de mundo.
Tomamos como referências éticas os valores proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na dos Direitos das Crianças; a crença na democracia, na solidariedade e na fraternidade como valores universais; a busca da participação, da livre expressão e do respeito mútuo; a necessidade da escuta cuidadosa e amorosa das diferentes inquietações, necessidades, anseios e sonhos de cada pessoa, grupo, povo ou nação; a certeza de que a paz política, social e econômica é o único ambiente propício para o desenvolvimento humano.(ver mais)

Recomendações aos Pais

Queremos ser um grupo de pais, professores, administradores e auxiliares comprometidos com um projeto que promova o crescimento e o desenvolvimento da autonomia de nossos alunos. A cooperação e a parceria das famílias é condição para que possamos atingir o nosso propósito. (ver mais)

Saúde na Escola

Sabemos que saúde não é apenas a ausência de doenças. O bem estar físico, emocional e social pressupõem uma compreensão mais ampla, que permita ao homem a relação harmônica com o meio ambiente, com os outros seres humanos, com sua subjetividade. Sabemos que nosso corpo é nossa primeira casa, nosso “meio ambiente” mais precioso e, portanto, um trabalho pedagógico de qualidade não poderia estar desvinculado desse aspecto.
A escola e a família, porém, têm seus limites (ver mais)

Regras de Convivência

AUTORIDADE E DISCIPLINA
Duas palavras polêmicas. Acreditamos na força do diálogo para a construção de princípios éticos e, principalmente, no exercício diário de uma atitude de compromisso e respeito aos outros. Sabemos que essa construção é lenta e que, no início, abrir mão de um ponto de vista egocêntrico é quase impossível para os bem pequenos. É o investimento de todos nós, pais e educadores, trazendo à reflexão o compromisso da cidadania, através das pequenas ações que desenvolvemos em casa, na rua e na escola, que poderá efetivamente colaborar para o desenvolvimento dessa aprendizagem. (ver mais)

Avaliação no Fundamental II

Adendo ao Regimento Escolar da Escola Sá Pereira Ltda.

Avaliação no Fundamental II

Compreendemos a avaliação como o momento de tomada de consciência de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Ela é realizada de maneira contínua, através da observação de todas as atividades individuais e de grupo. Buscamos também valorizar no estudante a construção da postura comprometida com o seu processo de aprendizagem, com a comunidade e com o espaço escolar. Com esse enfoque, estruturamos a avaliação de forma que o aluno saiba exatamente o que os professores estão avaliando e em que aspectos precisa de maior investimento. (ver mais)

Organização Curricular
por Procedimentos de Pesquisa e Tratamento da Informação