Notícias de 29 de junho de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Das Turmas

O acesso à seção "Das Turmas" do nosso site foi suspensa temporariamente para revisão, inclusão de novas informações e fotos, para que se transformem nos relatórios semestrais. Em breve, avisaremos a publicação.

Informações Importantes

O encerramento das aulas da Educação Infantil será no dia 14/7, dia da Festa Junina.
Para os alunos do Ensino Fundamental que não frequentarão o apoio pedagógico, as aulas se encerram no dia 6/7.
A convocação para o apoio seguiu pelas agendas com dias e horários e/ou por comunicação telefônica. Caso haja alguma dúvida, pedimos que procurem a Orientação do segmento. O apoio será entre os dias 9 e 12/7.
A volta às aulas será dia 30/7, início do segundo semestre.

Plantão

Lembramos aos pais o Plantão, segunda-feira, 16/7, para a Educação Infantil e para as turmas de F1, F2 e F3 do Ensino Fundamental. Nesse encontro os pais poderão conversar sobre o processo de aprendizagem de seus filhos e tirar dúvidas sobre os relatórios individuais com os professores de turma. O agendamento deve ser feito com os funcionários da secretaria.

Educação Infantil

Festa Junina

A homenagem a Luiz Gonzaga está ficando caprichada. As crianças já aprenderam a cantar músicas de sua autoria e dançam animadas. Algumas turmas já estão pra lá de familiarizadas com a história do inventor do baião. Agora é hora de todo mundo pensar no traje típico. Para o nosso "Arraiá", sábado, 14/07, os meninos deverão trazer um prato de doces e as meninas um de salgado para compor a mesa do lanche coletivo.
A festa do turno da Manhã será de 9h às 10h30m e a do turno da Tarde, de 11h às 12h30m.

Casa da Ciência

Para finalizar as pesquisas relacionadas ao projeto da turma, as crianças da Turma da Casa visitaram a exposição "Cadê a Química?", no Museu Casa da Ciência - UFRJ. Chegando lá, as crianças ficaram encantadas com o cenário que representava os ambientes da casa e seus objetos, inclusive alguns que vínhamos pesquisando com elas. E, entre um cômodo e outro, alguns comentários foram tecidos:
"É o quarto da mamãe e do papai!" Luisa
"Nessa cozinha tem fogão e liquidificador! Pedro Rangel
"A casa é grande!" Cosmo
"Essa televisão é igual a da minha casa!" Caio
Depois dessa visita tão significativa para todos, voltamos cantando e felizes para escola!

Volpi para Lanterna

Interessadas nas atividades de artes, as crianças da Turma da Lanterna conheceram o artista Volpi. Apreciaram, em especial, duas de suas obras: "Grande Fachada Festiva", na qual todos logo identificaram a casa, invenção tão próxima da turma nesse semestre, e "Festa de São João", aproveitando a aproximação da Festa Junina.

No Embalo do Xote

Em ritmo de Festa Junina, a Turma do Bambolê confeccionou seus trabalhos de artes utilizando materiais como lantejoulas, estrelas e bandeirinhas, explorando suas cores e formas. Enquanto caprichavam na produção, cantarolavam, com muita animação, os xotes de Luiz Gonzaga que aprenderam e que estão ensaiando nas aulas de Música e Expressão Corporal.

Imbalançando no Meu Pé de Serra

A Turma do Pião ficou ainda mais familiarizada com o rei do baião depois que conheceu a história "Luiz Lua", de Lucília Garcez. E para os preparativos da Festa Junina que se aproxima, nossos pequenos estão muito animados arrastando o pé no salão, com suas músicas "Imbalança" e "No meu Pé de Serra".

Luiz Gonzaga na Lua

Depois de ler o livro "Luiz Lua", de Lucília Garcez, a Turma do Patinete aprofundou seu contato com o universo de nosso inesquecível compositor Luiz Gonzaga que será homenageado em nossa Festa Junina. As crianças, logo que viram sua imagem, descobriram o porquê do seu apelido: "Porque ele tinha um rosto redondo igual a uma lua"!

Inventos e os Retratos

A Turma dos Inventos conheceu Leonardo da Vinci e aprendeu que ele foi um grande pintor e inventor do Renascimento, e também apreciou uma de suas obras mais famosas: a "Mona Lisa". Observamos também diferentes retratos de diversos pintores e depois, munidos de telas, tintas e pincéis, fizemos o retrato da Luiza, auxiliar da turma, que posou para as crianças. Depois chegou a hora de irmos ao Museu de Belas Artes apreciar algumas pinturas:
"Nós vimos autorretratos e retratos em muitas pinturas. Nelas tinha príncipe, o rei Dom Pedro II, um homem corajoso, mulheres e também crianças."
Texto Coletivo

Sol em Festa

Com o livro "Folclore, Danças e Ritmos do Brasil", da Ed. Abril, a Turma do Sol relembrou os elementos que fazem parte dos festejos juninos. Atividades de recorte, colagem e estêncil despertaram o interesse do grupo que começou a produzir trabalhos relacionados ao tema. Outra atividade que fizemos foi resultado de um presente que a turma ganhou da amiga Sophia Chediak - um livro que ensina como fazer dobraduras de aviões e que veio acompanhado de papéis especiais, com lindas estampas. Todos empenharam-se e, com a nossa ajuda, fizeram seus aviõezinhos. No pátio a farra foi grande com esse brinquedo!

Esculturas na Turma do Raio

A Turma do Raio aprendeu que na Idade dos Metais os homens dominaram a técnica da fundição e que hoje em dia os escultores continuam utilizando-a para dar forma às suas obras. Para ilustrar nossa pesquisa, conhecemos o escultor e pintor Alberto Giacometti. As crianças apreciaram algumas de suas obras e moldaram, em papel laminado, as suas próprias esculturas.

Ensino Fundamental

Festa Junina

Como noticiamos anteriormente, esse ano os festejos das turmas de Fundamental I (F1 a F5) serão internos, dentro do horário letivo, com a participação dos pais apenas das F5. As festas acontecerão no dia 5/7, quinta-feira. Neste dia, todos deverão vir com trajes típicos. As sugestões para as fantasias do Casamento das F5 já seguiram pelas agendas. Os pais das F5 estão convidados para os seguintes horários: F5M às 8h, F5TA às 16h, F5TB às 17h.
Para o lanche, que será coletivo, as meninas devem trazer um prato de salgado e os meninos, de doce. Pedimos que, de preferência, enviem comidinhas típicas para a ocasião e em embalagem descartável ou com nome.

Mais uma Invenção das F1

As crianças das Turmas da Criação e das Máquinas se inspiraram mais uma vez na personagem Ana, do livro "Ana, Guto e o Gato dançarino", e resolveram criar mais um invento para a Escola Sá Pereira. Fizeram um túnel de garrafas pet para carrinhos que será colocado no corrimão da escada da nossa sala. Vimos que quanto mais inclinado for o túnel, mais rápido o carrinho chega lá embaixo. Falamos um pouco sobre a queda livre e a gravidade e chegamos à conclusão de que o plano inclinado foi uma grande invenção do homem.

Paper Origami Boomerang

As F2, ainda pesquisando e aprendendo sobre "Games & Toys", prepararam, nas aulas de Inglês, uma lista de brinquedos que voam ou que se movimentam com a ajuda do ar. Empolgados com a atividade, produziram um catavento para ilustrar o caderno. Porém, eles queriam mais! Procuramos no Youtube e encontramos um vídeo que ensina a fazer um Boomerang em dobraduras de origami! Quem quiser acompanhar o passo a passo digite "How to make an origami boomerang" no Google. Have fun!

Visita do Pai do Yuri

A F2T recebeu o Marcos, pai do Yuri. Ele salta de parapente e veio conversar com as crianças sobre este esporte. Foi muito proveitoso, pois as crianças puderam tirar um montão de dúvidas sobre o voo. Marcos mostrou alguns equipamentos, como um GPS, um rádio de comunicação e outro que diz se o parapente está subindo ou descendo. Também mostrou vídeos de amigos e dele saltando. Falou sobre o medo que sentiu em seu primeiro voo e sobre a importância dos instrumentos de segurança. No final, fomos para o Pereirão, e ele abriu seu parapente para que pudéssemos conferir sua forma e material.
Marcos ainda preparou um brinde especial: uma apostila com mais informações, fotos e passatempos para as crianças.

Retrospectiva

Depois da Festa Pedagógica, as crianças das F2, aproveitaram para fazer uma retrospectiva da História da Aviação, revisitando o caderno de Projeto. Foi muito gostoso perceber quantos conhecimentos interessantes conquistamos pesquisando sobre esta parte da nossa história. As crianças estão muito sabidas e felizes por terem aprendido tanto!
Agora, nos preparamos para organizar outros materiais e aproveitar a nossa Festa Junina, que já trouxe a maior animação essa semana na aula de Expressão Corporal!

Na Fábrica de Inventar Arte

Foi num dia de sol e cores que as F3 fizeram uma visita à fábrica desativada da Bhering.
Marcelo Jácome, ex-aluno da Sá Pereira, inventa, planeja, executa e colore com arte este lugar. As turmas foram conhecer de perto como é seu processo de criação. Lá viram fios coloridos, papéis, pipas, livros, além de grandes máquinas, afinal, estavam em uma fábrica de chocolate!
"Primeiro o Marcelo falou como começou a vida dele, desde pequeno. Eu achei que foi super legal e interessante a escultura das pipas, porque ele era arquiteto e desenvolvia as cores nos trabalhos. Ele foi pensando na arquitetura das pipas e no colorido. A gente participou ajudando na montagem de uma instalação no meio da fábrica!" Sophia Protásio (F3T)

Leituras nas F4

Nossas leituras nos divertiram bastante durante o semestre. Enquanto descobríamos "Como fazíamos sem" cinema, televisão, computador etc., o livro "É tudo invenção" brincava com as palavras, transformando em poesia as invenções do abraço, da dança, do urso de pelúcia e muito mais.
"Como fazíamos sem" nos ajudou a descobrir curiosidades, que enriqueceram o projeto, e a fazer relações entre as invenções mais antigas e as de hoje. A leitura ainda não se esgotou e, no próximo semestre, continuaremos aprendendo e pensando como as pessoas viviam sem toda essa tecnologia que conhecemos atualmente.
No meio de tantas discussões, as crianças da F4T trouxeram para as escola máquinas de escrever, ferro à brasa, gravadores, fitas cassete e rádios de madeira. Experimentar todas essas antigas invenções foi bastante interessante.

Rádio Novela

Organizando os arquivos da Mostra de Artes, verificamos que não temos todas as rádio novelas de F4 gravadas. Alguém poderia ceder uma cópia para escola?

Multiplicação

Depois de vivenciarmos várias formas de pensar a multiplicação, as F4 trabalharam com a tabuada. As crianças foram desafiadas a descobrir as regularidades presentes nas operações e em seus resultados. Dessa maneira, estamos criando estratégias de memorização. Enquanto a tabuada não está na ponta da língua, vale consultá-la, o que ajuda no aprendizado desta técnica operatória, principalmente neste momento em que estamos conhecendo os procedimentos da multiplicação por dois algarismos.

Um pedaço da Rio+20 na F5M

"Recebemos nesta semana a visita de D. Maria Teresa, Ministra na Missão Permanente do Brasil junto à ONU e avó da Lily (F5M). Ela está no Brasil por causa da Rio+20, pois trabalha pela Conferência desde 2007, quando o Presidente Lula propôs sua realização.
Depois de terminado o evento, ela pôde nos contar sobre os objetivos, metas e conclusões de tudo que aconteceu.
Ela explicou que 'Desenvolvimento Sustentável' é como se fosse o telhado de uma casa que é sutentado por três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Para ela, o documento final, apesar das concessões que cada país tem que fazer, traz metas importantíssimas.
Seu principal assunto na Rio+20 era ligado aos oceanos. Então, ela explicou sobre o ecossistema marinho e sobre a pesca.
Foi muito interessante poder conversar com uma pessoa tão importante para o mundo."

Texto coletivo

Leitura nas F5

Nas F5, finalizamos a leitura do livro "História das Invenções" saboreando bolinhos de chuva da Tia Nastácia. Foi muito bom! Foram tantos os assuntos, tantas informações e discussões que, com certeza, vamos retomar pequenos trechos para fundamentar os estudos que ainda virão.
A leitura de "Emília no País da Gramática" também é uma diversão garantida que vai continuar até o final do ano, acompanhando os estudos e reflexões mais formais sobre a Língua.

Arte Feita com Carvão

Dia 5/6 foi o dia Mundial do Meio Ambiente e a F5TB assistiu, no Jornal Nacional, à breve reportagem sobre o carvão. Depois de socializar seus registros sobre o que viram, as crianças deram asas à imaginação através de desenhos feitos com pedaços de carvão trazidos pela Ana Clara Mecler.

Nova Divisão

As F5T estão muito animadas com a aprendizagem do novo algoritmo da divisão. Reconhecem a praticidade da técnica e já mostram domínio sobre ela. Mergulhadas também no estudo de múltiplos e divisores, encerram o semestre ampliando as relações entre estes conceitos.

Leitura na Aula de Matemática

Juliana trouxe a "Aritmética da Emília", Gustavo sugeriu "O Diabo dos Números" e a professora apresentou "O Homem que Calculava".
Depois de uma disputada votação, as crianças da F5M decidiram acompanhar, nos dez minutos finais das aulas, a turma do Sítio e suas descobertas sobre a Matemática.

Wishes

As F6 visitaram o site wishforthefuture.com e conheceram o que as pessoas de diversas partes do mundo desejam para um futuro melhor. Nas aulas de Inglês, com as green words em mente, discutiram e escreveram também seus sonhos. A brincadeira agora é retornar ao site, publicar os sonhos e curtir os dos amigos.

Desafio na Aula de Projeto

Nas últimas aulas do semestre, as F6 estão diante de um desafio: aprender a anotar informações relevantes durante uma aula.
Primeiro, as turmas assistiram a uma vídeo-aula e fizeram seus registros pessoais. Depois, compararam o que cada um considerou importante.
No próximo encontro, os alunos conhecerão algumas técnicas que podem ajudar na aprendizagem desse valioso procedimento.

Português F8

Nesta etapa do projeto que aborda a literatura como invenção, analisamos e comparamos poemas de diferentes épocas: Idade Média, século XVII (Barroco) e século XX (Modernismo). Tendo como base as análises dos poemas, realizadas coletivamente, os alunos produziram textos de diferentes gêneros.
Na próxima semana, para fechar o semestre, estudaremos o gênero épico, do qual se origina o texto narrativo em prosa. Destacaremos características desse gênero em trechos de "Os lusíadas" e observaremos a presença de elementos próprios de uma epopeia no texto contemporâneo "Faroeste caboclo", de Renato Russo.

Geografia

Nas F8, estamos fechando o semestre com a discussão sobre o modelo de agricultura agrário-exportador predominante na América Latina e o conceito de divisão internacional do trabalho.
Nas F7, estudamos as causas da seca no sertão e a questão da Indústria da seca. Fecharemos o semestre com um trabalho sobre a transposição do rio São Francisco.
Nas F6, estamos concluindo nosso trabalho sobre as atividades econômicas que existem nos espaços de produção: agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

Ciências

As F8 receberam a visita da fisioterapeuta Solange Luiz. Ela veio à escola conversar com as turmas sobre o desenvolvimento fisiológico do corpo humano, desde o nascimento até a faixa etária em que se encontram nossos alunos. Discutimos sobre as cadeias musculares que são estimuladas em cada etapa do nosso crescimento e a importância do alongamento e da correção da postura na adolescência. Os alunos levaram para casa um guia de alongamentos que podem ser feitos diariamente por toda a família.

De Todos

Arraial do Spantinha

Nossos amigos do Spantinha nos convidam para participar do Arraiá da Sustentabilidade. O ingresso será trocado por 1kg de alimento por pessoa. As crianças devem estar a caráter. A festa terá como atração o Circo do Macaco Prego. Não vão faltar brincadeiras! Dia 30/06, a partir das 12h. O estacionamento no Clube do Flamengo, com entrada pela Mario Ribeiro custa R$10,00. Basta dizer que vai para o Spantinha no Remo que fica na beira da Lagoa.

Aniversários

De 2 a 8 de julho

2 ALICE COELHO MACHADO F2M
3 JOANA PERES TOSTES DOS SANTOS F8MA
3 THIAGO ELIAS SOUZA MATTAR F1T
3 MARIA GIACOMINI SIMÕES TBM
3 ALICE DANTAS ZYNGIER TBM
4 FLORA MORAES BUZZATTI F3T
4 ALEXANDRE ALANATI DE MORAIS F8MB
5 MARIANA GALVÃO MAIA TBT
5 JULIA GONCALVES FRANCISCO F6M
5 IARA KEMPER LIMA TCM
6 RACHEL GORBERG CATALANO F8MA
6 JOÃO JABOR ARRAES TCT
7 RAFAELA MARQUES CANARIO MOREIRA F4MA
7 CECILIA COSTA BERGAMINI F1M
8 CAROLINA CAMPELLO DO RÊGO VALENÇA F6M
8 CLARA FILGUEIRAS NERY ATEM F4T
8 GIOVANA PEREIRA DE MATOS FONTES F2M