Notícias de 15 de junho de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Feriados e Próximo Informe

Lembramos que os dias 20, 21 e 22/6 serão feriados escolares em função da Rio+20. O próximo Informe será publicado apenas no dia 29.

Fechando o Semestre

Para a Educação Infantil, o dia 14 é dia da Festa Junina, e o último dia de aula.
Para os alunos do Ensino Fundamental que não frequentarão o apoio pedagógico, as aulas se encerram no dia 6 de julho.
Após os feriados da Rio+20, faremos a indicação dos alunos que deverão frequentar o apoio pedagógico, que será oferecido na semana de 9 a 13/7 para aqueles que necessitam de um atendimento em pequenos grupos para favorecer seu processo pedagógico.
A volta às aulas está marcada para 30 de julho, início do segundo semestre.

Mostra de Artes

Hoje, junto com esta edição, circula o Informe Especial 704, dedicado à Mostra de Artes das Turmas do Ensino Fundamental realizada no dia 2 de junho.

Educação Infantil

Luiz Gonzaga para Todos!

Em nossa Festa Junina vamos homenagear o centenário do Velho Lua, o nosso querido Luiz Gonzaga. Estamos trabalhando seu repertório de baiões, gênero que ele ajudou a criar e difundir mundo afora, bem como xotes e quadrilhas de sua autoria. As crianças estão aprendendo a reproduzir e identificar cada ritmo, cantar suas principais canções e, é claro, dançar um forrozinho. Afinal, For All é Para Todos!

Arrasta Pé do Bambolê

A Turma do Bambolê entrou no clima dos festejos juninos. Nas rodas de conversa falamos sobre Luiz Gonzaga, sua trajetória e importância para a cultura brasileira. Os pequenos apreciaram imagens e capas de CDs, ouviram algumas músicas e assistiram a uma entrevista com o artista pela internet. Para incrementar nossas pesquisas, apontamos elementos da indumentária artística do rei do baião que para ele eram indispensáveis na criação de seus espetáculos. A sanfona e o chapéu de couro, à moda do cangaceiro, e o gibão do vaqueiro nordestino passaram a ser identificados pelas crianças que, animadas, dançaram e cantaram trechos de xote e baião.

Jogos para Inventos

Os jogos fazem parte do dia a dia da Turma dos Inventos e estão presentes em diferentes momentos da nossa rotina. Seja na sala, no pátio ou no salão, brincar de Amarelinha, Rouba Malha, Jogo da Pipoca, Uno, Batalha e muitos outros fazem a alegria da criançada e proporcionam muito aprendizado. Durante as partidas, as crianças contam e registram pontos, reconhecem números, separam materiais, comparam quantidades e, dessa forma, se familiarizam com os numerais e levantam hipóteses sobre nosso sistema numérico e sua regularidade.
Dia 26/06, terça-feira, visitaremos o MNBA.

Matemática no Sol

A matemática vem sendo contemplada pela Turma do Sol por meio de jogos que andam instingando a garotada. Uno, Batalha Simples, Pula Macaco, entre outros, levam nossas crianças a exercitar o raciocínio, a contar e a reconhecer e valorizar os números, lidando com situações matemáticas novas e utilizando a linguagem própria dessa área do conhecimento.

Impasto para Lanterna

Na visita que a Turma da Lanterna fez à Pereirona para apreciar os trabalhos de arte da Turma do Patinete, as crianças aprenderam que um pintor chamado Van Gogh havia inventado a técnica do impasto. Aproveitamos para apreciar a obra do artista chamada "Quarto em Arles" e sugerir que as crianças pintassem seus próprios quartos com a tinta engrossada que preparamos com a sobra da farinha de trigo do pão que havíamos feito na escola. O resultado desse trabalho pode ser observado no mural de entrada da escola.

Pipoca e a Matemática

Na Turma do Patinete as partidas do jogo Pipoca foram a sensação da semana! As crianças se divertiram a valer enquanto socializavam e aprendiam a lidar com a possibilidade de ganhar ou perder, um exercício tão importante para elas. Além disso, tiveram a oportunidade de resolver situações-problema relativas a quantidade, contagem e espaço físico, registrando no papel o resultado do jogo.

As Letras do Raio

A Turma do Raio tem se interessado pelas propostas que envolvem as letras. Jogos de Forca, Memória de Nomes e os próprios registros escritos de palavras importantes relacionadas ao projeto ajudam na construção da leitura e escrita e familiarizam nossas crianças com o mundo letrado.

Bis! Bis! Bis!

As turmas da Pereirinha foram convidadas pela professora Roberta a assistir as coreografias apresentadas na Mostra de Artes pelas crianças do Ensino Fundamental. Foi uma ótima oportunidade para compartilhar o trabalho dos mais velhos, fruto de pesquisa significativa e cuidadosa. Nossos pequenos aplaudiram, pediram bis e tiveram a oportunidade de aprender alguns passos da dança com os amigos mais velhos, em perfeita sintonia!

Brincadeiras de Festa Junina

E a brincadeira não pára na Turma do Pião!
Depois de conhecerem tantas brincadeiras com o projeto "História dos brinquedos e brincadeiras: invenções de ontem e hoje", as crianças estão agora envolvidas com as de São João: corrida de saco, limão na colher, dança da vassoura e da laranja, entre outras, as divertem e criam expectativas para a festa que se aproxima.

Bolo e Suco com Afeto

Depois de assistirem ao clip da música "Ai que calor", de Ana Moura - que está no site da escola -, as crianças da Turma da Casa conheceram alguns eletrodomésticos citados na letra. E para incrementar nosso projeto recebemos a Mariana, mãe do Gabriel (TAT), para vir à escola apresentar uma centrífuga e um espremedor de frutas, utilizados para preparar sucos e um bolo super saudável. Todos adoraram!

Festa Junina

Confirmadas as Festas Juninas da Educação Infantil, na sede da Capistrano de Abreu. Dia 14/06, sábado, nos seguintes horários:
Turno da Manhã: 9h às 10h30
Turno da Tarde: 11h às 12h30

Exposição

Depois das crianças das Turmas do Patinete e do Sol terem conhecido algumas obras do artista Siron Franco, pretendíamos visitar sua exposição "Brasil Cerrado", no Museu de Arte Moderna. No entanto não foram abertas visitas no turno da manhã para as escolas. Fica a dica para os pais dessas turmas levarem seus filhos e, é claro, para os das outras turmas também!

Ensino Fundamental

Festas Juninas

Esse ano os festejos serão internos, com a participação dos pais apenas das F5.
Dia 29/6 - Baile Junino para os alunos do Ensino Fundamental II, de 18h às 21h. Os alunos das F8 deverão chegar às 16h para a organização da festa juntamente com as F7, que terão suas aulas suspensas nesse horário. Os da F6T poderão permanecer na escola e os de F6M deverão retornar às 18h para o início da festa.
Dia 5/7 - Festa Junina interna para os alunos do Fundamental I com casamento das F5. Apenas os pais das F5 estão convidados para os seguintes horários: F5M às 8h, F5TA às 16h, F5TB às 17h.

Reunião de Pais

Os professores de F1 têm um encontro com as famílias no dia 28, quinta-feira, para contar sobre o primeiro semestre e as novidades do próximo. Alteramos o horário publicado anteriormente para 19h30.

Um Dia Especial

As crianças das turmas da Criação e das Máquinas participaram da primeira Festa Pedagógica na Pereirona. Entusiasmadas, mostraram para suas famílias alguns dos trabalhos que fizeram tentando descobrir "Como transformar ideias em inventos". Dançaram com sapatos mágicos, inventados por eles, e criaram uma engenhoca humana que serviu para "ligar" o João (professor de Música) transformando o fim da apresentação numa grande cantoria. Todos ficaram muito felizes com o resultado.

Museu Aeroespacial

Nós fomos até o Museu Aeroespacial e foi muito legal! Vimos um monte de aviões muito maneiros!
Depois de ficar um tempão dentro do ônibus, chegamos e fomos recebidos pela Sargento Tatiana que precisou de microfone para falar com a gente.
Logo que entramos, vimos muitos aviões, inclusive duas réplicas, uma do 14 BIS e outra do Demoiselle. Lá, também tinha um avião que foi usado pela Esquadrilha da Fumaça.
Tinha uma sala dedicada a Santos Dumont com fotos e miniaturas de todos os seus inventos. O que mais nos impressionou foi descobrir que seu coração estava guardado dentro de um troféu.
Passamos por uma sala onde tinha um monte de miniaturas de aviões modernos e entramos em um simulador de avião comercial.
No último hangar, vimos os aviões de guerra com mísseis e tudo! Nós entramos em dois aviões. Um deles foi do presidente Jucelino e o outro servia para carregar os paraquedistas.
Na saída, vimos chegar um Boing 247 desmontado.
O passeio foi show, queremos voltar lá!"

Texto Coletivo F2T

As crianças da F2M também curtiram muito o passeio e ficaram impressionadas com um motor de avião que começou a funcionar e um avião anfíbio. O texto coletivo está no Das Turmas.

Festas Voadoras

A festa tinha muitos sorrisos. Todo mundo estava de branco e todos estavam cantando. Com alegria, começamos a dançar. Algumas pessoas dançaram com balão, outras com tecido e outras com cataventos.
O tema era aviação. Na exposição, tinha as palomas do Picasso, um dirigível, a máquina do tempo, o desenho do Santos Dumont, muitos balões, o João subindo no pé de feijão, a linha do tempo com foguete, aviões, a pegada de Neil Armstrong etc. Tinha também os Ícaros e as invenções de sucata. A plateia aplaudiu muito!
Depois que fizemos a dança fomos para apresentação de música no campinho. Foi muito legal! Os pais acharam um amor e sentiram muita felicidade. Foi um voo de alegria!

Texto coletivo F2M

A F2T também gostou muito da festa, da dança inspirada em diferentes voos e da música "O Ar", acompanhada pelos sons de conduítes, garrafas, apitos etc. No fim, todos comeram brigadeiro do Carlos.

A Rio+20 e o Projeto das F5

Os temas da Rio +20 têm tudo a ver com o que estamos estudando em Projeto nas F5. Depois de descobrir que as tecnologias funcionam como prolongamento e ampliação das funções de partes de nosso corpo, começamos a pensar na constituição e produção de todas as coisas criadas pelo homem: "De que as coisas são feitas?"; "Uma coisa pode ser transformada em outra?". Com essas perguntas estamos conversando sobre coisas do nosso cotidiano que, de tão integradas, nem imaginamos a vida sem elas, muito menos questionamos de onde surgiram. Só de imaginar tudo que existe hoje e comparando com o que havia no tempo dos nossos antepassados "peludos", constatamos quanta transformação houve. Se a Terra é a mesma, nada chegou de fora, nada foi descartado para fora do nosso planeta, então tudo que temos aqui foi transformado. É por aí que estamos trazendo conceitos como economia verde, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, inclusão social, recursos naturais, reciclagem, pegada ecológica e outras expressões que estão presentes na cartilha do Inpe "O futuro que queremos" e que vai nos ajudar a entender melhor a Rio+20.

Biblioteca

Na próxima semana o espaço "Estante do Autor" dará destaque aos livros de Ricardo Azevedo. Contos, ditados, adivinhas e outras manifestações da cultura do nosso povo irão encantar os leitores.

Qual o Papel do Papel?

É tempo de discutir sobre mais uma invenção vinda da China: o papel, material indispensável em nossas vidas! Para começar, as F3 pesquisaram sobre a sua história e as alternativas antes de sua criação. Investigaram seu processo de produção, feita por volta de 120 anos A.C. por T'sai Lun, usando fibras de seda e bambu. A partir daí, conversaram sobre onde o papel é encontrado em suas vidas. Apareceram as figurinhas, o papel higiênico, o dinheiro, livros, cadernos, jornal, papel para embrulho... uma lista enorme! Em tempos de Rio+20, as crianças também foram estimuladas a pensar nas alternativas para a utilização deste invento. Será que um dia viveremos sem ele?

Leituras que Encantam

As crianças de F4T trouxeram para compartilhar com os amigos, numa roda de leitura na Biblioteca, os livros que estão lendo em casa. Queremos, com essa atividade, valorizar suas escolhas e conhecer novas histórias, autores e diferentes gêneros literários.
Elas estão produzindo, para a biblioteca, fichas com comentários sobre esses livros. Assim, quem quiser conhecer novidades, pode consultar este material.

Língua Portuguesa

As F6 estudaram o texto "Visita", de Ferreira Gullar e pesquisaram informações sobre o autor e suas obras.
Nas F7 fizemos o nosso primeiro teste do segundo trimestre e concluímos a leitura de "George e o Segredo do Universo", de Stephen Hawking. Em breve, iniciaremos "A Máquina", de Adriana Falcão, Editora Objetiva.

Rio +20

Nas Tribos de F6, F7 e F8 os alunos tiveram a oportunidade de refletir e discutir sobre a Rio+20. Organizados em grupos, prepararam seminários para apresentar suas impressões sobre a Conferência e alguns dos temas que estão sendo discutidos. Entraram no site da Cúpula dos Povos e procuraram descobrir quem são os grupos que estão participando das atividades e discussões que acontecerão no Aterro. Aproximaram-se do assunto e ficaram curiosos para entender um pouco mais sobre os temas que estão na pauta: economia verde e desenvolvimento sustentável. Puderam assim questionar a possibilidade de conciliar sustentabilidade e os padrões de consumo da sociedade em que vivemos.

Green Words

Em tempos de Rio+20 as F6 estão estudando as green words e os verbos can e should, mostrando o que podemos e o que devíamos fazer para tornar o mundo um lugar melhor para todos. Termos como sustainability, environment, recycling bins, public transports, plastic bags estão fazendo parte do nosso vocabulário e nos ajudando também a conhecer algumas green solutions que podem ser adotadas em nosso cotidiano.

De Todos

Lançamento do CD da Maíra

A professora Maíra, de Coral, convida a todos para o lançamento de seu próximo CD, que acontecerá no dia 21/6, quinta-feira, às 18h30, no Espaço Cultural Finep - Praia do Flamengo, 200/pilotis. A entrada é gratuita.

Aniversários

De 18 de junho a 01 de julho

18 SOFIA MATOS DE A. FEIJÓ BERWANGER F4MB
18 ANTONIO CONDE JANEQUINE F4MB
18 DORA DE A. ACIOLI LUTZ BARBOSA F7TA
20 MARIA EDUARDA O. CÂNDIDO DA SILVA EIM
20 CLARA DE ASSIS AZEVEDO TANG F5M
20 BERNARDO AUGUSTO G. DE A. MARTINS F5TB
20 RAONI DE OLIVEIRA CANEDO DA SILVA AUX
20 BENTO MAYA MONTEIRO SANT'ANNA F5TA
20 MATHEUS MARTINS G. MARIANO F7TA
21 DORA SIMÕES PIRES FRAGALE TCT
23 BEATRIZ TEIXEIRA MACINTYRE INNOCENZI TAT
23 GUILHERME COUTINHO HERSZAGE F4T
24 MARIA EDUARDA DE S. LAGE NOGUEIRA F7TB
24 SOFIA RODRIGUES DA COSTA CARNEIRO F8MB
24 PAULO RAITZIK ZONENSCHEIN F4T
25 LUIZA POPPE TABORDA TBM
25 CAROLINA PORTO FONTAINHA F6M
26 BENTO SETTE GUARABYRA F4MA
27 RAFAEL CALDEIRA EULER BRAGA F3M
28 PEDRO SILVA AUX
28 GLORIA SABACK SAINT-CLAIR F6T
29 PEDRO R. CASA NOVA DA C. RODRIGUES TAT
29 BRUNO ARMONY DO NASCIMENTO F5TA
30 PAULA DE ABREU FRANCO NETTO AUX
1 MATIAS TEIXEIRA VAISMAN F6T
1 JOÃO BAETA SABACK F3M
1 TOMÁS MEDEIROS DE SOUZA F1M
1 LUCAS CARDOSO ADAMCZYK F8MB