Notícias de 25 de maio de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Feriados da Rio +20

Foi decretado feriado escolar municipal nos dias 20, 21 e 22 de junho. Adaptações no calendário escolar aguardam orientação das autoridades.

Palestra sobre a Rio +20

Com a presença de quase todos os professores, alguns pais, e dois representantes das F8, conversamos com Sérgio Besserman sobre o que é mais importante para o nosso olhar, e das crianças, sobre a Conferência.

Educação Infantil

Atenção! Festa Transferida

As Festas Pedagógicas de amanhã, sábado, dia 26, foram transferidas para a sede da Capistrano de Abreu pois a previsão é de chuva.
Fiquem atentos aos novos horários:
De 9h às 10h, Turmas do Patinete e do Sol
De 11h às 12h, Turmas do Raio e Invenções

Festa Junina

Informamos nova data para a Festa Junina da Educação Infantil: 14/07, na sede da Capistrano de Abreu.

Final Feliz

Inventar, compartilhar e apreciar são palavras que podem definir as Festas Pedagógicas das Turmas da Lanterna e da Casa. Junto aos pais, as crianças cantararam o repertório musical do grupo, ouviram parte da história da Chapeuzinho Vermelho, foram convidados a inventar, em grupos, personagens de sucata e um novo final para a história e apreciaram a exposição dos trabalhos preparados ao longo do projeto.

O Grande Dia

"Nós estávamos felizes e contentes esperando a festa começar. Primeiro entraram os mágicos. Os equilibristas chegaram depois com muita calma e atenção. Depois os palhaços dançaram com a banda. O Nico abriu a caixinha de música e as bailarinas dançaram. Quando a Thiare fechou a caixa, acabou a dança. A Renata também dançou.
No final da apresentação da Turma do Bambolê, os homens mais fortes do mundo entraram no palco e carregaram duas toneladas de algodão!
Nós adoramos a banda do Tato, do Sidon e do Jean. O espetáculo foi divertido e legal!"

Texto coletivo
Na segunda-feira faremos um passeio ao Parque Lage para brincarmos de "circo" ao ar livre. O lanche será coletivo.

Pião em Festa

Nossa tão esperada Festa Pedagógica teve início com uma grande roda. Pais e filhos participaram de uma oficina de artes para a confecção de adereços para os personagens da cantiga "A Linda Rosa Juvenil". O capricho e envolvimento de todos fez de nossa brincadeira um momento muito especial. O prazer do convívio coletivo e diário foi percebido na alegria e satisfação que nossos pequenos tiveram em compartilhar suas aprendizagens e mostrar, com orgulho, os trabalhos mais significativos do projeto da Turma do Pião aos seus familiares!

Nem Pensar!

As crianças da Turma do Raio têm pesquisado sobre os hábitos dos homens pré-históricos e descobriram que para conservar a carne da caça era preciso secá-la e, também, que os homens eram nômades porque cada vez que a caça acabava eles precisavam se deslocar em busca de mais alimento. Assim que Tom (TDT) soube dessa informação, foi logo comentando com a turma: "Geladeira naquele tempo, nem pensar!" Levando a turma a pensar em como fazíamos sem determinadas invenções que hoje fazem parte de nosso cotidiano. Animados com toda essa conversa, fechamos a data do churrasco que pretendemos fazer na escola e estamos enviando, pelas agendas, o pedido de um ingrediente. E ainda, tivemos a visita de João e Simone, pais do Joaquim (TDT), que vieram nos contar sobre a viagem que fizeram à Africa do Sul. Ao apreciar fotos de animais, algumas crianças fizeram referência aos que existiam no tempo das cavernas.

Memórias do Projeto

Pranchas que ilustram a Idade da Pedra e a Idade dos Metais foram um convite às Turmas do Patinete e do Sol para uma avaliação sobre o projeto "Das pinturas rupestres à escrita". Nossas crianças tiveram a oportunidade de descrever essas imagens e de relembrar o processo de trabalho, revelando o que foi mais significativo e o que aprenderam com as pesquisas. E Cecília (TDM), trouxe um DVD sobre esse período que envolveu os grupos num clima de fechamento de projeto, com imagens marcantes para todos.
Remarcamos o nosso passeio à Escola Nacional de Horticultura para quinta-feira. O lanche será coletivo.

Criando Tinta

Como nas oficinas de artes da Idade Média, nossos pequenos pintores prepararam tintas e fizeram pinturas usando materiais e um suporte diferente. O trabalho foi realizado em etapas: primeiro as crianças prepararam a madeira com uma camada de gesso e cola e depois fizeram a têmpera misturando pigmentos, água e gema de ovo. O resultado desse trabalho poderá ser apreciado na exposição da Festa Pedagógica.

Ensino Fundamental

Calendário Junho

Eventos das turmas do Ensino Fundamental no mês de junho:
Dia 02 - Mostra de Artes
Dia 06 - Festa Pedagógica da F1M, 8h
Dia 11 - Festa Pedagógica da F1T, 16h30
Dia 13 - Festa Pedagógica da F2M, 8h, e F2T, 16h30
Dia 14 - Plantão para os pais de F4, F5 e Fundamental II, de 18h às 20h45. Os pais de F4 e F5 devem agendar o encontro na secretaria. Os demais pais serão recebidos por ordem de chegada.
Dia 28 - Reunião de Pais de F1, 19h
Dia 29 - Baile Junino para os alunos do Ensino Fundamental II, de 18h às 21h. Os alunos das F8 deverão chegar às 16h para organização da festa juntamente com as F7, que terão suas aulas suspensas nesse horário. Os da F6T poderão permanecer na escola e os de F6M deverão chegar às 18h para o início da festa.

Mostra de Artes

No dia 2/6, sábado, as turmas de F3 a F8 irão compartilhar suas criações e invenções realizadas ao longo das aulas de artes. A organização das exposições pelo espaço será enviada no próximo Informe.
Fiquem atentos aos horários de apresentação:
8h30 - F7 - teatro e dança
9h30 - F3 - teatro e dança
10h30 - F5M - dança, música e coral
11h - F4MA e F4MB - teatro, dança e coral
13h15 - F4T - teatro, dança e coral - F5TA e F5TB - dança, música e coral
15h - F8 - teatro, dança e música
15h30 - F6 - vídeo, dança e música
É importante lembrar que os alunos deverão chegar 10 minutos antes das apresentações. Atrasos representam prejuízo para toda a programação, congestionamento dos espaços, desconforto para crianças e familiares, além de um aumento desnecessário de ansiedade de nossos pequenos artistas que contam com os amigos para o sucesso do trabalho coletivo. Já seguiram, nas agendas, as sugestões de fantasia.

Ora Bolas!

Não deixem de conferir, na entrada da escola, o mural com fotos e informações trazidas pelas crianças de F1 a F5 sobre uma grande invenção: a bola!

Criando Sapatos

As crianças das Turmas da Criação e das Máquinas, antes de contarem a montanha de sapatos, tentaram descobrir quantos sapatos havia ao todo e logo concluíram que, se são 25 alunos, seriam 25 mais 25! Depois de algumas brincadeiras, cada criança observou o seu sapato e escolheu os materiais que poderiam usar para recriar os seus calçados. Muito concentradas e inspiradas na Ana, fizeram seu projeto e iniciaram a customização.

Passeio a Petrópolis

Na quarta-feira iremos à cidade de Petrópolis com as F2. Sairemos daqui às 7h30 e retornaremos às 14h30. Pedimos aos pais que não esqueçam de rever as recomendações sobre a viagem enviadas anteriormente por circular especial.

Linha do Tempo

"As F2 foram surpreendidas por uma charada na máquina do tempo. Depois de muita euforia e conversa, as crianças perceberam que tinham que organizar as imagens e mensagens cronologicamente, segundo a evolução dos aviões.
Hoje, quando voltamos da aula de música, nós vimos na máquina do tempo várias mensagens. Elas falavam sobre três aviões. Esses aviões evoluíram com o tempo. O primeiro avião era de 1930 e só cabiam 10 pessoas. O segundo avião era de 1969 e cabiam muito mais passageiros. O terceiro avião era de 2005 e era gigante: cabiam mais de 800 pessoas."
Texto Coletivo

Aerodinâmica

As F2 pensaram bastante sobre os diferentes tipos de avião e suas funções. Uma das observações que fizeram foi sobre as formas dos aviões, o que deu origem a uma boa discussão sobre aerodinâmica. Para observar e pensar sobre o assunto, fizemos uma experiência jogando da ponte, ao mesmo tempo, uma folha de papel aberta e outra amassada em forma de bola. Muitas crianças levantaram a hipótese de que ela caía mais rápido porque ficava mais pesada, até que a seguinte hipótese convenceu todo mundo: "O peso não muda. Na folha aberta, fica um colchão de ar embaixo que empurra a folha pra cima. Na bola, não dá para formar o colchão de ar, então ela cai mais rápido."

Papel, Pincel, Nanquim, e Mãos a Obra!

As F3 estão avançando na leitura do livro "A viagem de Mao Mi" e, junto com esta aventura, estão aprendendo um pouco sobre os ideogramas chineses, sinais que representam ideias ou objetos. Iniciamos o estudo sobre mais uma invenção chinesa tão presente em nossas vidas: o papel. Com este material, pincel e nanquim, as crianças experimentaram desenhar os ideogramas de alguns elementos que aparecem no livro como fogo, água, terra e céu.

Memory Game

A China invadiu também as aulas de Inglês das F3. Nas últimas semanas surgiram muitas descobertas interessantes e, entre elas, os adjetivos relacionados aos povos dos diversos países. Descobriram que se uma pessoa nasce na China, ela é "chinese"; se nasce no "Brazil", é "brazilian" e pelo mundo afora é assim também. Para tornar essa aula mais divertida, prepararam o memory game "Countries and nationalities". Let's play?

Viva a Vista Chinesa!

Nosso passeio foi fantástico! O dia estava lindo e as crianças muito animadas para o conhecer e explorar este monumento construído em homenagem aos chineses que moraram na Floresta da Tijuca no século XIX. Foi incrível assisti-las fazendo Tai Chi Chuan tão concentradas. Uma plateia de guardas e turistas parou para vê-las. Depois, um chá e uma carta chinesa deram ao passeio um ar ainda mais oriental. Segundo as crianças o passeio foi "Mais que excelente!"

Mostra e Cinema

Tem sido intensa para as crianças das F4 a preparação das atividades para a Mostra de Artes.
Como fazer uma novela sem imagem?
Como fazer a fotografia ganhar movimento?
E como fazer poemas inspirados por um personagem das telas do cinema?
Toda essa produção estará na Mostra.

Dividindo a Novidade

Novidade na F5M: a nova técnica da divisão chegou. Ainda estamos no começo dessa nova aprendizagem e, por isso, as confusões e certa insegurança são normais. No site, em Para Turmas 2012, no espaço reservado para as F5, quem quiser, pode conhecer o passo a passo da técnica operatória. Nas F5 da tarde essa novidade acontecerá logo depois da Mostra de Artes.

As F5 na Mostra de Artes

O dia da Mostra de Artes está chegando e as F5 têm se empenhado para finalizar os trabalhos de Música, Coral, Dança e Artes Visuais. Em Projeto também resolvemos tentar dar visibilidade para o que temos estudado e cada turma está pensando em como contar um pouquinho da História das Invenções. Ainda temos muito o que fazer. A pontualidade, a assiduidade e o incentivo das famílias não podem faltar! 

Cinema no Fundamental II

Curtas e longas têm preenchido parte do tempo dos alunos do Fundamental II. Nos recreios das quintas-feiras, animações como "Vida Maria" e "A Maior Flor do Mundo", foram mais uma opção de diversão.
Para mergulhar no Renascimento, as F7 assistirão ao filme "O Nome da Rosa", acompanhadas por Quincas, professor de História.
Com Diários de Motocicleta, as F8 vão, com Pedro, professor de Geografia, abordar a América Latina.

Resenha

Nas aulas de Projeto, as F6 redigiram resenhas a partir de artigos selecionados pelos alunos nas revistas "Ciência Hoje das Crianças".
Reservamos, também, um momento para a autoavaliação e cada um pôde falar do seu crescimento, das aprendizagens e das dificuldades enfrentadas.
Nosso próximo desafio é aprender a fazer anotações nas aulas.

Renascimento nas F7

Depois de estudar as transformações na Idade Média, as F7 chegaram ao universo urbano e mercantil da Itália renascentista. Fizemos um passeio virtual por Florença e observamos algumas manifestações artísticas da época. Para aprofundarmos o tema, os alunos desenvolverão pesquisas sobre as diversas áreas onde o Renascimento se manifestou. Veremos o filme “O Nome da Rosa”, focando no debate entre fé e razão.

Projeto de Literatura da F8

No próximo trimestre trataremos da Literatura como invenção. Para a formação dessa noção, estudaremos um pouco da história da literatura de língua portuguesa, comparando textos do mesmo gênero de diferentes épocas. Para completar essa trajetória, leremos "Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa, exemplo perfeito de como a literatura pode ser sempre reinventada. O trabalho com o livro começará no próximo dia 20.

20.000 Léguas Submarinas

Lembramos que na próxima semana começaremos na F6 a leitura de "20.000 Léguas Submarinas", de Júlio Verne, tradução e adaptação de Maria Alice de Araripe Sampaio Doria, da Editora Melhoramentos.

De Todos

Fala, bicho!

Não deixem de levar os pequenos ao espetáculo "Fala, bicho!", do grupo Costurando Histórias, que conta histórias com tapetes. Um trabalho que une contação de histórias, música e brincadeira.
Mais informações no site: www.costurandohistorias.com
Quem indica é a Mirna, mãe da Cecília (TDM) e professora de Língua Portuguesa das F8.

Concertos para Juventude

Luana Baldacci (F5TB) convida todos para o evento "Concertos da Juventude", em que o Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará. O concerto acontecerá neste domingo, no Teatro Municipal.

Peças Infantis

Demétrio Nicolau, avô do Francisco (F1M) e do Miguel (TDM), está com duas peças teatrais em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto: "No Jogo do Caipora Curupira Joga Agora" e "A Aranha Arranha a Jarra..." Vale a pena conferir.

Aniversários

De 28 de maio a 3 de junho

28 BERNARDO PONTUAL DE ABREU F7TB
28 NINA SIMÕES PIRES FRAGALE F4T
28 LUISA DAHMER PEREIRA DE ARAUJO F2M
29 IARA VASQUES F2M
29 MANUELA ZYNGIER TENÓRIO TBM
30 PEDRO COUTO RODRIGUES DE SOUZA F6T
31 ANA REGAZZI LENT SANTOS TAM
1 PEDRO DA COSTA PONTES F3T
1 MARIA EDUARDA BOCLIN JACKSON F7TA
1 TERESA BUARQUE DE HOLANDA BALTAR TBT
1 LUCIANE DE PAIVA MOURA COUTINHO PRO
2 RODRIGO ALVERCA CAVALCANTI TDM
2 FRANCISCO MARTINS AMADO TCM
3 MARIA BEATRIZ FERNANDES CARLOS TDT
3 LETICIA NERY TOMEI F7TA
3 LUCAS DE OLIVEIRA GRAÇA F8MA
3 CLARA ARAUJO FAERSTEIN TAM