Notícias de 18 de maio de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Reservas de Turno de F6 2013

Aguardamos, ainda, o posicionamento dos pais de F5 indicando a preferência de turno para 2013 na secretaria da escola.

Palestra Rio+20

Terça-feira, às 18h, receberemos Sérgio Besserman Vianna, economista, ambientalista e pai de ex-alunos, que virá conversar com os professores sobre a Rio+20 para pensarmos em como envolver as crianças com o evento. Está aberto aos pais que confirmarem a presença.

Educação Infantil

Festas Pedagógicas

Datas e horários das Festas Pedagógicas da Pereirinha.
Pedimos atenção especial à mudança de local da festa das Turmas do Patinete, Sol, Inventos e Raio para o Parque da Cidade, na Gávea.
Caso chova a festa será adiada.
Na sede da Capistrano de Abreu:
Dia 21/05, segunda-feira, às 8h, Turma da Lanterna; às 16h, Turma da Casa.
Dia 22/05, terça-feira, às 8h, Turma do Bambolê.
Dia 23/05, quarta-feira, às 16h, Turma do Pião.
No Parque da Cidade:
Dia 26/05, sábado, às 9h, Turmas do Patinete, Sol, Inventos e Raio.

O que levar na Mochila

Pedimos aos pais de todas as turmas da Educação Infantil que fiquem atentos aos materiais de uso diário que devem vir na mochila das crianças. Temos sentido falta especialmente das mudas de roupa e panos para apoiar os potes de lanche.

Lanterna no Castelo

As crianças da Turma da Lanterna conheceram o Castelinho do Flamengo e lá dramatizaram uma história de contos de fadas. Usando as coroas que enfeitaram na sala de artes, exploraram os ambientes do castelo. Também ouviram música medieval e participaram de um baile, depois de terem apreciado a arquitetura do local.

Turma da Casa

A Turma da Casa tem se divertido com as atividades que envolvem os eletrodomésticos utilizados em algumas casas. As crianças exploraram esses objetos através de músicas, histórias, imagens e também colocando a mão na massa preparando um delicioso bolo de cenoura no liquidificador. Durante a atividade, alguns comentários:
"A cenoura é dura e o liquidificador vai cortar!" Eduardo e Antonia
"O liquidificador mistura tudo!" Luisa
"Na casa da minha vó tem liquidificador!" Gabriel

Como foi inventado o espetáculo?

A caminho do "Grand Finale" do circo da Turma do Bambolê, as crianças refletiram sobre a pergunta:
Como será que se inventa um espetáculo?
"É uma pessoa que pensa". Francisco Góes.
"Um espetáculo pode ser de uma bailarina só". Nina T.
Para ilustrar nossas pesquisas recebemos Maria Alice Poppe e Tato Taborda, pais de Luiza (TBM), para a apresentação de um recorte do espetáculo que está em cartaz chamado "Caprichosa Voz que vem do Pensamento". Garfos e parafusos, inseridos no "esqueleto" do piano, produziram sons inesperados que dialogaram com a bailarina, revelando um universo de magia e fantasia. A dupla sensibilizou as crianças, que vibraram com a performance dos artistas.

Brinquedos que Voam

As crianças da Turma do Pião conheceram a história das pipas e descobriram que sua origem foi na China, há muito tempo. Apreciamos imagens de várias pipas representadas nas obras de Portinari que nos inspiraram a produzir desenhos e pinturas nas aulas de arte.
Aviões de sucata e de papel também foram confeccionados com prazer e muita brincadeira!

Inventos na Catedral

"Nós, da Turma dos Inventos, estamos pesquisando sobre a Idade Média e por isso fomos conhecer os vitrais da Catedral Metropolitana de São Sebastião. Quando entramos fizemos silêncio, paramos para observar os vitrais e sentamos em roda para desenhar o que chamou mais a nossa atenção nas imagens. Depois voltamos para o ônibus e fomos lanchar na Praça Paris. Teve bolo para cantar parabéns para a Maria e para o Miguel. Depois, fizemos uma corrida pela praça e vimos uma minhoquinha no chão. Nós gostamos do passeio. Foi legal!" Texto Coletivo

Escrita Cuneiforme

Para experimentar a escrita cuneiforme, as crianças das Turmas do Patinete e Sol receberam uma placa de argila e foram desafiadas a dividir o espaço da placa com uma espécie de cunha e a traçar símbolos, inventados por elas, com um palito de dente.

Lá vem História...

Ao escutar a história "Um Porco Vem Morar Aqui", de Cláudia Fries, as crianças da Turma do Raio aguçaram o gosto pela leitura fazendo conexões com o que estão aprendendo e ampliando seus conhecimentos acerca da nossa língua. Atentas à narrativa e às ilustrações, reconheceram elementos presentes em nossas pesquisas quando o personagem Porco surpreendeu seus novos amigos com presentes feitos com argila e biscoitos saídos de um forno.
Na próxima semana faremos um churrasco inspirados no Tempo das Cavernas. Fiquem atentos ao pedido que seguirá na agenda.

Ensino Fundamental

Calendário de Junho

A seguir, os próximos eventos das turmas do Ensino Fundamental no mês de junho:
Dia 02 - Mostra de Artes
Dia 06 - Festa Pedagógica da F1M
Dia 11 - Festa Pedagógica da F1T
Dia 13 - Festa Pedagógica da F2M e F2T
Dia 14 - Plantão para os pais de F4 e F5
Dia 28 - Reunião de Pais de F1
Dia 29 - Baile Junino do Ensino Fundamental II. (para os alunos)

Muitos Inventores

As crianças da Turma da Criação conheceram Alexander Calder e Palatinik, dois artistas muito criativos que adoram criar coisas diferentes assim como a Ana, personagem do livro que estamos lendo em sala. Depois de assistirmos a vídeos que mostravam suas obras, inspirados na arte cinética, tivemos outras ideias que envolveram equilíbrio e movimento. Com uma corda, brincamos de tentar nos equilibrar e montamos um móbile com objetos que tínhamos na sala, como borracha, caneta, tesoura e cola. Agora, estamos querendo pesar alguns materiais para produzirmos um grande móbile para a turma.

Museu Casa do Pontal

Na quinta-feira a Turma da Criação visitará o Museu Casa do Pontal. O lanche será coletivo. Como é um passeio muito distante, existe a possibilidade de atraso. Pedimos que, especialmente nesse dia, as famílias que dependem das empresas de transporte venham buscar as crianças.

Mr. Potato Head

As turmas de F1 começarão a estudar a história de alguns brinquedos, iniciando pelo famoso Mr. Potato Head. Na terça-feira, cada criança deve trazer uma batata crua para uma grande brincadeira que terminará num lanche com batatas assadas.

Arte nas Máquinas

Animadas com o livro "Ana, Guto e o Gato Dançarino", as crianças da Turma das Máquinas se envolveram com a personagem Ana, uma artista que cria lindas obras e fantásticas geringonças. Entusiasmados com Ana, na ficção, começamos a estudar os artistas Adalton Lopes, Getúlio, Alexander Calder e Palatnik - avô da Sofia. Assim, nossa turma está fazendo muita arte!

Dirigíveis e Aviões

Finalmente as F2 chegaram aos inventos voadores do século XX e, para ampliar a visão do desenvolvimento da aviação nessa época, assistiram a um documentário com informações sobre as máquinas voadoras. Foi impressionante ver cenas do voo de Santos Dumont no 14-Bis, dos irmãos Wright nos EUA e, ainda, do grande acidente ocorrido com o dirigível Hindenburg em 1937. Muitas descobertas foram registradas no caderno:
"No início do século XX os dirigíveis transportavam pessoas."
"Depois da I Guerra Mundial os aviões voltaram a ser usados como esporte."
"Em 1937 o dirigível Hindenburg pegou fogo e houve um grande acidente: 36 pessoas morreram."
"Os aviões começaram a transportar pessoas e viajar longas distâncias."
"Quando acabou a II Guerra Mundial os aviões começaram a subir mais alto e ficaram mais avançados."

Um novo jeito de operar

As crianças das F2 se depararam com o desafio de resolver operações decompondo os números em dezenas e unidades. Muitas dúvidas surgiram e as discussões geraram boas reflexões sobre como fazer as decomposições e as operações.

Faltas

Pedimos aos pais da F2T maior atenção à presença das crianças. As faltas têm sido frequentes, prejudicando não só quem está ausente mas o grupo todo. Pedimos cuidado no planejamento de viagens ou outras atividades, principalmente neste período de organização da Festa Pedagógica.

Mostra de Artes

No dia 2/6, sábado, as turmas de F3 a F8 irão compartilhar suas criações e invenções realizadas ao longo das aulas de artes.
Fiquem atentos aos horários de apresentação.
F3 - teatro e dança a partir de 9h30.
F4MA e F4MB - teatro, dança e coral a partir das 11h.
F4T - teatro, dança e coral a partir das 13h15.
F5M - dança, música e coral a partir das 10h30.
F5TA e F5TB - dança música e coral a partir das 13h15.
F6 - vídeo, dança e música a partir das 15h.
F7 - teatro e dança a partir das 8h30.
F8 - teatro, dança e música a partir das 15h.
É importante lembrar que os alunos deverão chegar 10 minutos antes. Seguem, nas agendas, as sugestões de fantasia.

Dragões, Muitos Dragões!

Nossas capas de caderno ficaram prontas. Inspirados na lenda "O nascimento do dragão chinês", contribuição do Gabriel Obón (F3M), produzimos lindos dragões e demos aos nossos cadernos um colorido especial. Quem ainda não plastificou, favor providenciar neste final de semana.
"Minha mãe achou bem chinesa essa capa. Disse que escolhemos as cores certas!" Nicolas (F3M).
Na F3T, esses seres encantados se juntaram às estrelas da bandeira da China e a um ideograma para compor a capa, que segue para ser plastificada neste final de semana.
"Acho que os dragões vão trazer sorte e bons assuntos para o nosso caderno!" Clara (F3T)

Dictionary

Uma das novidades nas aulas de inglês das F4 é o dicionário. O uso tem sido frequente tanto para consultas quanto para atividades mais dirigidas. Nas últimas aulas as crianças começaram a construir um banco de adjetivos que está ajudando a ampliar o vocabulário e enriquecer a escrita.

Multiplicação

As crianças das F4 foram desafiadas a construir "muros" usando a malha quadriculada do caderno. Para isso foi fundamental entender o que são linha e coluna para depois escrever a multiplicação correspondente para cada "muro". Foi apresentado também o algoritmo da multiplicação e, aos poucos, todos estão se apropriando de mais esse recurso para solucionar diferentes problemas.

Planejando no Pereirão

Divididas em grupos, as crianças das F4T, F5TA e F5TB planejaram algumas atividades com bolas. Para esea tarefa foram desafiadas a pensar no material necessário e na adequação para a turma.

Lembretes do Coral

Pedimos a ajuda dos pais para que lembrem as crianças de F4 e F5 de trazerem a pasta do coral em todas as terças-feiras. Sua ausência prejudica bastante o andamento dos ensaios.
O coral é uma atividade que pode ser extremamente prazerosa e gratificante, mas exige comprometimento, esforço e atenção de todos para conseguirmos um bom resultado.

Vêm aí as novas aventuras do Sítio!

Com o mergulho na obra de Monteiro Lobato e depois da "Invasão Literária", era hora das crianças das F5 escreverem novas aventuras para seus personagens. Foi essa a proposta que fizemos para um texto de criação no Diário Literário. Agora estamos aproveitando essas produções para a atividade dos "Leitores do Dia", em que uma criança lê sua aventura e os amigos fazem comentários escolhendo as ideias de que mais gostaram e dando sugestões para melhorar o texto.
Para o Raphael (F5M), falaram que ele tinha tido uma ótima ideia, mas no final, perdeu o fôlego e terminou muito de repente. Para a Juliana (F5M), que se descobriu apaixonada pelos livros do Lobato, muito elogios. O Francisco (F5M) chegou a falar que ela é a nossa Lobatinha, porque é como se estivéssemos ouvindo o próprio Lobato falar. A aventura de Nina (F5TB) atraiu todos porque um grande amor na Bahia fez com que a Cuca se transformasse para o bem. João (F5TB) disse que gostou da história do Filipe Sá (F5TB) porque tinha início, meio e fim, ideias organizadas e o conflito principal.

Memórias de um Invento

Inspirados na leitura do livro "Memórias de um Cabo de Vassoura", de Orígenes Lessa, os alunos das F5 foram convidados a pensar em um invento e imaginar o seu nascimento. De onde ele viria? Surgiu a partir de alguma necessidade? Qual história ele teria para contar? A partir daí, facas, gavetas, lápis, máquinas de lavar, abajures e até o fio dental estão ganhando vida pelas mãos dos alunos em suas produções textuais.

Inglês

As últimas semanas foram de muito trabalho e bons resultados nas F6. Depois de duas avaliações individuais, estamos fechando o trimestre discutindo as dificuldades e os acertos. No trabalho gramatical ressaltamos a importância das frases completas e bem estruturadas; para uma boa compreensão leitora entendemos que as palavras já conhecidas e o contexto podem nos ajudar a inferir o significado de novos termos e expressões. Concluímos também que tranquilidade e concentração serão sempre úteis em momentos de avaliação. E, ao saberem que os textos da avaliação eram autênticos e escritos para o público em geral, a satisfação das crianças ficou clara na pergunta: "Então estamos lendo textos de adultos?".
Na próxima semana os alunos que apresentaram dificuldades receberão material de apoio para fazer em casa com auxílio das famílias.

Língua Portuguesa

As F6 estão desenvolvendo um trabalho, em grupos, sobre a diversidade cultural e as variações linguísticas das regiões do Brasil. Além disso, iremos iniciar uma nova leitura: "20.000 Léguas Submarinas", de Júlio Verne, tradução e adaptação de Maria Alice de Araripe Sampaio Doria, Editora Melhoramentos.
Nas F7 fizemos o nosso primeiro teste e trabalhamos também sobre os gêneros literários lírico e dramático. Esse último estudo foi feito através de uma pesquisa em relação à origem do teatro ocidental.

História

Nas F6, depois de compreendermos o processo de sedentarização do homem, chegamos à Mesopotâmia, onde surgiram as primeiras cidades, a escrita e importantes civilizações. Assistimos a uma apresentação de imagens da região, que atualmente é o Iraque. Os alunos também realizaram as autoavaliações.
Nas F8 iniciamos o estudo sobre a Revolução Francesa. Sempre buscando a relação com as ideias iluministas, debatemos a importância desse episódio histórico e assistimos ao documentário "A Revolução Fancesa", do History Channel. Para desenvolvermos melhor o tema, os alunos lerão "A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta", de Michel Vovelle.

Xingu

As F7 foram ao cinema assistir ao filme "Xingu", do diretor Cao Hamburger, baseado na história dos irmãos Villas-Bôas. O filme trouxe várias motivações de debate entre os alunos, como a atualidade das questões sobre os impactos sociais e ambientais de grandes obras e empreendimentos em andamento na Amazônia.

Geografia nas F8

Iniciamos nosso estudo sobre a América Latina com uma conversa sobre a origem e o sentido da expressão "América Latina". Estão previstos trabalhos com músicas de Mercedes Sosa, poema de Ferreira Gullar, a exibição do filme "Diários de Motocicleta", entre outros.

Notável Importância nas F8

Chegamos aos Produtos Notáveis. Estamos estudando a fundo, utilizando geometria para apoiar nossas conclusões. Averiguando, aprendendo, gostando. Fechamos conhecendo o Triângulo de Pascal, notável ferramenta, que facilita e potencializa nosso alcance para produtos cada vez mais improváveis.
Conhecimento muda nosso ponto de vista. É isso que buscamos. É isso que estamos conseguindo.

De Todos

CINEfoot

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol convida alunos, pais e amigos da Sá Pereira para sua 3ª edição, de 24/5 a 3/6. Mais informações sobre o evento em CINEfoot.pdf

Domingo é dia de Cinema

No domingo ocorrerá a exibição do filme "Xingu" em mais uma edição do evento "Domingo é dia de Cinema", organizado por professores de pré-vestibulares comunitários, escolas públicas do Rio de Janeiro e o Grupo Estação. A exibição do filme, que já foi assistido pelas F7, será seguida de um debate. No Cine Odeon, às 9h.

Aniversários

De 21 a 27 de maio

21 PEDRO LUIS RODRIGUES DE AZEVEDO F3T
21 ALICE FIGUEIREDO PEREIRA F7TB
23 FERNANDO HOSKEN PEREIRA TCT
23 CLARICE SÁ DE OLIVEIRA TCM
23 LEONARDO POPPE TABORDA F2M
25 SOFIA MATTOS DE MOURA GONÇALVES F2M
25 HELENA LESSA MACEDO F7TA
26 FLAVIO TEIXEIRA VAIRO AUX
26 THEO BACAL BONET TBT
27 RAFAELA MOROSINI MENEZES F4T