Notícias de 11 de maio de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Reservas de Turno para F6 2013

Como todos os pais de F5 sabem, em 2013 teremos 30 vagas por turno para as turmas de F6. Como, hoje, temos nas F5 42 alunos à tarde e 18 pela manhã, estamos nos preparando com antecedência. Aguardamos o posicionamento de todos indicando a preferência por turno na secretaria da escola.

Palestra Rio+20

No dia 22/5, terça-feira, às 19h, receberemos Sérgio Besserman Vianna, economista, ambientalista e pai de ex-alunos, que virá conversar sobre a Rio+20. O público alvo são os professores da Sá Pereira, mas está aberto aos pais interessados que confirmarem a presença.

Educação Infantil

Festas Pedagógicas

As Festas Pedagógicas da Pereirinha estão se aproximando! Seguem as datas e horários.
Na sede da Capistrano de Abreu:
Dia 21/05, segunda-feira, às 8h, Turma da Lanterna; às 16h, Turma da Casa
Dia 22/05, terça-feira, às 8h, Turma do Bambolê
Dia 23/05, quarta-feira, às 16h, Turma do Pião
No Aterro do Flamengo:
Dia 26/05, sábado, às 9h, Turmas do Patinete, Sol, Inventos e Raio.

Sucata para Todos

Vamos precisar de sucatas para as Festas Pedagógicas da Pereirinha. Caixas, papéis coloridos, tecidos, garrafas pet (1,5l ou 2l), tampinhas, rolos de papelão, caixas de ovo de papelão, bandejas de isopor, radiografias etc.

Lanterna no Castelo

Nessa semana a Turma da Lanterna conversou sobre os ambientes e as pessoas que habitavam os castelos. Para ilustrar e ampliar as nossas descobertas, Mila Sá trouxe um castelo de brinquedo com rei, rainha, cavaleiro e até um bobo da corte. Depois de brincarem com esse material, nossos pequenos foram desafiados a criar seus próprios castelos com blocos de madeira e a fazer uma colagem com formas geométricas.
O passeio ao Castelinho do Flamengo foi transferido para quinta-feira. O "lanche banquete" será coletivo.

E na sua Casa, o que Tem?

Tem sido grande o interesse da Turma da Casa pelas invenções que utilizamos dentro de nossas casas. Felizes e orgulhosos, nossos pequenos mostraram as pesquisas que fizeram com seus pais e falaram sobre elas na roda de conversa. Juntos, selecionamos as invenções que mais se destacaram: o som, o ventilador, a televisão, o liquidificador e o aspirador de pó. E para motivá-los ainda mais, assistimos ao clipe da música "Ai que calor", de Ana Moura, no site da escola. Aproveitamos para trabalhar e descobrir para que serve cada um dessas invenções em nosso dia a dia.

O Mágico Chegou!

Respeitável público! Com vocês o mágico Antônio! A Turma do Bambolê teve o prazer de receber o amigo Antônio. Ele veio acompanhado de sua mãe, que lhe auxiliou numa divertida demonstração de truques e mágicas. As crianças se envolveram no clima circense e, sem pestanejar, acompanharam cada detalhe das mágicas apresentadas com muito entusiasmo e alegria.
Estamos enviando pela agenda etiquetas com indicação das fantasias que devem ser usadas na Festa Pedagógica.
Na segunda-feira faremos um passeio ao Parque Lage para uma aula aberta de Expressão Corporal. O lanche será coletivo.

Inventando Brinquedos

Inspirados nos artistas Alexander Calder e Torres García, as crianças da Turma do Pião inventaram brinquedos e esculturas. Utilizando pregadores de roupa, palitos de picolé e tocos de madeira, com formas diversas, elas deram asas à imaginação para as produções que fizeram em grupo e individualmente. Todas essas invenções poderão ser apreciadas na Festa Pedagógica que está se aproximando.
O passeio ao Parque dos Patins foi remarcado para a próxima sexta-feira. O lanche será coletivo.

Era uma Vez...

E assim começa mais uma história, que é ouvida com concentração pela Turma dos Inventos. Contos de fadas, histórias fascinantes envolvendo reis, rainhas e castelos têm deixado as crianças encantadas. Além desse encantamento com o enredo, o contato com diferentes tipos de textos permite às crianças se aproximarem da riqueza, complexidade e funcionalidade da nossa língua e transitarem pelo universo da leitura e escrita, levantando hipóteses. Com olhinhos atentos, um suspiro ou um sorriso, as crianças escutam uma história com final feliz e geralmente vem um pedido de bis.

A Invenção da Roda

Brincadeiras e atividades sobre a descoberta da roda trouxeram alegria para as Turmas do Sol e do Patinete. Por meio de propostas divertidas, procuramos garantir um contato lúdico com a matemática. As crianças exploraram objetos que rolam e que não rolam, rolaram umas sobre as outras, carregaram alimentos e se carregaram. Depois, compararam seus pesos e experimentaram transportar esses alimentos, além dos próprios amigos, em carrinhos. Assim, a carroça construída por nossos antepassados ganhou maior sentido e a invenção da roda foi valorizada por todos.
O passeio à Escola Nacional de Horticultura foi remarcado para a próxima terça-feira. O lanche será coletivo.

Na Boca do Forno

A Turma do Raio visitou o ateliê da ceramista Taciana Amorim e conheceu, de pertinho, um torno, um forno e uma grande variedade de peças. As crianças aprenderam que para que as peças possam ser queimadas é preciso que o barro tenha secado, o que pode demorar até uma semana. Aprenderam também que biscoito é o nome dado à primeira queima das peças antes de serem esmaltadas e passarem pela segunda queima. E assistindo ao filme "Kirikou - Os animais selvagens", de Michel Ocelot e Bénédicte Galup, elas observaram o quanto o processo de queima é diferente no ateliê e nas antigas aldeias.

Ensino Fundamental

Máquinas e Barro

O que leva uma pessoa a inventar coisas diferentes? As crianças responderam:
"A vontade de deixar a cidade mais bonita".
"A necessidade".
"Querer que as coisas não fiquem iguais, cinzas e tristes".
Assim, a Turma das Máquinas começou a apreciar as invenções artísticas, observando trabalhos do Getúlio, Adalton Santos, Saúba e Nhô Caboclo. Inspirados pelas obras de argila, as crianças começaram a criar seus próprios bonecos de barro.

Getúlio Inventor

O passeio das Turmas da Criação e das Máquinas foi muito especial! As crianças conheceram o artesão Getúlio Damado, conversaram bastante com ele, que as recebeu com muito carinho e histórias para contar. "Eu faço arte aproveitando o lixo", foi assim que Getúlio iniciou o bate papo com nossos pequenos. Enquanto falava, nosso anfitrião ia produzindo dois bonecos para a turma, diante do olhar curioso de todos. Depois fomos lanchar e brincar numa praça em sua companhia. Saímos de lá muito felizes e com vontade de inventar novos brinquedos com as sucatas da escola.

Toys

As F1 e F2 começaram uma conversa sobre brinquedos e brincadeiras nas aulas de Inglês. De qual invenção vocês mais gostam? "Festa de aniversário, videogame, brigadeiro, brincadeira, brinquedo!" Essas foram as respostas das crianças. Empolgadas com o tema, a conversa entrou no túnel do tempo e foi parar nas cavernas. "Como as crianças se divertiam quando não havia brinquedo? Elas usavam pedras, cipó...". Esse papo só está no começo e nas próximas aulas continuaremos com o tema e traremos a história de alguns brinquedos.

Passeios F2

Com o envolvimento das crianças com o Projeto, decidimos fazer dois passeios diferentes: Museu Aeroespacial, em Sulacap, e Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis.
Por isso, segue nas agendas uma circular sobre os passeios.

Quem é o Pai da Aviação?

Uma notícia apareceu na máquina do tempo das F2 e levantou a polêmica envolvendo Santos Dumont e os irmãos Wright a respeito do invento do avião. Pesquisando em casa, as crianças viram que os irmãos Wright voaram antes de Santos Dumont, mas trabalhavam sigilosamente. Enquanto isso, o brasileiro desenvolvia muitos projetos publicamente em Paris. Uma reportagem nos ajudou a refletir sobre essa questão e chegamos a seguinte conclusão:
“Podemos dizer que muitos inventores que pensaram sobre o avião são pais da aviação.”
Texto coletivo

Qual é a Altura de Santos Dumont?

Depois que as crianças trouxeram suas alturas, a F2M fez uma grande tabela e comparou os números para ver quem tinha o mesmo tamanho, quem era mais baixo e quem era mais alto. Vimos então a altura do inventor brasileiro e entendemos por que seu apelido era “Le Petit Santos”, afinal tinha somente 155cm! Para incrementar ainda mais nossas reflexões sobre as medidas, utilizamos fitas métricas para medir muitas coisas na sala: mesas, cadeiras, quadros, pastas.

Mostra de Artes

Faltam três semanas para a Mostra de Artes. O evento, marcado na agenda, acontecerá no dia 2/6, sábado, e pretende dar visibilidade às produções de F3 a F8 nas diferentes linguagens artísticas.
É sempre um prazer compartilhar com as famílias, mas para ajudar nos deslocamentos pela escola, pedimos atenção aos horários e ao local de realização das atividades, a serem divulgados no próximo Informe.
Lembramos que as faltas, especialmente nesse período, comprometem o acabamento da produção individual e do grupo.
Nas próximas aulas de Dança e Teatro, que serão de ensaios e finalização dos trabalhos, os figurinos e adereços precisarão estar nas mochilas.

Usando o Dicionário

As F3 inauguraram o dicionário e estão explorando este grande livro de palavras. Surgiu uma dúvida? Quer saber como se escreve? É só procurar por ordem alfabética que lá está a palavra! "Peraí, mas o dicionário tem todas as palavras do mundo?" (Rafael - F3M) Não é bem assim Rafael, mas tem muitas delas. Podemos também pesquisar no computador, perguntar às pessoas, ver nos livros e, assim, ir desvendando o segredo do nosso vocabulário.

Olhos Abertos para a Vista Chinesa!

"Na sexta-feira passada fomos à Vista Chinesa, que fica no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Primeiro, tentamos subir pelo Jardim Botânico, mas não conseguimos, então ficamos esperando um pouco e escutamos umas fábulas chinesas e gostamos muito da do gato vegetariano. Depois, o motorista Sérgio teve a brilhante ideia, para não perdermos o dia de passeio, de subirmos por São Conrado. Chegando lá, apreciamos a maravilhosa vista do Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor, a Lagoa e até Niterói! Percebemos que a Vista Chinesa é a imitação de um portal chinês, parece que é feito de bambu, mas é de cimento. Em volta do bangalô, experimentamos chá de camomila, lemos mais uma carta do livro 'Nas Folhas do Chá' e fizemos uma saborosa mesa de lanche. Depois, para fazer a digestão, 'alisamos a crina do cavalo selvagem' no movimento de Tai-chi-chuan que estamos aprendendo e brincamos no maior portal chinês fora da China, vocês sabiam disso? Foi um dia muito divertido!"
Texto Coletivo F3T

Um Chá Chinês na F3M

No livro "Nas folhas do chá", Gabriela e sua avó tomam um chá chinês muito diferente que parece uma bolinha e que, mergulhado em água quente, se abre em uma bela flor saborizando e aromatizando a água. Tomás (F3M) trouxe algumas bolinhas mágicas que foram preparadas e provadas em sala.
"Eu achei mais bonito do que gostoso." Daniela
"Achei muito bom!" Olívia
"Eu nem gosto de chá, mas desse eu gostei!" Joaquim
"Eu achei a coisa mais bonita desse mundo. Parecia uma mágica e eu não queria parar de olhar, mas o gosto é horrível!" Pedro Flaksman

Ciranda de Poesias

Que tal tirar um poema da estante e trazê-lo direto para a sala de aula? Esse é o convite para as crianças das F4 para a próxima semana. As turmas estão se preparando para momentos de leituras poéticas. Para isso será necessário que procurem nas estantes de casa um livro de poesia para compartilhar com os amigos. Futuramente estenderemos esse convite aos pais que quiserem escolher seus poemas preferidos e vir participar, na escola, de nosso "Sarau de Poesias".

Stop!

As F5T foram postas à prova! O Jogo do Stop desafiou a todos na execução de estratégias já conhecidas e até mesmo na descoberta de outras. Convidados a fazer multiplicações entre números de dois algarismos por dezenas exatas, a turma exercitou agilidade de raciocínio e, é claro, a tabuada! Puderam perceber o quanto sua memorização serve de aliada nestas horas em que há outro tanto de coisas para se pensar.

Fim de Trimestre

O primeiro está terminando e as F5 ainda estão envolvidas com revisões e avaliações dos cadernos, autoavaliações e testes de Língua Portuguesa e Matemática. Essas pequenas pausas são sempre muito boas para que juntos possamos refletir sobre os caminhos do Projeto, a postura de estudante, as dúvidas, as curiosidades e tudo que já aprendemos. Enquanto isso, a leitura do livro "A História das Invenções" segue instigando reflexões e pesquisas.

As F5 no País da Gramática

Estudar os fatos da língua movidos pela curiosidade e pelo interesse é o que tem desafiado a criançada da F5. Sabemos que o estudo da gramática nem sempre é tarefa fácil... às vezes árido, outras vezes de difícil compreensão. Mas uma coisa é certa: viajar pelo país da Gramática na companhia da turma do Sítio tem sido uma das grandes curtições das F5.

Aquarela

Os ensaios de "Aquarela", de Toquinho, nas aulas de Música das F5 estão a todo vapor. As crianças já estão com a partitura do arranjo e vale lembrar a todos que o estudo caprichado em casa é fundamental para dar suporte aos ensaios e garantir uma maior qualidade musical ao final deste processo.

Curtas de Quinta

O curta "10 centavos" e a animação "Vida Maria" foram as atrações exibidas nos recreios do Fundamental 2. Se você tem alguma sugestão de produção a ser compartilhada, procure a coordenação.

Ciência Hoje

Na última aula de Projeto, as F6 exploraram a revista Ciência Hoje das Crianças, que esse ano completa 30 anos. Conversamos sobre as características dessa publicação que pretende formar leitores e divulgar conhecimentos de várias áreas.
Os alunos, que no ano passado conheceram a redação da revista, conversaram sobre suas seções, sobre o expediente e os profissionais envolvidos na sua elaboração, sobre os diferentes tipos de textos e imagens que nela aparecem, sobre assinatura e muito mais.

"Xingu" para as F7

Na próxima terça as F7 irão ao Arteplex assistir ao filme "Xingu". Os horários de entrada e saída não serão alterados.

Leitura de "A Invenção de Hugo Cabret"

As F8 têm estudado o livro tendo em vista não só a compreensão da trama, mas também o uso de diferentes linguagens em sua composição. Por meio de atividades como debates, descrição sistematizada da estrutura textual e produção de texto, temos observado detalhes relativos à linguagem e ao gênero textual e sua relação com as imagens, tão importantes para a construção da narrativa.

Revolução Francesa nas F8

Para abordar o novo assunto das aulas de História adotamos o livro "A Revolução Francesa explicada à minha neta", de Michel Vovelle; tradução Fernando Santos, da Editora UNESP. A Papel aos Pedaços receberá o livro na próxima semana, reserve o seu.

De Todos

Oficina de Escrita Criativa

Flavia Lins e Silva, autora de "Diário de Pilar na Grécia" e "Diário de Pilar na Amazônia", entre outros livros conhecidos de nossos alunos, oferece uma oficina de escrita criativa para Jovens e Crianças. Serão seis encontros, nos quais desenvolverão sua escrita, inventarão seus próprios personagens, criarão histórias e poderão participar da publicação de seus primeiros contos
em uma coletânea da turma.
Para inscrição, mande um e-mail com nome e idade para: diariodepilar@gmail.com. O curso será na Casa da Pilar: Rua Embaixador Carlos Taylor, 73 casa 105, Gávea. Mais informações no tel. 2294-0098.

Oficina de Papel

Mariana, mãe da Maria Eduarda (F6M) e do Rafael (F4MB), recomenda a oficina de papel artesanal com materiais inusitados "Fazendo papel em família", sábado, de 11h às 12h, na Loja Mutações, no Largo dos Leões. Informações no tel.: 2530-4201.

No Museu Villa Lobos

Marcia, mãe do Lucas e do Gabriel (F5) divulga no site a programação da 10ª Semana de Museus que acontecerá nos dias 15, 16 e 17/5, sempre às 15h, no Museu Villa Lobos, na rua Sorocaba, 200, em Botafogo. Entrada franca.

Aniversários

De 14 a 20 de maio

15 VICTORIA TAVARES CARVALHAL F4MA
15 BRUNO DE ASSIS TRAMUJAS F6M
15 IARA LUCAS MARTINS DE CASTRO F5M
16 ANA ATEM DIAMANTE F5TA
17 BRANCA GRINBERG-WELLER F5TA
18 LUIS HADDOCK LOBO DE A MAGALHÃES F5TB
18 LUCIANA SALDANHA PRO
19 ANTONIA PITANGA DO AMARAL PEIXOTO TBT
20 HELENA RODRIGUES OLIVEIRA F8MB
20 JULIA WEINMAN F5TB