Notícias de 13 de abril de 2012 - Ano XIX

Educação Infantil

Lanterna Faz Faxina

A Turma da Lanterna assistiu a trechos do filme "Branca de Neve e os Sete Anões". Aproveitamos algumas cenas selecionadas, especialmente no interior da casa, para levantar questões sobre os afazeres domésticos e os diferentes tipos de moradia. Para ilustrar nossas pesquisas, também apresentamos um teatro no pátio. As crianças participaram, junto aos personagens, ajudando a fazer a faxina da casa e a preparar a sopa feita pela Branca de Neve.

Construindo a Casa

Ainda inspiradas na peça dos Três Porquinhos, as crianças da Turma da Casa observaram, na roda do início da tarde, fotos de diversas casas e listaram os diferentes materiais utilizados em sua construção: madeira, palha, tijolo, gelo, barro, vidro e tecidos. Na tentativa de reproduzir algumas delas, exploraram o gelo e o tecido, sentindo suas texturas e se divertindo com as brincadeiras e atividades propostas.

Bailarinas

Envolvida com as bailarinas do circo, a Turma do Bambolê conheceu outras bailarinas retratadas por Degas, Renoir, Toulouse Lautrec e Botero. Enquanto apreciavam as imagens, as crianças fizeram comentários atentando para detalhes, cores e formas. Em seguida, brincaram de imitar movimentos semelhantes aos das bailarinas. Na próxima sexta-feira faremos um passeio ao Espaço Atua Bota, centro de treinamento e de aulas circenses. O lanche será coletivo.

O Que É O Que É?

"...Salto, salto, salto mais que perereca.
Pulo o muro e caio em cima da cabeça de um careca..."
(Toquinho)
A Turma do Pião anda explorando jogos e brincadeiras com bola. Descobrimos que é um dos brinquedos mais antigos de que se tem notícia, já tendo sido feito com fibra de bambu, no Japão, pelo de animais, na China, e até bexiga de boi, na Grécia e em Roma! Também manipulamos muitos tipos de bola e percebemos diferenças de tamanho, peso, cor, material e até de forma!
A queimada foi eleita pelas crianças como a brincadeira mais legal desta semana.

Passeio à Floresta

"A Turma do Patinete fez um passeio à Floresta da Tijuca para visitar a Gruta dos Morcegos. Nós fomos de ônibus com um guia chamado Zé, que nos mostrou uma trilha e nos ensinou a andar nela, como se fôssemos passarinhos, sem encostar nos amigos. Ele também nos contou a história da floresta que foi replantada por escravos. A gruta estava muito escura e alguns amigos acenderam suas lanternas. O lanche estava muito gostoso e foi servido numa toalha vermelha. O passeio foi muito divertido e legal. Nós amamos esse passeio!"
Texto coletivo

Visita na Turma dos Inventos

George, pai do Daniel (TCT), visitou a Turma dos Inventos para contar sobre uma viagem que fez ao Egito. Curiosas, as crianças ouviram sobre sua ida às pirâmides, o clima do deserto, viram fotografias suas montado em um camelo e fizeram muitas perguntas mostrando o quanto estão envolvidas com as pesquisas.

Meninos das Cavernas

No livro "No tempo das cavernas", de Ginette Hoffman, Meruti vive sua primeira caçada e se orgulha por essa conquista, enquanto Rupi, de "Rupi, o menino das cavernas", personagem de Timothy Bush, passa a se dedicar ao plantio de alimentos. Eles encheram de emoção as crianças das Turmas do Sol e do Patinete. Esse período de transição da nossa história, quando passamos de nômades a sedentários, tem possibilitado inúmeras atividades relacionadas à sofisticação de ferramentas e utensílios inventados pelo homem e ao cultivo da terra e criação de animais. Elementos da natureza como pedras, gravetos, folhas e argila têm sido explorados com muito interesse pelas crianças na sala de artes.

Raio na Floresta

"Nossa turma andou bastante na trilha da Floresta da Tijuca para conhecer uma gruta. Aprendemos que ela é diferente de uma caverna porque existe entrada de luz e que as duas são diferentes de um túnel porque foram feitas pela natureza e não pelo homem. A trilha estava cheia de lama e o chão tinha muitos buracos formados pelas gotas de água que caíam. Como estava muito escuro, acendemos nossas lanternas, fizemos fogo e conseguimos ver um cavalo desenhado na parede.
O Zé, nosso guia, contou que esse desenho pode ter sido feito por algum escravo que se escondeu lá há muito tempo atrás.
Depois, fizemos um piquenique. Foi um passeio cheio de aventuras e muito importante para a nossa turma."

Texto coletivo

Ensino Fundamental

"Comigo não tá!"

As crianças dos turnos da manhã e da tarde vêm explorando o espaço e exercitando o cuidado e a atenção ao se deslocarem nos diferentes piques no Pereirão.

Novidade na Biblioteca

Na próxima semana o novo espaço "Estante do Autor" dará destaque aos livros de grandes autores infanto-juvenis. Começaremos a homenagem com Monteiro Lobato, que dá nome à nossa Biblioteca, aproveitando a comemoração de seu aniversário no dia 18 de abril.

Turma da Criação

Depois de uma longa votação para a escolha do nome da turma, a F1M agora se chama Turma da Criação. A disputa foi acirrada entre Turma da Engrenagem, da Roda, das Ideias e da Máquina. As crianças chegaram à conclusão que podemos estudar muitas coisas que foram criadas pelo homem.

PASSEIO SOBRE RODAS
"Nós, da Turma da Criação, fomos à Lagoa, no Parque dos Patins, andar em brinquedos que possuem rodas e são muito usados pelas crianças. Andamos de patins, bicicleta, patinete, skate e outros brinquedos. Vimos quantas rodas cada um possuía, qual era o mais pesado e o mais veloz, fizemos uma corrida para ver qual chegava primeiro do outro lado da pista e brincamos muito.
Terminamos o passeio com uma visita ao deck da Lagoa e vimos vários peixinhos. O dia estava lindo e a vista também.
Foi muito divertido. Nós amamos o passeio!

Texto Coletivo

Mais rodas

“Nossa turma fez um passeio sobre rodas na Lagoa. Levamos bicicletas, patins, patinete, skate e velotrol. Apresentamos nossos brinquedos, mostramos o movimento da roda de cada um e contamos quantas rodas tinham. Apostamos corrida, brincamos, trocamos de brinquedo e inventamos uma brincadeira nova: pique-esconde-pega. Com tantas rodas, é claro que caímos e até o pé no buraco colocamos. Voltamos com o joelho um pouco ralado, mas tudo bem! Acabamos o dia comendo pipoca e assistindo ao filme 'Ta chovendo hambúrguer'”.
Texto Coletivo F1T

Exposição de Balões

“Nós fomos à Exposição Pneumática do artista Paulo Paes, que faz balões gigantes sem fogo. Ele usa primeiro papel comum de impressora e faz a forma do balão. Depois usa papel de seda, tesoura, matemática e cola para fazer o balão muito grande.
A gente descobriu que os baloeiros estão aprendendo a fazer balão sem fogo. O Paulo Paes contou que ele aprendeu a fazer balões com um velhinho, que era o melhor baloeiro do Rio de Janeiro e também alfaiate. A gente aprendeu que existe uma equipe que vai em qualquer lugar para pegar os balões e que isso é muito perigoso porque pode cair na casa das pessoas. A gente ganhou livros do Paulo Paes de como fazer balões.
Nós gostamos muito dos balões! Eles eram gigantes, muito coloridos e de formas diferentes!”

Texto coletivo

Otto e Bartolomeu

"As F2 conheceram mais dois colaboradores importantes para o sucesso da aviação no mundo. O primeiro foi Otto Lilienthal, milionário que gastou toda a sua fortuna com seus inventos voadores. Ele foi o primeiro homem a ser fotografado voando em um objeto mais pesado que o ar, um planador. Morreu ao fraturar a coluna quando caiu de um de seus vôos, mas antes disse 'Sacrifícios devem ser feitos!'
O segundo inventor foi o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que construiu um 'instrumento para se andar pelo ar, da mesma sorte que pela terra e pelo mar, e com muito mais brevidade'. Estava falando do balão!"

Texto Coletivo

Cataventos

Depois de assistirem, nas aulas de Dança, ao vídeo "Beauty emotion-Flow", no qual a velocidade dos movimentos circulares de uma bailarina fazem um adereço cênico, preso em seu corpo, se movimentar, desafiamos as crianças das F2 a experimentar movimentos em diferentes velocidades que pusessem cataventos a girar.

Um Dia os Chineses Inventaram o Ábaco

Continuando as pesquisas sobre esta máquina de calcular recheada de história, as F3 descobriram que o seu nome em Mandarim é "Suan Pan", que significa "prato de cálculo". As crianças estão encantadas com o instrumento e descobrindo como registrar os números, além de aprenderem ainda mais sobre unidade, dezena centena e milhar.

Inventando nomes

Depois de sugerir nomes para o projeto, as F3 participaram de um democrático processo de escolha. A votação foi agitada! Foram muitas etapas. Primeiro, cada um pensou num nome e o apresentou à turma. Em pequenos grupos, escolheram os mais votados e, por fim, os grandes campeões. Na F3M foi escolhido "As invenções do outro lado do mundo", sugestão de Carolina. Na F3T a disputa foi acirrada entre "China in...ventos", de Pedro Pontes, "Era uma vez um invento chinês", de Júlia e o vencedor "Olhos puxados e grandes inventos", criado por Bernardo.
Estes são os nomes do nosso projeto que aborda os inventos chineses, sua importância e as histórias de cada um deles.
Para acompanhar as turmas nas pesquisas, adotaremos o livro "A Viagem de Mao-Mi", de Lisa Bresner, da Companhia das Letrinhas.

O Bicho Inventor

As F4 estão conhecendo a origem de Bicho Inventor, através dos "Serões de Dona Benta". Nos deliciosos fins de tarde do Sítio de Pica Pau Amarelo, a sábia senhora reunia toda a turma e contava 1001 histórias fantásticas, dentre elas a "História das Invenções", de Hendrik Van Loon. Nesses textos encontramos relatos sobre como surgiram e evoluíram importantes inventos do homem que transformaram nossa vida na Terra. Esses conhecimentos trazem reflexões sobre a leitura do livro "Como fazíamos sem".

A dança no Cinema

Nas aulas de Dança, as F4 estudaram um pouco sobre a dança no cinema assistindo a alguns musicais. Na próxima semana alguns movimentos ganharão corpo na releitura das crianças. 

Problemas e Mais Problemas

As aulas de Matemática das F4 estão repletas de problemas para serem resolvidos usando cálculos com as quatro operações. A adição e a subtração já são nossas velhas conhecidas e resolvidas com o recurso do algorítimo. Já na multiplicação e na divisão, o desafio é usar estratégias cada vez mais econômicas, lançando mão de somas sucessivas e decomposições. Todo esse procedimento é uma cuidadosa preparação para, em breve, serem apresentados ao algorítimo da multiplicação.

Chaplin Entre Nós

Mais uma vez as crianças das F4 estão sendo contempladas com um evento em nossa cidade. A exposição "Chaplin e sua imagem" está no Centro Cultural Helio Oiticica. Vamos apreciar 200 fotos da vida pessoal, dos bastidores dos estúdios e poses artísticas desse encantador criador e suas criaturas, além de trechos de filmes e muitas passagens sobre essa história. Carlitos, um dos personagens mais queridos do cinema, vai ilustrar e alavancar nossas pesquisas sobre cinema.
A F4MA vai à exposição na quarta-feira, dia 18.
As F4MB e F4T vão à exposição na quinta-feira, dia 19.

Reuniões de Pais de F4 e F5

Na próxima quinta-feira, os professores das F4 receberão os pais para conversar sobre o percurso vivido pelas turmas até agora e avaliação. As reuniões de F4T e de F4MB serão às 18h; a da F4MA às 19h30.
No dia 26 teremos as reuniões de F5M e de F5TA às 18h e a da F5TB às 19h30.

Dia de Lobato, Dia do Livro Infantil

Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, que faria 130 anos. Neste ano, tão mergulhadas nesse universo das invenções humanas, as F5 estão programando uma comemoração para esse criador e suas criaturas. Vamos preparar um mural e fazer pequenas leituras-convite de seus livros nas turmas da escola.

F6T no CCBB

Na próxima terça-feira a F6T vai ao CCBB visitar a exposição "Anticorpos", dos Irmãos Campana, como desdobramento do trabalho de Inglês.

Segunda Chamada

Na próxima semana os alunos do Fundamental 2 que não fizeram a avaliação de Matemática terão a segunda chamada:
F6M, F8MA e F8MB, quinta-feira, dia 19, de 13h às 15h.
F6T, F7TA e F7TB, quarta-feira, dia 18, de 10h às 12h.

Informe Virtual

Os alunos do Fundamental II sinalizaram que, ultimamente, o informe tem sido acessado pelas famílias pela Internet. Para evitar desperdício, não estamos mais distribuindo o informe impresso para esse segmento. Mas estará disponível na secretaria para quem o desejar.

Compartilhando Divertimento e Responsabilidade

As F6T, F7TA e F7TB elegeram uma comissão mista que se responsabilizará pelo recreio. A ideia é deixar o recreio alegre e divertido aproveitando os espaços da escola. A comissão se reuniu relembrando algumas regras: "Temos acesso ao salão toda terça, não podemos entrar com bola ou outros brinquedos, não é permitido mexer nos materiais das aulas de Dança. A biblioteca está disponível toda quarta e quinta para a gente ler e conhecer outros livros, ouvir música no fone, pois tem gente que não quer ouvir sua música. Os computadores são de uso coletivo. Não podemos comer e beber nessa sala, nem entrar em sites inadequados para nossa faixa etária, mas podemos pesquisar e curtir." A comissão também teve ideias divertidas que serão compartilhadas com os outros alunos nas próximas Tribos.

Língua e Literatura

As F6 continuam envolvidas com a leitura de “A filha do fabricante de fogos de artifício". Além disso, estudamos o conceito de língua e compreendemos as variações que existem entre os povos dos países de outros continentes que, como nós, falam a língua portuguesa.
Nas F7, trabalhamos as formas nominais do verbo, discutimos sobre o gerundismo como um fenômeno recente em nossa língua e conhecemos as locuções verbais. Mergulhamos também na leitura de "George e o segredo do Universo".

De Todos

Espaço de Dança

Gisele Alvin convida os alunos da Sá Pereira a conhecerem o Espaço de Dança, na São Clemente, bem próximo à escola, que oferece diferentes linguagens e conta com profissionais especializados. Distribuímos um folheto de divulgação com informações mas detalhadas.

O Circo Silva Apresenta!

No Teatro Maria Clara Machado, Planetário da Gávea, os espetáculos "Humanimal", sábados 14, 21 e 28 de abril e "Riante", domingos 15, 22 e 29 de abril, todos às 17h. Distribuímos prospecto com maiores informações.

Aniversários

De 16 a 22 de Abril

16 SOFIA ARRUDA NEPOMUCENO F5TA
16 ANNA BARRETO PINA CHIARINI F6M
16 JANAYNNA VIEIRA DE SOUZA PRO
17 FABIOLA CORREA LIMA AUX
18 CECILIA DUTRA REIS DE MOURA NEVES TCT
19 LILY EXENE MESQUITA L GRAHAM F5M
19 ELENILDE VIEGAS PRO
20 ANDRÉ AMARAL DE ALMEIDA F1M
20 PEDRO FRANÇA IZIDORIO AIRES F3M
20 HELENA FERRANTE DE OLIVEIRA F8MA
21 JOAO ALMEIDA WERNECK F6T
21 MIGUEL AMORIM LAMOGLIA F3T
22 LETÍCIA ELIAS MENEZES F2M
22 JULIA ABIB LIMA LEAL F8MB