Notícias de 5/4/2012 - Ano XIX

Para Todos

Novidade

A pedido dos alunos mais velhos, a camiseta da escola ganhou mais opções de cores, além da tradicional cinza. Quem quiser, pode procurá-las nas cores verde ou azul, na Bimbilândia.

Educação Infantil

Plantão de Professores

Na próxima quarta-feira teremos o Plantão de professores da Pereirinha. Lembramos que seu objetivo é atender aos pais que têm alguma questão especial a conversar e precisam de um encontro com a professora. O plantão, com duração máxima de 10min, precisa ser agendado, na secretaria da escola, com Andreia ou Ana Carla.

Lanterna na Caverna

A expectativa da Turma da Lanterna em torno do primeiro passeio do grupo foi grande. Felizes, nossos pequenos entraram no ônibus e se puseram a cantar as músicas do repertório da turma.
No Parque Lage, fizemos um delicioso piquenique e, de barriguinha cheia, seguimos caminho até a caverna. Será que aqui tem leão? Morcego? Foram muitas as perguntas sobre os animais que moram nesse ambiente. Para respondê-las, entramos na caverna e nos enchemos de coragem e de novos questionamentos. Quem já morou em cavernas? Por quê? Em seguida, conhecemos o aquário, brincamos em volta do chafariz e das árvores e, cheios de novidades para contar, voltamos para a escola.

Teatro na Casa

Muito atentas, as crianças da Turma da Casa se divertiram ao assistir à dramatização de "Os Três Porquinhos", encenada pelas suas professoras. Para dar continuidade à nossa pesquisa sobre a importante invenção que foi a moradia, aproveitaremos para explorar os materiais utilizados pelos porquinhos para construírem as suas casas, em diferentes atividades.

Respeitável Público!

A Turma do Bambolê teve o prazer de receber os palhaços Piriri e Pororó, interpretados por Sofia Chediak (TDM) e sua mãe, Alice. Elas vieram nos contar sobre sua participação numa oficina de artes em Madri, inspirada na obra de Alexander Calder. Trouxeram um mini circo, confeccionado por Sofia, dentro de uma lata de sucata com bonecos, cavalinhos e muito mais! A turma se divertiu a valer!
Para inspirar, ainda mais, os nossos pequenos recebemos a bailarina Maria Alice Taborda, mãe da Luiza (TBM), que nos encantou com seus passos, piruetas e leveza, além de contar as histórias do "Quebra Nozes" e do "Lago dos Cisnes". Foram duas visitas muito especiais!

Brincadeira de Bonecas

As atividades que envolveram bonecas e bonecos foram muito especiais para a Turma do Pião. Depois de conhecerem a boneca Fofolete, uma das preferidas da mãe de Antonia D. (TBT), as crianças aproveitaram para reinventar as suas próprias, feitas com massa de modelar, dentro de caixas de fósforo pintadas. Com a tagarela Emília e o Visconde de Sabugosa, a turma dançou, cantou, fez colagem e maquiagem de rosto inspirada na boneca gente e em seu amigo. E as criações de Doutor Coppelius e de Gepeto inspiraram nossas conversas sobre a invenção dos brinquedos.
Com tanta diversão, resolvemos fazer uma festa! Preparamos um bolo, fizemos de conta que era o aniversário dos bonecos, cada criança escolheu a idade que estaria fazendo o seu brinquedo e cantamos um parabéns animado!
Tudo o que vivemos foi muito mágico! Terminamos a tarde imaginando que, à noite, os bonecos ganhariam vida e brincariam com os brinquedos da sala de jogos! Será que é feitiço com pó de pirlimpimpim?

Sampler e Silêncio

Com as turmas do Pião, Raio e Invenções coletamos sementes, galhos, conchas e pedrinhas e iniciamos a exploração sonora desses elementos da natureza atentando para seus diferentes timbres, alturas e intensidades. Para registro e futuras atividades de composição "sampleamos" esses sons criando um banco sonoro.
Depois descobrimos que os sons, em suas primeiras formas musicais e de linguagem, teriam sido inventados pelos homens das cavernas que reproduziam o efeito do eco imitavam bichos e barulhos da natureza. Aí nos veio outra questão: o que existia antes do som? Descobrimos que "o silêncio foi a primeira coisa que existiu, um silêncio que ninguém ouviu" (Arnaldo Antunes). Mesmo sendo impossível ouvir o silêncio, descobrimos que lidamos com ele o tempo todo no fazer musical. Tocando nosso tambor, por exemplo, usando o comando mão / baqueta, concluímos que a mão marca, na verdade, o silêncio e com ele ganhamos fluidez e precisão.

Brincando com Sombra

O fogo iluminava as caverna e criava sombras em suas paredes. Com essa informação, as crianças da Turma dos Inventos participaram de uma aula de Expressão Corporal diferente. Divididas em grupos, dançaram e criaram movimentos atrás de um tecido e os amigos apreciaram suas sombras. Num outro momento aproveitamos a brincadeira para criar poses de perfil, como nas pinturas egípcias, que estamos conhecendo através de novas pesquisas.

Rupi e Siron Franco

A vida de nossos antepassados envolve as crianças da Turma do Patinete e do Sol num clima de curiosidade."Rupi, o menino das cavernas", personagem do livro de Timothy Bush, que deixou de praticar a caçada de animais e se dedicou ao plantio de alimentos, encantou as crianças que trouxeram para a escola muitas novidades para compartilhar com os amigos. Agora, com a domesticação dos animais e o surgimento da agricultura, novos inventos serão pesquisados.
E por falar em caverna, Julia (TDM) trouxe uma série de serigrafias originais de Siron Franco, chamada "Dez visões rupestres", feitas a partir de pinturas encontradas em sítios arqueológicos brasileiros, como a Serra da Capivara, revelando seu interesse pela arte primitiva. As duas turmas se encantaram pelo trabalho e quiseram fazer suas próprias pinturas.

Fogo de Palha

A Turma do Raio foi para o pátio viver uma aventura. Chegando lá, as crianças encontraram palha, gravetos e folhas e, então, se perguntaram como tudo isso foi parar ali. Rapidamente concluíram que só poderia ter sido um homem das cavernas! Todas se animaram, recolheram gravetos do chão e, como o homem primitivo, tentaram acender a palha atritando os gravetos usando um dos primeiros instrumentos inventados para fazer o fogo.

Ensino Fundamental

Passeio, Oba!

Depois das pesquisas sobre a roda, as F1 irão brincar com esse invento num passeio sobre rodas, à beira da Lagoa. Cada criança deverá escolher e trazer bicicleta, patins, skate, patinete ou velotrol. Não esqueçam de verificar os pneus e se está tudo funcionando. O lanche será coletivo. A F1T vai na segunda-feira e a F1M na quinta-feira.

Tempos Modernos

As crianças da F1 assistiram a uma parte do filme "Tempos Modernos", de Chaplin. Discutiram sobre como algumas invenções podem ser boas e ruins ao mesmo tempo, variando conforme o homem as utiliza. Descobriram a importância da engrenagem que é feita de mais de uma roda e está presente em várias máquinas que o homem construiu. Para finalizar, todos desenharam, no caderno, o que mais chamou atenção no filme.

Lá vem História!

Mais uma história foi contada por um aluno das F7 para a F2T. Helena, da F7TA, escolheu a lenda "A menina que se transformou numa garça", do livro "Lendas e fábulas dos bichos da nossa América". E nos contou que esse livro foi adotado por sua turma quando estava na F2 e que eles encenaram essa lenda.
Também ouvimos "Por que o japim e os marimbondos são amigos?"
Aproveitamos para conversar um pouco sobre este gênero literário e como o homem o utiliza para explicar muitos fenômenos.

Aviões de Papel

Na F2, uma reportagem que contava sobre um campeonato de aviões de papel agitou as crianças. Pintamos papéis bem coloridos para preparar nossos aviões e entrar na brincadeira. Fizemos nosso próprio campeonato, considerando duas categorias: maior distância percorrida e maior tempo de permanência no ar. Para saber quem foi o vencedor, organizamos os dados numéricos numa tabela e comparamos, fazendo muitas descobertas.

Passeio com Balão

Na próxima quarta-feira, as F2 irão conhecer esculturas de balão na exposição "Pneumática", do artista Paulo Paes, na galeria do Edifício Capanema. O lanche será combinado pela agenda.

Escrita Reversa

Uma mensagem misteriosa surgiu na máquina do tempo da F2, intrigando as crianças. Alguém sugeriu que podia ser a escrita reversa de Leonardo da Vinci. Para descobrir, colocamos todas as letras no quadro, invertemos a escrita e deciframos: ORNITÓPTERO. Depois, pesquisamos na internet seu significado e descobrimos que esse foi mais um invento de Da Vinci. Também vimos livros para saber mais sobre suas outras invenções voadoras: parafuso voador, paraquedas e asa delta.

Contos Reinventados

As F2 vão soltar a imaginação e embarcar nos contos de fadas. Já começamos a leitura das histórias em versões mais tradicionais e as crianças irão conhecer, também, versões criativas narradas por outros personagens presentes nos contos clássicos. Para acompanhar o trabalho, adotamos o livro "Que história é essa?", de Flavio de Souza, Cia das Letrinhas. Os livros já começaram a chegar!

Invenção na Matemática

As crianças das F3 estavam ansiosas para começar a usar o ábaco, e descobriram ser um invento vindo da China. Através de vídeos, vimos como foi desenvolvido e ficamos impressionados com a facilidade e rapidez de cálculo das crianças chinesas ultilizando suanpan, o ábaco em chinês!

"Eu achei o ábaco muito interessante porque vai nos ajudar a fazer contas!"
Maria Clara

"Adorei conhecer essa calculadora antiga que os chineses inventaram."
Bernardo

"É muito legal mexer uma bolinha da segunda fileira e já valer uma dezena."

"A gente viu que antigamente o ábaco era feito de madeira e pedrinhas, descobrimos que pedra em latim se chama cauculus".
Sophia.

Reunião F3 e F4

Na próxima quinta-feira os professores de F3 receberão os pais às 19h. Os pais de F4 serão recebidos no dia 19, F4T e F4MB às 18h, F4MA às 19h30. O objetivo é conversar sobre avaliação e o percurso vivido pelas turmas.

Novidades do Coral

Finalizamos o arranjo do "pout pourri" de composições dos pais da Sá Pereira e, à tarde, chegamos a apresentá-lo a Kátia, mãe do Vicente, da F4T. Além disso, assistimos à gravação ao vivo da música "Força da Imaginação", de Caetano Veloso e Dona Ivone Lara, que será nosso próximo arranjo. Indicamos o link para que todos conheçam a música, que tem tudo a ver com o projeto deste ano: http://www.youtube.com/watch?v=h8MF37rogi0

Manoel de Barros

As F4 estão encantadas com a poesia de Manoel de Barros. Inspiradas em seus textos, estamos ampliando o nosso conhecimento literário e brincando com os diferentes sentidos das palavras. O autor vem nos ajudando a refletir e fazer relações com o nosso projeto institucional "O Bicho Inventor".
Gostaríamos de agradecer a contribuição das famílias que com o envio de materiais enriquecem nossas propostas de sala de aula.

Fazedor de Milagres?

Seria o homem um fazedor de milagres? A partir do título do livro de Hendrik van Loon, "História das invenções do homem, o fazedor de milagres", que inspirou Lobato em "História das invenções", as F5 pesquisaram, no dicionário, o significado de "milagre" para buscar argumentos para responder a essa pergunta. Mesmo com esse auxílio, surgiram diferentes pontos de vista provocando calorosos debates.

Resumo

Na aula de Projeto, as F6 discutiram sobre a diferença entre resumo e resenha crítica. Descobriram que sinopse, síntese, sumário e até epítome também são palavras que expressam que um texto original foi encurtado. A próxima etapa é aprender a fazer um resumo bem feito.

Avaliações no Fundamental 2

O primeiro trimestre termina dia 11 de maio. É verdade que o trabalho começou em fevereiro e, nas diferentes disciplinas, muitas atividades já foram realizadas e revelam o quanto os alunos já aprenderam e também as dificuldades apresentadas.
Mas a aquisição e a sistematização de alguns conteúdos vão se dando aos poucos e, por isso, é importante marcarmos momentos para uma avaliação formal. Segue o calendário com os testes agendados para o período:
F6
Geografia - F6M 26/4 e F6T 24/4
História - F6M e F6T 3/5
Português - F6M e F6T 27/4
Ciências- F6M 24/4 e F6T 25/4

F7
Geografia - F7TA 25/4 e F7TB 24/4
História - F7TA e F7TB 18/4
Português - F7TA e F7TB 3/5
Ciências - F7TA 24/4 e F7TB 26/4

F8
Matemática - F8MA 9/4 e F8MB 11/4
Geografia - F8MA 24/4 e F8MB 26/4
História - F8MA 26/4 e F8MB 24/4
Português - F8MA e F8MB 25/4
Ciências - F8MA 8/5 e F8MB 3/5

Aviso importante: não deixem de verificar, com seus professores, a lista de conteúdos que precisam revisar e de materiais que devem usar como base para o estudo.

Sobre Avaliação...

Nas tribos de F6, F7 e F8, os alunos tiram suas dúvidas sobre avaliação compreendendo as mudanças realizadas no sentido de conquistarmos maior rigor, compromisso com a postura de estudante e consciência sobre os critérios e etapas do processo. Na próxima semana terão, como dever de casa, a incumbência de partilhar com a família os novos procedimentos.

Boas vindas

Recebemos, com muita alegria, dois alunos novos no Fundamental II: Matheus na F6M e Vera na F7TB. Sejam bem vindos!

História

Nas F7, trabalhamos as principais características do Feudalismo. Como forma de aproximar os alunos dos conceitos e elementos do universo medieval, ouvimos a música "Metal Contra as Nuvens", da Legião Urbana, e buscamos referências na letra que remetessem ao cotidiano medieval. Para o dia 11/4, pedimos aos alunos para assistirem, em casa, ao filme de Mario Monicelli, "O Incrível Exército de Brancaleone". A narrativa retrata alguns costumes da cavalaria medieval. No enredo, retratado de forma divertida, o nobre Brancaleone e seus homens enfrentam perigos, tais como: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e os bárbaros.

Português nas F8

Inspirados na exposição "High tech low tech", as F8 estão produzindo textos visuais que buscam refletir sobre tecnologia. Os trabalhos serão compartilhados pelas turmas na próxima semana.
Iniciamos a leitura de "A invenção de Hugo Cabret" conhecendo um pouco do cenário do livro: Paris nos anos 30. E para uma melhor compreensão da trama, trocamos informações sobre o momento histórico por que passava o mundo e a França. Até o final da próxima semana, todos deverão ter lido a primeira parte do livro.

Nutri Garotada

Olá, Pessoal, a primeira turma do Nutri Garotada está fazendo o maior sucesso!!! Aí vão os horários:
- Terças, das 18h as 19h. Aula experimental dia 10/04
- Quartas das 16:30 as 17:30. Aula experimental dia 25/04
- Quintas das 18h as 19h, em andamento e no momento sem vagas.
Aula avulsa: R$ 60,00 / Mensalidade R$ 150,00 / Local: Humaitá.
Quem tiver interesse, entre em contato com Gabriela Kapim (mãe do Antônio TCM e da Sofia da F2M) tel. 9999-0705

Espaço de Dança

Gisele Alvin convida os alunos da Sá Pereira a conhecerem o Espaço de Dança, localizado na São Clemente, bem próximo à escola. O espaço oferece diferentes linguagens e conta com profissionais especializados. Segue em anexo folheto de divulgação com maiores informações sobre a parceria.

De Todos

Oficina de Móbiles

Julia, mãe da Bia (F5M), convida para a oficina de Móbiles com Caroline Polle, sábado, 14/4, às 11h, na loja Mutações. A fabricação de móbiles é utilizada por Caroline como um símbolo de conscientização sobre a necessidade de buscar um equilíbrio entre os usos dos recursos da natureza e o cuidado com o meio ambiente. Um móbile é, também, um objeto de decoração, leve e apaziguante, incentivando o relaxamento e a contemplação. É uma oficina para toda a família. Crianças a partir dos 7 anos. O custo é de 5 reais por pessoa.
Mutações fica no Largo dos Leões 81, loja C, Humaitá, Inscrições: 2530-4201

ANIVERSÁRIOS

10 ANTÔNIA RIBEIRO F R DE PAULA TAT
10 MARIA UMBURANA FERREIRA AUX
10 SANDRA A DE SOUSA COIMBRA AUX
10 JOÃO FERREIRA N MACHADO TAT
10 ANTONIO TORRES WADDINGTON TBM
11 DANIEL MATTA M MOURA TCT
11 MARIA EDUARDA A PRADO F6M
11 TOMAZ WELLER LOPES F1M
11 LUCAS BOND SALLES TBT
12 ELISABETH VON K R DE FREITAS PRO
12 ROSA MARINA F P HORTA F8MB
13 BENTO GONZALEZ R RAMOS F6T
13 MILA MACDOWELL BOULTING TAM
14 LUANA STAUFFER BALDACCI F5TB
14 MARINA TERRY WETTREICH F4T
14 FLORA TEIXEIRA SALEM F5M
14 MAIRA HORTA DE SA MARTINS PRO
15 CAETANO V F LOPES PINTO TBM
15 SOFIA PECLY MONTEIRO F3T
15 RAFAEL EYER P DE OLIVEIRA F2T
15 PEDRO HENRIQUE P C TRILLES TBM