23 de março de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Ciclo de Palestras

Segunda-feira, 2/4, às 19h, receberemos José Carlos Amarante, avô de Beatriz, da Turma do Sol. Doutor em Aeronáutica e Astronáutica, Mestre em Engenharia Mecânica pela Stanford University, Bacharel em Engenharia Química pelo IME, vem compartilhar conosco as ideias reunidas em seu livro "O Voo da Humanidade e as 101 tecnologias que mudaram a face da Terra". O encontro tem como público alvo os professores da Sá Pereira, mas está aberto aos pais interessados que nos ligarem com antecedência confirmando a presença.

Cuidado Carinhoso

Continuamos na luta contra os piolhos. Há quanto tempo você não penteia o cabelo de seu filho com aquele olhar cuidadoso? Ele já está grande? Não importa a idade. Todos precisam dessa atenção. Aliás, não são apenas as crianças e os jovens, mesmo os adultos da casa precisam de alguém que faça essa supervisão de quando em quando. O lema da campanha é coçou - olhou, achou - tratou.

Educação Infantil

Primeira Casa

As Turmas da Casa e da Lanterna conheceram a canção “Desen­gon­çada“, de Bia Bedran, e a brincadeira “Janela, janelinha, porta campainha”. Aproveitamos o envolvimento de todos, que se divertiram a valer, explorando as partes do corpo, a nossa primeira casa. Na próxima segunda-feira, a Turma da Casa, fará um passeio ao Parque Laje. O lanche será coletivo.

Hoje Tem Espetáculo?

Na Turma do Bambolê, o circo não pode parar! Com suas roupas coloridas e carinhas pintadas, nossos palhaços encantaram uns aos outros. Com alegria e muitas brincadeiras, todos se envolveram com as inúmeras possibilidades de expressão que o palhaço pode apresentar. Equilibraram-se em circuitos segurando um guarda-chuva, deram piruetas e cambalhotas, inventaram seus números, cantaram e dançaram. Aproveitamos para propor uma atividade coletiva de matemática, em que as crianças marcaram, em quadros diferentes, quem já havia ido ou não ao circo. Depois de contar e comparar as quantidades, concluíram que a maioria já esteve no circo.

Bola de Gude

Com a Turma do Pião, estamos explorando a história dos brinquedos e brincadeiras. Tivemos a oportunidade de visitar a exposição Playmobil Maravilhosa Cidade, que mostrou a história do desenvolvimento das cidades, passando por uma tribo indígena e uma aldeia Viking até chegar numa estação espacial, com mais de 5 mil peças. Além do Playmobil, as bolas são uma verdadeira paixão das crianças. Começamos nossa pesquisa com uma bem pequenina: a bola de gude. Conhecemos as maneiras tradicionais de jogá-las e inventamos outras. Fizemos atividades em diversas áreas do conhecimento, utilizando-as para pintar e estimar a quantidade em uma imagem cheinha delas. Declamamos a poesia Bola de Gude, de Ricardo Azevedo, e desafiamos as crianças a achar essa brincadeira na imagem do quadro de Bruegel, Jogos Infantis.

Visita nos Inventos

A Tetê encontrou a Turma dos Inventos para contar sobre a Serra da Capivara, no Piauí, e mostrar as fotografias de pinturas rupestres que trouxe de lá. Apreciamos as imagens e buscamos semelhanças com figuras conhecidas. Identificamos diversos animais, plantas, cenas com homens caçando, brincando, em festa, registros da rotina e do modo de vida dos homens primitivos. Também observamos mãos carimbadas e pinturas abstratas, primórdios de uma sinalização ou de registros numéricos. Depois de muitas conversas, Tetê deixou um desafio para turma: criar desenhos figurativos e inventar desenhos abstratos, como os que vimos nesses registros.
Na próxima terça-feira a turma fará uma trilha na Floresta da Tijuca que a levará a uma caverna de verdade. Para a caminhada é importante que as crianças venham com calças confortáveis, tênis e com o repelente já aplicado. O lanche será coletivo. Evitem atrasos pois sairemos, pontualmente, às 13h30.

A Vida nas Cavernas

As Turmas do Sol e Patinete se encantaram com o livro "A Gruta de Lascaux", de Sylvie Girardet, que mostra as pinturas rupestres. Na sala de artes, retrataram os homens das cavernas, sua arte, além de confeccionarem cavernas de argila, uma forma de moradia dos nossos ancentrais. Assistiram, também, a trechos do filme "Guerra do Fogo", de Jean Jacques Annaud, que retrata um pouco da vida naquela época.
Na próxima semana as duas turmas farão uma trilha na Floresta da Tijuca que as levará a uma caverna de verdade. Para a caminhada é importante que venham uniformizadas com calças confortáveis, tênis e com o repelente já aplicado. O lanche será coletivo. A Turma do Sol (TDM) irá na segunda-feira e a Turma do Patinete (TCM) na quinta-feira. Evitem atrasos pois sairemos pontualmente às 8h30.

Ideia na Turma do Raio!

As turmas do Raio e dos Inventos tiveram um encontro caloroso para trocar informações sobre o que estão estudando. Só faltou mesmo uma fogueira para acender mais o entusiasmo das conversas sobre os hábitos dos homens da caverna e sobre como aprenderam a dominar o fogo. A Turma do Raio gostou, especialmente, de aprender, com os amigos da outra turma, que com os pedaços de madeira queimada, identificado por todos como carvão, o homem das cavernas podia fazer seus registros nas paredes.
Na próxima quinta-feira a Turma do Raio fará uma trilha na Floresta da Tijuca que a levará a uma caverna de verdade. Para a caminhada é importante que as crianças venham com a camiseta da escola, calças confortáveis, tênis e com o repelente já passado em casa. O lanche será coletivo. Evitem atrasos pois sairemos pontualmente às 13h30.

Ensino Fundamental

Reunião de Pais

Na próxima quinta, dia 29, teremos reunião de pais das F2 e F8, às 19h. Esperamos por todos para conversarmos com os professores sobre o percurso vivido pelas turmas.

Engrenagem Corporal na F1

Dialogando com o projeto da turma, assistimos à animação "Casa de Máquinas", observando atentamente suas engrenagens. Juntos, selecionamos alguns trechos para transformá-los em movimento. Aos poucos, construímos corporalmente nossa própria casa de máquinas.

Invenção da Roda na F1

Depois de ler o livro "Nicolau teve uma ideia", discutimos sobre invenções. Como transformamos ideias em inventos? As crianças responderam que são necessárias muitas cabeças e tentar muito até acertar. Conversamos sobre a grande ideia do Nicolau - a roda. Resolvemos pesquisar inventos que têm roda e os meios de transporte apareceram em grande quantidade. Mas será que só a encontramos nos meios de transporte? - Claro que não! - eles disseram - Encontramos nas engrenagens, nos moinhos, na roda de fiar. Assim, nosso projeto vai se desenhando.
Estamos aguardando o livro "Ana, Guto e o Gato" de Stephen King & Gilda De Aquino, ed. Brinque Books, para iniciarmos o trabalho.

Dança com Balões

Ao nos aproximarmos do projeto das F2, experimentamos movimentos equilibrando balões em diferentes partes do corpo. Depois, conversamos sobre o movimento dos balões. É leve? Pesado? Rápido? Lento? E, a partir daí, nos movimentamos buscando a leveza dos balões em gestos lentos e delicados.

Leitura da F7 encanta F2

"Na sexta passada, nós, que somos da F7TA, fomos ler na biblioteca, na hora no recreio. Nesse mesmo dia, era a aula de biblioteca da F2T. Por isso, acabamos ficando com eles.
Lemos para eles uma história, sugerida pela Mari, chamada 'Aviãozinho de Papel', de Ricardo Azevedo. Depois, chegaram outros alunos da F7 e fizemos um teatro improvisado de uma outra história que tinha na biblioteca!
A F2 se divertiu muito, deu gargalhadas e, no final, algumas crianças pediram para a gente voltar!"

Letícia e Téo

No final dessa atividade, chegou a hora das indicações de livros. Neste momento, todos têm a oportunidade de falar um pouquinho sobre o livro que leu naquela semana e de indicá-lo para um amigo e, explicando o porquê. Téo acabou participando e indicou para o grupo um livro que ele adorava quando era menor!
Depois, a F2T escreveu uma carta agradecendo às F7 e convidando-as para que isso pudesse se tornar algo mais frequente.

Voando com Ícaro

Após ouvir o mito de Ícaro e pensar em um novo desfecho para a história, a F2 apreciou uma obra de Matisse que retratou o lendário personagem através de recorte e colagem. Aproximando-se da mesma técnica do artista, cada criança fez seu próprio Ícaro. Para terminar a semana, viram o efeito do giz de cera derretendo na vela e colorindo o papel.
Alguns comentários durante a apreciação de "Ícaro", de Matisse:

"Pra mim, o Ícaro está caindo e as penas da asa estão em volta."
"Eu acho que ele caiu no mar e em volta são águas-vivas."
"Pra mim, os amarelos são estrelas do céu."
"Eu acho que o vermelho é o coração dele."
"O vermelho pode ser uma gota de sangue."

Valor Posicional

As crianças das F2se divertiram jogando "Batalha de Composição". Nesse jogo, cada participante recebe cartas com algarismos sortidos. No momento certo, eles viram duas cartas e, com elas, formam o maior número possível. Em seguida, comparam com os amigos os numerais para ver quem formou o maior.
Depois de algumas rodadas, e até tentar com três algarismos, as crianças pensaram sobre como formar o maior número possível:
"Temos que colocar os algarismos do maior para o menor, em ordem decrescente. E para saber qual é o maior número, olhamos a quantidade de algarismos de cada. Se for a mesma quantidade, olhamos para o primeiro e vemos qual é o maior. Se os algarismos forem iguais, olhamos para o segundo e assim por diante."

From F3 to F2

As turmas de F3 fizeram uma cerimônia de entrega das letras móveis para as F2. Essas letras auxiliarão as crianças no levantamento de suas hipóteses sobre a escrita na língua inglesa.

Tai Chi Chuan

Nas aulas de Dança, as crianças de F3 começaram a pesquisar sobre o Tai Chi Chuan. Descobriram sua origem, o significado de cada palavra, os princípios básicos e alguns movimentos. Na F3M, a Andrea Travassos, que morou em Pequim e estudou o Tai Chi, veio nos contar sobre a sua experiência nos ensinando alguns movimentos.

Bicho inventor na F3

Chegamos à China e, como diz o provérbio trazido por Daniel da F3M, “Deus inventou o Céu e Terra, o resto foram os chineses!” Foi partindo dessa descoberta que decidimos pesquisar mais a fundo as invenções desse país oriental. Sempre nos deparamos com alguma invenção que desconhecíamos ser de autoria dos chineses. Depois de pedir uma pesquisa de casa sobre esses inventos, produzimos uma listagem que já soma trinta e nove invenções! No caderno, registros começam a orientar nossas novas descobertas. Só estamos começando!

O Jogo do Caracol

Na aula de Matemática, as crianças de F4 se divertiram e exercitaram suas habilidades de calcular com o "Jogo do Caracol". Foi uma farra só! Todos participaram e registraram os passos da atividade no caderno. Quem ainda não jogou, deve jogar! Não perca a oportunidade quando o caderno estiver em casa!
Aqui estão alguns comentários:

"O jogo foi muito maneiro! A gente aprendeu a multiplicar e fazer contas mentais se divertindo. Eu joguei com a minha mãe e venci."
Felipe F4MA
"Foi muito legal jogar com a minha turma o jogo do caracol e aprender a multiplicar com contas de vezes e contas normais. Jogamos em grupo com os amigos, compartilhando e brincando."
Dora F4MA
"Eu gostei! Foi divertido e usamos a multiplicação e outros conhecimentos de Matemática para poder jogar."
Guilherme Coutinho F4T

Hugo Cabret

As F5 foram ao cinema para ver “A Invenção de Hugo Cabret”. O filme proporcionou uma discussão a partir da conversa de Hugo com Isabelle sobre o “propósito” de cada coisa e de cada pessoa na vida. O menino compara o mundo a uma máquina: “(...) entendi que se o mundo fosse uma grande máquina, eu não poderia ser uma peça sobressalente. Eu tinha que estar aqui por alguma razão...” Tudo isso abriu espaço para a poesia de Manoel de Barros e reflexões sobre propósitos/ despropósitos: "(…)Você vai encher os vazios com as suas peraltagens. E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos." Assim, procurando ver mais de um lado de cada situação, vamos desvendando o projeto “História das Invenções”.

Introdução às Ciências

Depois das discussões sobre a caixa preta, as turmas de F6 foram apresentadas a duas importantes ferramentas do processo científico: o método científico e o modelo de relatório. O primeiro serviu para mostrar uma forma de raciocínio lógico e organizador, enquanto o segundo uma dinâmica no processo de registro das atividades experimentais.

Introdução às Ciências

Depois das discussões sobre a caixa preta, as turmas de F6 foram apresentadas a duas importantes ferramentas do processo científico: o método científico e o modelo de relatório. O primeiro serviu para mostrar uma forma de raciocínio lógico e organizador, enquanto o segundo uma dinâmica no processo de registro das atividades experimentais.

Processo Criativo

As F6 e F7 começaram a conversar sobre o processo criativo nas aulas de Dança. Para tanto, apresentamos entrevistas com os coreógrafos das companhias Pilobolus, Debora Colker e Grupo Corpo. Nos depoimentos, conhecemos como cada um construiu determinado trabalho, pesquisando seus movimentos de maneiras distintas e tendo a crença no trabalho árduo como ponto comum.

Ciências Atmosféricas

Nas F7, após conhecermos o projeto MAG, começamos a utilizar as aulas virtuais do projeto MACA. Nesse projeto, diversos temas das ciências ambientais e atmosféricas são abordados com textos, vídeos, animações interativas, experiências e atividades. Lá observamos a influência da radiação solar sobre as plantas e o processo de erosão do solo, distinguindo o que seriam mudanças naturais daquelas causadas pela ação humana e suas tecnologias.

Lunar Sea

Inspirados no espetáculo "Lunar Sea", do Momix, as F8, iniciaram um trabalho de composição coreográfica. Para tanto, trouxeram sugestões de trilha e algumas ideias. Aos poucos, vamos transformando em movimentos as ideias escritas no papel.

Álgebra, afinal, Álgebra

Nas F8, a entrada na álgebra é marcada por muito entusiasmo e uma certa idealização. Analisando e agindo por partes, fica bem mais fácil. O importante é ter estratégia! Estamos trabalhando nessa "novidade", sem descuidar da base, revendo as operações e as relações numéricas estudadas até aqui.

A Máquina Humana

As F8 estão estudando a evolução das aves e dos mamíferos e identificando as características de adaptação que cada uma dessas classes teve com o ambiente e que as distinguiram dos répteis. Nos estudos sobre esses animais, surgiram discussões a respeito do funcionamento de seus órgãos e a comparação com os respectivos sistemas do corpo humano. Esse será o nosso gancho para o início do estudo da anatomia do corpo humano.

Educação Física

Começamos a explorar, nas F6, alguns movimentos tendo como parâmetro hipóteses sobre o corpo de um homem primata, sua forma, sua estrutura e sua postura. Vivenciamos circuitos de saltos e de movimentos amplos. Nas F7 nos movimentamos através de jogos exercitando o corpo como um todo. As F8 observaram a dificuldade de manter uma postura corporal adequada através das práticas de Pilates no solo.

De Todos

Arte no Parque Lage

Informamos o início do semestre dos cursos de Crianças e Jovens: Fazendo Arte no Parque e Observação e Desenho.
Os alunos têm a oportunidade de caminhar pelo parque, visitar as exposições nas galerias da EAV e utilizar diversos materiais como parte da dinâmica do curso. Contato: 3257-1800. Diversas opções de dias e horários.

O Velho e a Mosca

Bel Barcellos, tia de Sebastião (F2M) e Julieta (TAM), convida para o lançamento do livro "O Velho e a Mosca", de sua autoria, dia 25/3, às 16h, na Livraria da Travessa no Leblon.