9 de março de 2012 - Ano XIX

Para Todos

Piolhos

Precisamos contar com a atenção permanente dos pais, encarando essa questão como um problema sério de saúde pública. Temos muitas crianças infestadas e não nos cabe assumir essa responsabilidade, que é de cada uma das famílias. Aconselhamos a busca de orientação no site da Fiocruz e com os pediatras das crianças.

Educação Infantil

Quem inventou a Música?

As crianças aprenderam, nas aulas de Música, que no tempo das cavernas os homens, imitando os sons dos animais e da natureza, experimentaram as primeiras formas de linguagem musical. Para ilustrar a conversa, Jean mostrou fragmentos do filme Sinfonia do Alto da Ribeira, no qual Hermeto Pascoal e sua banda exploram os sons percutindo estalactites, estalagmites, a superfície da água e sopram chifres, garrafões e flauta transversa de bambu.
A música que também fez sucesso esta semana foi "Morada", de Ana Moura e pode ser escutada no site, em >música>gente.
Na próxima semana pretendemos explorar o som de sementes, pedras, gravetos, favas, conchas e outros materiais retirados da natureza. Quem pode nos ajudar a coletar?

Carrinhos de Bebê

Pedimos aos pais que costumam trazer seus filhos em carrinhos de bebê para a escola, que os levem de volta para casa, pois não temos espaço para guardá-los. Acomodá-los no pátio da frente, ocupando espaço destinado às brincadeiras das crianças, não é adequado.

Lanternas no Espaço

A TAM escolheu o nome da turma: vamos nos chamar Turma da Lanterna! Essa já tinha sido uma sugestão antiga da Mila e que foi acolhida com alegria pelas crianças. Aproveitaremos a sugestão da Jess, que veio vestida de astronauta, e estamos planejando brincar com lanterninhas, na aula de Expressão Corporal, como se fôssemos astronautas alternando o claro e o escuro no espaço.

Turma da Casa!

Depois de uma conversa descontraída com as crianças da TAT, listamos os nomes que já haviam sido escolhidos pelas outras turmas e com isso surgiram algumas sugestões interessantes: Sapato (Beatriz), Brinquedos (Pedro Rangel) e Casa (Luisa, Antonia e Eduardo). Com tantas brincadeiras que temos curtido nas "casas" da Dona Macaca e do Jabuti, o nome Casa acabou sendo o escolhido pela maior parte do grupo.

As Invenções do Circo

As crianças da Turma do Bambolê estão fascinadas pelas artes circenses. Nico (TBM) trouxe um DVD do espetáculo Alegria, do Cirque du Soleil, para assistir com os amigos. Os pequenos expressaram curiosidade, surpresa e admiração enquanto contemplavam os atos incríveis desse teatro em movimento. No decorrer do filme, algumas crianças não se contiveram e se levantaram na tentativa de movimentar seus corpos como os bailarinos e dançar as músicas que escutavam. Numa roda de conversa, quando perguntamos quem será que inventou o circo, nossos pequenos responderam:

"Foi o Jean"
"Foi a Giovanna"
"Acho que foi a minha avó"
"Foram os moços que trabalham no circo"


Aproveitamos para escrever uma história com as crianças. Inventamos os nomes "Bambolê e Bambolinha" para dois palhaços que se perderam do circo. Porém, "parece" que eles andam pelas redondezas da Pereirinha e que vão nos visitar na próxima segunda-feira. Ninguém pode faltar.

Roda Pião!

A Turma do Pião assistiu a um vídeo no Youtube. As crianças descobriram que o pião pode ser feito com diferentes materiais e formas! Nas aulas de artes, fizeram um pião utilizando sucata e outro com argila, como eram confeccionados há três mil a.c., na Babilônia. Também perceberam algumas variações desse brinquedo e querem investigar outros! Para ampliar a nossa pesquisa, estamos enviando um papel em branco para que possam fazer registros, com a família, sobre os brinquedos preferidos dos pais ou avós. Podem ser imagens, desenhos, escrita ou como quiserem inventar!

Pintou uma Invenção!

Muitas crianças da Turma dos Inventos fizeram a pesquisa com seus pais e descobriram: foram os homens das cavernas que fizeram as primeiras pinturas! Informações sobre as tintas, a sua forma de preparo, materiais usados e diferentes imagens com pinturas rupestres vão enriquecendo nossas conversas em torno dessa invenção e nos possibilitando experimentar formas inusitadas de usar e preparar tintas na escola.

Projeto para Sol e Patinete

As turmas do Sol e do Patinete ficaram entusiasmadas com a leitura de uma revista da Turma da Monica trazida pelo Pedro (TCM). Aprenderam sobre diversas fontes de energia, a começar pela do próprio corpo, tudo contado pelos personagens do Mauricio. Na primeira história, Cebolinha é um homem das cavernas que relata experiências para se livrar do ataque de animais, a descoberta do fogo, a fundição de metais e a criação de utensílios. A história abriu caminho para uma pesquisa mais apurada sobre as invenções ao longo da História.

Inventor de Para-raio

A Turma do Raio conheceu Benjamin Franklin, o inventor do para-raio. Depois de aprenderem sobre o que um raio faz quando é atraído pela haste metálica, as crianças propuseram que a turma construísse o seu próprio para-raio e puseram a mão na massa selecionando sucatas, pintando papelão, para imitar a cor metálica, e usando o próprio metal para fabricar o brinquedo de sucata.

Inventor de Para-raio

A Turma do Raio conheceu Benjamin Franklin, o inventor do para-raio. Depois de aprenderem sobre o que um raio faz quando é atraído pela haste metálica, as crianças propuseram que a turma construísse o seu próprio para-raio e puseram a mão na massa selecionando sucatas, pintando papelão, para imitar a cor metálica, e usando o próprio metal para fabricar o brinquedo de sucata.

Ensino Fundamental

Carteirinhas de Estudante

Estão sendo distribuídas, gratuitamente, as carteirinhas de estudantes para todos os alunos do Ensino Fundamental. Esse documento de identificação tem maior significado para os alunos do Fundamental II, que já precisam provar que são estudantes para ingresso com desconto nos cinemas e teatros.

Caixa de Problemas

As crianças da F1M estão resolvendo alguns problemas matemáticos que apareceram dentro de uma misteriosa caixa em nossa sala. Elas perceberam que um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes maneiras. O grupo aprendeu a registrar suas estratégias e já socializam com os amigos os diversos jeitos que pensaram para as resoluções. Também aprendemos um jogo de cartas chamado Batalha, no qual quem ganha é quem tira o maior número e acaba com seu montinho de cartas primeiro.

Pequenos Pensadores

A garotada da F1T escutou a música “O silêncio”, de Arnaldo Antunes, e aproveitou para conversar sobre as invenções. Por que inventamos coisas? Para que servem? Para quem inventamos? Foi tanta conversa que estamos registrando no caderno de projeto.
Aproveitamos esse momento para trazer a imagem de “O Pensador”, de Rodin, e compará-la com o pensador da capa da agenda.

Chegando no Pereirão

O primeiro mês no Pereirão é, para os pequenos das F1, momento importante de reconhecimento e exploração do espaço, experimentação de novos materiais, em especial as bolas, e oportunidade de trabalho em grupo com muita brincadeira.

Como Surge uma Invenção?

Após a leitura da história "Nicolau tinha uma ideia", de Ruth Rocha, as crianças da F2T foram convidadas a refletir sobre como surge uma invenção. Depois de muito conversar, Francisco conseguiu, em uma frase, explicar.

"Você pensa em algo que já existe e depois aparece uma coisa na sua cabeça que ainda não existe e você inventa a invenção."
Francisco Thiré
A F2M também pensou na mesma questão e produziu um texto coletivo:

"Primeiro tem que ter uma ideia. Depois tem que fazer um projeto, que é um plano, um desenho para saber como vai ser. Precisa de muita imaginação e muita atenção. Tem que ter calma para não desistir da invenção. Precisa observar as coisas do mundo e fazer experimentos."

Yoga nas F1, 2 e 3

Nas aulas de Dança, conversamos sobre a Yoga, contextualizando essa técnica corporal. Com o livro "Historias para se contar com o corpo", de Maria Ferro e Fabrisia Freitas, aprendemos algumas posturas e lemos duas histórias do livro. Ao fim do exercício, cada turma criou uma história que será contada com o corpo na próxima semana. Assim que o resultado desse trabalho ficar pronto, publicaremos no site.

Invenções da F3

Nossa reflexão sobre as invenções está a todo vapor. Ouvimos a história "Moça Tecelã" de Mariana Colassanti, que tecia um tapete que ganhava vida. Usamos o seu poder para inventar o que nossa imaginação permitisse: teletransportador, mochila a jato, máquina de paz... Quanta invenção!
Agora, a música "O Silêncio", de Arnaldo Antunes está nos ajudando a pensar nesse bicho inventor que nos conduzirá durante todo este ano.

Tirando a Poesia da Estante!

As F4 iniciarão a leitura de “Poesia Fora da Estante”. Vamos conhecer diversos autores e conquistar maior intimidade com o texto poético. Cada criança será responsável pela escolha e leitura de alguns poemas para apresentar aos colegas. É fundamental o estudo em casa, com antecedência. O livro precisará estar diariamente na mochila para o acompanhamento da atividade em sala. Além disso, informações sobre o autor das poesias serão bem vindas. Quem ainda não trouxe o livro, pedido no início do ano, precisa providenciá-lo para segunda-feira, sem falta, entrar no clima e participar.

Personagens em Movimento

Nas aulas de Expressão Corporal das F4 e F5, escolhemos quatro personagens nas placas de identificação das salas da escola: Pantera Cor de Rosa, Darth Vader, James Bond e Emília. Vimos vídeos e conversamos sobre a movimentação de cada um deles. Depois, criamos pequenas sequências coreográficas atentos à qualidade do movimento que os caracteriza.

O Bicho Inventor

O que nos impulsiona a criar? Qual a importância do fogo e da palavra no processo de invenções e na evolução do homem? O que significa curiosidade, imaginação? Qualquer um de nós pode ser um bicho inventor? Estas e tantas outras questões agitaram nossas reflexões sobre o projeto institucional, através da justificativa e da charge de Andrew B. Singer que ilustra a capa da nossa agenda. Com os pensamentos inquietos, as F4 estão despertando o “Bicho Inventor” que há dentro de todos nós.

Lobato nas F5

As F5 assistiram, ao longo desta semana, ao documentário “Furacão na Botocúndia”, que nos insere na trajetória e no contexto histórico em que nosso ilustre Monteiro Lobato viveu. A ideia é alimentar o conhecimento sobre Lobato ao mesmo tempo em que adentramos este universo que transita entre a fantasia e a realidade através da leitura de “História das invenções” e de "Emília no País da Gramática".

Números, Para Que Servem?

Nas últimas aulas de Matemática, a F5M aprendeu que os números podem desempenhar diferentes funções: codificar, quantificar, ordenar e medir. De posse dessa informação, analisaram notas fiscais, convites, bilhetes, ingressos, anúncios e outros diferentes textos encontrados no dia a dia.
Começaram, também, a explorar parte da história dos sistemas de numeração numa apostila que mostra como os números mudaram através dos tempos.

Trajetos nas F6

Nas aulas de Dança, os pontos de partida e chegada foram definidos no chão por barbantes. Em seguida, questionamos nossos alunos: o que pode o nosso corpo nesse trajeto? Que movimentos ele faz para percorrê-lo? Iniciamos, assim, exercícios de improvisação para nossa composição coreográfica, que terá os conceitos cartográficos estudados em Geografia como tema.

Criando um Personagem

A sinalização da escola motivou os alunos do Fundamenatl II a criarem, nas aulas de Artes Visuais, personagens com características específicas. Agora lhes dão vida e movimento em “flip books” e tirinhas. Esses personagens também serão usados em teatro. Nessas aulas, criador vai se relacionar com a criatura, descobrir como ela anda, fala, se comporta etc. Além disso, o criador poderá ver como outros criadores e atores compreendem e interpretam suas criaturas. As criaturas tomarão vida e se transformarão em personagens de carne e osso.

Qual é a sua?

Na aula de Projeto, os alunos das F6 fizeram um divertido teste de opinião e conversaram sobre os temas que despertam seus interesses.
Naturalistas, arqueólogos, curiosos e aficionados por tecnologia descobriram que têm mais em comum do que imaginavam e viram que a dedicação exclusiva a uma atividade apenas não é indicada para ninguém.
Nos próximos encontros vamos identificar as diferenças entre estudar e fazer as tarefas de casa.

Reunião de Pais das F6 e F7

Estão agendadas, para as próximas semanas, as reuniões de pais de F6, dia 15, e de F7, dia 22, ambas às 19h. Apresentaremos a equipe pedagógica, conversaremos sobre o vínculo entre o Projeto e as disciplinas, sobre avaliação e, principalmente, ouviremos suas sugestões, críticas e preocupações.

Livro para as F8

Escolhemos para as duas turmas de "cineastas" um livro que usa técnicas de cinema em suas ilustrações, que tem o cinema como ponto central da trama e que virou filme: “A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, Editora SM. Começaremos a leitura na última semana de março.

Tribos

As F6 e F7 estão conversando sobre o uso dos computadores na escola. Quais são os riscos e cuidados? Vimos um vídeo que respondeu a algumas dessas perguntas. Acessem o site. Na próxima semana assinarão um termo de compromisso de uso dos computadores da escola apenas para estudo e diversão, respeitadas as regras de convivência. Aproveitamos para conversar sobre nossa postura diante do bombardeio contínuo da publicidade na web e da "necessidade" de estarmos sempre conectados. Como cada um se relaciona com o mundo virtual? Para isso fizemos a leitura com as F7 e F8 do texto "Os murmúrios do silêncio".
As Tribos de F8 estão dedicadas a repensar os projetos de 2011 que os alunos desejam dar continuidade na escola como as monitorias de matemática, o trabalho na Creche Santa Marta e novas iniciativas.

De Todos

Coro Infantil OSB

O Coro de crianças da OSB fará uma audição para selecionar 30 novas crianças. Os ensaios são terças e quintas de 9h às 11h ou de 15h às 17h. Poderão participar do grupo as crianças entre 8 e 14 anos que manifestarem desejo de cantar e se apresentar em espaços públicos, demonstrarem bom desempenho escolar e forem aprovadas no teste de habilidades específicas, que levará em conta facilidade rítmica e afinação. Será no dia 13 de março, no Clube Ginástico Português (Av. Graça Aranha, 187, 5o andar), às 10h e às 15h. Informações com Anahi Ravagnani, 2142-5817 ou Josiane Rego 2142-5810.

Inscrições Abertas!

O Ateliê das Ideias divulga os cursos "O Ator no Cinema", que já tem dois curtas no currículo e inaugura o terceiro ano de funcionamento, tendo como objetivo o estudo da interpretação do ator para o vídeo e o trabalho das outras funções técnicas necessárias para a realização de um filme, estimulando a criatividade do ator e a produção em equipe. Terças às 18h e "Percussão com O Passo", voltado para crianças a partir de seis anos, utiliza o método O Passo e a prática em conjunto de instrumentos de percussão para uma sólida formação musical. Segundas e quartas às 15h30, quintas às 10h.
Informações pelo tel. 2535-6181 ou contato@ateliedasideias.com.br