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Informe 947 (link)

Publicado em 11/10/18
Semanalmente é enviado por email um Informe com textos escritos pela direção, professores e alunos, com o objetivo de partilhar as experiências mais significativas da semana de cada turma. Procuramos fazer com que toda a comunicação escola/casa esteja nele. Ele é publicado, também, aqui na página da escola às sextas-feiras.

Festa no Jardim Botânico

Foi uma alegria poder comemorar os 70 anos da Sá Pereira em grande estilo, num espaço tão especial e cheio de memórias para nossa escola e para todos nós, cariocas. Agradecemos a presença dos alunos e pais, e a dedicação e o empenho de nossa equipe de professores e funcionários, responsáveis pelo planejamento e realização das atividades.
Nossos agradecimentos também ao Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna; à Diretora de Conhecimento Ambiente e Tecnologia, Lídia Vales; ao Educativo do Museu do Meio Ambiente, Milena Rodrigues; à Coordenadora do Centro de Visitantes, Marcia Faraco; à Assessoria de Permissão de Uso, Glaucia Caldas; ao Apoio e Infraestrutura, Marcelo Pereira, que não mediram esforços para nos ajudar a viabilizar esse momento que certamente ficará marcado em nossa história.
Um viva a São Pedro, que segurou a chuva pelo tempo certinho para tudo dar certo!
Para a Educação Infantil e o Primeiro Ano, a festa foi marcada pela alegria das crianças nas oficinas oferecidas pelos professores de turma, pela participação na cantoria com os professores de Música, pelas descobertas nos caminhos, aleias do arboredo do Jardim Botânico e trilhas da Mata Atlântica. Resgatar o repertório musical deixado por Ana Maria Moura foi uma emoção à parte.
Para os alunos de Fundamental I, histórias indígenas e africanas, ioga, passeio pela trilha e palhaçaria também encheram a manhã de contemplação e fantasia.
Queremos parabenizar os alunos de F4 e F5 pela linda apresentação do Coral e aos alunos do Fundamental II, que participaram da gincana e souberam competir de forma cooperativa, dando conta de tarefas difíceis, mas muito divertidas!
A todos que seguem conosco construindo e sonhando uma escola humana e cheia de alegria, nossa gratidão.
Que venha mais uma década para comemorarmos os 80!

Papo Aberto

Ontem recebemos Carlos Alberto de Mattos Ferreira, doutor em saúde coletiva, mestre em educação e psicólogo, para refletirmos sobre as intensas e velozes transformações pelas quais o mundo passa e o impacto dessas transformações na vida dos jovens.
Com base no conceito de modernidade líquida, de Zygmunt Bauman, refletimos sobre as redes de cultura sólida, que nos possibilitavam maior estabilidade nas relações; clareza para distinguir o público do privado e identificar padrões de autoridade e hierarquia; controle das informações; ter metas de longo prazo e rotinas previsíveis. E sobre a mudança para a cultura líquida, que trouxe maior exposição e exibição da intimidade; uma lógica de mercado que favorece a confusão entre o ser e o ter; o culto quase religioso do corpo; e o imperativo da felicidade, nas redes e na vida.
Nesse novo contexto, nos deparamos com a dificuldade do jovem em lidar com as frustrações e os vazios existenciais que fazem parte da vida; e com o desafio da escola para atender a demandas das quais a sociedade não dá conta.
Não é tarefa simples para nós, educadores, apontar caminhos, acompanhar e apoiar os jovens na passagem da adolescência para a vida adulta. Nosso convidado apontou alternativas, como traçar contornos e limites claros que os adolescentes possam questionar e transgredir, já que esse embate é característico e constituidor no processo que leva à perda da identidade infantil.

Matrícula de Alunos Novos

O período de prioridade de atendimento aos que nos visitaram interessados em vagas na Educação Infantil termina hoje, dia 11/10. A partir da próxima semana estaremos atendendo por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade para cada faixa etária e turma, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Para as turmas de Ensino Fundamental, o período de matrículas será de 24 a 26/10, depois de divulgados os resultados do processo de avaliação e convivência, marcado para a semana de 16 a 19/10. Aguardamos o envio da confirmação da participação nesse processo das crianças convocadas.

Anos 2011 a 2018

Um novo e grande desafio chegou com essa década. A abertura do Fundamental II trouxe a inauguração de mais uma sed;, a ampliação da equipe; a criação, para este segmento, de um currículo coerente com a proposta pedagógica e com o trabalho com os projetos, desenvolvido na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
Dessa forma, nos debruçamos sobre o estudo dos conteúdos factuais, atitudinais, conceituais e procedimentais, categorias propostas por Antoni Zabala, dando maior rigor ao trabalho de pesquisa e tratamento da informação; desenhamos um currículo procedimental que pudesse dialogar com o Projeto Institucional, garantindo a construção gradativa de autonomia de estudo e pesquisa dos nossos alunos até o nono ano, na busca de um ensino transdisciplinar e inovador.
Mais importante que a mera transmissão de conteúdos - estes estão disponíveis na internet -, queremos ajudar nossos alunos a criar critérios que os habilitem a ler e interpretar o mundo.
E assim chegamos a esta data, mais um marco para a história de nossa escola. 70 anos de vida!
Era uma vez uma escola chamada Sá Pereira...
Queremos continuar a escrever essa história com a ajuda dos que sonham com uma escola humana, reflexiva, que nunca estará pronta, mas sempre se reinventando.
Terminamos aqui essa retrospectiva. Para nós, foi muito gratificante rever fotos, relembrar momento importantes, resgatar nossa história, nossa memória afetiva. Uma oportunidade de refletir sobre nossas escolhas e os caminhos trilhados; de elaborar a passagem do tempo e de ressignificá-la.
Esperamos que tenham curtido essa viagem!

70 Anos - Virada do Milênio

De 2000 a 2009. Quais as lembranças mais significativas? Tempo de amadurecimento, consolidação da nossa proposta pedagógica e do trabalho com projetos. Além do Projeto Institucional escolhido a cada ano com a participação de toda a comunidade escolar, passamos a identificar interesses específicos, propondo, no âmbito do tema do Projeto, recortes de estudo e pesquisa alinhados com a curiosidade manifestada por cada turma.
Começamos os anos 2000 refletindo sobre os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e as consequências desse evento. Os projetos dos anos seguintes passaram por uma grande variedade de temas: ecologia, direitos humanos, comunicação, mitologias e sonhos, as Américas, a compreensão da casa como conceito que se inicia no próprio corpo, perpassa-o e chega ao planeta, o Rio de Janeiro, o trabalho, o tempo... De todos ficaram memórias de estudos, passeios, festas e muitos carnavais! Depois de 2003, nosso bloco de rua nunca mais deixou de desfilar, sempre trazendo a composição de um novo samba-enredo com o tema do Projeto Institucional, motivando os alunos e suas famílias a entrar em sintonia com o trabalho que iríamos realizar ao longo do ano.

70 Anos - Anos 90

Durante a década de 90, mantendo o compromisso de formação permanente de nossa equipe, contribuições de outros teóricos e pesquisadores da educação e de outras áreas do conhecimento foram influenciando e transformando nosso trabalho. As pesquisas de Piaget e de seus colaboradores deram-nos suporte para a compreensão do processo de pensar, elaborar e transformar o conhecimento. A Pedagogia de Projetos, de Josette Jolibert; os Projetos de Trabalho, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura; o Enfoque Globalizador, de Antoni Zabala, inspiraram nossa proposta de estudo e pesquisa através de projetos.
Paulo Freire, Freinet e Vygotsky fizeram com que, gradativamente, buscássemos uma escola mais contextualizada do ponto de vista histórico e social, mais comprometida com a construção democrática, de modo a valorizar ainda mais a voz dos alunos e incentivar sua participação em eventos que marcaram nossa história.
Assim, nos envolvemos com a Campanha Contra a Fome, do Betinho; estivemos presentes no evento Terra e Democracia; na Eco 92, realizamos nossa Primeira Gincana da Cidadania, na Lagoa; e comemoramos, em 1998, os 50 anos de nossa escola, com um ciclo de mesas-redondas sobre Arte e Educação, festas de ex-alunos e pais e festa para os alunos com direito a bola e bolo!

70 Anos - Os Anos 80

Os anos 80 foram marcados pelos Centros de Interesse, inspirados no educador belga Ovide Decroly (1871-1932). Mas já escolhíamos um tema anual para ser pesquisado por toda a escola. Assim, vivemos Cor, Forma, Ritmo e Som, que nos rendeu o primeiro desfile do bloco de carnaval da Sá Pereira; Os Materiais, que nos levou para a pracinha do Largo dos Leões com as Festas do Barro, do Papel, da Borracha...; Terra, Fogo, Água e Ar, que comemorou a chegada da Primavera no Parque Lage; Gente Diferente, que se desdobrou na publicação de um livro com textos dos alunos e fotos de Cludelson do Amaral; Brasil, que ganhou a primeira versão de Arena Conta Zumbi e uma viagem inesquecível com todos os alunos de primeira a quarta série a Ouro Preto! E outros temas já difíceis de serem recuperados pela memória.
Vivemos muitas festas pedagógicas, juninas, colônias de férias no Sítio São João. Mais precioso, porém, é o acervo musical deixado por Ana Moura. Para cada Centro de Interesse, uma série de composições infantis que renderam festas lindas e permanecem no repertório afetivo de professores e alunos da Sá Pereira. As músicas encontram-se no mural do nosso site para quem quiser apreciar (link).

70 Anos - 60 e 70

Folheando agora os álbuns das décadas de 60 e 70, encontramos muitas preciosidades. Muita gente querida, gente que já voltou com os filhos e netos! Foi nesse período que a Sá Pereira deixou de ser Escolinha de Música para virar uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mantendo seu diferencial: a atenção especial às artes. Quem será que se reconhece nas fotos? Que lembranças vocês ainda guardam desse tempo da infância?

70 Anos - Anos 50 a 60

A Sá Pereira foi fundada em 1948, por Maria Luiza Jaguaribe, Antônio e Nayde Sá Pereira, como Escolinha de Música Sá Pereira. Em pouco tempo se transformou em um centro de artes, ampliando o universo de linguagens. Alguns anos mais tarde, na década de 60, reformulou sua proposta implantando progressivamente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Em 2010, abrimos o segundo segmento do Ensino Fundamental. Nesse trajeto de muitas aprendizagens, crescimento e conquistas, nunca abandonamos nossas origens, acreditando na arte como potente instrumento para o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade de exteriorizar o potencial criativo, favorecer a autoconfiança e o desejo de atingir a realização como ser social, histórico e cultural.
Há 70 anos estamos construindo esta escola com a ajuda de muitos amigos, pais e professores. Alguns passaram e deixaram contribuições valiosas; outros, ainda presentes, participam de forma intensa desse processo, buscando um espaço cada vez melhor para a educação de nossos filhos. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, nos têm ajudado a percorrer esse caminho.

Redução dos Descartáveis

Depois de muito tempo gestando o desejo, conseguimos inaugurar uma campanha de redução do uso de copos descartáveis na escola. A escola produziu copos para todos os alunos e funcionários. A Pereirinha teve teatro, a Pereira teve conversa e cálculo de lixo produzido, a Pereirona teve conscientização sobre sustentabilidade e responsabilidade. Cada faixa etária dentro das suas possibilidades.

Leitura Importante

Os Documentos Principais que norteiam as ações e posturas pedagógicas da escola são leitura de suma importância. Constam no nosso site e são mencionados no contrato de prestação de serviços.

Projeto Institucional e Lista de Material 2018

Depois de muitas sugestões, debates e votações, chegamos ao título do Projeto 2018: Da Cabeça aos Pés: que Histórias o Corpo Conta?
A justificativa está publicada neste link.
As listas de material também já estão publicadas: link. No canto superior direito há um "botão" PDF que gera um arquivo para ser impresso.

Currículo de Procedimentos

Da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, fizemos a opção de trabalhar com a pedagogia de projetos e, para desenvolvê-los, pensamos coletivamente sobre quais os procedimentos necessários para que os estudantes se tornem autônomos em suas pesquisas e estudos, de F1 a F9.
Assim, com a assessoria da professora Keila Grinberg, entre 2013 e 2014, foi elaborada coletivamente uma proposta de organização curricular por procedimentos de pesquisa e tratamento da informação. Tal documento nos ajuda a pensar e planejar ações e desenvolver habilidades para a elaboração dos projetos de pesquisa com os estudantes.
É muito importante que a comunidade escolar conheça e se aproprie do documento, com vistas a acompanhar o processo de pesquisa dos estudantes ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental e para desenvolver estratégias de apoio ao estudo em casa.
Acesse e conheça o documento (link) na integra.

Sede da Martins Ferreira

O endereço da casa nova é Rua Martins Ferreira, 61.
Telefones: 3851-6821 e 3851-6807.