Para Todos

Carnaval das Invenções

No último sábado a presença de 80% de nossos alunos, acompanhados de seus familiares, garantiu a maior folia no desfile do bloco pelo quarteirão. Agradecemos o envolvimento de todos que participaram da festa, especialmente dos pais que compuseram um repertório inédito de sambas e marchinhas sobre o tema do Projeto 2012, ao Léo Tucherman, nosso campeão, pai do Frederico (TDT), e aos amigos do Spantinha, que mais uma vez brilharam em nosso carnaval com a sua bateria mirim.

Recesso de Carnaval

Lembramos que a escola não funcionará na semana de carnaval. Retomaremos as atividades na segunda feira, dia 27/02. Desejamos a todos bom descanso e um ótimo carnaval.

Acervo da Biblioteca

A contribuição para o acervo da biblioteca, além de seu caráter participativo, é um dos custos relacionados em nosso contrato de prestação de serviços, portanto obrigatória. Aguardamos a colaboração de todos.
Aos que ainda não trouxeram a sua contribuição, lembramos que as listas encontram-se na Livraria Malasartes, no Shopping da Gávea, na Livraria Ponte de Tábuas, na rua Jardim Botânico, 585, ou na Livraria do Solar, www.livrariadosolar.com.br.

Educação Infantil

Encontros de Pais

Os encontros de apresentação de pais e professores das turmas da Pereirinha aconteceram de forma descontraída. As conversas giraram em torno das profissões de cada um e das atividades de lazer preferidas. Esperamos que, tendo atendido a essa solicitação dos pais, tenhamos atingido o objetivo de aproximá-los entre si e da escola para que possamos construir um percurso com muitas trocas criativas.

Brincadeiras na TAM

Brincadeiras cantadas, de casinha e muitas histórias de lobos e leões despertam o interesse das crianças da TAM que, aos poucos, vão se despedindo de seus pais e se sentindo à vontade com suas professoras e amigos.

Novos Amigos

O período de adaptação continua! E as crianças da TAT chegam à escola cada dia mais interessadas pelos amigos e curiosidades que encontram. Durante as brincadeiras de pátio, na sala de artes e na biblioteca, o grupo vai se conhecendo e embarcando nas diferentes atividades. As cantorias e brincadeiras que envolvem visitas às casas da Dona Macaca e do Jabuti têm despertado o interesse de nossos pequenos e marcado as nossas tardes.

Turma do Bambolê

Depois de uma conversa sobre o que a TBM sabia sobre invenções e quais delas as crianças conheciam, elas se animaram com a escolha de um nome para a turma. Numa apertadíssima votação, todas se empenharam sugerindo nomes criativos, inspirados, em sua maioria, nos brinquedos.
Num clima de alegria, o nome escolhido inaugurou um novo tempo para os nossos pequenos que, orgulhosos, vibraram: "Agora somos a Turma do Bambolê!".

Qual Será o Nome?!

Após a primeira semana de adaptação, com as crianças da TBT mais à vontade e entrosadas, começamos nossas atividades de rotina. As brincadeiras com as fichas de planejamento e a escolha do ajudante do dia foram momentos especiais. Demos início, também, à escolha do nome da turma. Já temos uma lista com várias sugestões!

Turma dos Inventos

Depois de algumas conversas e de uma lista enorme de sugestões, a TCT escolheu o seu nome. A votação começou bem equilibrada, mas logo um nome foi ganhando força e conquistou toda a turma, fazendo muitos reverem seu primeiro voto. Com a escolha praticamente unânime, a alegria tomou conta da criançada que saiu pela escola anunciando a novidade: "Vento, vento, vento, é a Turma dos Inventos!"

Turma do Patinete

Sensibilizadas pelas letras dos sambas que participaram do concurso para o bloco Sá Pereira, incluindo "A aventura do Bicho Inventor", de Vitor e Asla Sá, pais da Clarice, e também por discussões relacionadas à imagem da agenda, as crianças da TCM escolheram um nome para a turma. Por 14 votos, no segundo turno, a escolha foi comemorada com alegria. Agora somos a Turma do Patinete!

Turma do ...

Vejam o texto que construímos, com as palavras que estão entre aspas, sugeridas pelas crianças para batizarmos a TDM:
As crianças "espertas" (Beatriz A.) da TDM construíram um "li­vro" (Antônio) de histórias na "esco­la" (Sofia Z.), com a Clara e a "Cami­la" (Bento) e escolheram um nome para a nova turma.
Do "deserto" (Matias) ao "oá­sis" (Alice), depois de um passeio pelo "Polo Norte" (Theo), entre "nu­vens" (Júlia) e "estrelinhas" (Cecília e Rodrigo), a "lua" (Natália) e o "sol" (Aurora) viveram aventuras e praticaram "esportes radicais" (Davi). "Invenções" (Jeremias) também surgiram como a "Pantera-Cor-de-Ro­sa" (Miguel) e as "abelhas" (Beatriz S.).
Durante a votação, a luz do sol trouxe boas ideias enchendo a TDM de brilho e muita alegria. Agora nos chamamos Turma do Sol!

Quanta Gente!

Entusiasmadas por já saberem quantos amigos fazem parte da turma, as crianças da TDT gostam de contar, todos os dias, quantos vieram e quantos não vieram à escola. Ao apreciarem uma foto do bloco de carnaval da Sá Pereira e serem estimuladas a estimar quantas pessoas estavam desfilando, todas comentaram que é muito mais fácil saber se chegaram as 20 crianças. E também concluíram que, com tanta gente, não tinha como contar um por um, mas que dava para perceber que dentro daquela folia cabia muita alegria!

Ensino Fundamental

Circo e Carnavalna F1T

Nossa semana começou animada, com as crianças contando sobre o bloco. "Foi muito legal porque tinha confete, serpentina, música e muita fantasia". As pesquisas sobre o carnaval, blocos e escolas de samba ficaram bem ricas. Lemos o livro "A escola do cachorro sambista", de Felipe Ferreira, e aprendemos mais sobre essa festa tão encantadora.
Na quinta-feira recebemos a visita dos pais do Angelo, que nos contaram sobre a vida no circo e mostraram um vídeo com as acrobacias que fazem no trapézio. Assim nos despedimos desse amigo tão querido que agora volta para o circo.

Carnaval na F1M

As crianças da F1M estão começando a se acostumar com a nova rotina desse segmento. A grande novidade são os novos professores, as tarefas e os deveres de casa. Após o bloco da Sá Pereira, estamos pesquisando sobre o carnaval e as escolas de samba do Rio de Janeiro. Cada criança trouxe uma informação ou curiosidade sobre uma escola e compartilhou com os amigos em sala de aula. Esperamos todos para novas descobertas na volta do Carnaval!

Reunião de Pais das F1

Quinta feira, 1/03, às 19h, esperamos os pais das F1 para nossa primeira reunião. Dúvidas sobre a rotina, o funcionamento, o trabalho pedagógico e a apresentação dos professores das turmas fazem parte da pauta.

Números da F2T

Conversamos sobre o que é Matemática e em como ela está presente na nossa vida. Pensamos em números que nos representam e nos identificam como o número do sapato que usamos, o do telefone, da porta de casa, da placa do carro, nossa altura, peso, quantidade de irmãos, primos e tios. Depois disso, fizemos um texto coletivo com os números da nossa turma:
"Na F2T tem 24 alunos, sendo 14 meninos e 10 meninas. As crianças têm entre 6 e 7 anos. Na nossa sala tem 26 mesas e 27 cadeiras. Hoje tem 36 trabalhos pendurados no mural, 23 mochilas, 1 televisão de 50 polegadas, 4 ventiladores, 1 ar condicionado, 1 pia, 16 lâmpadas, 2 relógios, 21 livros, 48 sapatos, 2 portas e 3 janelas."

Reconto

A F2M ouviu uma versão da história "Chapeuzinho Vermelho" e se surpreendeu com o final, relacionando-o a um outro conto clássico "O lobo e os sete cabritinhos". As crianças logo comentaram sobre as diferentes versões que conheciam da história e depois foram convidadas a recontá-la coletivamente até a metade. Daí em diante, tiveram o desafio de continuar o conto individualmente, inaugurando o primeiro texto individual produzido este ano. Nessa atividade, as crianças puderam mostrar seus saberes em relação à produção textual, um desafio e tanto para escritores iniciantes.

Uma Grande invenção!

Para a meninada das F3 o carnaval é mesmo uma grande invenção! Eles se divertiram no bloco e vieram em grande número alegrar a nossa folia. O que mais gostaram? Do pai do Felipe da F3M, vestido de mulher carregando a Bianca nos ombros, é claro! Outra grande atração da festa foi a Kapim, mãe da Sofia (F2M) e do Tom (TCM) andando na perna de pau na "comissão de frente" e o Vicente da F2T, fantasiado de Capitão Cueca!
Em sala, estamos ampliando nosso conhecimento sobre a história do carnaval. Acharam o entrudo uma grande farra e conheceram uma das versões da história do Zé Pereira, criador e personagem de marchinhas carnavalescas.

Carnaval na Literatura

Com a mesma animação do Bloco da Sá Pereira, as crianças das F4 ouviram a história "Maria Rosa", escrita por Vera Kelsey e traduzida por Laura Sandroni. O texto conta sobre o grande sonho de uma menina que queria participar do carnaval e conhecer o Rei Momo. O encantamento das crianças aumentava na medida em que apreciavam as ilustrações feitas por Cândido Portinari que deram um colorido especial à história.

Flautas F5

O estudo da flauta no quinto ano será aprimorado com as flautas contralto. Com essa novidade, aumentaremos as possibilidades de arranjos e refinaremos a técnica da flauta doce.
A flauta contralto, foi pedida na lista de material, deverá ser trazida para a escola nos dias das aulas de música, após o carnaval, junto com a flauta soprano utilizada anteriormente, a pasta completa e o livrinho.
Para quem ainda não comprou, a contralto é maior do que a soprano, em fá, e deve ser barroca.

Entre Manchetes e Lides

As F5 aproveitaram as notícias sobre o carnaval para um primeiro contato com o texto jornalístico. Com recortes trazidos de casa, puderam observar a estrutura das manchetes, dos lides e se arriscaram a escrever sobre o Bloco da Sá Pereira nessa linguagem.
Aqui estão algumas manchetes que criaram:

"Felicidade a cada confete"
Raphael e Francisco (F5M)
"Carnaval das invenções - o carnaval da Sá Pereira balançou as ruas de Botafogo no ritmo das grandes invenções! "
Sofia Q., Antonio e Henrique (F5TA)
"O Bloco da Sá Pereira saiu para a festança - O Bloco animou adultos e crianças"
Julia Weinman e Rafael (F5TB)
"Bloco da Sá Pereira - diferentes opiniões"
Gustavo (F5M)
"Inventando no Carnaval da Sá Pereira - O carnaval da Sá Pereira leva muita diversão e alegria"
Ludimila, Ana e Matheus (F5TA)

"Samba das invenções! A Escola Sá Pereira saiu em seu Bloco com muita alegria e folia"
Lucas Sampaio e Luísa Jefferson (F5TB)

"História das Invenções II"

Nossa intenção de compartilhar a leitura do livro de Monteiro Lobato nas F5 parece que vai se concretizar. A escola conseguiu comprar dez exemplares em sebos virtuais, recebeu alguns empréstimos e espera por outros que ainda possam chegar.

Hora e Vez dos Sambas!

Todos os sambas participantes do concurso da Sá Pereira tiveram seu momento de estreia nas F5. Em duplas ou trios, as crianças ficaram responsáveis por cada samba, destacando fragmentos mais significativos para reflexão sobre o Projeto. Depois fizeram uma apresentação para a turma acompanhadas da gravação original. Foi uma forma de ampliar a discussão sobre as "invenções" e valorizar a participação de todos os candidatos.

Os Números no Carnaval

Nas aulas de Matemática desta semana as F5TA e F5TB revisitaram conteúdos estudados nos anos anteriores. A ideia foi reaquecer os motores através de exercícios no caderno, trazendo problemas incrementados com informações sobre o nosso carnaval, além de fichas e jogos.

Dançando com Materiais

Nas aulas de Dança, convidamos as crianças do Ensino Fundamental a relembrarem e aperfeiçoarem suas habilidades motoras utilizando diferentes materiais. Nas turmas do primeiro segmento, experimentamos as pranchas de equilíbrio, bolão, tecido e cordas. Já com as do segundo segmento, os alunos andaram com pernas de pau. Alguns ousaram girando, sambando e até pulando!

De Volta ao Pereirão

O carnaval chegou e ficaremos uma semana em recesso. Renata e Renato pedem que, na volta às aulas, as crianças fiquem atentas aos seus dias de recreio no Pereirão para que não se esqueçam que roupas confortáveis, que não dificultem os movimentos, e o uso de tênis e meia são indispensáveis para a prática das atividades com segurança.

Tardes no Pereirão

Durante o recreio as crianças de F1T exploraram diferentes níveis de movimento brincando de "Batatinha frita 1,2,3" e "Vivo ou morto". Com a F2T, realizamos competições por equipes e o grupo pôde testar sua atenção e organização. Já a F3T participou de um pique-bandeira coringa e puseram à prova também a atenção e agilidade. As F4T, F5TA e F5TB foram divididas em grupos, convidadas a elaborar diferentes planejamentos para as aulas, uma forma de aproximá-los mais das atividades, acolhendo as suas preferências esportivas.

Pandeiros F6

Depois do Carnaval, começaremos um trabalho mais sistemático com os pandeiros solicitados na lista de material. Na tentativa de ajudar a quem teve dificuldade de encontrá-los, informamos que a Loja Música e Música, Vol da Pátria, 329 loja T tem o pandeiro de couro, marca Zezinho (8 polegadas) por R$68,00. Fernando (2226-0884).

Geografia

Nas F6 iniciamos o ano refletindo sobre qual é o objeto de interesse de estudo da Geografia. Como parte das atividades propostas, realizamos a leitura do capitulo 1 do livro "Geografia de Dona Benta" de Monteiro Lobato. Neste primeiro trimestre algumas ligações com o projeto institucional serão estabelecidas no trabalho sobre paisagens: invenção da bússola, uso de mapas, coordenadas geográficas e GPS.
Nas F7 nosso trabalho terá como foco o estudo do território brasileiro e suas regiões. Algumas ligações com o projeto serão tecidas, por exemplo, no estudo da indústria da seca no nordeste, na transposição do rio São Francisco e na própria ideia de constituição e formação do território brasileiro.
Nas F8 nos dedicaremos ao estudo do chamado "mundo subdesenvolvido". Neste sentido, iniciamos nossas atividades propondo um olhar crítico sobre essa maneira de regionalizar o mundo.

Aniversários na Escola

Por questões de espaço, a partir de agora as comemorações dos aniversários, com a participação das famílias e produção que seja maior do que um bolinho para ser compartilhado com a turma, só serão agendadas pela manhã, às terças e sextas e à tarde às quartas e sextas-feiras.

De Todos

Bloco do Sargento Pimenta

João, Rosângela e Moema, professores da escola,, convidam a todos para o desfile do Bloco do Sargento Pimenta, segunda-feira, dia 20. O Bloco se concentra ao meio-dia, em frente à Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, e sai em direção ao MAM às 14h.

TransCidade Comunica

Observamos que os alunos do turno da tarde que moram em Laranjeiras estavam demorando muito a chegar em casa. Para resolver o problema resolvemos criar mais uma linha.
Depois do carnaval nossa empresa colocará um micro-ônibus na saída do turno da tarde direto para Laranjeiras. O roteiro sai da escola, desembarca um grupo no Catsapá, na rua Visconde Silva, atravessa o túnel Rebolças e deverá terminar no Largo do Machado.