Relatório de Grupo – Quinto Ano – 2012/1 – Projeto: O Bicho Inventor

Projeto

Chegando na F5...

As crianças chegaram com energia total para mais um ano! Mostraram-se entusiasmadas com as novas salas, professoras e, pouco a pouco, se adaptaram à nova rotina do Quinto Ano. Essa turma costuma abraçar com facilidade qualquer proposta, envolvendo-se e participando ativamente. E não foi diferente com o projeto deste ano - o Bicho-Inventor! Logo se lançaram nas discussões e mergulharam nas leituras e estudos sobre o tema. Impulsionados pela paixão e criatividade e de mãos dadas com a razão demos início a mais um ano repleto de reflexões e desafios e ,é claro, de muitas invenções!

Para começar, postamos a justificativa para o projeto da turma: "A História das Invenções", pois ela resume a intenção do trabalho.

Projeto “História das Invenções”

“O homem é um grande inventor de coisas, e a história do homem na Terra não passa da história das suas invenções com todas as consequências que elas trouxeram para a vida humana.” Monteiro Lobato, História das Invenções, 1935

Justificativa:

O bicho-homem, desde os primórdios, foi impulsionado a criar para sobreviver, para satisfazer suas necessidades e dominar o meio, superando limites e, assim, deixando registrada ao longo de sua evolução, a história da técnica e da criação.É fascinante perceber que tudo o que nos rodeia, com exceção da natureza, é resultado de invenções que foram se sobrepondo ao longo dos tempos, e que todas elas tiveram sua origem em sonhos ou desejos que um dia pareceram impossíveis.


“Quando hoje falamos em invenção, imediatamente nos vêm à ideia as últimas grandes invenções humanas (...)" Mas..."naquele tempo, o pobre bicho peludo só inventava coisa extremamente simples, que depois ia aperfeiçoando. E como uma invenção sai de outra, as grandes invenções de hoje não passam do desenvolvimento das modestas invençõezinhas dos nossos antepassados peludos.”


Compartilhando conosco os pensamentos do historiador holandês Hendrik van Loon, Lobato afirma que a história do homem encontra-se mesclada à história das invenções. Então, elegemos o seu livro “História das Invenções” como inspiração para esta jornada ao universo científico onde ideias surgem e se concretizam.
Lobato não assistiu ao acelerado avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas. Por isso será necessário promover uma atualização dessa história e, ao mesmo tempo, instigar uma reflexão sobre o impacto que cada um dos inventos vem provocando na vida cotidiana.

Nesta leitura somos convidados a perceber que todas as invenções do homem são meios de potencialização das capacidades humanas básicas: “Todos os progressos humanos não passam da multiplicação do poder dos olhos, da boca, dos pés, das mãos, dos ouvidos e da resistência da pele.” Esse raciocínio é importante porque humaniza as invenções e nos alerta sobre a nossa responsabilidade, enquanto seres que vivem num ambiente coletivo.

Ao escolher esse tema para o Projeto não pretendemos apenas acumular informações de modo contemplativo, precisamos interagir com o conhecimento de forma crítica e criativa, fazendo relações com todas as áreas do saber, implicados com as questões atuais e os processos necessários de mudança e transformação do mundo. Um olhar para as questões ambientais e sociais, por exemplo, não nos deixam esquecer essa urgência. E é o próprio Lobato quem nos diz:


“O que há é que ainda não acertamos um meio de vida que faça as invenções beneficiarem a todas as criaturas igualmente. E a maior das invenções humanas vai ser essa: um sistema social em que todos tenham de tudo.”

Queremos que este estudo nos instigue a compreender o processo objetivo e subjetivo das criações, a busca constante e o movimento contínuo da vida que revela a essência do que nos torna humanos.

O Ano Começa... Hora e Vez dos Sambas!

Todos os sambas participantes do concurso da Sá Pereira tiveram seu momento de estreia no quinto ano. Em duplas ou trios, as crianças ficaram responsáveis por cada letra, destacando fragmentos mais significativos para reflexão sobre o Projeto. Depois, fizeram uma apresentação para a turma acompanhadas da gravação original. Foi uma forma de ampliar a discussão sobre as "invenções" e valorizar a participação de todos os candidatos.

Entre Manchetes e Lides

As crianças aproveitaram as notícias sobre o carnaval para um primeiro contato com o texto jornalístico. Com recortes trazidos de casa, puderam observar a estrutura das manchetes, dos lides e se arriscaram a escrever sobre o Bloco da Sá Pereira nessa linguagem.
Aqui estão algumas manchetes que criaram:

"Carnaval das invenções - o carnaval da Sá Pereira balançou as ruas de Botafogo no ritmo das grandes invenções! "
Sofia Q., Antonio e Henrique
Invenções carnavalescas - Bloco da Sá Pereira sai com muita alegria, sambando à beça e cercando a Capistrano de Abreu
Flora,Gabriel e Felipe

Confete na Sá Pereira
Theodoro, Maria e Branca

Bloco das Invenções
Valentina, Bento, Bruno A. e Alice

Os foliões da Sá Pereira
Laura, Sofia A. e Luiza

Inventando no Carnaval da Sá Pereira - O carnaval da Sá Pereira leva muita diversão e alegria
Ludimila, Ana e Matheus

Sempre em frente no carnaval da Sá Pereira
Marina

Sá Pereira no ritmo do carnaval
Constança, Julia e Bruno L.

"História das Invenções", de Monteiro Lobato

Depois de algumas conversas com as crianças percebemos que a leitura compartilhada do livro "Histórias das Invenções", de Monteiro Lobato, seria um guia e tanto para esses meninos e meninas no desenvolvimento do projeto. Mesmo com a edição esgotada, a escola conseguiu comprar exemplares em sebos virtuais, recebeu alguns empréstimos e muitos alunos também fizeram suas buscas em casa e trouxeram seu livro para a escola. Foi muito interessante conviver com as diferentes edições de uma obra que se tornou clássica.

Diário Literário

Inauguramos o Diário Literário. Muito mais do que contar sobre os livros lidos, a proposta é que as crianças registrem a sua experiência com a literatura - desejos, impressões, sentimentos... Às vezes demoram a encontrar o tom para essa escrita, tão acostumados a ouvir e ler resenhas em que quem escreve tem que ficar quase invisível aos olhos do leitor. Nesse caderno, ao contrário, o mais importante é que falem de si. É, ao mesmo tempo, um contraponto à linguagem impessoal que os jornais buscam e que também trabalhamos no nosso Quinto Ano.

Monteiro Lobato

As crianças assistiram ao documentário “Furacão na Botocúndia”, que nos insere na trajetória e no contexto histórico em que nosso ilustre Monteiro Lobato viveu. A ideia é alimentar o conhecimento sobre Lobato ao mesmo tempo em que adentramos este universo que transita entre a fantasia e a realidade através da leitura de “História das invenções” e de "Emília no País da Gramática".

Capa dos Cadernos

Todos terminaram as capas dos cadernos. Para o caderno de Língua Portuguesa, nos inspiramos num desenho de uma árvore de letras e cada criança elaborou sua árvore com palavras de sua preferência e colocou seu nome em destaque.
Para o de Projeto, pensamos: o que deixaria o homem da caverna perplexo? A partir dessa pergunta as crianças foram convidadas a pesquisar imagens que a respondessem. Sapatos, ipads, escovas de dente, televisões, carros e tantas outras invenções formaram um mosaico que compôs a capa do caderno.

Hugo Cabret

As crianças foram ao cinema para ver “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese. O filme proporcionou uma discussão a partir da conversa de Hugo com Isabelle sobre o “propósito” de cada coisa e de cada pessoa na vida.

O menino compara o mundo a uma máquina:
“(...) entendi que se o mundo fosse uma grande máquina, eu não poderia ser uma peça sobressalente. Eu tinha que estar aqui por alguma razão...”

Tudo isso abriu espaço para a poesia de Manoel de Barros e reflexões sobre propósitos/ despropósitos:
"(…)Você vai encher os vazios com as suas peraltagens. E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos."

Assim, procurando ver mais de um lado de cada situação, vamos desvendando o projeto “História das Invenções”.
Sobre o filme, as crianças disseram:

"Eu achei o filme muito legal e interessante e com vários mistérios para ir desvendando durante o filme.
Eu também achei o filme tudo a ver com o Projeto da escola.
Eu achei interessante e curioso o fato de um menino que vivia solitário numa estação de trem poder transformar a vida de George Meliès, com um autômato que o George tinha inventado. E isso foi tudo tirado de uma grande amizade de Hugo com Isabelle, sobrinha de Meliès.”
Sofia Q. Alvarez

“ O que me chamou atenção foi na primeira cena em que o mundo era uma máquina. Também quando Hugo falou que o mundo era uma máquina e que uma máquina nunca vinha com peças a mais, então ele não poderia ser uma peça a mais, ele tinha que fazer o que estava destinado a fazer. As máquinas não vem com peças a menos, então se cada pessoa cada ser não fizer o que deve fazer, a máquina, o mundo não funciona.
Achei muito legais os desenhos que o Meliès fazia - a Lua com o binóculo, os teatros que ele fazia como o Netuno e suas filhas sereias, os atores chegando em algum planeta e batendo nos extraterrestres com guarda-chuva.(...)
"Julia R. Henningsen

Ciranda de Lobato

Com Lobato tão presente em nossa sala, aproveitamos para fazer, nas Bibliotecas, empréstimos só de seus livros - uma ciranda de livros! Cada criança trouxe de casa um ou mais livros para o nosso acervo e assim, cada um pode viver outras histórias com a turma do Sítio." O minotauro" " A chave do tamanho", " As reinações de Narizinho", " O Sítio do Picapau Amarelo" foram alguns dos títulos mais lidos. O sucesso foi tão grande que, ao final, acabamos por fazer duas cirandas!

Fazedor de Milagres?

Seria o homem um fazedor de milagres? A partir do título do livro de Hendrik van Loon, "História das invenções do homem, o fazedor de milagres", que inspirou Lobato em "História das invenções", as crianças pesquisaram, no dicionário, o significado de "milagre" para buscar argumentos para responder a essa pergunta. Mesmo com esse auxílio, surgiram diferentes pontos de vista provocando calorosos debates.

Invasão Literária

Lobato menino, Lobato moleque, Lobato Saci
Ora delicado como Narizinho, ora desbravador como Pedrinho
Umas vezes sábio como D. Benta e Visconde,
outras tantas da terra como Tia Nastácia
e muitas, muitas vezes mesmo,
ousado e irreverente como Emilia…
Ah! Esse Lobato!

E por esse tanto de histórias que contou na vida e nos livros, no dia 18 de abril, dia de seu aniversário, a turma comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil com uma "Invasão Literária". Organizados em pequenos grupos, as crianças foram de sala em sala, falar de Lobato e ler pequenos trechos de seus livros.

Das criaturas para o criador, umas palavras

Monteiro Lobato, foi sem dúvida, um bicho inventor. Um incrível bicho inventor de sonhos e de ideias. Inventou personagens e fantasias que coloriram a infância de tantos e, principalmente, inventou a Literatura Infantil no Brasil. Por isso no dia do seu aniversário comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Para homenageá-lo, além da Invasão literárias, as crianças também encarnaram algumas de suas criaturas e, cada uma no seu estilo, lhe escreveram mensagens. Fizeram ainda divertidas caricaturas do querido escritor, a partir de um elemento.

"Nosso querido escritor Lobato foi uma grande pessoa, nos criou e descobriu coisas que naquela época não seria possível de acontecer.
Adorei quando Monteiro Lobato escreveu o livro “ Reinações de Narizinho” onde eu era uma princesa e isso fez eu me sentir especial, pois foi nele que apareci pela primeira vez…Graças a ele comemos os melhores bolinhos do mundo, os de Tia Nastácia. Adorei quando Lobato criou a Emília, uma boneca falante só para mim e que é a minha grande companheira. Monteiro Lobato falava tudo o que pensava que nem ela.
Se Lobato estivesse vivo eu diria para ele que foi o melhor escritor do mundo.
Lucia, a Narizinho"

Constança, Henrique e Bruno A.

"Sinhô Lobato foi um homem muito bom de criar essa gente do Sítio. Foi um homem corajoso como Pedrinho. Lobato morreu e deixou a turma do sítio muito triste, mas eu sei que ele está feliz lá no céu com Deus. Ele deu um dom para cada um de nós do Sítio e o meu é o de cozinhar bem.
Todo dia eu rezo para que ele seja feliz e todo dia eu preparo uma comida para São Jorge que desde o dia que nos encontramos passou a adorar a minha comida. Eu preparo essa comida para que São Jorge nos proteja.
Só não gostei quando Lobato fez o Minotauro me levar para o labirinto onde ele morava! Essas crianças do Sítio me deixavam maluca com suas viagens e aventuras e o que mais me deixava irritada era aquele porco gordo que vivia roubando os meus quitutes.
Lobato foi um homem muito bom com as pessoas, principalmente, com a turma do sítio.
Tia Nastácia"

Julia W., Filipe e Marina

"Qué sabê?! Pra mim o Lobato foi um carãozão muito maneirosco! Adorei quando ele me deu a pílula falante! Só não gostei dele ter me dado o nome Emília…É muito normal! Eu preferia REBECA, sabe? Mas acabei também gostando de Emília.
Lobato e tia Nastácia terem me dado vida foi a melhor coisa! As aventuras foram sempre muito legais como a viagem ao céu, a visita ao Minotauro, encontrar o Saci, a ida ao Reino das Águas Claras por causa da pílula falante! O que me encheu o saco foi o casamento com o Rabicó! Aquele porco gordo!
Pois é, eu não estou aqui pra falar de mim ( bem que eu queria!), estou aqui para falar do Lobato. Ele foi um homem muito batatal!!! É…Lobato…Agora não me vem mais nada na cabeça sobre ele. Lobato, Lobato, Lobato…
Eu e Lobato temos um segredinho: tudo o que ele queria falar, ele falava por mim! Acho que eu também precisava de uma homenagem que se chamaria…Homenagem para REBECA! Mas isso, tristemente, é uma outra história e outra homenagem!
Emília"

Julia H., Theodoro e Gabriel

"Já que me obrigaram a fazer essa homenagem e eu não tenho nada escrito, vou tirar da cachola!
Pra começo de conversa, essa homenagem é para o Sr. Monoselhudo e não para a boneca mais linda do mundo, eu – o que já é um absurdo porque eu sou especial! E além da homenagem ser para ele, ele me casou com um porco! Nem acredito que beijei aquela coisa!!!
Esse senhor Monoselhudo é famoso até lá no Sítio. Pedrinho está lendo Memórias de Lobato. Mas não é só o Pedrinho que gosta dele não…os pequenos ( as crianças) também gostam!
Parabéns, então, ao criador de uma boneca táo maravilhosa!!!
Emília"

Laura, Ana Luisa e Sebastião

"Obrigado a Monteiro Lobato por me fazer aventureiro, esperto, sonhador e o mais importante de tudo: criança!
Tenho orgulho de ter sido criado por Lobato pois acho ele o melhor e mais corajosos escritor do mundo, não importa o que digam!
Agradeço muito por me fazer passar por grandes aventuras como caçar uma onça, encontrar São Jorge na Lua e capturar o Saci.
Se ele estivesse vivo, eu queria que ele morasse no Sítio do Picapau Amarelo para viver todas as aventuras conosco.
Pedrinho"

Gabriel S., Andre e Luisa Melo

"Lobato é muito querido para mim. Além de ser personagem dele eu sou uma grande fã.
Ainda leio todos os livros que me recomenda e todos são bem interessantes. O livro que ele escreveu e que eu mais gostei foi o dos meus Serões porque lá ele fala sobre todas as histórias do mundo, histórias que contei para Pedrinho, Narizinho, Visconde e Emilia e que muito os alegrou e os encheu de curiosidade.
Lobato foi muito generoso ao escrever um livro sobre cada um de nós do Sitio, como Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho…
Estou muito triste por Lobato ter morrido. Se ainda estivesse vivo completaria 130 anos neste dia 18 de abril. Ele morreu de derrame em 1948, infelizmente, mas deixou muito importante a nossa literatura infantil brasileira.
Dona Benta"

Luana, Felipe e Alice

"Ainda estou triste como Napoleão quando perdeu a guerra por causa da morte do nosso grande escritor Monteiro Lobato. Todos derramaram gotas de líquido secretado pelas glândulas lacrimais, mais conhecidas por lágrimas.
Não sei como ele teve a incrível ideia de me criar: um sabugo mínimo com uma enorme capacidade de pensar sobre a ciência, ler vários livros e ter muitas outras potencialidades.
Lobato foi um magnífico escritor e eu o admiro muito.
Meus agradecimentos,
Visconde de Sabugosa"

Ana, Maria e Guido

"Hummm... de acordo com meus cálculos... 3 ao quadrado vezes 57, divididos por 9... hoje é 18 de abril! E de acordo com a minha enciclopédia, em 2002 o presidente do Brasil da época, Fernando Henrique Cardoso, determinou, para homenagear meu criador, José Monteiro Lobato, o dia do livro. Como neste ano Lobato faria 130 anos, eu não poderia deixar este acontecimento passar em branco. Então... vou fazer uma... Espera aí... Emília, estou escrevendo! Espera!
A Emília está falando asneiras pra mim, e está perguntando o que eu estou escrevendo. Eu não estou escrevendo nada que te interesse!
Bom, continuando... vou fazer uma homenagem para Lobato, meu criador.
José Bento Monteiro Lobato foi um grande escritor da literatura brasileira. Mesmo que ele tenha me obrigado a fabricar todo o Pó de Pirlimpimpim, ele foi um grande defensor do Brasil. É, eu tenho muito orgulho de ter sido criado por ele e garanto que se o Brasil o tivesse ouvido, o país seria muito melhor. Como seria bom se surgisse alguém querendo fazer tudo o que ele ainda desejava fazer, mas não conseguiu!
Visconde de Sabugosa "

Valentina, Luis e Maria Luiza

"Agradeço ao queridíssimo Lobatíssimo, sem a menor modéstia, por ter sido a sua melhor criação, pois tenho ideias geniais que fazem com que todo mundo viva aventuras inesquecíveis. Lobatíssimo foi tão corajoso quanto Pedrinho, afinal de contas, não é qualquer um que desafia ditadores, defendendo ideias tão ousadas (assim como as que costumo ter).
Pera aí, pera aí... E se Lobato não morreu?! E se ele usou o Pó de Pirlimpimpim para viajar para um lugar secreto? Ah... isso me deu uma ideia para a próxima aventura!
Emília"

Bernardo, Luisa Sukman e Sofia Quintas

"Monteiro Lobato foi um homem muito inteligente por pensar que petróleo poderia existir no Brasil. Fiquei assustada quando ele começou com essas ideias. Credo! Pensar num líquido escuro e oleoso saindo do chão! Que esquisito!
Lobato criou os meninos do Sítio e com eles aprendi mais sobre as coisas do mundo, principalmente com as histórias contadas pela sinhá.
Fico me sentindo importante porque servi meus quitutes a várias pessoas famosas, como Cabral, Rei D. Manuel e São Jorge, com quem aliás, Lobato já deve ter encontrado depois que partiu. Hoje, onde quer que esteja, deve estar inventando outras histórias para encantar as crianças que estiverem a sua volta.
Tia Nastácia"

João, Lucas Gentil e Sofia Arruda

"Agradeço a Lobato por ser a sabichona do Sítio, além de costurar tão bem! Sou feliz por ter netos tão interessantes e principalmente, por ter o dom de contar histórias que os animam a fazer aventuras com o fabuloso Pó de Pirlimpimpim. Gostaria que Lobato estivesse vivo para fazer com que Emília falasse menos asneiras e também para me envolver em novas aventuras com meus netos.
Dona Benta"

Ana Clara, Lucas Sampaio, Rafael e Ludimila

"Sou muito agradecido por Lobato ter me criado porque assim, fiz muitas caçadas iradas!
Um dia, fiz uma caçada tão, tão, mas tão irada junto com Narizinho e Emília, que nunca vou me esquecer. Peguei uma onça! Demais, não?
Devo a Lobato minha vida. Lobato foi mais que um escritor, foi criador de heróis com eu, claro, e de aventureiros. Foi o rei da Literatura Infantil Brasileira. Tiro o meu chapéu a Lobato que realmente foi um cara especial!
Pedrinho"

Bento, Bruno Leal e Luísa Jefferson

"Não fosse pelo Lobato nem eu nem o pessoal do sítio existiríamos. Ele foi um sábio, magnífico escritor. Fico honrado por ter sido sua criação. Tenho certeza de que tenho várias características que se assemelham a ele. Lobato fez livros complexos, porém muito gostosos de ler. Livros que me deixaram esperto. Descobri que seu aniversário é dia dezoito de abril, quando faria 130 anos se estivesse vivo.
Adorei ter levado a criançada ao país da Gramática, assunto em que sou perito. Tiro chapéu para meu “pai”, José Bento Monteiro Lobato.
Agora vou comer um livro do “papai”!
Quindim"

Branca, Matheus e Guillermo

Aplausos para "Tapete Vermelho"

A turma assistiu ao filme “Tapete Vermelho”, de Luiz Alberto Pereira, para enriquecer as discussões acerca do tema “identidade cultural”. Repleto de poesia e sensibilidade, o filme trata da diversidade cultural e linguística, revelando elementos da cultura popular como as crendices, os ditos, as simpatias, a moda de viola, as danças folclóricas, chamando a atenção para as peculiaridades de nossa língua. Ao final do filme, os aplausos foram imediatos.

No País da Gramática

De carona no livro Emília no Pais da Gramatica, as crianças foram convidadas a refletir sobre o uso e desuso da língua, além de aprofundar a conversa sobre a lingua oral e identidade cultural, a lingua escrita e a gramática propriamente dita. O nosso estudo tem sido organizado e registrado principalmente através das apostilas que trouxeram essas questoes já apontadas pelo livro de Lobato e por vezes foram desdobradas no caderno, resgatando todo o conhecões .Sabemos que esse estudo nem sempre é tarefa fácil... Mas uma coisa é certa: viajar pelo país da Gramática na companhia da turma do Sítio tem sido uma grande curtição .

Tecnologia no Museu

O que é progresso? Será que os avanços de hoje devem sua existência às "modestas invençõezinhas de nossos antepassados peludos"?
O que é tecnologia? O que é ciência? Qual das duas surgiu primeiro? O homem primitivo produzia tecnologia? E ciência? E quais tecnologias podemos encontrar numa visita a um Museu?
Munidos dessas questões e com pranchetas em punho as crianças visitaram o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Da evolução da espécie humana, passando por antigas civilizações e diversas culturas, todas puderam observar a presença de muitas tecnologias ao longo da história. O domínio do fogo, as armas, as vestimentas, as formas de registro, o processo de mumificação e até as próprias pesquisas e achados do museu foram algumas das respostas encontradas para as perguntas. Essa dinâmica de ir para o Museu com uma pergunta para ser respondida foi essencial para esse resultado. Na volta, compartilhamos as anotações, observações tivemos certeza do tanto que aproveitamos dessa visita ao escrevermos um texto jornalístico, coletivamente. Foi um exercício e tanto!
Sem dúvida, mais do que respostas, obtivemos muito material para continuarmos refletindo sobre o estudo das invenções.

E o Trabalho Continuou Depois da Visita...

A turma compartilhou as anotações feitas durante a visita e em seguida foi desafiada a redigir um texto coletivo noticiando o passeio e suas descobertas.

"Não só tecnologia de ponta é tecnologia!
Alunos de 5º ano visitam o Museu Nacional e descobrem um pouco mais sobre o que é tecnologia

No dia 24 de abril, terça feira, a F5TA, turma do 5º ano da Escola Sá Pereira, visitou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Os alunos estão estudando sobre o “bicho-homem” e suas invenções e o assunto sobre tecnologias surgiu com a leitura do livro “História das Invenções”, de Monteiro Lobato. Esse escritor traz a ideia de que tecnologias não passam de ampliações do poder das mãos, dos pés, dos ouvidos, nariz, olhos, boca, e da resistência da pele e tiveram a sua origem com nossos “antepassados peludos”, como são chamados os homens primitivos pelo autor.
A pergunta que norteou a visita foi “quais tecnologias podemos observar nessa exposição?”.Com pranchetas em punho, os alunos percorreram o Museu em busca de respostas.
Logo na entrada, eles viram um meteorito e descobriram que a tecnologia estava no transporte do mesmo para o Museu. A primeira tecnologia utilizada para isso foi o carro de bois, mas como ela não se mostrou eficiente, D. Pedro II na época, mandou construir trilhos para facilitar o transporte.
Seguindo a visita, a turma passou por várias salas e cada uma delas trouxe parte da história do homem em diferentes épocas e lugares. Na sala do Egito Antigo, os alunos encontraram tecnologia no processo de mumificação, estela (portas falsas que protegiam as tumbas de roubos), hieroglifos. Outra sala que chamou muito a atenção de todos foi a da Evolução do Homem. Lá todos se surpreenderam com a tecnologia criada em épocas passadas como o domínio do fogo, armas e pinturas rupestres.
A visita durou cerca de duas horas e a turma ainda visitou salas em que havia exposições de tecnologias de outras culturas tais como a pré-colombiana, a indígena brasileira, a mediterrânea e a de localidades do Pacífico.
A F5TA saiu dessa exposição com a certeza de que tecnologia não é apenas os I-pads, I- phones e outros aparelhos de hoje em dia, mas ela existe desde o começo da história do Homem nesse planeta."

Fim de Trimestre

No final do primeiro trimestre a tuma se envolveu com revisões e avaliações dos cadernos, autoavaliações e testes de Língua Portuguesa e Matemática. Essas pequenas pausas são sempre muito boas para que juntos possamos refletir sobre os caminhos do Projeto, a postura de estudante, as dúvidas, as curiosidades e tudo que já aprendemos. Enquanto isso, a leitura do livro "A História das Invenções" seguiu instigando reflexões e pesquisas.

Memórias de um Invento

Inspirados na leitura do livro "Memórias de um Cabo de Vassoura", de Orígenes Lessa, os alunos foram convidados a pensar em um invento e imaginar o seu nascimento. De onde ele viria? Surgiu a partir de alguma necessidade? Qual história ele teria para contar? A partir daí, facas, gavetas, lápis, máquinas de lavar, abajures e até o fio dental ganharam vida pelas mãos dos alunos em suas produções textuais.

Vêm aí as Novas Aventuras do Sítio!

Com o mergulho na obra de Monteiro Lobato e depois da "Invasão Literária", era hora das crianças escreverem novas aventuras para seus personagens. Foi essa a proposta que fizemos para um texto de criação no Diário Literário. Depois, aproveitando essas produções para a atividade dos "Leitores do Dia", em que uma criança lê sua aventura e os amigos fazem comentários escolhendo as ideias de que mais gostaram e dando sugestões para melhorar o texto.

No Caderno de Língua

A partir de textos publicados na "Folhinha de São Paulo", em comemoração aos 80 anos de "Reinações de Narizinho", no ano passado, propomos às crianças variadas atividades. Numa delas, as crianças foram convidadas a escrever algumas receitas inspiradas na receita de Dona Aranha para confeccionar o vestido de casamento da Narizinho com o Príncipe Escamado, no Reino das Águas Claras.

Receita para escrever uma boa história, de Flora:
"1 colher bem grande de criatividade; 1 pitada de imaginação; Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo e Lygia Bojunga a gosto; 1 dose de inteligência; gosto pela leitura e uma dúzia de fantasia e humor."

Receita para torcer para o seu time, de Henrique:
"1 camisa do time, 1 bandeira do time, gritos altos a gosto e 3 toneladas de pensamento positivo."

A Rio+20 e o Nosso Projeto

Os temas da Rio + 20 tiveram tudo a ver com o que estávamos estudando em Projeto. Depois de descobrir que as tecnologias funcionam como prolongamento e ampliação das funções de partes de nosso corpo, começamos a pensar nos limites do nosso planeta.Que planeta queremos? O que é possível fazermos? Conceitos como "economia verde”, “desenvolvimento sustentável”, “consumo consciente”, “inclusão social”, “recursos naturais” , “reciclagem”, “pegada ecológica”, “reflorestamento" que estão na pauta da Conferència estáo sendo discutidos pelos alunos em diferentes abordagens. A partir de Darwin e a relação estabelecida entre aptidão e sobrevivência, questionamos o que essa ideia trazida pelo biólogo no século XIX tem a ver com toda a discussão do Rio +20? Se o bicho-Homem é aquele dotado de inteligência, como e por que nos deparamos hoje com problemas tão graves que podem prejudicar a nssa vida no planeta? Que aptidões precisamos desenvolver para provocar alguma mudança e sobrevivermos? É por aí que estamos trazendo que estão presentes na cartilha do Inpe: "O futuro que queremos" e que vai nos ajudar a entender melhor a Rio + 20.

Leitura

Finalizamos a leitura do livro "História das Invenções" saboreando bolinhos de chuva da Tia Nastácia. Foi muito bom! Foram tantos os assuntos, tantas informações e discussões que, com certeza, vamos retomar pequenos trechos para fundamentar os estudos que ainda virão.
A leitura de "Emília no País da Gramática" também é uma diversão garantida que vai continuar até o final do ano, acompanhando os estudos e reflexões mais formais sobre a Língua.

Encerrando o semestre

Na primeira semana de julho, os alunos estiveram muito envolvidos com os últimos ensaios e a apresentação do casamento junino. Como não poderia deixar de ser, nesse ano, os personagens do Sítio, os grandes inventores e as "celebridades" não faltaram à festança. Em sala, lemos e relemos inúmeras vezes o texto da peça. Além desse compromisso, as turmas também se dedicaram a fazer revisões nos cadernos, cuidar de produções para dar um melhor acabamento aos textos e finalizar o semestre com tudo em dia.

Matemática

Os Números no Carnaval

Aproveitando o carnaval, reaquecemos os motores através de exercícios no caderno, trazendo problemas incrementados com informações sobre o nosso carnaval, além de fichas e jogos.

Que Número é esse?

Mil, milhões, bilhões, trilhões... zilhões!!!
Afinal, qual é o limite do campo numérico? Ele existe? Onde encontramos números tão altos? O que eles podem representar?
Essas questões envolveram as crianças na reflexão, leitura e escrita de números grandes.
Aproveitamos esse momento para lembrar e aprofundar discussões sobre o nosso sistema de numeração.
Valor relativo e absoluto dos algarismos nos números, mudanças de ordem e classes e a ampliação do raciocínio ao operar com um universo numérico mais alto estão presentes em nossas aulas.

Cartas Coloridas

Como sabemos, os jogos não podem faltar nas nossas aulas de Matemática! O jogo da vez foi o "Cartas Coloridas", que faz parte do material complementar do livro didático adotado. Nesse jogo, o participante precisa utilizar o seu conhecimento sobre multiplicação por 10, 100 e 1000, além de realizar adições e mudanças de ordem necessárias para formar o seu número. O que pode parecer uma tranquilidade com as cartas de 0 a 9 transforma-se em um grande desafio quando são sorteadas as de 10 a 15! Pura diversão!

Stop!

Os alunos foram postos à prova! O Jogo do Stop desafiou a todos na execução de estratégias já conhecidas e até mesmo na descoberta de outras. Convidados a fazer multiplicações entre números de dois algarismos por dezenas exatas, a turma exercitou agilidade de raciocínio e, é claro, a tabuada! Puderam perceber o quanto sua memorização serve de aliada nestas horas em que há outro tanto de coisas para se pensar.

Dividindo a Novidade

Enfim, a nova técnica da divisão chegou. No início do estudo de seu processo, todos ficaram ansiosos, mas depois de perceber o quanto é objetivo este novo procedimento, todos se tranquilizaram. O registro do passo a passo no caderno ajudou a esclarecer as dúvidas.

Novidades

As crianças já apropriaram-se da aprendizagem do novo algoritmo da divisão. Reconhecem a praticidade da técnica e já mostram domínio sobre ela. Mergulhadas também no estudo de múltiplos e divisores, encerram o semestre ampliando as relações entre estes conceitos.

Inglês

Andy Singer

Durante as aulas de Inglês, as crianças discutiram a imagem da capa da agenda e, em grupos, construíram um pequeno texto que precisou ser transformado em uma frase de efeito para a confecção de cartazes. As crianças se envolveram tanto com a proposta que muitas desdobraram a atividade e produziram músicas, quadrinhas, esquetes etc. A temática da maioria das produções envolvia a discussão sobre sustentabilidade. Estavam prontos para a Rio+20!

Let´s talk about

Relembramos alguns conteúdos gramaticais através de exercícios propostos pelas fichas "Lets talk about..." e por alguns sites nas salas de computação. Estas atividades serviram para tirarmos algumas dúvidas, recordarmos regras e aprimorarmos nossa produção escrita.

Artes Visuais

Criando um personagem

As imagens que utilizamos para compor a sinalização da escola, em 2012, buscaram homenagear alguns criadores que, através da literatura, do cinema, das artes visuais e da música, inventaram personagens que povoam nosso imaginário e parecem presentes em nossas vidas como fantasias cristalizadas.
Desejávamos que o sentimento de afeto e responsabilidade, característico dessa relação, pudesse inspirar nossas realizações ao longo do ano.
Essa oportunidade de apreciação motivou nossos alunos a criarem personagens com características específicas. Ao terminarmos o trabalho de composição de personagens, demos vida a eles criando quadrinhos e flips.

Buscando novos caminhos

Em seguida, buscamos um diálogo com as pesquisas realizadas nas aulas de Projeto. A leitura de "História das Invenções" nos levou as primeiras máquinas e descobertas tecnológicas. Elegemos o movimento como temática e chegamos à arte cinética como assunto de estudo de nossas aulas.

Arte Cinética

Inspiradas em Calder e Palatinik, as crianças produziram móbiles e objetos cinéticos. Utilizaram lanternas, lasers, engrenagens de relógio e até um pequeno motor para realizar suas produções. A visita de Abraão Palatinik, que trouxe uma de suas obras para ilustrar a conversa com a turma de sua neta, nos possibilitou também um contato direto, atiçando a curiosidade de todos sobre seu funcionamento.

Teatro

A História do Carnaval

As crianças percorreram a história e conheceram um pouco mais sobre o carnaval. Desde a antiguidade o homem comemora essa data. Os Gregos festejavam a época da colheita, homenageavam o Deus Baco e bebiam o vinho feito das uvas frescas. Já na Idade Média, os cristãos faziam uma festa que precedia a quarentena. Em Portugal, os entrudos tomavam as ruas da cidade. Ao passar dos anos, no Brasil, os bailes de carnaval e os desfiles pelas ruas das cidades ganharam espaço. As crianças caminharam por essa linha do tempo, criando quadros vivos que representavam esses momentos.

A História das Invenções

As crianças leram o livro "História das Invenções" de Monteiro Lobato. Em nossas aulas exercitamos a imaginação tentando recriar o momento em que algumas inveções foram feitas. Usamos o livro de Lobato como guia e, assim como ele, associamos as partes do corpo às invenções. Como será que a partir da mão o homem criou o pote? Ou, como que do pé, que nos ajuda na locomoção, criamos a roda? Os alunos representaram as situações que teriam levado o homem á essas criações e aos poucos fomos inventando a nossa história.

Preparando o casamento

Como é tradição na escola, neste ano, os alunos fazem o casamento da festa junina. Decidimos, então, unir o projeto institucional da escola, O Bicho Inventor, ao projeto da turma, A História das Invenções, de Monteiro Lobato. As crianças preencheram uma ficha, dando ideias para a encenação e sugerindo persongens que tivessem relação com o projeto da escola ou que fossem destaques da atualidade. Os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e muita gente importante estiveram presentes no casório.

Casamento de Emília e Rabicó

Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo invadiram a festa junina da Sá Pereira. Não só eles, mas o próprio Monteiro Lobato esteve presente, além de grandes inventores como Albert Einstein, Thomas Edison, Graham Bell, Santos Dumont e muitas celebridades. Nos sonhos de Pedrinho e Narizinho, Emília casa-se com Rabicó, mas só depois de muita confusão. Foi uma festança!

Dança

Dança e Carnaval

Iniciamos o ano conversando sobre as regras de convivência e nos apresentando. Ouvimos e dançamos livremente o samba da escola nos preparando para o Bloco da Sá Pereira.

Dançando com Materiais

Em seguida, exploramos os diferentes materias do Salão aperfeiçoando nossas habilidades motoras. Utilizamos as pranchas de equilibrio, bambolês, tecidos, etc.

Personagens em Movimento

Dialogando com o projeto institucional, escolhemos quatro personagens das placas de identificação das salas da escola: Pantera Cor de Rosa, Darth Vader, James Bond e Emília. Vimos vídeos e conversamos sobre a movimentação de cada um deles. Depois, criamos pequenas sequências coreográficas atentos à qualidade do movimento que os caracteriza.

Processo Criativo

Também conversamos sobre os diferentes caminhos no processo criativo e pedimos às crianças que escolhessem um ponto de partida para uma composição coreográfica: uma música, um objeto, um poema, qualquer elemento que auxiliasse nesta construção. A maioria escolheu a música como fonte de inspiração e trabalhou com seriedade em suas composições.

Mão, Pé

Ao nos aproximarmos do Projeto da turma, escolhemos o capítulo "Da pele ao arranha céu" , do livro "Histórias das Invenções, de Monteiro Lobato, para trazer para as nossas aulas. Perguntamos aos nossos alunos: qual a importância da pele? Qual a sua função? Depois de responder a estas e outras questões, iniciamos um trabalho sensorial, massageando nossa pele com diferentes texturas. Dando continuidade, os capítulos "A mão" e "O pé humano", nos instigaram a criar uma coreografia com movimentos que fossem liderados por essas duas partes do corpo. Para nos inspirar, trouxemos, para apreciação das crianças, o espetáculo "O Corpo" da Cia Mineira Grupo Corpo e a trilha sonora criada pelo músico Arnaldo Antunes. A movimentação dos bailarinos e a música nos direcionaram para a criação de movimentos fortes, cortados e cheios de energia. Para isso, dividimos cada turma em pequenos grupos e pedimos para que cada um desenvolvesse pequenas células coreográficas. Aos poucos, usamos nossas pesquisas e organizamos espacialmente nossos movimentos, dando corpo à coreografia que foi apresentada na Mostra de Artes.

Festa Junina

Para encerrar o semestre conversamos sobre a Festa Junina,conhecemos e experimentamos alguns movimentos da quadrilha.

Música

Carnaval

Nas semanas que antecederam ao Carnaval, além de cantar o samba do bloco da escola, as crianças conheceram um pouco melhor os instrumentos que compõe uma bateria de Escola de Samba. Montamos uma rápida prática de conjunto com frases rítmicas simplificadas dos instrumentos, utilizando "O Passo".

Flauta Contralto

Na volta do Carnaval, resgatamos o estudo da flauta doce que esse ano conta com uma novidade: a adoção da flauta doce contralto. Para isso, as crianças se organizaram em duplas e usando a flauta soprano e a contralto, preparam algumas músicas do livro “Vamos tocar flauta doce, Vol. I”, utilizado nos anos anteriores.

Aquarela

Em seguida, as crianças se dedicaram a preparar para a Mostra de Artes o arranjo de Aquarela, de Toquinho, usando as flautas soprano e contralto. Para dar conta desse objetivo, as crianças precisaram se dedicar bastante ao estudo da flauta durante as aulas e em casa. A escuta atenta e a memória foram fundamentais no aprendizado dos trechos ritmicamente mais complicados. Já nas partes de acompanhamento, a leitura de partitura foi exercitada. Na Mostra, o som das flautas tomou conta do pátio e surpreendeu a todos.

Festa Junina

Terminamos o semestre conversando sobre a música na Festa Junina. Vendo e ouvindo diversas gravações, as crianças conheceram melhor alguns ritmos nordestinos muito tocados nas festas de São João: o xote, o baião e a quadrilha, bem como seus instrumentos típicos. Encerramos as “aulas juninas” e o semestre tocando xote com instrumentos de percussão.

Coral

Pout Pourri da Sá Pereira

Depois dos encontros para as classificações vocais das crianças, começamos a trabalhar com um "pout pourri" de algumas das músicas que participaram do concurso de sambas da Sá Pereira.

Força da imaginação

Depois de finalizar o arranjo do "pout pourri" de composições dos pais da Sá Pereira, assistimos à gravação ao vivo da música "Força da Imaginação", de Caetano Veloso e Dona Ivone Lara, que foi nosso próximo arranjo. Indicamos o link para que todos conheçam a música: http://www.youtube.com/watch?v=h8MF37rogi0
http://www.youtube.com/watch?v=h8MF37rogi0
http://www.youtube.com/watch?v=h8MF37rogi0
http://www.youtube.com/watch?v=h8MF37rogi0

O Coral na Mostra

Na Mostra de Artes apresentamos o repertório que trabalhamos desde o início do ano. Cantamos "Nosso lindo balão azul", música de Guilherme Arantes, e o pout pourri de sambas e marchinhas compostos pelos pais da Sá Pereira.
Em nosso primeiro ensaio após a Mostra assistimos às apresentações e realizamos uma avaliação de nosso trabalho. Vimos também trechos de DVDs de artistas e grupos que podem nos servir como inspiração.

Lista dos vídeos assistidos, a pedido das crianças:
Grupo Barbatuques
Coro São Vicente a Cappella Grupo Vocal Mulheres de Holanda Bobby McFerrin

Ensaio aberto

Para encerrar o semestre convidamos todas as turmas do Fundamental I para assistirem a um ensaio aberto do Coral. Apresentamos todo o repertório construído, inclusive com algumas estreias: o arranjo de "Força da Imaginação", música de Caetano Veloso e Dona Ivone Lara, e "Queremos saber", de Gilberto Gil, arranjo que acabamos de aprender.
No retorno das férias, teremos mais novidades!

Ed.Fisica

Tardes no Pereirão

Durante os primeiro recreios deste semestre as crianças foram divididas em grupos e convidadas a pensar e elaborar diferentes planejamentos para as aulas. Dessa forma, aproximaram-se mais das atividades e foi possível perceber e atender suas preferências esportivas.

Olha, Olha a Bola!

Um dos materiais mais usados pelas crianças no Pereirão é a famosa "redonda", nossa velha conhecida, a bola. Mas quem será que a inventou? Que tipos de bolas as crianças conhecem? As perguntas foram lançadas e as pesquisas começaram a surgir.

"Comigo não tá!"

As crianças exploraram o espaço e exercitaram o cuidado e a atenção ao se deslocarem nos diferentes piques no Pereirão.

Trocando as Bolas

Depois de pesquisar sobre a invenção e os diferentes tipos de bolas, as crianças realizaram, no Pereirão, estafetas com diversas delas percebendo seus tamanhos, pesos, dificuldades e facilidades de manuseio.

Planejando no Pereirão

Divididas em grupos, as crianças planejaram algumas atividades com bolas. Para essa tarefa foram desafiadas a pensar no material necessário e na adequação da atividade para cada turma.

Tribo

O que é a Tribo?

O ano começou com a alegria do reencontro, com as crianças animadas pelo embalo do carnaval, cheias de expectativas, e curiosidades em relação as novidades para 2012. Quem era novo precisou se apresentar e quem já era da escola contou sobre como acontecem esses encontros semanais, onde cada um exercita a sua cidadania.

Todos os dias nossas crianças fazem coisas espontaneamente que estão relacionadas a esse exercício, porém sem essa consciência. Praticam seus deveres e direitos, buscam ser solidários, generosos, responsáveis e participam da vida coletiva tentando colaborar.

Mas, também sabemos que são as especificidades de cada grupo e de cada momento que direcionam o trabalho da Tribo. A disciplina, as regras do futebol e das brincadeiras, de sala de aula, a postura de estudante, as avaliações e auto-avaliações, o respeito ao outro, foram alguns dos assuntos desenvolvidos.

Desejos e mais Desejos.

É preciso desejar e pensando nisso, buscamos, em um clima caloroso, dar início as nossas reflexões sobre o que gostaríamos de conquistar neste novo ano. Então, propuzemos às crianças registrarem em papéis seus desejos e suas intenções de estudante, que foram guardados em uma caixa que só será aberta na última Tribo do ano, quando juntos irão rever, confirmar ou não o que cada um foi capaz de realizar neste ano.

Meditação

Iniciamos todas as tribos com uma meditação, momento esperado e muito apreciado pela maior parte das crianças. De olhos fechados, procurando no silêncio relaxar o corpo e os pensamentos, as crianças buscam o autocontrole, imagens, respiram e se revigoram. Hoje, mais amadurecidos tiram maior proveito dessa experiência em várias situações.

Regras de Convivência e Outros Assuntos

Relembramos as regras de convivência que fazem parte da proposta pedagógica da escola através de várias dinâmicas. Conversamos sobre elas e ainda sobre outros tantos assuntos. Alguns diziam respeito as relações, tema sempre recorrente nessa idade. Não foi raro precisar ajudar essa meninada a resolver conflitos, escutar no grupo diferentes opiniões, fazer acordos e escolhas e encontrar soluções para as questões postas.
Durante esse tempo de convívio, percebemos que todos se esforçaram dentro de suas possibilidades e maturidade.

Rio + 20

Este foi um assunto que muito mobilizou as crianças. A Revista Ciência Hoje Das Crianças, nos proporcionou a leitura de uma reportagem especial para a ocasião:" Rio + 20, Dicas Para Salvar O Planeta e a reflexão sobre diversas questões tratadas na nova conferência". Além disso, sugeria alguns caminhos para que todos participassem através de pequenas, mas importantes, ações cotidianas ou através da visita em alguns sites indicados. Parece ter ficado claro para as crianças que existem desequilíbrios na natureza e que a Terra vem sofrendo com a poluição do ar, a devastação de áreas verdes, a contaminação das águas, entre outras tantas ações humanas.

Apresentações e Festas Pedagógicas

Conversamos sobre a contribuição, a responsabilidade, o empenho e o esforço de cada um no grupo para a montagem de uma apresentação. Também comentamos sobre o resultado final conquistado e verificamos que o processo pode ser, para alguns, um pouco cansativo, para outros, difícil, mas foi unânime a fala de que valeu a pena e que esses são momentos importantes, divertidos e prazerosos.

Semestre que vem estaremos juntos outra vez. Novas demandas e aprendizagens estão por vir.