Relatório de Grupo – Segundo Ano – 2012/1 – Projeto: O Bicho Inventor

Projeto

Começando...

Todos chegaram com saudade da escola e dos amigos. Muito felizes, receberam duas amigas novas: Luiza Lezan e Sofia Barreto. Durante a semana, conheceram as novidades do ano, e ouviram e cantaram o samba de 2012 para chegarem bem animados no bloco.

O Grupo...

As crianças estiveram animadas e felizes durante todo o semestre. Aprenderam muitas coisas novas e as curiosidades não se esgotaram. Muitas perguntas, comentários e histórias pessoais para contar. Organizar o grupo, nesses momentos, foi um grande desafio, pois todos queriam falar. O exercício da escuta foi difícil e ainda precisamos conversar sobre isso com frequência. Falamos para quem ouvir? O que temos para dizer é para o grupo todo? Tem a ver com o assunto que está em discussão? Falar e escutar, equilibrando o desejo indivudual com o do grupo, e sem perder a espontaneidade, será um desafio para o segundo semestre.
Ainda assim, todos gostam de trabalhar e de participar, e com alguns ajustes esperados no planejamento as crianças conquistaram uma maior autonomia de trabalho.

Como surge uma invenção?

As crianças ouviram a história "Lolo Barnabé", de Eva Furnari, que conta o percurso de uma família desde o tempo das cavernas até hoje. Com a leitura, todos refletiram sobre as mudanças na vida dessa família com as invenções ao longo do tempo. Perceberam que os objetos inventados trouxeram, ao mesmo tempo um lado bom e outro ruim.

Já com a leitura da história "Nicolau tinha uma ideia", de Ruth Rocha, as crianças refletiram sobre como surge uma invenção. Depois de muito conversar, Francisco Thiré conseguiu, em uma frase, explicar.

"Você pensa em algo que já existe e depois aparece uma coisa na sua cabeça que ainda não existe e você inventa a invenção."
Francisco Thiré

Inventores!

Todos experimentaram e criaram! Pensaram em algo construído pelo homem, algo já existente e transformaram, otimizando a sua função ou atribuindo uma nova. Se divertiram e, sozinhas, em duplas ou trios, criaram objetos dignos de serem produzidos em larga escala.

Das Pipas às Naves Espaciais

“Existirão asas! Se a façanha não couber a mim, caberá a outro.”
Leonardo da Vinci

O sonho de voar livremente como um pássaro é muito antigo. A ideia de voar e as invenções que tornaram esse sonho realidade foi o foco do trabalho com a F2. Entre muitos inventos da história da aviação, foram focados alguns inventores e suas criações. Fizemos “voos” nesse percurso, viajando desde a Antiguidade até a Era Espacial. Partindo do lendário Ícaro e suas asas de penas e cera, visitamos Leonardo da Vinci no século XV, passamos pelos inventores do balão no século XVI, conhecemos os dirigíveis do século XIX e chegamos finalmente ao século XX, quando o sonho voador se concretizou com o trabalho de Santos Dumont e dos irmãos Wright. Também no século passado, o homem venceu os limites do espaço, conseguindo alcançar a lua. Sendo assim, nosso estudo alcançou o espaço com a invenção do foguete. Para terminar, as crianças imaginaram e projetaram as próximas invenções voadoras da humanidade.

Asas para Voar!

O Projeto decolou com a leitura do livro "Asas!", de Jane Yolen, que nos apresentou o mito de Ícaro. Todos ficaram encantados com a ideia de voar e com as invenções relacionadas a ela.

Avião Misterioso

Um avião gigante, de papel, entrou, de repente, pela janela da sala com os dizeres: “Existirão asas! Se a façanha não couber a mim, caberá a outro.” Todos ficaram intrigados. Foram, então, à sala dos computadores para descobrir quem era o autor da frase e recorreram às ferramentas de busca e pesquisa na internet. Depois de descobrirmos a autoria, que era de ninguém menos que Leonardo da Vinci, visitaram o site da Ciência Hoje das Crianças para encontrar algumas informações sobre ele. A pesquisa foi muito bacana e, em duplas, as crianças leram e selecionaram as informações com muita desenvoltura. Depois, em casa, pesquisaram imagens de inventos de Da Vinci e a troca em sala de aula foi muito rica.

Máquina do Tempo

Uma Máquina do Tempo foi construída para nos levar pelos ares através dos tempos. Com um campo de força, ela foi capaz de nos carregar para a época e o lugar que estávamos estudando. Desse modo, notícias e imagens importantes da História da Aviação no mundo foram curtidas pelas crianças.

Escrita Reversa

Uma mensagem misteriosa surgiu na máquina do tempo, intrigando a todos. Alguém sugeriu que podia ser a escrita reversa de Leonardo da Vinci. Para descobrir, colocamos todas as letras no quadro, invertemos a escrita e deciframos: ORNITÓPTERO. Depois, pesquisamos na internet seu significado e descobrimos que esse foi mais um invento de Da Vinci. Também vimos livros para saber mais sobre suas outras invenções voadoras: parafuso voador, paraquedas e asa delta.

Otto e Bartolomeu

Mais uma vez a Máquina do Tempo trouxe informações preciosas.


"As crianças conheceram mais dois colaboradores importantes para o sucesso da aviação no mundo. O primeiro foi Otto Lilienthal, milionário que gastou toda a sua fortuna com seus inventos voadores. Ele foi o primeiro homem a ser fotografado voando em um objeto mais pesado que o ar, um planador. Morreu ao fraturar a coluna quando caiu de um de seus voos, mas antes disse 'Sacrifícios devem ser feitos!'
O segundo inventor foi o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que construiu um 'instrumento para se andar pelo ar, com a mesma sorte que pela terra e pelo mar, e com muito mais brevidade'. Estava falando do balão!"

Texto Coletivo

Carta para Paulo Paes

Já que estávamos conversando sobre a invenção dos primeiros balões, aproveitamos para visitar a exposição "Pneumática", de Paulo Paes. As crianças gostaram tanto que quiseram escrever uma carta para o artista:

"Paulo Paes,
Foi boa a sua exposição. Gostamos muito das diferentes formas dos balões e de aprender como você os faz. É difícil né?
Achamos a sua história muito interessante e gostamos de saber que, agora, estão fazendo balões sem fogo. 
Enquanto você falava, ficamos imaginando como foi no passado, quando inventaram os balões.
Os seus balões são muito coloridos e bonitos!
Parabéns!
Abraço da F2T"

Voando em Paris

Uma charada misteriosa, que chegou na Máquina do Tempo, foi o ponto de partida para que as crianças ficassem instigadas a saber mais sobre a história dos balões. Com apenas algumas pistas, pesquisaram em casa e trouxeram informações muito interessantes a respeito dos irmãos Montgolfier que fizeram o primeiro voo de balão tripulado em 1783, em Paris. Descobriram que, como as pessoas ficaram receosas de experimentar o invento, a primeira tripulação a voar pelos ares foi composta por um cordeiro, um galo e um pato!

Homem voa? Voa!

Depois da charada, um chapéu perdido na sala e uma carta encontrada na máquina do tempo surpreenderam as crianças. Todos ficaram emocionados quando viram que o autor da carta e também dono do chapéu era Santos Dumont! Lemos juntos e descobrimos que aquela carta relatava o que ele sentiu em seu primeiro voo de balão. Depois, cada um escreveu uma carta para o aviador contando suas próprias experiências voadoras em aviões ou tirolesas. Fizemos ainda a leitura compartilhada do livro "Alberto: do sonho ao voo", de José Roberto Luchetti, que nos mostrou um pouco mais sobre a vida desse célebre brasileiro.

Por que o Balão Sobe?

Depois de ter que solucionar muitas questões trazidas pela nossa Máquina do Tempo, chegou a hora de experimentar.
Recebemos a visita de Henrique, professor de Ciências da escola. Ele mostrou uma experiência para que observássemos o deslocamento do ar que faz um balão subir. Adoramos a visita deste professor!
Abaixo algumas das hipóteses das crianças para responder a pergunta: Por que o balão sobe?

"Porque o ar quente é mais leve que o ar frio. Por isso ele sobe."
"Porque o balão é mais leve que o vento."
"O ar quente é leve e o ar frio é mais pesado, por isso o ar frio empurra o ar para cima."
"Porque a fumaça do fogo empurra pra cima."

Quem é o Pai da Aviação?

Mais uma notícia apareceu na máquina do tempo e levantou a polêmica envolvendo Santos Dumont e os irmãos Wright a respeito do invento do avião. Pesquisando em casa, as crianças viram que os irmãos Wright voaram antes de Santos Dumont, mas trabalhavam sigilosamente. Enquanto isso, o brasileiro desenvolvia muitos projetos publicamente em Paris. Uma reportagem nos ajudou a refletir sobre essa questão e chegamos a seguinte conclusão:
“Podemos dizer que muitos inventores que pensaram sobre o avião são pais da aviação.”

Dirigíveis e Aviões

Para ampliar a visão do desenvolvimento da aviação no século XX, as crianças assistiram a um documentário com informações sobre as máquinas voadoras. Ficaram impressionadas ao ver cenas do voo de Santos Dumont, no 14-Bis, dos irmãos Wright, nos EUA e, ainda, do grande acidente ocorrido com o dirigível Hindenburg, em 1937. Muitas descobertas foram registradas no caderno:
"No início do século XX os dirigíveis transportavam pessoas."
"Depois da I Guerra Mundial os aviões voltaram a ser usados como esporte."
"Em 1937 o dirigível Hindenburg pegou fogo e houve um grande acidente: 36 pessoas morreram."
"Os aviões começaram a transportar pessoas e viajar longas distâncias."
"Quando acabou a II Guerra Mundial os aviões começaram a subir mais alto e ficaram mais avançados."

Aerodinâmica

As crianças pensaram bastante sobre os diferentes tipos de avião e suas funções. Uma das observações que fizeram foi sobre as formas dos aviões, o que deu origem a uma boa discussão sobre aerodinâmica. Por isso, outra experiência serviu para fomentar a discussão sobre aerodinâmica na turma. Jogaram da ponte, ao mesmo tempo, uma folha de papel aberta e outra amassada em forma de bola, as crianças observaram e levantaram muitas hipóteses a respeito do que aconteceria e qual a relação dessa experiência com o voo. Muitas crianças levantaram a hipótese de que a bola amassada caía mais rápido porque ficava mais pesada, até que a seguinte hipótese convenceu todo mundo: "O peso não muda. Na folha aberta, fica um colchão de ar embaixo que empurra a folha pra cima. Na bola, não dá para formar o colchão de ar, então ela cai mais rápido."

Linha do Tempo

As crianças foram surpreendidas por uma charada na máquina do tempo. Depois de muita euforia e conversa, perceberam que tinham que organizar as imagens e mensagens cronologicamente, segundo a evolução dos aviões.
"Hoje, quando voltamos da aula de música, nós vimos na máquina do tempo várias mensagens. Elas falavam sobre três aviões. Esses aviões evoluíram com o tempo. O primeiro avião era de 1930 e só cabiam 10 pessoas. O segundo avião era de 1969 e cabiam muito mais passageiros. O terceiro avião era de 2005 e era gigante: cabiam mais de 800 pessoas."
Texto Coletivo

Viagem à Lua

Com o objetivo de chegar cada vez mais longe e conhecer lugares nunca antes visitados, o homem sonhou ir à Lua! A turma assistiu a um trecho do filme de Georges Meliés, "Viagem à Lua!", conversou sobre este sonho e em como o homem imaginava que a lua seria e registraram suas ideias no caderno.
Tem vários aliens e também cogumelos e crateras que soltam fogo e pedras. E é como de noite na Terra. Angelo
Eu acho que é marrom, feita de queijo! É um palco, um palco onde os aliens dançam. Onde tem mosquitinhos voando nas crateras. Eu acho que no meio do palco tem um rio. Dizem que o rio tem ossos de dinossauros! Sofia


Depois viram, através de uma linha do tempo, alguns passos importantes que foram dados para que o homem finalmente pisasse no nosso satélite: a invenção de uma nova ciência, a Astronáutica; voltas pela órbita terrestre sem sair da nave; a ida da cadelinha Laika ao espaço; a disputa pela corrida espacial entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética; até que Neil Armstrong desce da Apollo 11 e pisa em solo lunar em 1969: "Um pequeno passo para um homem, um enorme passo para a humanidade."

Localizando os Inventos

As crianças usaram o Atlas para descobrir em que lugar do mundo foram criados os inventos estudados. Em seguida, marcaram em um Mapa Mudo, pintando os países e fazendo uma legenda no caderno de Projeto.

Passeio a Petrópolis

Para conhecer um pouco mais sobre o pai da aviação...
Fomos a Petrópolis! O ônibus era muito grande, o banheiro era muito pequeno! Algumas crianças enjoaram nas curvas da serra. Chegando lá, fomos a um parque para brincar e comer. A Cecília comprou uma bola de futebol! Depois, voltamos para o ônibus e fomos à casa de Santos Dumont. Ela era muito pequena e ele dormia em um tipo de mesa-estante. O chuveiro dele era um balde! Nós descobrimos que ele desenhava em pé. Lá, também brincamos de uma de suas brincadeiras favoritas: "Passarinho voa?" Depois de conhecer a casa, fomos até o Museu de Cera tirar uma foto de grupo com a estátua de Santos Dumont. E também, tiramos outra foto embaixo de uma réplica do 14-BIS, que ficava em outra praça! Lanchamos em um parque e brincamos na pracinha! Voltamos para o Rio!
Texto Coletivo

Museu Aeroespacial

Ainda passeando...
Nós fomos até o Museu Aeroespacial e foi muito legal! Vimos um monte de aviões muito maneiros!
Depois de ficar um tempão dentro do ônibus, chegamos e fomos recebidos pela Sargento Tatiana que precisou de microfone para falar com a gente.
Logo que entramos, vimos muitos aviões, inclusive duas réplicas, uma do 14 BIS e outra do Demoiselle. Lá, também tinha um avião que foi usado pela Esquadrilha da Fumaça.
Tinha uma sala dedicada a Santos Dumont com fotos e miniaturas de todos os seus inventos. O que mais nos impressionou foi descobrir que seu coração estava guardado dentro de um troféu.
Passamos por uma sala onde tinha um monte de miniaturas de aviões modernos e entramos em um simulador de avião comercial.
No último hangar, vimos os aviões de guerra com mísseis e tudo! Nós entramos em dois aviões. Um deles foi do presidente Juscelino e o outro servia para carregar os paraquedistas.
Na saída, vimos chegar um Boing 247 desmontado.
O passeio foi show, queremos voltar lá!"

Texto Coletivo

Festa Voadora

Depois de muitas pesquisas, aprendizagens e muito trabalho, chegou o dia da Festa Pedagógica. Todos estavam praparados, ansiosos para mostrar aos pais a música e a dança ensaiada.

As crianças gostaram da dança, inspirada em diferentes voos, e da música "O Ar", de Vinícius de Moraes e Toquinho, acompanhada pelos sons de conduítes, garrafas, apitos etc. No fim, todos comeram brigadeiros do Carlos.

E o pato, o cordeiro e a galinha encontraram com a Laika...

Depois da Festa, chegou a hora de fazer uma retrospectiva da história da aviação, revisitando o caderno de Projeto. Foi muito gostoso perceber quantos conhecimentos interessantes foram conquistados pelo grupo, pesquisando sobre esta parte da nossa história. Nesta hora, as crianças tiveram que imaginar um encontro inusitado: os animais que voaram no balão dos irmãos Montgolfier viajaram na máquina do tempo e foram parar no foguete da Laika, o primeiro animal a ser enviado para o espaço. Produzindo um texto em forma de diálogo, a proposta era que a Laika contasse àqueles animais sobre as invenções voadoras que eles viram na viagem pelo tempo.


"Cordeiro - O que é esse tal foguete Laika?

Laika - O foguete é uma máquina que voa, mas não pelo ar, mas por fora da atmosfera.

Pato - O que é atmosfera?

Laika - Atmosfera é uma camada de ar que cobre a Terra.

Galo - Olha Laika! Já chegamos na lua!

Cordeiro - Vamos para aquele telescópio?!

Pato - Vamos lá! Olha! Uma coisa que voa muito rápido! O que é aquilo?

Laika - Aquilo é a Esquadrilha da Fumaça! Eles fazem malabarismos no ar!

Galo - O que é aquele balão gigante?

Laika - Aquilo é um dirigível. Serve para carregar passageiros.

Cordeiro - Como evoluiu o mundo!"

Nino

Visita do Pai do Yuri

Para fechar o Projeto com uma visita especial, as crianças receberam Marcos, pai do Yuri. Ele salta de parapente e veio conversar com as crianças sobre este esporte. Foi muito proveitoso, pois as crianças puderam tirar um montão de dúvidas sobre o voo. Marcos mostrou alguns equipamentos, como um GPS, um rádio de comunicação e outro que diz se o parapente está subindo ou descendo. Também mostrou vídeos de dele e dos seus amigos saltando. Falou sobre o medo que sentiu em seu primeiro voo e sobre a importância dos instrumentos de segurança. No final, fomos para o Pereirão, e ele abriu seu parapente para que pudéssemos conferir sua forma e material.
Marcos ainda preparou um brinde especial: uma apostila com mais informações, fotos e passatempos para as crianças.

Despedida da Máquina do Tempo: Notícia do ano 3000

Como será a mais nova invenção voadora do ano 3000? As crianças fizeram sua última viagem na Máquina do Tempo, viajaram até este ano, e escreveram notícias de jornal que diziam assim:


"Ontem foi inventada uma máquina que vai para o futuro e para o passado. Essa máquina foi inventada por Santos Dumont. Ele falou que o futuro é muito legal, mas que não ia falar muito sobre lá para ser surpresa. Para ele, o passado é um pouco estranho, porque não é igual ao passado de verdade. E também disse que pode levar vocês."

Luana


"Ana Wllti, em 3000, inventou um patins voador que conseguiu voar até o fim do espaço. Ele surgiu na nossa Terra e várias pessoas estão comprando. Ele esquenta muito o pé, é bem macio e vibra!"

Luiza C.

Tempo de Aterrissar

Já era tempo de organizar materiais, avaliar as aprendizagens, pensar em novas ideias, enfim, momento de fazer um balanço do semestre e colocar tudo no lugar. Arrumamos os fichários, organizamos os trabalhos de artes, levamos livros de volta para casa e fechamos o semestre aterrissando após muitos voos mundo afora. Gostaríamos de agradecer às famílias por todas as contribuições ao longo do nosso semestre voador.

Contos de Fadas

Nosso trabalho de literatura, leitura e produção textual envolveu o universo dos contos de fadas.
Depois de ouvir o conhecido conto da Chapeuzinho Vermelho, as crianças recontaram a história, registrando no quadro, do início até a hora em que a Chapeuzinho encontra o Lobo Mau na floresta. Em seguida, foram desafiadas a continuar o conto, inaugurando o primeiro texto na F2. Um desafio e tanto para escritores iniciantes.

Contos Reinventados

Paralelo ao Projeto, e aproveitando que a imaginação já estava nos ares, iniciamos a leitura dos contos de fadas. Todos se encantaram pelas versões mais tradicionais e também pelas mais criativas narradas pelos outros personagens presentes nos contos clássicos. Para dar continuidade ao trabalho com este gênero literário, adotamos o livro "Que história é essa?", de Flavio de Souza.
Este livro foi lido ao longo do semestre. Ouvindo a versão brincante e a clássica, as crianças puderam perceber algumas especificidades deste gênero literário. Numa parceria com as aulas de teatro, também criamos o nosso personagem de contos de fadas que foi nascendo e ganhando forma durante três semanas. Robby, o robô voador, ganhou mente, corpo e sua história. Nessa criação, todos tiveram a oportunidade de contribuir com sua opinião, sempre procurando coerência entre as características já descritas por outro amigo.

João e o Pé de Feijão

“João e o Pé de Feijão” nos levou aos céus para conhecer o castelo de um gigante assustador, cheio de tesouros escondidos.
Era chegada a hora então de recontar a história, o que fizemos coletivamente até a última subida de João pelo pé de feijão. A partir daí, o percurso foi individual. Cada criança recebeu uma parte diferente do reconto coletivo, de acordo com seu processo criativo e momento de escritor. Todos puderam criar um novo final para a história, voando com Robby e João em uma aventura escrita com muita dedicação.

Matemática

Números e Mais Números

Nas aulas de Matemática conversamos, inicialmente, sobre o que ela é e como está presente nas nossas vidas. As crianças puderam pensar em números que as representassem, as identificassem, como por exemplo, o número do sapato que usavam, do telefone, da porta de casa, da placa do carro, da altura, do peso, da quantidade de irmãos, de primos e de tios. Depois disso, produziram um texto coletivo com os números da turma:
"Na F2T tem 24 alunos, sendo 14 meninos e 10 meninas. As crianças têm entre 6 e 7 anos. Na nossa sala tem 26 mesas e 27 cadeiras. Hoje tem 36 trabalhos pendurados no mural, 23 mochilas, 1 televisão de 50 polegadas, 4 ventiladores, 1 ar condicionado, 1 pia, 16 lâmpadas, 2 relógios, 21 livros, 48 sapatos, 2 portas e 3 janelas."
Texto Coletivo

Dez na Cabeça

As crianças jogaram "Memória de 10". Nesse jogo, conhecido de algumas crianças e novidade para outras, o objetivo é formar pares de cartas que somem 10.

Valor Posicional

As crianças se divertiram jogando "Batalha de Composição". Nesse jogo, cada participante recebe cartas com algarismos sortidos. No momento certo, eles viram duas cartas e, com elas, formam o maior número possível. Em seguida, comparam com os amigos os numerais para ver quem formou o maior.
Depois de algumas rodadas, e até tentar com três algarismos, as crianças pensaram sobre como formar o maior número possível:
"Temos que colocar os algarismos do maior para o menor, em ordem decrescente. E para saber qual é o maior número, olhamos a quantidade de algarismos de cada. Se for a mesma quantidade, olhamos para o primeiro e vemos qual é o maior. Se os algarismos forem iguais, olhamos para o segundo e assim por diante."

Família Gorgonzola

Após a leitura do livro "Os problemas da família Gorgonzola", as crianças experimentaram o famoso queijo. Foram muitos os comentários sobre o seu cheiro e o sabor forte, mas não sobrou nada ao final da degustação. Em seguida, fizeram um problema do livro, inaugurando o trabalho com problemas. Aprender a ler e selecionar os dados do problema, pensar na resolução e no registro, assim como saber explicar o caminho que os levou à solução são os principais objetivos. A socialização das estratégias enriquece o repertório de procedimentos de resolução do grupo e amplia o repertório matemático da turma.

Aviões de Papel

Depois da primeira mensagem misteriosa, uma reportagem que contava sobre um campeonato de aviões de papel agitou as crianças. Pintamos papéis bem coloridos para preparar nossos aviões e entrar na brincadeira. Fizemos nosso próprio campeonato, considerando duas categorias: maior distância percorrida e maior tempo de permanência no ar. Para saber quem foi o vencedor, organizamos os dados numéricos numa tabela e comparamos, fazendo muitas descobertas nas aulas de Matemática.

Um novo jeito de operar

As crianças se depararam com o desafio de resolver operações decompondo os números em dezenas e unidades. Muitas dúvidas surgiram e as discussões geraram boas reflexões sobre como fazer as decomposições e as operações.

Compartilhando saberes

As aulas de Matemática foram recheadas de conversas sobre os diferentes "jeitos" de pensar. Compartilhando com os amigos o seu raciocínio de cálculo, as crianças foram diversificando e aprendendo novas formas de se chegar a um mesmo resultado.
Muitas atividades foram realizadas. No caderno, deixamos registrado o nosso percurso. Além dos problemas, mostramos jeitos de operar pensando em formar dez e fizemos várias decomposições para nos ajudar a compreender o funcionamento do nosso sistema de numeração.

Biblioteca

Momentos Especiais

Durante este período, nossas crianças tiveram momentos especiais na Biblioteca. As sextas feiras, além da tradicional escolha de livros para levar para casa, leituras silenciosas, trocas e indicações feitas pelos amigos, tivemos a presença de alguns alunos das F7, que vieram nos visitar e ler histórias especiais, escolhidas por eles.
Aproveitamos para refletir sobre o sucesso de uma boa contação de história. É importante que o texto seja bem escolhido, adequado a faixa etária do público, que ele seja estudado, bem entoado, e que seja respeitada a pontuação,esses são alguns dos pontos principais para que o momento seja bem aproveitado por todos.

Leitura da F7 Encanta F2: Carta da Letícia e do Theo

"Na sexta passada, nós, que somos da F7TA, fomos ler na biblioteca, na hora no recreio. Nesse mesmo dia, era a aula de biblioteca da F2T. Por isso, acabamos ficando com eles.
Lemos para eles uma história, sugerida pela Mari, chamada 'Aviãozinho de Papel', de Ricardo Azevedo. Depois, chegaram outros alunos da F7 e fizemos um teatro improvisado de uma outra história que tinha na biblioteca!
A F2 se divertiu muito, deu gargalhadas e, no final, algumas crianças pediram para a gente voltar!"

Letícia e Téo

No final dessa atividade, chegou a hora das indicações de livros. Neste momento, todos têm a oportunidade de falar um pouquinho sobre o livro que leu naquela semana e de indicá-lo para um amigo, explicando o porquê. Téo acabou participando e indicou para o grupo um livro que ele adorava quando era menor!
Depois,escrevemos uma carta agradecendo às F7 e convidando-as para que isso pudesse se tornar algo mais frequente.

O Convite Foi Aceito

Mais uma sexta feira com a presença de alguns alunos das F7. Desta vez, a história escolhida foi uma do livro "A volta ao mundo em 52 histórias".

Mais Leitura na F2T: Carta da Bia Braga

"Sexta-feira... um dia especial para a galerinha de F2T, coincidentemente a biblioteca deles cai no mesmo horário do meu recreio, então, por que não lhes contar uma história? O procedimento foi longo, primeiro eu tinha que escolher o livro e depois me inscrever na lista, infelizmente tive que esperar três semanas para o dia. Mas valeu a pena, quando cheguei lá, a única coisa que eu conseguia ver eram vários rostinhos sorridentes, todos com os olhos brilhando. (...)"

Lá vem História com a Helena...

Mais uma história foi contada por um aluno das F7. Helena, da F7TA, escolheu a lenda "A menina que se transformou numa garça", do livro "Lendas e fábulas dos bichos da nossa América". Ela contou que este livro foi adotado por sua turma quando estava na F2 e que eles encenaram essa lenda.
Depois, Helena leu "Por que o japim e os marimbondos são amigos?", do mesmo livro.
Em seguida, tivemos tempo para conversar um pouco sobre este gênero literário e como o homem o utiliza para explicar muitos fenômenos.

Inglês

Summer Vacation

A grande novidade desta etapa é a mudança do caderno de Inglês e a escrita das palavras. As crianças chegaram curiosas e cheias de expectativas com relação a estes novos desafios. Pensando nisso, inauguramos o caderno logo na primeira aula com um jogo de forca no qual surgiu a expressão “Summer Vacation”! Para que a brincadeira fosse mais desafiadora, os participantes tinham que dizer as letras do alfabeto em Inglês. Relembramos a música do “ABC” para facilitar o processo. E assim inauguramos o “English notebook”. It was fun!

How is the weather today?

A leitura do Livro “Whatever the weather", de Karen Wallace, despertou uma curiosidade com relação às condições climáticas e às estações do ano. “Sunny day or rainy day?” Qual é a estação do ano em que estamos? Todas estas perguntas, que fazem parte de uma rotina das aulas, foram respondidas com a ajuda do livro, do caderno e fichas. A dobradinha palavras e desenhos funcionou bem nestes primeiros encontros e os resultados revelaram capricho e dedicação.

First Words: Colors and numbers

Ainda pensando em valorizar o caderno e incentivar a escrita, recorremos a um grupo de palavras muito trabalhado na F1: as cores e os números de 1 a 10. Descobrir como as letras soam, seus posicionamentos e levantar hipóteses sobre a grafia deste vocabulário já tão familiar a todos, é sempre divertido! Algumas falas demonstraram como eles já estão percebendo as diferenças entre as duas línguas: "Rô, como pode as palavras terminarem em N...no português tem palavras que terminam com N?” O pouco uso de algumas letras na língua materna, também chamou a atenção dos pequenos: "Tem muitas palavras com a letra K, né?” e assim estamos construindo o nosso banco de palavras.

From F3 to F2

Que surpresa bacana as turmas de F3 prepararam para os mais novos! Percebendo que não mais precisavam das letras móveis que foram usadas no ano passado, os alunos decidiram fazer uma “cerimônia” e entregá-las para as F2 em envelopes cuidadosamente enfeitados. Foi muito bonitinho observar o cuidado e carinho com que essa entrega foi feita!

Letters

O presente da F3 fez muito sucesso durante as aulas! As possibilidades de brincadeiras são inúmeras e serviram de estímulo para novas descobertas com relação a escrita das palavras. Brincamos de forca, fizemos um ditado com o apoio do caderno e sem o apoio do caderno.

"What a wonderful world!"

Durante a apreciação desta música, as crianças reconheceram algumas palavras já conhecidas. Depois, com a letra da música colada no caderno, ficou mais fácil reconhecê-las na forma escrita. Foi interessante observar como eles se sentem satisfeitos ao perceber suas conquistas.

The great invention of all times

Uma conversa sobre brinquedos e brincadeiras deu ínicio aos projeto "GAMES AND TOYS". De qual invenção vocês mais gostam? "Festa de aniversário, videogame, brigadeiro, brincadeira, brinquedo!" Essas foram as respostas das crianças. Empolgadas com o tema, a conversa entrou no túnel do tempo e foi parar nas cavernas. "Como as crianças se divertiam quando não havia brinquedo? Elas usavam pedras, cipó...". Esse papo foi só o começo e exploraramos esse assunto, percebendo que algumas brincadeiras eram possíveis mesmo quando não havia nenhum apetrecho eletrônico, reflexão que causou espanto em alguns.

Is it a game or a toy?

O resultado dessa conversa sobre a invenção do brincar trouxe também um questionamento: isso é brinquedo ou brincadeira? E, partindo desta indagação, começamos a listar algumas brincadeiras que já eram possíveis mesmo antes da humanidade inventar tantas máquinas e geringonças. Brincar de pique esconde, de pique pega, de pique alto, entre outras, com as letrinhas soltas fomos nomeando as em Inglês e registrando no caderno.

Flying toys

Existem inventos voadores, isso a turma sabe muito bem. Mas...brinquedos voadores existem também? Mais uma conversa, mais uma lista de brinquedo. Pensando em ilustrar melhor a ideia e o caderno, fizemos duas dobraduras bacanas: um catavento e um bumerang! A dobradura deste último invento não foi lá muito fácil, mas ninguém desistiu e por fim vimos nossas "máquinas" de papel indo e voltando pela sala.

More words = ___at

Para agilizar a escrita em inglês, fizemos uma brincadeira com as palavras que conhecemos e que terminam em AT: cat, bat, hat, entre outras. O bacana foram as dúvidas que surgiram "E net? Jet?" Conhecendo as palavras, as crianças passam a perceber que apesar do som ser muito parecido elas são escritas com vogais diferentes.

Pereirão activities

Durante o semestre as crianças se esbaldaram em brincadeiras cantadas no pereirão.

Música

Carnaval

Nas semanas que antecederam o Carnaval, além de cantar o samba do bloco da escola, as crianças conheceram um pouco melhor os instrumentos que compõem uma bateria de Escola de Samba. Conversamos sobre suas características principais, como eles se organizam e quais são as suas funções a partir do vídeo “Imperatriz do Carnaval” (http://www.youtube.com/watch?v=V5nCOpd16AM ) e do conteúdo produzido pela IG http://carnaval.ig.com.br/rio/veja+como+funciona+a+bateria+da+grande+rio/n1238013007058.html .

"O Passo" e o "Pré-Passo"

O estudo do Método "O Passo" começou logo após o carnaval com o "Pré Passo": uma série de exercícios feitos em dupla que ajudam as crianças a se aproximarem de alguns conceitos centrais do trabalho como a importância do andar, a necessidade de se conectar com o outro durante as praticas musicais e a noção de regularidade rítmica. Esses exercícios foram realizados durante todo o semestre e dividiram o tempo das aulas com todas as outras atividades.

Objetos sonoros

Motivados pelo vídeo "Sinfonia do Alto da Ribeira", no qual Hermeto Pascoal e sua banda exploraram a sonoridade de formações rochosas como estalactites e estalagmites, dentro de uma caverna, as crianças começaram a buscar objetos do cotidiano que fizessem sons interessantes, embora não fossem instrumentos musicais tradicionais. Esses objetos foram trazidos para a escola para que todo o grupo pudesse experimentá-los.
Outras fontes como o Uakti e o Stomp foram apreciadas e discutidas o que enriqueceu ainda mais essa exploração.
Com o tema do Projeto da turma escolhido passamos então a exploração de objetos sonoros mais diretamente relacionados ao ar e ao sopro. As crianças experimentaram garrafas, apitos, flautas e conduítes.

Cantando

Buscando uma ponte lúdica com o tema trabalhado nas aulas de Projeto, as crianças começaram a cantar “O Ar”, de Vinícius de Moraes, e “Meu sonho é voar”, do Circo da Silva.

Festa Pedagógica

Os objetos sonoros “aéreos” foram somados às cantorias criando uma prática de conjunto. O resultado dessa mistura foi apresentado pelas crianças internamente e na Festa Pedagógica.

Festa Junina

Terminamos o semestre conversando sobre a música na Festa Junina. Vendo e ouvindo diversas gravações, as crianças conheceram melhor alguns ritmos nordestinos muito tocados nas festas de São João: o xote, o baião e a quadrilha, bem como seus instrumentos típicos. Aproveitamos esse momento também para cantar o repertório dançado pelas turmas na Festa Junina.

Artes Visuais

Voo das Aves

Inspirados em Da Vinci, que observava a natureza para elaborar seus inventos, as crianças assistiram a alguns vídeos, no YouTube, que mostravam o voo de algumas aves. Observamos o movimento e a curvatura das asas desses pássaros enquanto voavam. Todos aplaudiram, emocionados!
Depois, desenharam, olhando uma das imagens de um pássaro em pleno voo. Confiram o resultado!

Voando com Ícaro

Após ouvir o mito de Ícaro e pensar em um novo desfecho para a história, as crianças apreciaram uma obra de Matisse que retratou o lendário personagem através de recorte e colagem. Aproximando-se da mesma técnica do artista, cada criança fez seu próprio Ícaro. Para terminar a semana, viram o efeito do giz de cera derretendo na vela e colorindo o papel.
Alguns comentários durante a apreciação de "Ícaro", de Matisse:

"Pra mim, o Ícaro está caindo e as penas da asa estão em volta."
"Eu acho que ele caiu no mar e em volta são águas-vivas."
"Pra mim, os amarelos são estrelas do céu."
"Eu acho que o vermelho é o coração dele."
"O vermelho pode ser uma gota de sangue."

Palomas de Picasso

As crianças apreciaram algumas obras do artista Picasso, que retratou, com traços simples, diferentes formas o voo das pombas. O artista era fascinado pelo tema e inspirou as crianças.

Teatro

História do Carnaval

Na semana anterior ao carnaval, estudamos a história dessa festa. O surgimento das primeiras escolas e a disputa das bandeiras motivou as crianças que criaram quadros vivos sobre o tema.

Lolo Barnabé

Lolo Barnabé, personagem do livro de Eva Furnari, e suas invenções divertiram as crianças. Lolo e sua mulher, Brisa, inventaram a casa, o guarda-roupa, a oficina, o telefone, o dinheiro, a televisão e mais um monte de coisas que deixaram nossa vida mais simples e prática. Tanta invenção virou cena nas aulas de Teatro. A família Barnabé é retratada pelas crianças, que perceberam como as invenções podem nos ajudar, mas também podem ser uma armadilha, deixando-nos aprisionados. Lolo, Brisa e Finfo, filho do casal, foram inventando, inventando e foram ficando felizes, mas nem tanto!

Leitura

As crianças receberam a visita de Flávia Lins e Silva, escritora infanto-juvenil, autora da personagem "Pilar", e da futura série de TV "Os espiões do prédio azul", que deve ser exibida num novo canal infantil. A autora leu dois episódios da série e contou um pouco sobre o processo de criação, a invenção da história e dos personagens. As crianças ficaram curiosas para saber mais sobre os pequenos espiões e conhecer novos episódios.

O Sonho de Voar

Desde os primórdios o homem sonha com a possibilidade de voar. Na mitologia grega, Dédalos, o criador do labirinto de Minotauro, fez asas para que ele e seu filho Ícaro pudessem escapar da torre onde estavam aprisionados. Brincamos com o caminho de Dédalos dentro do labirinto de Minotauro. A criança que conseguisse percorrer o labirinto e chegar ao final, ganhava o poder de voar.
A turma também criou um personagem que voa. Um super herói que ajuda a todos com seu poder de voar! Esse personagem invadiu a história do "João pé de feijão" e atormentou o gigante com suas aventuras.

Criador e Criatura

O artista também é um inventor. Do barro, molda uma forma, da pedra, esculpe uma imagem. As crianças tiveram essa experiência moldando no corpo dos colegas uma forma, uma imagem, uma cena. Depois de criada a imagem, a criação ganhava vida e desenvolvia a cena iniciada pelo artista.

Dança

Mímica e Carnaval

Iniciamos o ano conversando sobre as regras de convivência, nos apresentando e reproduzindo corporalmente o momento mais significativo das nossas férias. Ouvimos e dançamos livremente o samba da escola nos preparando para o Bloco da Sá Pereira.

Dançando com Materiais

Em seguida, exploramos os diferentes materiais do Salão aperfeiçoando nossas habilidades motoras. Utilizamos as pranchas de equilibrio, bambolês, tecidos etc.

Yoga

Com o livro "Historias para se contar com o corpo", de Maria Ferro e Fabrisia Freitas, conversamos sobre a Yoga, contextualizando essa técnica corporal . Aprendemos algumas posturas e lemos duas histórias do livro. Ao fim do exercício, cada turma criou uma história que foi contada com o corpo. O resultado deste trabalho pôde ser visto na Festa Pedagógica.

Dança com Balões

Ao nos aproximarmos do projeto da turma, experimentamos movimentos equilibrando balões em diferentes partes do corpo. Depois, conversamos sobre o movimento dos balões. É leve? Pesado? Rápido? Lento? A partir daí, nos movimentamos buscando a leveza dos balões em gestos lentos e delicados.

Aviões corporais

Dando continuidade, pesquisamos diferentes maneiras de representar o avião com o nosso corpo. Entre suportes, rolamentos e pequenos giros, criamos uma pequena célula coreográfica.

Cataventos

Inspirados no movimento da bailarina Diana Vishneva no vídeo "Beauty emotion-Flow", no qual a velocidade dos seus movimentos circulares fazem um adereço cênico, preso em seu corpo, se movimentar, desafiamos as crianças a experimentarem movimentos em diferentes velocidades que pusessem cataventos a girar.

Festa Pedagógica

Com a proximidade da Festa Pedagógica, organizamos nossas pesquisas e improvisações para apresenta-las. Cada criança escolheu em que grupo gostaria de trabalhar e relembramos os movimentos, assistindo a fotos e vídeos das aulas anteriores.

Festa Junina

Para encerrar o semestre, ouvimos e dançamos algumas canções típicas, explorando seus movimentos e conhecendo um pouco da cultura popular.

Tribo

O que é a Tribo?

O ano começou com a alegria do reencontro, com as crianças animadas pelo embalo do carnaval, cheias de expectativas, e curiosidades em relação as novidades para 2012. Quem era novo precisou se apresentar e quem já era da escola contou sobre como acontecem esses encontros semanais, onde cada um exercita a sua cidadania.
Todos os dias nossas crianças fazem coisas espontaneamente que estão relacionadas a esse exercício, porém sem essa consciência. Praticam seus deveres e direitos, buscam ser solidários, generosos, responsáveis e participam da vida coletiva tentando colaborar.
Mas, também sabemos que são as especificidades de cada grupo e de cada momento que direcionam o trabalho da Tribo. A disciplina, as regras do futebol e das brincadeiras, de sala de aula, a postura de estudante, as avaliações e auto-avaliações, o respeito ao outro, foram alguns dos assuntos desenvolvidos.

Desejos e mais desejos

É preciso desejar e pensando nisso buscamos em um clima caloroso dar inicio as nossas reflexões sobre o que gostaríamos de conquistar neste novo ano. Então, registraram em papéis seus desejos e suas intenções de estudante que foram guardados em uma caixa que só será aberta na última Tribo do ano, quando juntos irão rever, confirmar ou não o que cada um foi capaz de realizar neste ano.

Trabalhando as Regras de Convivência

Todos os anos relembramos as regras de convivência que fazem parte da proposta pedagógica da escola através de várias dinâmicas. Conversamos sobre elas e ainda sobre outros tantos assuntos. Alguns, dizem respeito às relações, tema sempre recorrente. Não foi raro precisar ajudá-los a resolver conflitos, buscar diferentes opiniões, fazer acordos e escolhas, encontrar soluções para as questões postas.
Durante esse tempo de convívio, todos costumam se esforçar dentro de suas capacidades e maturidade.
Para fechar o semestre, assistimos ao vídeo "Falando em Convivência", uma produção caseira, feita por exalunos.

RIO+20 nas Tribos

Não podia passar em branco. Nossa cidade estava fervilhando com esse importante evento, precisávamos conversar, saber o que as crianças estavam pensando, entendendo. Numa apresentação no computador, as crianças conheceram uma reportagem da Revista Ciência Hoje das Crianças que explica de uma forma simples e séria conceitos como “Desenvolvimento Sustentável” e “Economia Verde”. No final, a matéria sugere 21 dicas para nós também sermos “Guardiões do Planeta”. Não faltaram comentários e histórias sobre o que cada um já faz no seu cotidiano.

Olhar para dentro de nós mesmos

Iniciamos todas as tribos com uma meditação, momento esperado e apreciado pela maior parte das crianças. De olhos fechados, procurando relaxar o corpo e os pensamentos, buscam o autocontrole, imagens, respiram e se revigoram. Quanto mais passam por essa experiência, maior proveito tiram da mesma.

As festas pedagógicas e apresentações não podiam ficar de fora

Conversamos sobre a contribuição, a responsabilidade, o empenho e o esforço de cada um no grupo. Também comentamos sobre o resultado final e verificamos que o processo pode ser para alguns um pouco cansativo, para outros difícil e que até podia ter sido diferente, mas foi unânime a fala de que vale a pena, que são momentos muito importantes, divertidos e prazerosos.
Semestre que vem daremos continuidade a esse processo. Novas demandas e aprendizagens estão por vir.

Ed.Fisica

Olha, Olha a Bola!

Aproveitamos o projeto do ano para pensar sobre um dos materiais mais usados pelas crianças no Pereirão, a famosa "redonda", nossa velha conhecida, a bola. Mas quem será que a inventou? Que tipos de bolas as crianças conhecem? As perguntas foram lançadas e as pesquisas começaram a surgir.

Depois de pesquisar sobre esta invenção e os diferentes tipos de bolas, as crianças realizaram, no Pereirão, estafetas com bolas diferentes como a de ping poing, de tenis etc. Observaram seus tamanhos, pesos, dificuldades e facilidades de manuseio.

"Comigo não tá!"

Durante o semestre as crianças exploraram o espaço e exercitaram o cuidado e a atenção ao se deslocarem nos diferentes piques no Pereirão. Uma brincadeira que estará sempre presente em nossos encontros durante o recreio.