Notícias de 8 de Novembro de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Questionário de Avaliação

Se você ainda não respondeu ao questionário de avaliação, não deixe de participar! Esse retorno é muito importante para repensarmos a escola, planejarmos o novo ano, buscando mudanças e adaptações que possam melhor atender às demandas das famílias e de nossos alunos. Contamos com sua parceria!
Questionário de Avaliação (link).
O prazo para o envio do formulário vai até 11/11, próxima segunda-feira.
As reuniões de avaliação serão nas seguintes datas:
Fundamental I e II - 25/11 (seg), às 18h30
Ed. Infantil e F1 - 26/11 (ter), às 18h30

Feriado

Na próxima sexta-feira, 15/11, teremos o feriado do Dia da Proclamação da República. O Informe 988 será publicado na quinta-feira, 14/11.

Datas Importantes

Feriado Proclamação da República - 15/11
Feriado Dia da Consciência Negra - 20/11
Feira Moderna do Fundamental II - 23/11
Reunião de Avaliação - Fundamental I e II - 25/11, às 18h30
Reunião de Avaliação - Ed. Infantil e F1 - 26/11, às 18h30
Ensaio Geral na Sala Baden do Fundamental I (F2 a F5) - 10/12 (ter), no turno frequentado.
Ensaio Geral na Sala Baden do Fundamental II - 11/12 (qua), no turno frequentado.
Término das Aulas - 13/12
Festas de Encerramento - 14/12
Fundamental I (F2 a F5) - Turno da Manhã: das 9h30 às 10h30 / Turno da Tarde: das 11h30 às 12h30
Pereira - das 14h às 15h
Pereirinha - das 16h às 17h
Festas de Encerramento - 15/12
Fundamental II - Turno da Manhã: das 10h às 11h / Turno da Tarde: das 11h30 às 12h30 / Formatura das F9: das 12h30 às 13h
Plantão de Ed. Infantil e Fundamental I - 16/12
Plantão de Fundamental II - 19/12

Avisos EFI

Indicaê

Fundamental I e II
Outra dupla de amigas da F5T participou do Indicaê, a estante da Biblioteca em que leitores podem compartilhar com toda a escola seus livros favoritos do acervo. Clara L. e Lara, que adoram histórias em quadrinhos, rechearam as prateleiras com livros do Menino Maluquinho, Turma da Mônica, Mafalda, Armandinho, Enriqueta e, ainda por cima, a cesta inteira de gibis da Biblioteca. Pensando nos que não são fãs de quadrinhos, a dupla indicou também livros de outros gêneros.
A estante fez sucesso desde o início, e fica montada até esta sexta.
Qual será o próximo Indicaê?

As F3 Vão ao Cadeg

F3
No dia 27/11, quarta-feira, precisaremos trocar o turno da F3T. Para realizar a Feira Livre Sá Pereira, faremos as compras no Cadeg. Nesse dia, a F3T deverá chegar às 7h30 e sair às 12h15. Anotem para não esquecer! O horário da F3M não sofrerá alteração.
A feira acontecerá no dia 29/11, sexta-feira, com a presença dos pais. F3M às 11h e F3T às 16h30.
Durante os preparativos para a feira, as crianças se debruçam ainda mais nas atividades que envolvem o sistema monetário. Mostram-se cada vez mais sabidas nos cálculos com centavos, começam a manusear a calculadora e a entrar em contato com o vocabulário comercial através de problemas matemáticos. Aproveitamos para aprofundar os saberes nos sistemas de medidas: peso, volume e capacidade são palavras que farão parte das nossas próximas conversas por aqui.
Enviaremos mais detalhes nas próximas semanas.

Encontro Cancelado

F4 e F5
Recebemos ontem a notícia de que o Encontro de Corais do Museu Villa-Lobos, do qual nosso coral participaria no dia 14/11, foi cancelado.
A equipe do Museu informou que o outro coral infantil que participaria do evento conosco teve um imprevisto e precisou cancelar sua participação. Assim, entendendo que o principal objetivo do evento era a troca de experiências entre os corais, optamos também pelo cancelamento da nossa apresentação.
Contamos com a compreensão e esperamos que essa decisão não gere nenhum transtorno para as famílias de nossos alunos.
Nosso coral segue animado e preparando o repertório com o maior carinho para a a Festa de Encerramento.

Sobre as Turmas

Mais Histórias

F2
Motivadas pelos contos de fada, pelas fábulas e contação de histórias em capítulos feitas pelas professoras, as F2 escreveram uma história coletiva tendo como tema o projeto sobre o rádio. As formalidades da língua, como o uso dos sinais de pontuação e regularidades ortográficas trabalhadas, além da construção da narrativa, estiveram em jogo nessa atividade. As histórias permitiram uma viagem aos tempos da Era do Rádio e apresentaram cantores e encontros especiais, acompanhados de cuidadosas ilustrações. a
Esse trabalho resultará em um livro.

Literatura nas F3

F3
Assim como Ricardo Azevedo recheou nossa sala com instigantes narrativas do imaginário popular, através do livro Armazém do Folclore, chegou a vez de Daniel Munduruku e os contos indígenas.
As histórias dos povos indígenas retratam uma experiência de humanidade muito própria e importante. Trazem ensinamentos de valores fundamentais de respeito e harmonia entre as pessoas, o mundo animal e o mundo vegetal.
Já nas primeiras leituras as crianças identificaram traços de algumas lendas já conhecidas, porém com detalhes específicos dessa cultura tão brasileira, que vamos conhecer um pouco mais através da literatura.

Relevos e Texturas

F3
As F3 saíram pelo pátio em busca de espaços que apresentassem algum relevo. Descobriram que azulejos, paredes, ralos, tampas de bueiros, redes e janelas quando tocados podem ser sentidos pelo tato. Propusemos então que fizessem um trabalho de frotagem com papel pardo e giz de cera, pensando em criar composições unindo partes com texturas diferentes e brincando com as cores. O trabalho começou em pequenos grupos e acabou em pesquisas individuais.
De volta à sala de aula, fizemos uma roda de conversa sobre a atividade e descobrimos outras possibilidades de frotagem com pequenas peças, moedas e notas e silhuetas recortadas.

Escrevendo com Arte

F4
A visitação à exposição do Cláudio Gil ainda ecoa na imaginação das F4. Propusemos uma composição artística feita com trinchas e pincéis grossos, inspirada nos movimentos da caligrafia.
Começamos com produções individuais em A4. Usando uma aguada de guache preto e o guache na consistência original, era preciso alternar as pinceladas pensando em trazer dinâmica e textura para o trabalho.
Depois formamos grupos. Os integrantes deveriam discutir para definir a escolha do modelos, espessura e tamanho das letras.
A largura das trinchas assustou um pouco, mas só no início. Logo adquiriram desenvoltura e soltaram as mãos.
Foi intenso!

Enfim, a Divisão

F4
Nas aulas de Matemática, as F4 aprofundaram a construção e desconstrução dos números e suas operações. Ampliaram a compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal, desenvolveram técnicas de cálculo mental e perceberam que a memorização da tabuada é um recurso para lá de útil.
Todo esse percurso ajudou as crianças a chegar firmes e confiantes ao algoritmo da divisão por estimativas, em que as quatro operações entram em cena. Esse algoritmo é caminho para as futuras construções do Quinto Ano.
Que venham os próximos desafios!

Cromáticos

F5
Para a Feira Moderna, as F5 estudaram o círculo cromático de Newton e a disposição que ele propôs.
O cientista não foi o único a estudar as cores. Vários artistas plásticos fizeram pesquisas nesse campo, procurando compreender como as cores se manifestam e como usá-las em suas obras.
Cézanne foi um deles. Experimentalista e sensorial, ele elaborou um tipo de círculo cromático que não classifica as cores em primárias e secundárias, mas busca, pela observação da natureza, integrá-las.
Para compreender melhor esse processo, propusemos que os estudantes pensassem nas cores com tons amarelados, avermelhados, esverdeados e azulados. Assim, teríamos vermelhos amarelados, azuis esverdeados e muito mais...
Depois, cada aluno escolheria dois tons para fazer a transposição de um tom para o outro, incluindo entre eles todas as nuances. Que desafio!
As turmas aceitaram e conseguiram elaborar paletas de cores muito interessantes.

Avaliações

F5
Fim de ano, como todo final de ciclo, exige reflexão sobre as aprendizagens. O momento de avaliação pelo qual cada turma passa é essencial para esse processo, porque nele o aluno tem a oportunidade de pensar individualmente, através de exercícios e autoavaliações, sobre o que aprendeu.
Além do momento da avaliação em si, há oportunidade de pensar sobre estratégias de estudo, compartilhar e trocar as variadas formas de aprender. Assim, implicados no processo, refletindo continuamente sobre seus saberes, as F5 seguem a caminho do novo ciclo que se inicia no Fundamental II.

De Todos

Brinquedoteca Solidária

Juliana Janot (F9T) está organizando, neste mês de novembro, a arrecadação de brinquedos para atender crianças brasileiras e venezuelanas, com idades entre 0 e 12 anos. A ação solidária faz parte do projeto da Ong AME - Ação Movida pela Esperança, instalada em Paracaima, Roraima.
Juliana pede o apoio de toda a comunidade escolar nessa ação, por acreditar que a campanha combina com o Projeto Político Pedagógico da escola, pautado, sempre, nos Direitos Humanos. A arrecadação e vai até 30/11. Vamos participar!
Carta da Juliana (link)

Colônia de Férias Literária

Que tal um mergulho profundo na literatura infantil? Isabella Zappa, autora do blog Na Corda Bamba (link) e professora da F4T, está oferecendo uma colônia de férias literária: um espaço de muita leitura, conversa, escrita e produção artística e literária.
A oficina acontecerá em Botafogo, entre os dias 16 e 20/12 (de segunda a sexta-feira), das 9h às 10h ou das 10h30 às 12h.
As crianças serão agrupada por idade e ao final produzirão os próprios livros.
Mais informações e inscrições pelo email contato@nacordabamba.com.

Aniversários

De 9 a 15 de Novembro

9 Antonio O Cruz Penido Antunes F3T
9 Luiza Mafra Soares F6M
10 Nuno Gomes Paulo Corrêa F3M
10 Antonia Lima Martinez TET
11 Alice Pinho Leite Monteiro TET
13 Pamela Acatauassu Martins PRO
13 Stella Stopazzolli Randolph F4T
13 Rejane da Silva Xavier AUX
14 Pedro Futura A de Oliveira F7T
14 Joaquim Giacomini Simões F9M
14 Mila Sá de Oliveira F5M
15 Pedro Viegas Santangelo F4T