Notícias de 8 de Novembro de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Questionário de Avaliação

Se você ainda não respondeu ao questionário de avaliação, não deixe de participar! Esse retorno é muito importante para repensarmos a escola, planejarmos o novo ano, buscando mudanças e adaptações que possam melhor atender às demandas das famílias e de nossos alunos. Contamos com sua parceria! Questionário de Avaliação (link).
O prazo para o envio do formulário vai até 11/11, próxima segunda-feira.
As reuniões de avaliação serão nas seguintes datas:
Fundamental I e II - 25/11 (seg), às 18h30
Ed. Infantil e F1 - 26/11 (ter), às 18h30

Feriado

Na próxima sexta-feira, 15/11, teremos o feriado do Dia da Proclamação da República. O Informe 988 será publicado na quinta-feira, 14/11.

Datas Importantes

Feriado Proclamação da República - 15/11
Feriado Dia da Consciência Negra - 20/11
Feira Moderna do Fundamental II - 23/11
Reunião de Avaliação - Fundamental I e II - 25/11, às 18h30
Reunião de Avaliação - Ed. Infantil e F1 - 26/11, às 18h30
Ensaio Geral na Sala Baden do Fundamental I (F2 a F5) - 10/12 (ter), no turno frequentado.
Ensaio Geral na Sala Baden do Fundamental II - 11/12 (qua), no turno frequentado.
Término das Aulas - 13/12
Festas de Encerramento - 14/12
Fundamental I (F2 a F5) - Turno da Manhã: das 9h30 às 10h30 / Turno da Tarde: das 11h30 às 12h30
Pereira - das 14h às 15h
Pereirinha - das 16h às 17h
Festas de Encerramento - 15/12
Fundamental II - Turno da Manhã: das 10h às 11h / Turno da Tarde: das 11h30 às 12h30 / Formatura das F9: das 12h30 às 13h
Plantão de Ed. Infantil e Fundamental I - 16/12
Plantão de Fundamental II - 19/12

Avisos Pereirinha

Passeios Abraço e Livro

Turmas do Abraço e do Livro
Turma do Livro - 12/11 (ter) - Jardim Botânico. O lanche será normal.
Turma do Abraço - 14/11 (qui) - Parque Lage. O lanche será normal.

Sobre as Turmas

Museu do Índio Viajando...

Turma do Abraço
Em razão do fechamento do Museu do Índio para reformas, a Turma do Abraço solicitou alguns materiais do projeto Museu do Índio Viajando. As crianças demonstraram muito interesse pelo material recebido e conheceram um pouco mais sobre as culturas e histórias indígenas.
Encantados pelos artefatos de diferentes povos, os pequenos observaram com atenção os detalhes dos objetos produzidos em cerâmica e madeira e dos cestos trançados com taquara. Envolvidos, apreciaram a exposição organizada no salão, embalados por canções indígenas da etnia guarani. Depois, todos puderam tocar um som bem animado com um chocalho que é chamado de maracá e também apreciar o som produzido por um pau de chuva.
Num outro dia, conheceram uma história diferente, estampada em tecidos, e que foi lida em um varal. O enredo contava a vida de um pequeno indígena do povo wajãpi, do Amapá: Maruá e a Aldeida do Macaco Pendurado.

Uma História de Griot

Turma do Livro
Embaladas pelos contos africanos, as crianças da Turma do Livro receberam uma visita muito especial: Flávio Mei, amigo querido da nossa amiga de turma Cecília. Curiosos e atentos, conhecemos, através de imagens, o professor Griot Sotigui, com o qual Flávio teve uma rica experiência. Flávio desenhou um baobá para envolver a turma na história que ele aprendeu com seu mestre. Encantadas, as crianças embarcaram no universo da imaginação de forma prazerosa, apreciando a narrativa sem o apoio do livro.
Num outro dia, relembramos e recontamos a história exercitando a memória e envolvendo ainda mais as crianças nesse universo.
"A Ovelha, a Menina e o Pastor
Em um dia ensolarado, em Moçambique, o pastor e a ovelha dormiam perto de um baobá. De repente, uma menina que passeava ali por perto viu a ovelha ao lado do pastor e, curiosa, quis sentir o seu pelo macio. Quando ela encostou no animal, sua mão ficou grudada. A ovelha acordou assustada e o pastor começou a tocar a flauta para a menina desgrudar do pelo. Nesse momento, nada aconteceu. Então, eles foram juntos até uma padaria comprar pão. A padeira viu a menina grudada na ovelha e tentou ajudar e ficou colada também. Continuaram o caminho para pedir ajuda e encontraram o padre, ele também tentou ajudar e ficou grudado. O pastor tentou tocar a flauta, mas ninguém desgrudou. Resolveram ir até um castelo para visitar a princesa que só chorava. Quando a princesa viu todos grudados, começou a sorrir e, em seguida, todos começaram a se desgrudar.
Essa foi a história que a Turma do Livro conheceu e recontou. Agora é a sua vez de contar..."

Guacamole

Turma da Carta
A Turma da Carta recebeu a visita do Thales, pai do João Paulo. Ele veio preparar com a turma uma receita típica do México e as crianças elaboraram um texto coletivo sobre esse encontro gastronômico.
"O Thales, pai do João, veio à escola preparar e ensinar a fazer o guacamole, uma receita mexicana. Primeiro ele cortou e depois amassou dois abacates. Depois colocamos os outros ingredientes: a cebola e o tomate picados. Acrescentamos também uma colher de sopa de azeite e esprememos dois limões inteiros. Finalizamos nossa receita com uma pitada de pimenta e sal. Misturamos todos os ingredientes no pote e comemos nosso guacamole com nachos de milho. Gostamos muito de experimentar o guacamole. Adoramos a visita! Tchau."
Além de divertido e delicioso, esse encontro possibilitou que o grupo se aproximasse do universo da matemática, a partir do trabalho com as quantidades.

Tum Tum!

Turma do Telefoneela
Depois de saber sobre países africanos produtores de inhame, a Turma do Telefone aprendeu uma brincadeira típica do Togo: o Tum Tum! A criançada senta lado a lado e uma delas faz o som com um pilão de madeira. Outra criança fica em pé com os olhos vendados para descobrir de onde vem o barulho. Orientada pelo soar do "tum tum", encaminha-se de mãos esticadas em direção ao amigo que ela acredita estar no comando. Se atingir o objetivo, tira a venda e ambos trocam de lugar.
Depois de tanta diversão, conversamos sobre a utilidade do pilão. Manipulado para esmagar grãos e tubérculos em muitas regiões da África, os pequenos chegaram à conclusão de que podemos usá-lo para amassar o inhame!
Conhecemos também a narrativa "Mesmo Lugar, Outra Festa", recontada por Ana Maria Machado no livro Histórias Africanas.
"Na Nigéria, de noite, nas aldeias, quando as pessoas se sentam nas esteiras que cobrem o chão para ouvir as histórias que os mais velhos gostam de contar e todos gostam de ouvir, uma das preferidas é a da festa no céu."
Para apreciar o enredo, a turma foi surpreendida com almofadas aconchegantes, tecidos e lanternas simulando um céu estrelado.

Planetário e Quipos

Turma da Mensagem
Envolvida com as pesquisas relacionadas à civilização inca, a Turma da Mensagem esteve no Planetário para ampliar e dar ainda mais significado às suas aprendizagens. O Sol e a Lua, considerados divindades para os incas, foram objetos de interesse das crianças.
Ao observarem a projeção do universo realizada na cúpula do museu, todos ficaram encantados com a grandeza do Sol e a luminosidade refletida pela Lua. Interessadas e curiosas, as crianças indagavam: quem criou o Sol e a Lua? Quem criou todo o Universo? Após a sessão, um astrônomo respondeu a algumas perguntas e as crianças aproveitaram para explicar o surgimento das estrelas e da Lua, do ponto de vista das lendas e mitos.
A turma está confeccionando quipos, conjuntos de cordões coloridos feitos com pelo de lhama ou alpaca, utilizado pelos incas como instrumento de comunicação. Com a ajuda das professoras, as crianças cortaram barbantes em tamanhos diferentes e os tingiram com tinta guache. Depois de secar, unimos os pedaços cortados a um cordão também feito de barbante. Quando todos os quipos estiverem prontos, vamos utilizá-los para nos comunicar e fazer uma instalação no pátio da frente da escola.
Aguardem!

Dança e Música

Histórias Africanas Cantadas

Turmas do Livro e do Telefone
As Turmas do Livro e do Telefone, inspiradas pelos contos e histórias de origem africana, conheceram histórias cantadas, como a História da Coca Recoca, recolhida por Bia Bedran, sobre a pequena abóbora que, de forma cumulativa, vai sendo trocada por inúmeros alimentos e objetos. E As Três Mulheres e o Pilão, sobre a origem das estrelas na abóboda do céu. Um pouco da memória musical e da tradição oral que caracterizam a transmissão do saber na África.
Na nossa cultura, grupos ligados à capoeira, que lidam com a cultura popular, também dão ênfase à transmissão oral do saber. Brincamos um pouco com o repertório da capoeira e, de quebra, conhecemos um pouco do canto de trabalho da Puxada de Rede de Xaréu, na Bahia. Ao som do atabaque, e usando o tecido preso no teto do salão, as crianças faziam força no arrastão da puxada, perguntando pelos companheiros.
"Fulano veio? Não veio não. Por que não veio? Não sei não..."

Horário Extensivo

Banhos de Chuveirão

Dias de calor e muito sol estão cada vez mais frequentes e, com eles, a temporada dos banhos de chuveirão na Pereirinha vem chegando, para a alegria das crianças do Horário Extensivo. Elas adoram se refrescar e brincar com os amigos entre bacias, tanque, panelinhas e regadores. Tudo se transforma em uma grande brincadeira com água, que aguça os sentidos e estimula a criatividade e interação de todos.
Pedimos aos pais que deixem permanentemente uma muda de roupa na mochila para que possamos aproveitar esses momentos até o final do ano.

De Todos

Brinquedoteca Solidária

Juliana Janot, aluna da F9T, está organizando, neste mês de novembro, uma arrecadação de brinquedos para atender crianças brasileiras e venezuelanas, com idades entre 0 e 12 anos. A ação solidária faz parte do projeto da Ong AME - Ação Movida pela Esperança, instalada em Paracaima, Roraima.
Juliana pede o apoio de toda a comunidade escolar nessa ação por acreditar que a campanha combina com o Projeto Político Pedagógico da escola, pautado, sempre, nos Direitos Humanos. A arrecadação já começou essa semana e vai durar até o dia 30/11. Vamos participar!
Carta da Juliana (link)

Aniversários

De 9 a 15 de Novembro

9 Antonio O Cruz Penido Antunes F3T
9 Luiza Mafra Soares F6M
10 Nuno Gomes Paulo Corrêa F3M
10 Antonia Lima Martinez TET
11 Alice Pinho Leite Monteiro TET
13 Pamela Acatauassu Martins PRO
13 Stella Stopazzolli Randolph F4T
13 Rejane da Silva Xavier AUX
14 Pedro Futura Andrade de Oliveira F7T
14 Joaquim Giacomini Simões F9M
14 Mila Sá de Oliveira F5M
15 Pedro Viegas Santangelo F4T