Notícias de 4 de Outubro de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Renovação de Matrículas

Precisamos contar com sua colaboração enviando o requerimento ou se manifestando em caso de desistência da vaga, para que possamos nos organizar para a matrícula dos alunos novos. Sem sua resposta não podemos nos organizar para acolher os interessados em vaga para 2020 que não puderam ser atendidos na primeira convocação.
Por isso, aos que não continuarão conosco, pedimos que não deixem de fazer contato com as Orientações ou Direção da escola.
Os boletos para pagamento da primeira cota serão enviados, por email, no dia 25/10, com vencimento para dia 5/11.
Esperamos poder contar com sua confiança em 2020 e continuar nossa parceria na educação das crianças e adolescentes.

Recesso e Feriado

Um feriadão se aproxima: dia 15/10, terça-feira é feriado do Dia do Professor; em 14/10, segunda-feira, estaremos em recesso.

Avisos EFII

Sarau Musical

F5 e Fundamental II
O tão esperado Sarau Musical, organizado pelas F8, vai acontecer no dia 18/10, sexta-feira, das 18h30 às 21h.
O Sarau é um evento interno para os alunos de F5 a F9, ex-alunos, professores e funcionários (pais não podem assistir!).
As inscrições começaram em 16/9 e devem ser realizadas durante os recreios, com os alunos de F8.

Floresta da Tijuca F6

F6
Após avaliação da Equipe de Ciências e Humanidades, definimos uma nova data para o trabalho de campo da F6T na Floresta da Tijuca. Será no dia 23/10, quarta-feira, durante o horário escolar. Em breve divulgamos mais detalhes.

F6 no IMS

F6
Na próxima semana, as f6 visitarão o Instituto Moreira Salles para apreciar e refletir sobre a exposição A Luta Yanomami, da fotógrafa Claudia Andujar. A atividade é organizada pela equipe de Artes em parceria com Geografia e Língua Portuguesa. Recomendamos levar um lanche reforçado.
F6M - 9/10 (qua) - Horário especial: saída às 13h30.
F6T - 10/10 (qui) - Durante o horário escolar.

Plantão de F6 e F8

F6 e F8
Na próxima quinta-feira, 10/10, das 18h às 21h, teremos Plantão de Professores de F6 e F8.
O atendimento será feito por ordem de chegada, mas é necessário entrar em contato com a Secretaria para confirmar a presença e informar com quais professores desejam falar. Os professores de Artes também estarão disponíveis, mas com hora marcada.
Esses encontros são boas oportunidades para famílias e professores se conhecerem. Porém são breves e por isso devem ser objetivos. Assuntos que demandem mais tempo precisam de agendamento com a Orientação Pedagógica.

Passeio Parnaso F7

F7
Em razão das condições meteorológicas, não foi possível realizar o trabalho de campo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos na última segunda-feira, 30/9. Mas já temos a nova data! Remarcamos o evento para 28/10, segunda-feira. Anotem na agenda e vamos torcer por um belo dia ensolarado para aproveitarmos ao máximo as trilhas e a cachoeira.

Coppellia

F7
Na próxima segunda-feira, 7/10, as F7 irão ao Municipal assistir ao Ballet Coppelia. Por isso, a rotina das duas turmas será alterada:
Chegada na escola: 12h; saída do ônibus: 12h15; saída do Municipal: 16h30; saída da escola: 17h30.
A atividade é um desdobramento das aulas de Português e Dança. Falamos sobre os valores na circular entregue aos estudantes, mas avisamos que os valores informados serão cobrados via boleto.

Viagem de Formatura das F9

F9
Está chegando! No início da próxima semana, as F9 estarão em viagem de formatura nas cidades de Arraial do Cabo e Saquarema. Será uma ótima oportunidade para curtir o mar, as amizades e a integração das duas turmas. Sairemos da escola no dia 7/10, segunda-feira, às 7h. Não se atrasem, queremos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Estaremos de volta na terça-feira, 8/10, às 18h, na escola.
Vamos nos hospedar na Pousada Espuma da Praia (link), com café da manhã, almoço, jantar, um rodízio de pizza e tudo que a gente precisa para momentos de muita diversão. Nessa viagem seremos sempre acompanhados pelos guias da EXPD - Experiências Pedagógicas Diretas, empresa de turismo pedagógico coordenada pelo geógrafo Vitor Frias.
Levem somente o necessário na mochila/mala, evitando peso excessivo. Algumas sugestões: 3 mudas completas de roupa; roupa de praia, toalha ou canga, chinelo; agasalho; tênis para caminhada; kit de higiene pessoal; boné ou chapéu; protetor solar e repelente; jogos, baralho e bambolê; máquina fotográfica.
Acompanharão os alunos nesse passeio: a orientadora Rita, a auxiliar de turno Quedienni, o auxiliar de turma Paolo e o professor Felipe.

Sobre as Turmas

Seminário das Pesquisas

Fundamental II
De 7 a 17/10, as turmas do Fundamental II estarão apresentando seus trabalhos coletivos do segundo bloco de pesquisas de Ciências e Humanidades.
Nos últimos três meses, os grupos realizaram diferentes atividades, individuais e coletivas, de levantamento de fontes de informação, registros individuais das informações e dados coletados e elaboração de texto coletivo.
Os estudantes apresentarão suas pesquisas por meio de slides e de uma produção livre, na qual exploram seu potencial criativo para expor um tema em estudo. Será a nossa última etapa de trabalho antes dos preparativos para Feira Moderna 2019 - a nossa grande festa do conhecimento.

Biblioteca à Noite

F6
"Em algum lugar da biblioteca há uma página que foi escrita somente para nós."
(Alberto Manguel)
As F6 visitaram, no Sesc Copacabana, a exposição Biblioteca à Noite, inspirada no livro homônimo do autor argentino Alberto Manguel. Esse passeio literário é fruto das aulas de Inglês e Português, nas quais as turmas estão pesquisando e conversando sobre projetos de leitura, bibliotecas, livros etc.
Nas aulas de Inglês, foi uma oportunidade de ver um contraponto aos espaços de leitura investigados com o livro My Librarian is a Camel e com as pesquisas feitas pelos estudantes nas andanças pela cidade.
Através de óculos virtuais, as turmas puderam viajar por nove bibliotecas ao redor do mundo, sendo uma delas a de Alexandria, que tanto estudamos no primeiro trimestre em Língua Portuguesa. Visitamos também a biblioteca literária e subaquática do Capitão Nemo, inspirada na obra Vinte Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne.
Em sala também estamos pensando em formas inusitadas de organizar esse espaço, com a leitura de O Livro Selvagem, que propõe seções como "queijos que fedem, mas são saborosos", "foguetes que não retornaram" e "geleia não é dinheiro".
Os estudantes têm pensado não só em que tipos de livros poderiam estar nessas curiosas categorias, como em que outras categorias podemos pensar. Quem sabe se, assim, iremos construindo nossa própria e autoral biblioteca...

A Educação pela Pedra

F6
Nas aulas de Português, as F6 continuam o estudo dos substantivos por meio, é claro, do texto literário e de nossa experiência com o mundo. Dos muitos desdobramentos que o livro A Tábua de Esmeraldas nos proporcionou, encerramos as investigações e experimentações literárias com a pedra filosofal. O livro se volta para os ensinamentos alquímicos, sendo um deles o da pedra filosófica.
Conversamos em sala que a transformação de chumbo em ouro, ensinamentos dos alquimistas, é na verdade a nossa própria transformação, e a pedra filosofal, que garante longevidade, seria o nosso coração.
Muito falamos sobre pedra. Vimos pedras em sala, tocamos, cheiramos, anotamos suas peculiaridades e, a partir disso, estruturamos o que seria um substantivo concreto. Pensamos também sobre o adjetivo "filosofal", derivado do substantivo "filosofia", e elaboramos o conceito de substantivo abstrato.
Para casa, os estudantes pensaram em um substantivo abstrato positivo que gostariam de colocar no mundo, que viesse do coração, depois fizeram um desenho desse substantivo. Como tarefa de casa ainda, tinham que trazer uma pedra para a escola.
Em sala, compartilhamos nossos desenhos e nas pedras escrevemos o substantivo abstrato, entendendo que as palavras também podem ser alquímicas, isto é, podem nos transformar. Amor, harmonia, transmutação, felicidade, paixão, paz, equilíbrio foram algumas das palavras que vieram e que decidimos colocar no mundo com as nossas pedras.
Assim, saímos ao redor da escola selecionando cantinhos nas ruas para que pudéssemos topar tanto com a concretude da pedra, quanto com o impalpável e delicado das palavras ali postas.

A Book Jacket

F6
Que tal, depois de tantas informações sobre livros, fazer uma book jacket para o nosso livro favorito?
Como assim? Uma "jaqueta" para o livro? Sim! Aquela sobrecapa que protege o livro e em geral o deixa muito mais charmoso.
Os estudantes das F6 trouxeram seus livros de casa e estamos pesquisando os autores para elaboração de biografias, escrevendo sinopses para a contracapa e colhendo depoimentos de outros leitores que indicam a obra.
Estamos envolvidos também com as traduções dos títulos para a língua inglesa e caprichando no design com cores, imagens e colagens.

Sessão Especial

F6, F7 e F8
Nas Tribos de F6, F7 e F8 assistimos aos filmes do VII Festival de Curtas da Sá Pereira. Depois, selecionamos alguns temas para também debater, fazendo relação com o que estamos discutindo e pensando junto a cada grupo.
Compartilhar com todos os estudantes o resultado desse trabalho das F9 é sempre muito gratificante. Em todos os anos, essa sessão é recheada de emoção e divertimento, provocando ainda boas reflexões. São variados os gêneros e assuntos trazidos à tela, o que torna esse momento um dia especial e muito esperado.

Ler e Ocupar É Preciso

F7
Nas aulas de Língua Portuguesa, as F7 iniciarão o trabalho com a poesia, tendo como missão escolher um livro com o qual sintam mais afinidade para a leitura poética.
Considerando a importância desse momento que sela o percurso de um ano inteiro, fizemos um dia especial para a apresentação da poesia, visitando a Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo.
Fomos muito bem recebidos por Leila Regina e Jaqueline Mendes, que nos falaram sobre o funcionamento do espaço e a importância das bibliotecas públicas: espaços de comunicação e interação com o livro, não só para o leitor, mas também para a comunidade ao redor, pois todos têm acesso garantido.
As bibliotecas contribuem para a divulgação e construção do conhecimento, auxiliam e instrumentalizam a busca pela informação. Sobrevivem, resistem e dialogam com os avanços tecnológicos. Ocupar esses espaços é exercer nosso direito de cidadãos e garantir que a leitura seja cada vez mais democratizada e divulgada.
A Biblioteca Machado de Assis, além de oferecer os espaços de leitura, pesquisa e estudo, promove eventos de troca de livros, encontros literários, rodas de canto e poesia, palestras, seminários, cursos de idiomas, oficinas de pintura e muito mais! Tudo conduzido por uma equipe que se dedica muito aos visitantes.
Agradecemos a atenciosa condução e recepção da Leila e da Jaqueline, que nos acolheram e compartilharam conosco esse dia, deixando-nos à vontade e apropriados para ocupar esse espaço público de nosso bairro.
Na seção de literatura infantil, encontramos um espaço diverso e colorido, propício para degustações poéticas. Lemos de tudo um pouco: Chacal, Leminski, Stephanie Borges, Millôr Fernandes, Mário Quintana, Hilda Hilst, Conceição Evaristo... E, dentre os mais lidos e curtidos, ficamos com a seguinte lista de adoção diversificada do terceiro trimestre:
Angélica Freitas - Um Útero é do Tamanho de um Punho
Arnaldo Antunes - Agora Aqui Ninguém Precisa de Si
Carlos Drummond de Andrade - Declaração de Amor
Conceição Evaristo - Poemas de Recordação e Outros Movimentos
Mário Quintana - O Livro de Haicais
Paulo Leminski - Caprichos e Relaxos
Ricardo Máximo - A Namoradinha do Inferno: Vinte Poemas Indignados Contra a Coca-Cola
Rita Isadora Pessoa - Mulher sob a Influência de um Algoritmo
Ryanne Leão - Tudo Nela Brilha e Queima

Primavera

F7
"Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio."
(Carlos Drummond de Andrade)
Na semana passada, o calendário anunciou a chegada da primavera, estação adorada pelos poetas por suas cores e aromas. Mais do que fonte de inspiração para estados de deleite, a primavera simbolicamente também representa o renascer, o acreditar de um novo ciclo. Não à toa tantos eventos políticos ao redor do mundo levam o nome da estação das flores: primavera dos povos, primavera árabe, primavera das mulheres, primavera estudantil etc.
Como o poema do Drummond, todavia, mais do que servir de enfeite e adoração, é possível e até mesmo necessário ver na flor a força que fura o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.
Na última sexta-feira, então, entregamos flores ao redor da escola. Um gesto poético de ação, de aproximação, de força. Entregamos as flores e recebemos estranhamentos, surpresas, sorrisos, abraços, uvas, água de coco, saquinho de Cosme e Damião. Alguns ficaram tocados.
"Eu não entendia quando diziam que o sorriso de alguém pode ser algo muito bom e forte. Hoje eu senti isso." (Maria Moleta - F7T)
A turma da tarde, tomada pelo retorno dessa atuação na rua, teve a ideia de, na última sexta-feira de cada mês, fazer uma ação coletiva que vá ao encontro dos encontros.
E é assim que precisamos entrar na poesia: com a potente leveza de uma flor que se entrega a alguém que passa.

O Crime do Cais do Valongo

F8
As F8 estão dedicadas à leitura do romance de Eliana Alves Cruz desde o começo de setembro. Os alunos já estão bastante imersos na narrativa, entendendo o Rio de Janeiro ali narrado pela perspectiva de Muana e Nuno, uma africana e um negro-brasileiro descendente de africanos e portugueses.
Fomos à exposição A Costura da Memória, da artista plástica negro-brasileira Rosana Paulino. Os alunos foram estimulados a criar relações intertextuais entre a obra literária e as instalações e peças plásticas de Paulino. A força e sensibilidade das duas artistas tocaram muitos alunos, que puderam verbalizar os sentimentos que os atravessaram durante a atividade de visita ao Museu MAR.
Os estudantes produziram dois registros dessa experiência: um texto em duplas descrevendo uma das obras de Paulino e relacionando a um dos personagens de Alves Cruz; e um cartaz em que a dupla apresenta três obras da exposição.
A costura, tão utilizada por Paulino, tornou-se imagem para o procedimento de leitura intertextual e criação de relações de sentido. A sutura, o bordado e o alinhavar se conectam diretamente ao personagem Mariano, africano escravizado cujos poderes mágicos ainda guiarão um trabalho importante de finalização da leitura do romance.

Raiz: Ai Weiwei

F8 e F9
As F8 e F9 visitaram a exposição do artista chinês Ai Weiwei. Os temas dos trabalhos de arte contemporânea dialogam com muitos temas abordados nas aulas de várias disciplinas.
Liberdade de expressão, memória, refugiados e ditadura são questões que permearam e ainda permeiam nossos estudos. Neste momento em que nos preparamos para produzir nosso último projeto autoral de Artes Visuais, a visita aconteceu para nos inspirar e dar gás a esse trabalho.
Visitamos o CCBB, passeamos pelo Arco do Telles, brincamos na Praça XV e demos ainda uma espiada no Paço Imperial, onde a exposição do artista continua.
Foi uma delícia!

Memória e Dispositivos Digitais

F9
As F9 estão dedicadas a pensar sobre memória. Após ler a crônica Memória não Afetiva, de Michel Laub, ver tirinhas de André Dahmer e assistir ao documentário Explicando a Memória, estão debruçadas sobre a seguinte reflexão: nossa sociedade valoriza muito a memória. O avanço tecnológico criou diversas memórias artificiais e arquivos externos: drives, pendrives, HDs, nuvens, cartões SD etc. Estamos acostumados a salvar, baixar e guardar muitos dados, muitas vezes priorizando o registro em relação à experiência em si.
Por que, para nossa sociedade, é tão importante guardar e acumular informações? Por que evitamos perder e esquecer?
Os alunos estão produzindo textos de opinião a partir da proposta.

A Estreia

F9
Nossos alunos das F9, seus responsáveis e amigos assistiram a sete curtas-metragens produzidos ao longo do ano sobre o tema do Projeto Institucional Conversa vai, Conversa Vem: com a Palavra Você Também!
Esse trabalho desenvolvido nas aulas de artes e de Português envolve toda a equipe e os alunos num grande desafio. Todas as etapas de pré-produção, produção e finalização ficam a cargo dos estudantes, num processo de autoria e construção de autonomia. Muitas reflexões críticas sobre o papel da comunicação nos dia de hoje e sobre a liberdade de expressão.
Parabéns a todos os envolvidos!

De Todos

Leitura na Cidade

A antiga Biblioteca do Rio de Janeiro chama-se agora Biblioteca Parque Estadual. Localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.261, no centro, tornou-se um centro cultural e de lazer, com atividades voltadas para música, vídeo, teatro e outras artes. É a matriz da rede de Bibliotecas Parque do estado, da qual fazem parte a Biblioteca Parque de Manguinhos, a Biblioteca Pública de Niterói e a Biblioteca Parque da Rocinha.
Em notícia jornalística recente, foi valorizada a grande presença de moradores de rua em seus espaços para leituras e sessões de filmes. Vale conhecer a programação e agendar uma visita para curtir os eventos e o acervo.
Mais informações (link)

Evento Infantil

Ludi Vai à Praia, livro de Luciana Sandroni que faz o maior sucesso entre as crianças, está comemorando trinta anos. Por isso, a Bella, professora da F4T e dona do Blog Na Corda Bamba (link) receberá a autora em eventos especiais para o dia das crianças. Bella lerá trechos do livro e Luciana estará autografando as obras.
Os eventos acontecem neste fim de semana: sábado, 5/10, às 11h, na Livraria da Travessa de Botafogo e domingo, 6/10, também às 16h, na Travessa do Leblon.
Não percam!

Os Pequenos Mozart

Os alunos Caetano (F1BM), João Pedro (F5T), Caetano Olivares (F6M) e Nina (F9M) convidam todos para o concerto de violinos Os Pequenos Mozart, Amadeus e Amigos, no qual se apresentarão. O concerto acontecerá neste domingo, 6/10, às 11h, na Cidade das Artes.
Mais informações (link) e Ingressos (link)

Brincar de Cozinhar

O Empório Farinha Pura, aqui pertinho, na Cobal do Humaitá, está promovendo o Brincar de Cozinhar. No andar de cima, o Farinha Pura Experiência oferece aulas de culinária para as crianças com o chef Leandro Rosa. Neste sábado, 5/10, das 10h às 11h, farão uma receita de tartelete. No outro sábado, 12/10, dia das crianças, também das 10h às 11h, farão uma receita de cupcake. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada.

Aniversários

De 5 a 11 de Outubro

6 Bernardo Cardoso de Almeida Vieira F8M
6 Vicente Miranda Adnet TBT
6 Laura Miranda Adnet TBT
6 Maria Fernanda Lages Paschoaleto F8T
6 Maria Antonia Carvalho Ferreira F1AM
7 Caetano Arruda Varoni de Castro F1BM
7 Joaquim Suarez Cabral F4M
8 Júlio Mello Nogueira F9T
9 Nina Inerelli Mano F6M
10 Helena Lent Santos AUX
10 Mariana Conde Cavagnari PRO
11 Nina Mureb Bruno F3M