Notícias de 6 de Setembro de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Matrículas 2020

Em breve iniciaremos o processo de renovação das matrículas dos alunos antigos.
Em 2020, as turmas da Educação Infantil funcionarão na sede da Rua Marques. As turmas de Primeiro Ano e Segundo Ano, na sede da Rua Martins Ferreira. Do Terceiro ao Nono Ano, nas sedes da Capistrano de Abreu e Conde de Irajá.
Ofereceremos a opção de Horário Extensivo da Educação Infantil ao Segundo Ano nas sedes onde os alunos frequentam o ensino regular, além das atividades de circo, ioga, ciências e meio ambiente, culinária, artes, recreação, passeios mensais. A novidade será a oferta da língua inglesa, duas vezes por semana, favorecendo maior contato e vivência da língua estrangeira.
Este ano alteramos a sequência do processo de matrículas. Iniciamos oferecendo as vagas ainda disponíveis aos alunos que nos visitaram interessados para 2020, e que já estão realizando as avaliações e convivências para efetivarem, em seguida, suas matrículas.
Na segunda-feira, dia 16/9, enviaremos por email os documentos de renovação de matrícula para os alunos antigos. O período de renovação será de 16 a 20/9. Precisaremos contar com a colaboração de vocês para nos organizarmos para uma segunda convocação, no dia 24/9, de alunos novos que possam preencher as vagas de alunos que se transferirem de escola.
Esperamos ter atendido as suas expectativas e que nossa parceria possa ter continuidade.

Papo Aberto

Infância e Tecnologia combinam? Na última quarta-feira, tivemos um instigante encontro para debater o tema, com exposições bastante qualificadas dos convidados Laíz Fleury, Renata Lacombe e Rodrigo Lyra, e um bom papo com o público. Olhares diferentes e ao mesmo tempo complementares que ampliaram nossa compreensão sobre os desafios que crianças, adolescentes e principalmente nós, pais e professores, enfrentamos diante dessa nova cultura. De forma geral, precisamos refletir sobre as responsabilidades da escola, da família e das crianças no trato com as novas tecnologias, desenvolver habilidades de leitura crítica e um comportamento ético no uso das tecnologias digitais.
Agradecemos pela presença de todos e todas.

Avisos EFII

Fortaleza de São João

F6
Na próxima terça-feira, 10/9, as F6 visitarão a Fortaleza São João durante o horário escolar. Nosso objetivo será conhecer melhor as histórias dos conflitos entre portugueses, temiminós, franceses e tupinambás naquela região, no Brasil colonial.
Todos os estudantes deverão estar uniformizados e calçando tênis. Recomendamos levar um lanche reforçado.
No dia, além do passeio, a F6M terá aulas de Ciências e História e a F6T, de Geografia.

Reunião de Responsáveis F7

F7
No dia 19/9, quinta-feira, às 19h, teremos Reunião de Responsáveis das F7. Sugestões de pauta são muito bem-vindas.

F8 no MAR

F8
No dia 11/9 iremos ao MAR com as F8M e F8T juntas. Visitaremos a exposição Rio dos Navegantes, dialogando com o livro O Crime do Cais do Valongo. Em função da oferta de horários do museu, organizamos o dia da seguinte maneira:
F8T - horário normal de entrada e saída.
F8M - aula normal das 7h30 às 11h35, almoço e retorno às 12h45. A saída de F8M será às 17h.

Visita ao IMS

F9
Na próxima quarta-feira, 11/9, a F9M visitará o Instituto Moreira Salles para apreciar a exposição A Luta Yanomami, da fotógrafa Claudia Andujar. Nosso objetivo é conhecer um pouco mais da luta e resistência do povo yanomami ao longo da história brasileira.
No dia, a turma terá um horário especial: a entrada na escola será às 7h30 e a saída, às 13h20.
Além do passeio, haverá aulas de Ciências e Dança.
Recomendamos que os estudantes tragam um lanche reforçado.

Sobre as Turmas

Dia da Amazônia

Fundamental II
Celebrado no dia 5/9, o Dia da Amazônia tem como objetivo a conscientização da sociedade para a importância do ecossistema amazônico. Nós, estudantes e professores, aproveitamos o dia para, após assistir ao filme Sob a Pata do Boi, de Marcio Isensee e Sá, refletir e denunciar os problemas decorrentes da exploração predatória da Amazônia.
Todos tinham questões, dúvidas e curiosidades. Por parte dos estudantes, havia uma grande necessidade de pensar em soluções para enfrentar os problemas e criar uma nova forma de (des)envolvimento desse território.
A partir do diálogo, produzimos cartazes com slogans contra o desmatamento. Ao final, reunimo-nos no pátio e, ao longo do dia, trocamos experiências com os estudantes do Fundamental I.

Conversa Vai, Conversa Vem

F5T e F6T
Num encontro no salão da escola, a F6T pôde acolher as perguntas curiosas dos alunos da F5T sobre o Fundamental II. Foi uma grande Tribo, em que os estudantes dos dois segmentos voltaram a se encontrar, compartilhando momentos de meditação, relaxamento e troca de informações e dicas sobre essa nova etapa escolar.
Foi bom perceber que o grupo do Sexto Ano já se mostra mais amadurecido diante do entendimento de seus compromissos de estudantes. E o melhor, como estão gostando de fazer parte do novo segmento.
Esperamos por essa galerinha da F5em 2020, enfrentando e curtindo as novas experiências e ampliando seus aprendizados e conhecimentos.

Amazônias

F6
Que notícias temos da Terra Brasilis? Começamos o semestre com a triste notícia da invasão de garimpeiros a terras indígenas na Amazônia e das queimadas que vêm ocorrendo em diferentes pontos da floresta.
Pensando no complexo contexto ambiental em que nos encontramos hoje, começamos a estudar as inter-relações entre elementos naturais da paisagem, para compreender como os ecossistemas estão interligados e como a degradação ambiental afeta o equilíbrio ecológico.
O ponto de partida foi o estudo da formação do relevo e nosso próximo passo será entender a relação entre clima e vegetação, com o objetivo de refletir sobre as seguintes questões: o que acontece com o clima da região quando o ser humano retira a vegetação que protege o solo ou queima uma floresta inteira? Qual é o futuro dos solos no Brasil?

Visita ao Herbário

F7
As F7 visitaram o Herbário do Jardim Botânico para entender na prática o trabalho dos taxonomistas. Fomos recebidos com atenção e assistimos a um vídeo sobre uma expedição científica realizada por pesquisadores do Jardim Botânico em 2016.
Pudemos assim associar as expedições científicas atuais às do início do século XIX, como a de Von Martius e Spix. Foi possível também, refletir sobre a importância dessas expedições, suas condições adversas; a relevância de contatar e respeitar os povos originários que conhecem as áreas; e as diferenças entre seus objetivos.
Em seguida, fizemos uma visita guiada à parte interna do herbário. Foi-nos apresentado o processo de produção de exsicatas, forma de catalogar e armazenar a coleção biológica.
Os alunos viram exemplares coletados em 1830 e as diferentes formas de preservar frutos, troncos, tecidos vegetais, folhas e flores.
Lanchamos ao ar livre e seguimos para exercitar o olhar científico artístico. Em dois grupos - um no orquidário e outro no bromeliário -, os alunos escolheram uma espécie e a desenharam com o esmero de um artista e o detalhismo de um cientista.

América Latina Existe?

F7
O que se comunica hoje sobre a América Latina? Ela existe? Onde fica? Que línguas são faladas? Onde fica a outra América? O que significa ser latino-americano? Essas e outras questões abriram as aulas de Geografia deste semestre, com o objetivo de refletirmos sobre a construção da identidade latino-americana, tão pouco familiar aos alunos.
Começamos listando os países, a herança latina e o modelo de colonização que a define, em oposição à América anglo-saxônica. Estudamos as antigas civilizações pré-colombianas e refletimos sobre o processo de apagamento cultural que se intensificou com a urbanização e a globalização.
Nosso próximo passo será observar a diversidade natural da América Latina, sob o olhar do iluminista que a apresentou ao mundo através de suas obras - o cientista Alexander von Humboldt.

De Todos

Leitura na Cidade

Na última reunião com os responsáveis da F6, surgiu uma questão sobre a formação de leitores e o uso, na cidade, de equipamentos culturais que incentivam a leitura.
Como sugestão, traremos algumas dicas de projetos e lugares públicos e privados que podem ser excelentes para se encontrar um bom livro ou curtir um bom evento literário.
Iniciaremos com a Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, na Rua Farani, 53, Botafogo. Além do acervo para empréstimo, há atividades culturais de incentivo à leitura, como Livro na Praça, Roda de Canto e Poesia, lançamentos de livros, oficinas literárias e cursos de idiomas.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; no primeiro e no último sábados do mês, das 10h às 16h.
Conheçam a biblioteca. Vamos ocupá-la!
Mais informações: facebook.com/Bibliotecapmb1.

Cinema Negro em Cena

Com mais de dez anos de existência, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul consolidou-se como a maior plataforma de lançamento do cinema negro na América Latina. Neste ano, o encontro acontecerá em diferentes espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro e em Niterói, de 29/8 a 9/9. Confira a programação do evento (link).

Futebol no Cinema

De 5 a 10/9 teremos o 10° CINEfoot - Rio de Janeiro e Niterói, com mais de trinta sessões de filmes de futebol espalhadas em cinco espaços de exibição.
Todas as sessões têm entrada franca, são sujeitas à lotação, e a programação é para todas as idades.
O CINEfoot se propõe a atrair torcedores de futebol e cinéfilos do Brasil, levando a emoção do esporte direto para as telonas dos cinemas nacionais.
Confira a programação completa (link).

Aniversários

De 7 a 13 de Setembro

9 Anna Luiza Pompilio Schmidt F4T
9 Francisco Dias Campos Carvalho F5M
9 Pedro Matos de A F S Berwanger F8M
10 Leonardo Albuquerque Cohn F8M
11 Nina Guedes C de Campos Pinto TFT
11 Renata Domingues Maciel PRO
11 Clara Galeão Godoy TFT
12 Sofia Magalhães de Medina F2AT