Notícias de 9 de Agosto de 2019 - Ano XXVI

Avisos EFII

Reunião de Responsáveis F6

F6
Na próxima quinta-feira, 15/8, às 18h30, teremos a Reunião de Responsáveis de F6. Vamos conversar sobre o grupo, o trabalho de leitura e sobre passeios. Outras sugestões para a pauta são bem-vindas.

Reading is Cool

F7
As F7 já começaram a leitura de Oliver Twist, de Charles Dickens, em três versões, de acordo com as habilidades de leitura de cada estudante.
Os dados para a compra do livro estão anotados nas agendas.

Passeio de F9

F9
Na próxima quinta-feira, 15/8, as F9 irão à praia jogar vôlei, acompanhadas de Jackie Silva, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei e uma das pioneiras no vôlei de praia. Os alunos deverão trazer canga e lanche para praia, e material para algumas aulas do dia.
A F9M deverá trazer material para as aulas de História e Matemática, e F9T, para as aulas de Artes e História. Não haverá alteração de horário e, em caso de chuva, o passeio será adiado.
O passeio acontecerá dentro do horário de cada turno.

Sobre as Turmas

Gincana de Matemática

Fundamental II
Nossa oitava Gincana de Matemática foi um sucesso! Todo o Fundamental II, em grupos, foi desafiado a resolver diferentes questões de lógica matemática. Ficamos muito felizes com a participação e a presença de todos os estudantes.
Os vencedores do turno da tarde foram: João Caminha (F6), Miguel Bittencourt (F6), Felipe Ribeiro (F7), Joaquim Linhares (F7), Rosa Veloso (F8), Leticia Guimarães (F9) e Angelo Ricceto (F9). Os da manhã: Luisa Duarte (F6), Pedro Novaes (F6), Natália Penna (F6), Rafael Obón (F7), Norah Iglezias (F7), Rafael Outeiro (F8), Fernanda Santi (F8), Felipe Rabello (F9) e Luisa de Araujo (F9).
Todos foram convidados para lanchar na segunda-feira, fora da escola, com os professores de Matemática. Parabéns a todos!
As notícias a seguir descrevem brevemente os desafios lançados nas Atividades I, II e III.

Atividade I - Desafios Manuais

Fundamental II - Gincana de Matemática
Os alunos manusearam objetos e tiveram que montar uma pirâmide de bolinhas de gude; inverter o sentido de uma seta formada com tampinhas de garrafa e formar quadrados com palitos de fósforo. Mas não era tão simples quanto parece. Quer o desafio? Acesse os vídeos/link do site do Manual do Mundo.
Pirâmide de bolinhas de gude (link)
Seta de tampinhas (link)
Remover 3 palitos (link)

Atividade II - Lógica

Fundamental II - Gincana de Matemática
Foram quatro questões de lógica e deixamos aqui um dos desafios.
Josué e Natanael receberam, cada um, um texto para digitar. Sabe-se que:
- no momento em que Josué iniciou a digitação das páginas de seu texto, Natanael já havia digitado 5 páginas do dele;
- a cada 15 minutos, contados a partir do início da digitação de Josué, Natanael digitou 2 páginas e Josué 3.
Nessas condições, a quantidade de páginas que Josué deverá digitar para se igualar a Natanael é um número:
a) menor que 16.
b) quadrado perfeito.
c) primo.
d) divisível por 4.
e) maior que 25.

Atividade III - Mais Lógica

Fundamental II - Gincana de Matemática
Foram dois desafios. O primeiro era criar um texto descrevendo como separar 4 litros de água tendo apenas recipientes com capacidades de 8 litros, 5 litros e 3 litros.
Em seguida, os estudantes tinham que reproduzir para um dos professores, na prática, a experiência descrita.
A segunda tarefa era no aplicativo Enigma de Einstein. Quanto mais desafios os alunos resolvessem, mais pontos ganhavam.

Jogos Pan-Americanos

Fundamental II
Nas aulas de Educação Física, iniciamos o segundo semestre conversando sobre os jogos Pan-Americanos, que estão acontecendo em Lima, no Peru. Falamos sobre nossa seleção feminina de handebol, que foi hexacampeã e não teve destaque na mídia.
Discutimos os motivos dessa falta de visibilidade para outros esportes além do futebol.

Retomando Nosso Estudo

F6
As F6 retomaram as aulas de Música assistindo ao vídeo da performance do Trinity College Percussion Ensemble, grupo juvenil australiano que trabalha com números exclusivamente de percussão.
Conversarmos sobre a importância de termos conhecimento rítmico e sobre quais ferramentas podemos usar para adquirir esse conhecimento.
Em seguida, inauguramos as aulas de estudo das folhas de ritmo d’O Passo, método de educação musical que nos ajudará a entender e a estudar o ritmo.

Visita da Palavra

F7
As F7 receberam a visita da Lu Lessa Ventarola, mãe da Cecília e da Helena Lessa, ex-alunas da escola. Lu é artista plástica e poeta e propôs uma sensibilização partindo da força do nome de cada aluno presente.
Num segundo momento, recuperou um trecho da poesia Eu, Etiqueta, do Drummond, trabalhada pelos grupos no primeiro semestre, e apresentou parte da Canção de Batalha, de Guerra Junqueiro.
Junto com a Lu, os estudantes comentaram e interpretaram as palavras, seus sentidos e usos naqueles textos, e estabeleceram relações entre os poemas para, depois, encontrar as próprias expressões e palavras que representassem o que sentiam e como tudo aquilo havia reverberado dentro de cada um.
O resultado? Aguardem! Vem surpresa por aí...

How Was Your Name Chosen?

F7
Durante a leitura de Oliver Twist, descobrimos como foi feita a escolha do nome do protagonista, assim que ele nasceu e passou a viver na workhouse. E essa escolha, além de nos surpreender bastante, nos motivou a revelar como fomos nomeados.
Há homenagens aos avós, a filósofos e até a personagens de desenhos animados! Há nomes que estavam na "moda" e outros nem tanto. Há nomes escolhidos pelos irmãos... E você, sabe como seu nome foi escolhido? Tem alguma dica da razão pela qual Oliver recebeu esse nome?

Variação Histórica

F8
As F8 retomaram as atividades do segundo trimestre em Língua Portuguesa com a leitura do romance policial O Crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz.
Começamos reconhecendo citações da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, como epígrafes dos capítulos.
Seguimos essa pista e conhecemos um pouco da história desse jornal que circulou na cidade entre os anos de 1808 e 1822. Analisando alguns exemplares, falamos sobre variação histórica, um assunto bastante divertido, que revela o dinamismo da língua através do tempo e permite relativizar as noções de certo e errado.
Aproveitamos este tópico para descobrir, no acervo da biblioteca da escola, livros nos quais a variação histórica pode ser observada. Em grupos, os estudantes foram orientados a buscar esses livros, selecionar exemplos de variação histórica e apresentar para a turma.
Assim, livros que não costumam despertar o interesse dos alunos, como dicionários e enciclopédias, passaram a receber atenção.

De Todos

Projeto Chutebol

Fundado pelo professor de Educação Física, psicomotricista e psicanalista Rodrigo Tupinambá Carvão, o Projeto Chutebol é uma escola de futsal que aposta no brincar e no amadurecimento psicomotor, para que a experiência da competição contribua com a saúde da criança e do adolescente.
Vale destacar as turmas femininas recém-abertas:
Infantil (6 a 10 anos) - quartas e sextas-feiras, às 18h15.
Adolescente (11 a 15 anos) - quartas e sextas-feiras, às 17h15.
Clube Militar da Lagoa (Rua Jardim Botânico, 391, em frente ao Parque Lage).
Alunos e alunas da Sá Pereira têm matrícula grátis.
Mais informações: 98846-2595
projetochutebol.com.br
facebook.com/Chutebol.

Aniversários

De 10 a 16 de Agosto

10 Olivia Jobim E Souza Borges da Silva F5M
10 Luiza Carvalho da Rocha Wine F3M
10 Isabel Grillo Klejnberg TAT
11 Noah Keivsaila dos Santos Chea F1AT
11 Francisco Pimenta Lédo Chaves F2BT
12 Eduardo Erminio dos Santos AUX
13 Clara Monteiro Gonçalves TCT
15 Alexandre Martins AUX
16 Clara Accioly Coutinho TET