Notícias de 10 de Maio de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Greve Geral da Educação

Recebemos um comunicado de nossos professores e funcionários sobre a adesão que farão à Greve Geral da Educação, no dia 15/5. Considerando o momento político que vivemos, a escola respeita a decisão da equipe e avisa às famílias que suspenderá as atividades de todas as sedes nesse dia.
Em obediência à obrigatoriedade dos duzentos dias letivos, retornaremos das férias de julho mais cedo: o início do segundo semestre, programado para 1/8, quinta-feira, será antecipado para 31/7, quarta-feira.
A sessão do Cine Debate Educação que estava programada para esse dia está cancelada.
Esperamos contar com a compreensão e o apoio das famílias. Segue o comunicado da equipe:
"Nós, professores da Sá Pereira, entendemos a greve geral do dia 15 de maio de 2019, um ato fundamental na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores. Desta forma, decidimos paralisar as atividades e propor ações públicas para comunicar a importância desta data. Para além de contrária à Reforma da Previdência, proposta pelo atual governo, compreendemos que esta paralisação é um posicionamento político contra toda tomada de direito dos trabalhadores e contra toda afronta à educação apresentadas pelo atual governo e seus aliados.
Atenciosamente,
Professores da Escola Sá Pereira"

Informe Impresso

Todas as páginas do nosso site têm um "botão" no topo direito escrito PDF. Ao clicar nele, o conteúdo da página é disponibilizado para impressão. Por uma atitude mais sustentável, deixamos de imprimir para todas as turmas. Atualmente, imprimimos os Informes apenas para as F1 e F2, turmas em fase inicial de alfabetização, como material pedagógico de leitura. Portanto, quem preferir ler a versão impressa, lembre-se de que é possível gerar o arquivo PDF através do site.
Gostaríamos que soubessem também que, geralmente, cada foto publicada no site é a primeira de um álbum que pode ser apreciado, clicando nas setas laterais, para trazer maior compreensão das atividades.

Avisos Pereira

Festas Pedagógicas

Pereira
É com alegria que convidamos os responsáveis para vivenciar com as crianças oficinas desenvolvidas a partir dos projetos das turmas incluindo a música, a dança e as artes visuais. Essas atividades cheias de significados têm permeado nossas manhãs e tardes. Fiquem atentos às datas e aos horários:
Turma da Leitura - 23/5 (qui), às 8h.
Turma do Pombo-correio - 23/5 (qui), às 16h.
Turma da História - 24/5 (sex), às 8h.
Turma do Jornal - 28/5 (ter), às 16h.
Turma da Placa - 30/5 (qui), às 8h.
Turma do Recado - 30/5 (qui), às 16h.
Turma da Mímica - 31/5 (sex), às 16h.

Reunião com Responsáveis

Turma do Jornal
Na próxima quinta-feira, 16/5, às 18h, os professores e orientadores vão se encontrar com os responsáveis pelos alunos da Turma do Jornal, para uma conversa sobre o grupo, o projeto, a rotina escolar e os novos desafios.
Lembramos que nesse horário não temos funcionários disponíveis para cuidar das crianças. Por isso, não é possível a presença delas durante as reuniões noturnas.

Figurino para Festa F1

F1
Para as Festas Pedagógicas de F1, pedimos que todas as crianças venham com camiseta branca sem estampa e short, saia ou calça jeans.

Passeios F1AM e F1BM

Turma da Leitura e da Placa
As F1 do turno da manhã farão um passeio ao Boulevard Olímpico. O lanche será coletivo. Atenção às datas:
Turma da Leitura - 13/5
Turma da Placa - 14/5

Sobre as Turmas

Histórias Indígenas

Turma da História
A Turma da História conheceu mais narrativas indígenas, e duas chamaram bastante a atenção das crianças: Um Lugar de Todos, recontada por Daniel Munduruku; e O Nascimento de Mani, uma lenda tupi. A primeira conta a origem dos alimentos. A segunda, mais específica, fala sobre o surgimento da mandioca.
As histórias inspiraram uma brincadeira de caça ao tesouro. Depois de encontrar pelo pátio, espalhadas, as letras da palavra mandioca, os pequenos tiveram que ir à procura do tesouro que, como nas histórias, estava enterrado.
Pesamos o tubérculo encontrado, comparamos seu peso com os das crianças e fizemos juntos uma tabela com essas informações. Observamos também a textura e a coloração do nosso "tesouro" e preparamos tintas com suas cores. Ao fim do dia - claro! - as crianças provaram esse alimento cheio de histórias e tão importante para a alimentação dos povos indígenas.
Num outro momento, fomos à Pereirinha participar do encontro com indígenas fulni-ôs. Numa conversa interessante, conhecemos um pouco sobre a língua, as danças e histórias da cultura desse povo. Aprendemos que os mais velhos da aldeia falavam às crianças sobre a Caipora, alertando os pequenos dos perigos que havia na floresta caso desobedecessem seus pais e fossem para longe.
Ao final, fizemos uma grande roda para cantar e dançar, e conhecemos o artesanato dos fulni-ôs.
Todos ficaram felizes por levar para casa objetos feitos pelos visitantes.

Passeio à Casa da Cecília

Turma da Mímica
Cecilia, nossa orientadora, fez um convite muito especial para a Turma da Mímica: visitar a sua casa para apreciar uma surpresa que ela havia preparado para o grupo.
Aceitamos o convite e fomos caminhando e cantando até a casa dela, que é bem pertinho da escola. Cecília nos recebeu no jardim do prédio onde mora, para uma deliciosa conversa sobre a história do teatro e seus elementos. Após a conversa, fomos ao seu apartamento, e quantas surpresas encontramos ao chegar: marionetes, fantoches, mamulengos e dedoches!
As crianças foram identificando, com brilho nos olhos, cada um desses personagens. Depois de saber um pouco sobre eles, ouvimos a história Pinóquio, e Cecília se vestiu de titereiro, que é quem manipula as marionetes e fantoches, e nos apresentou uma marionete gigante que veio da Índia de presente para ela.
Conhecemos também alguns cômodos da casa, e o que chamou mais a atenção do grupo foi o quarto cheio de brinquedos da Lulu, neta da Cecília.
Nossa anfitriã presenteou a turma com um teatrinho de dedoches e palitos de picolé para que cada criança pudesse criar e se divertir com o próprio fantoche de palitinho.
Voltamos ao jardim, e mais uma surpresa aguardava a criançada: picolés de vários sabores e muito gostosos. Tomamos os sorvetes, brincamos mais um pouco no jardim, fizemos uma foto e nos despedimos da Cecília, agradecendo a visita, tão importante para o projeto da turma. Foi muito bacana estar em contato com os personagens que fazem nossa imaginação ganhar asas e viajar pelas histórias.
Obrigada, Cecilia, por esse momento de aprendizagem e de muita farra!

Notícias de Bairro

Turma do Jornal
Instigadas pelas leituras de notícias que relatam acontecimentos pelos bairros da nossa cidade, as crianças da Turma do Jornal tiveram a oportunidade de caminhar pelas calçadas do entorno da escola e se deparar com buracos no asfalto, vazamentos de água, problemas que já haviam sido percebidos por algumas crianças da turma. Os pequenos registraram em fotos o que viram na caminhada. Depois, em roda, discutimos de que forma esses problemas poderiam ser solucionados.
"Temos que chamar o consertador."
"Se ninguém consertar, um acidente pode acontecer."
"Passam muitos carros e o buraco vai ficando maior."
Muitas hipóteses foram levantadas pelos pequenos. Juntos estão produzindo uma notícia que em breve poderá ser lida por todos. Nesse movimento, as crianças têm exercitado a organização das ideias através da linguagem oral, percebido os aspectos que são importantes em uma notícia e se aproximado, cada vez mais, do universo textual.

Na Trilha da Matemática

Turmas da Leitura e da Placa
Animadas com as pesquisas sobre as sinalizações e novas experiências de leitura, as F1 criaram jogos de trilha usando a sequência numérica.
Desenhos e provas conduzem o jogo: "Você estacionou em local proibido, fique uma rodada sem jogar." "Parabéns, você encontrou um livro de magias, ande duas casas!"
Antes, as crianças jogavam trilhas produzidas em anos anteriores por alunos que passaram pelo Primeiro Ano. Mas agora podem também jogar as trilhas que construíram e que contemplam o projeto das turmas.
Essas trilhas ficarão no acervo para serem utilizadas também por outros grupos e serão apresentadas no próximo encontro que faremos com as famílias.

Caixas de Correio

Turmas do Pombo-correio e do Recado
As turmas do Recado e do Pombo-correio fizeram um passeio, a pé, pelas ruas próximas à Pereira, para observar e fotografar as caixas de correio da vizinhança. Para que servem? Todas as construções da rua têm caixas de correio? Como as encomendas chegam aos lugares que não têm a caixa? Será que as caixas de correio ainda são utilizadas? Elas são todas iguais?
Durante a caminhada, as crianças observaram semelhanças e diferenças, formas, tamanhos, cores, imagens e palavras. Tudo foi registrado em fotografias pela meninada e servirá para ampliar as tantas reflexões sobre o uso das caixas de correio e também para nos ajudar a retornar às hipóteses levantadas anteriormente.
Nossos passeios são sempre muito divertidos e abrem espaço para novas formas de aprendizagem.

The Secret Birthday Message

F1
As F1 participaram da contação da história The Secret Birthday Message, de Eric Carle, na qual um menino, para chegar ao seu presente de aniversário, precisa seguir uma carta enigmática cheia de aventuras e mistérios.
Movidas pela história, as F1 foram convidadas pela primeira vez, nas aulas de Inglês, a explorar o espaço de fora da sala de aula, com um treasure hunt (caça ao tesouro), em que procuraram por pequenos itens escondidos por toda a Pereira: "look down!" "look behind!" "go up the stairs" "go down the stairs" "walk straight ahead" são alguns dos comandos que têm deixado nossas brincadeiras ainda mais gostosas e desafiadoras.
O reconto no caderno foi outro momento importante para o processo de aquisição da língua. Os alunos fizeram um belíssimo registro plástico em giz de cera. Foi necessário negociar o uso do material, pois cada aluno recebia apenas um lápis. Se quisesse outra cor, teria que negociar, pedir, esperar a vez:
"May I have a blue crayon, please?" "Here you are." "Thank you!"
No momento, as crianças se dedicam a elaborar a própria carta enigmática, mas em formato de jogo de tabuleiro.
Lots of fun!

Horário Extensivo

Papel Reciclado

A leitura de O Homem que Amava Caixas, de Stephen Michael King, deu asas à imaginação das crianças do Horário Extensivo, levando-as à exploração livre de caixas de papelão de diferentes tamanhos e formas.
A amiga Nina trouxe para o grupo a história Não É uma Caixa, de Antoinette Portis, que inspirou os pequenos a desenhar, com muita criatividade, a partir de um pedaço de papelão.
Conversas sobre diferentes tipos de papel surgiram entre as crianças, que estavam envolvidas com o material, e assim decidimos experimentar fazer papel reciclado utilizando jornal.
Com a ajuda das amigas Flávia, Malu, Clara T. e Clara G., que já conheciam o processo, demos início à primeira etapa, cortando o jornal em pequenos pedaços e colocando-os em uma bacia com água. Depois de dois dias de espera, trituramos tudo no liquidificador, formando uma pasta que foi colocada pelas crianças em peneiras, para secar, o que deverá levar alguns dias.
A turma está empolgada e ansiosa para ver o resultado dessa experiência tão bacana.

De Todos

Na Corda Bamba na Travessa

Isabella Zappa, professora da F4T, é também autora do blog sobre Literatura Infantil Na Corda Bamba (link), um espaço para ajudar pais, professores e amantes do livro a encontrar Literatura Infantil de qualidade.
Amanhã, 11/5, Bella estará na Livraria da Travessa de Botafogo ajudando adultos e crianças na escolha dos livros infantis, procurando os tesouros escondidos entre as prateleiras da livraria e mostrando os lançamentos mais bacanas.
O evento acontece das 11h às 13h e é gratuito.

Aniversários

De 11 a 17 de Maio

11 Maria Pia Capobianco Villa Nova Diniz F6T
11 Isabella Pacheco Hutchings F2AT
11 Catarina Brito do Nascimento F2M
11 Alice Repetto Yazbeck Monteiro Nunes F9T
12 Maria Fernanda da Silva AUX
13 Gabriel de Souza Brakarz F7T
13 Valentina Fabião Lepecki F8M
13 Benjamim Brum Saroldi TCT
13 Vicente Mófreita Vernot F1BM
14 Catarina Burnier da Silveira Teixeira TBM
14 Henrique Cymbalista Acselrad F2BT
14 Luisa Beraldo Yamato TAM
16 Luciana Ferreira Rocha de Almeida AUX
16 Yuki Kodama Flexor F4T
16 Bia Regazzi Lent Santos TAM
17 Rosilea Rangel Santos Pereira AUX
17 Leonardo Queiróz Garschagen TBT