Notícias de 12 de Abril de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Feriado e Informe

Na próxima semana teremos o feriado da Sexta-feira da Paixão. Não teremos aula nesse dia e a edição 964 dos Informes será publicada na quinta-feira, 18/4.

Avisos EFII

Plantão de F6 e F8

Fundamental II
O Plantão dos Professores de F6 e F8 será realizado no dia 2/5, quinta-feira, das 18h às 21h.
O atendimento será feito por ordem de chegada, mas é necessário entrar em contato com a Secretaria para confirmar a presença e informar com quais professores desejam falar.
Os professores de artes também estarão disponíveis, mas com hora marcada.
Esse encontro é uma boa oportunidade para família e professor se conhecerem. Porém são breves e por isso devem ser objetivos. Assuntos que demandem mais tempo precisam de agendamento com a Orientação Pedagógica.

Sobre as Turmas

Perseu, Andrômeda e Medusa

F6
Nas aulas de Dança das F6, dialogando com o conteúdo de Ciências e Português, demos início ao processo de criação para a Mostra de Artes. Nosso desafio será contar através da dança o mito de Perseu, Andrômeda e Medusa.
Começamos esse processo estudando a pantomima e assistindo a espetáculos de dança que contam histórias, como o balé Coppelia; a ópera Orfeu e Eurídice, coreografada por Pina Bausch; além de trabalhos da nossa escola já montados anteriormente.
Os estudantes levantaram muitas questões sobre a escolha do que retratar na coreografia e estão ansiosos para pôr o corpo em ação!

Matemática em Todo Lugar

F6
Anunciamos anteriormente que os alunos de F6 leram e discutiram dois textos que os mobilizaram a escrever outros, intitulados O que É Matemática?. Agora, trazemos trechos de alguns deles:

"...precisa da Matemática porque sem a Matemática não teríamos evoluído nada, porque tudo se encaixa. Porque os astrólogos para verem a lua precisam de Matemática para construir um telescópio, precisam de engrenagens. E engrenagens são desenhos geométricos e a Geometria precisa da Matemática.
(Caetano Olivares - F6M)

Mas quando é que a Matemática se relaciona com comunicação? Um exemplo é a programação de computadores, que são um tipo de linguagem. Outros tipos de programação também têm a ver com Matemática.
(...)
A música também tem a ver com a Matemática, já que é preciso marcar os compassos. É incrível como a música é um ótimo jeito de comunicar, mas tudo exige um esforço matemático."

(Julio Serran - F6M)

"A Matemática 'criou' os aviões, foguetes, computadores... Basicamente tudo. Quer dizer, quase tudo. Para criar aviões, é preciso saber se o motor vai prestar e para isso precisamos calcular. O helicóptero também. Os computadores têm muitos códigos para funcionar e esses código são feitos pelos cálculos matemáticos."
(Natália Penna - F6M)

"Por exemplo, comunicação por códigos que usam números e letras (A1Z26), ou um simples relógio que nos comunica o tempo. Já a minha relação com a Matemática foi sempre muito boa. De uma escala de 1 a 10, Matemática recebe o meu 7."
(Rita Aragão - F6M)

"A Matemática é uma ciência que ajuda a entender o mundo. Ela é importante para a comunicação porque é usada na tecnologia de telefones, televisões, satélites etc."
(João Caminha - F6M)

"A Matemática é a nossa vida, pois ela está em todo lugar. Ela vai evoluindo cada vez mais. Por isso nossa tecnologia fica cada vez melhor.
(...)
Assim podemos fazer ligações bem mais fácil hoje em dia."

(Maria Fernanda Corbo - F6T)

"A Matemática está em tudo. Desde uma simples folha de papel até diversos jogos de estratégia como xadrez, damas, tateti e até no jogo da velha! Também é muito necessária em projetos como as pirâmides do Egito, a invenção da telecomunicação (a velocidade das chamadas telefônicas, por exemplo), satélites em órbita etc.
(...)
Mas espera aí, e a Matemática na natureza, também existe? Cada proporção, cada sequência é criada a partir dela mesma. Desde o germinar de uma flor até um bater de asas de uma borboleta. Velocidade e ritmo."

(Alice Rossi - F6T)

"Matemática é uma matéria que desenvolve o raciocínio do aluno. Para ter uma boa comunicação exige um bom raciocínio. Aquele que tem bom raciocínio costuma ter facilidade para resolver os problemas, então poderá ajudar a encontrar soluções para esses problemas. Problemas difíceis precisam ser solucionados por meio de uma boa comunicação para que todos possam entender a solução proposta."
(Leticia Marques - F6T)

Geometria

F7
As F7 estão se dedicando ao estudo da Geometria. Iniciaram tentando resgatar o vocabulário já adquirido nesse campo. Em grupos, os estudantes construíram nos cadernos um glossário para ser compartilhado.
Havia, porém, uma condição: só poderiam ser acrescentadas palavras cujas definições eles próprios soubessem descrever.
Que grande desafio! Como descrever conceitos aparentemente óbvios, como o de ponto, reta, ângulo, grau...? Foram necessárias discussão, dedicação e concentração.
A atividade tinha como objetivo, também, produzir material de consulta. O glossário poderia ir crescendo ao longo do estudo.
Passando à classificação de ângulos, retas e polígonos, com maior ênfase nos triângulos e quadriláteros, fomos nos deparando com novas adversidades: será que sabemos exatamente quais são as características do retângulo? E do losango? E do quadrado? O que é uma diagonal?
Alguns desses conceitos precisaram ser desconstruídos e reconstruídos.

Primeiro Esporte

F7T e a F8T
A F7T e a F8T escolheram conhecer melhor o vôlei. Manchete, toque e saque são alguns dos fundamentos que estão sendo treinados pelas turmas.
Só com muito treino conseguimos apreender um movimento novo. Em alguns momentos a ansiedade para jogar atrapalha o desenvolvimento da técnica, mas com paciência e perseverança conseguiremos aprender esse jogo tão divertido.

De Todos

Na Corda Bamba na Travessa

Isabella Zappa, professora da F4T, é também autora do blog sobre Literatura Infantil O Na Corda Bamba (link), um espaço para ajudar pais, professores e amantes do livro a encontrar Literatura Infantil de qualidade.
Amanhã, 13/4, Bella estará na Livraria da Travessa de Botafogo ajudando adultos e crianças na escolha dos livros infantis, procurando os tesouros escondidos entre as prateleiras da livraria e mostrando os lançamentos mais bacanas.
O evento acontece das 11h às 13h e é gratuito.

Arte em Família

Arte em Família é um curso do Parquinho Lage, com atividades variadas e gratuitas, que acontecem aos sábados, das 10h às 12h30.
A programação é destinada a crianças entre 4 e 12 anos e seus familiares, e incentiva a imaginação coletiva e a participação da família.
Para fazer sua reserva, envie um email para parquinho.eavparquelage@gmail.com com nome das crianças e adultos. A atividade é sujeita a lotação.
A programação dos meses de abril e maio está disponível: eavparquelage.rj.gov.br.

Aniversários

De 13 a 19 de Abril

13 Matias Villar Prata TAM
13 Alice Lent Fucci F1BM
13 Mila Macdowell Boulting F4M
14 Tomás Franco Jauregui TBT
14 Naolí Maio Worms F4T
15 Luciana Martin Kanawati PRO
15 Caetano Vargas Fraga Lopes Pinto F6M
15 Marina Rodrigues do Amarante TBM
15 Isabela Saba Mota F3M
17 Joaquim Jose Carvalho Toledo Ribeiro F8T
18 Julia Meneghini Lamarão F3T
18 Maria Eduarda Souza da Silva F5M
19 Elenilde Viegas AUX