Notícias de 12 de Abril de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Feriado e Informe

Na próxima semana teremos o feriado da Sexta-feira da Paixão. Não teremos aula nesse dia e a edição 964 dos Informes será publicada na quinta-feira, 18/4.

Avisos EFI

Reunião de Pais de F2

F2
No dia 25/4 teremos reuniões de pais das F2. Sugestões para a pauta podem ser enviadas para escola@sapereira.com.br. Atenção aos horários:
F2AT e F2BT às 18h
F2M às 19h30
Lembramos que nesse horário não temos funcionários disponíveis para cuidar das crianças. Por isso, não é possível a presença delas durante as reuniões noturnas.

Passeio das F3

F3
As F3 visitarão o Espaço Cultural da Marinha no dia 30/4, terça-feira, a fim de enriquecer os estudos de Projeto.
Cada aluno deve trazer o seu lanche e sua bebida em uma bolsa pequena, que possa carregar com autonomia.
Horário especial para a F3M: para que possamos realizar a visitação com tranquilidade, a F3M retornará à escola às 13h30, já que o local abre somente às 11h. As famílias que utilizam serviços de transporte escolar devem avisar às empresas. A F3M deve trazer um lanche reforçado por causa do horário especial de retorno.

Adoção de Livro nas F4

F4
Para auxiliar os estudos de Projeto, as F4 adotarão o livro Pequena História da Escrita, de Sylvie Bassier, da Editora SM. O livro pode ser encontrado na Papelaria Papel aos Pedaços.

Sarau de Poesias nas F4

F4
No dia 25/4, quinta-feira, as F4 farão na Biblioteca um Sarau de Poesias com a participação dos pais. Basta trazer um poema, uma breve informação sobre seu autor e caprichar na leitura!
Pedimos que confirme sua presença através da agenda. F4M às 11h e F4T às 13h35.

Sobre as Turmas

Nas Trilhas da Ciência

F2
Após visitar o Museu da Vida, as F2 receberam Henrique, consultor de Ciências da escola, para uma conversa de cientistas. Henrique trouxe perguntas importantes: quais eram as nossas hipóteses acerca dos sons antes do passeio? O que confirmamos ou refutamos? Fizemos novas descobertas?
As crianças descreveram os experimentos vividos dentro do Parque da Ciência, como os espelhos sonoros, que provam a propagação do som; as bicicletas com cordas, que simulam o movimento das ondas; o metalofone com notas musicais, que ilustra a vibração sonora em um determinado material.
A partir do relato das crianças, Henrique explorou os conceitos científicos de reflexão sonora, formas da onda sonora, moléculas, frequência sonora...
Foi uma conversa que rendeu uma discussão para lá de científica e despertou novos interesses.

Ábaco

F3
Mais um desafio a ser vencido pelas F3, o ábaco propicia a visualização do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal.
O manuseio desse instrumento milenar de fazer contas ajudará a ampliar nossas reflexões sobre o cálculo mental, além de servir de apoio para a resolução de problemas matemáticos.

Que Animal É Esse?!

F3
Nas aulas de Artes, as F3 enfrentaram um desafio, uma espécie de charada...
Cada aluno recebeu um trecho do livro do aventureiro alemão Hans Staden, no qual ele descreve os animais que encontrou em suas andanças pelo Brasil.
Só que, como tudo era uma grande novidade para ele, as descrições são um tanto enigmáticas! Mas os pequenos desenhistas, munidos de um lápis afiado e muita coragem, decifraram os textos e criaram belos e coloridos desenhos.
Será que eles realmente decifraram as palavras do famoso estrangeiro? A conferir...

Mar em Dança

F3
Dialogando com o projeto das F3 e aproveitando os questionamentos que surgiram após a visita ao Museu Histórico Nacional, trouxemos o mar e as caravelas para as aulas de Dança.
Em um primeiro encontro, brincamos de furar onda com a ajuda de uma lona azul. No segundo encontro, assistimos a um trecho do espetáculo We Are, de Keone and Mari, no qual movimentos dentro de um barco remetem a uma travessia marítima.
O estudo dos movimentos nos levou à criação de pequenas células coreográficas, com gestuais e balanço do corpo na travessia.

Sistema de Numeração Decimal

F4
A partir de variadas propostas de atividades, as F4 se dedicaram ao estudo do Sistema de Numeração Decimal. Ordens, classes, leitura e representação de números grandes e situações-problema foram os temas trabalhados em pequenos grupos e com o auxílio de jogos, a fim de socializar as descobertas.
Assim a Matemática tem sido experimentada e construída no Quarto Ano.

A Origem do Jornal

F5
Depois de escolher Jornal como tema de Projeto, as F5 mergulharam no universo das notícias. Em meio a tantos assuntos, por onde começar as pesquisas?
As crianças elaboraram perguntas para as quais gostariam de obter respostas, e com essas perguntas montamos o painel Queremos Saber...
"Qual foi o primeiro jornal?" "Quando foi criado?" "Como eram transmitidas as notícias antes desse veículo existir?"
Ao analisar por onde ia a curiosidade do grupo, percebemos o recorte temático da origem do jornal seria um início interessante.
O Google Drive era uma novidade para os pequenos. Criamos um e-mail para a turma e identificamos na plataforma outras ferramentas que poderiam nos ajudar.
Cada grupo recebeu uma fonte de pesquisa e um roteiro, baseado no Currículo de Procedimentos de Pesquisa, para leitura e interpretação.
As crianças vêm desvendando, assim, os mistérios da origem do jornal, e experimentando as etapas inerentes ao trabalho de pesquisa.

Summer Stock

F5
Em diálogo com o Projeto das F5, trouxemos para a aula de Dança um trecho do musical Summer Stock, no qual Gene Kelly sapateia sobre um jornal, produzindo um som muito característico.
Atento ao som do corpo em contato com o papel, cada grupo formado começou a criar sua célula coreográfica.

Torres Garcia, Mondrian e Diagramação?

F5
Observando obras de Torres Garcia e Mondrian, as F5 experimentaram dividir o espaço bidimensional de forma equilibrada. A régua, o par de esquadros e o transferidor foram necessários para obter resultados harmônicos e bem elaborados.
Em sintonia com o projeto da turma, usamos uma folha de classificados de jornal como suporte para mais uma produção, tendo as colunas como bases de quadrados e retângulos.
Em seguida, pintamos com guache e cores primárias as formas criadas. Foi o gancho para a abordagem da diagramação, fundamento da composição do jornal.

De Todos

Na Corda Bamba na Travessa

Isabella Zappa, professora da F4T, é também autora do blog sobre Literatura Infantil O Na Corda Bamba (link), um espaço para ajudar pais, professores e amantes do livro a encontrar Literatura Infantil de qualidade.
Amanhã, 13/4, Bella estará na Livraria da Travessa de Botafogo ajudando adultos e crianças na escolha dos livros infantis, procurando os tesouros escondidos entre as prateleiras da livraria e mostrando os lançamentos mais bacanas.
O evento acontece das 11h às 13h e é gratuito.

Arte em Família

Arte em Família é um curso do Parquinho Lage, com atividades variadas e gratuitas, que acontecem aos sábados, das 10h às 12h30.
A programação é destinada a crianças entre 4 e 12 anos e seus familiares, e incentiva a imaginação coletiva e a participação da família.
Para fazer sua reserva, envie um email para parquinho.eavparquelage@gmail.com com nome das crianças e adultos. A atividade é sujeita a lotação.
A programação dos meses de abril e maio está disponível: eavparquelage.rj.gov.br.

Aniversários

De 13 a 19 de Abril

13 Matias Villar Prata TAM
13 Alice Lent Fucci F1BM
13 Mila Macdowell Boulting F4M
14 Tomás Franco Jauregui TBT
14 Naolí Maio Worms F4T
15 Luciana Martin Kanawati PRO
15 Caetano Vargas Fraga Lopes Pinto F6M
15 Marina Rodrigues do Amarante TBM
15 Isabela Saba Mota F3M
17 Joaquim Jose Carvalho Toledo Ribeiro F8T
18 Julia Meneghini Lamarão F3T
18 Maria Eduarda Souza da Silva F5M
19 Elenilde Viegas AUX