Notícias de 1 de Março de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Recesso de Carnaval

Na semana de Carnaval - 4 a 8/3 - estaremos em recesso. Nos dias 7 e 8/3, quinta e sexta-feira, apenas a Secretaria da Capistrano de Abreu funcionará, das 8h às 17h.

Viva a Sá Pereira!

E viva o carnaval! Numa manhã quente e ensolarada, a Sá Pereira mostrou que nosso bloco "é do mundo, é seu e meu!". O samba Cantando a Gente se Entende, de Alexandre Caldi, Alice Holanda e Sofia Holanda, e as tradicionais marchinhas de carnaval, acompanhados pelo som da bateria do mestre Ricardo Cotrin, formada por pais, professores, ex-alunos e amigos da escola, reuniram um monte de gente num percurso de muita alegria em volta do quarteirão. Agradecemos a presença de todos que fizeram desse momento de confraternização uma grande festa.
Compartilhamos com vocês o álbum de fotos (link) que criamos com as fotos da folia, em alta resolução. Divirtam-se!
O carnaval por aqui não é só farra e diversão - tem uma dimensão pedagógica que se desdobra em diferentes atividades ao longo do ano. O samba criado especialmente para o Projeto será nosso companheiro nessa trajetória de estudo e produção, compondo o repertório musical que criaremos com nossos alunos a partir de pesquisas sobre composições relacionadas ao tema comunicação. Sugestões são bem-vindas!

Avisos EFI

Reunião de Pais

Fundamental I
Divulgamos as próximas reuniões de pais. Sugestões para a pauta podem ser enviadas para escola@sapereira.com.br. Atenção às datas e horários:
F2M - 25/4 às 19h30
F2AT e F2BT - 25/4 às 18h
F3M - 14/3 às 18h
F3T - 14/3 às 19h30
F4M - 28/3 às 18h
F4T - 28/3 às 19h30
F5M - 11/4 às 18h
F5T - 11/4 às 19h30
Lembramos que nesse horário não temos funcionários disponíveis para cuidar das crianças. Por isso, não é possível a presença delas durante as reuniões noturnas.

Passeios de F3 e F4

F3 e F4
Logo após a semana do carnaval iniciaremos a temporada de visitas a museus e centros culturais, com a intenção de motivar os estudos iniciais dos projetos das turmas.
F3 - 14/3 (qui) - Museu Histórico Nacional
F4 - 15/3 (sex) - Biblioteca Nacional
Nestes dias, as turmas da manhã lancharão na escola, antes do passeio. As turmas da tarde devem levar, numa pequena mochila, o lanche individual em embalagem descartável.

Sobre as Turmas

Circuito Silencioso

Fundamental I
Nas aulas de Dança, fizemos uma proposta para todas turmas, descrita pela F3T no texto coletivo a seguir:
"A aula de Dança foi muito diferente porque a gente não podia falar. A Roberta queria que a gente experimentasse um circuito diferente e ela entrou na nossa sala muda e fazendo mímica ela contou como seria a aula.
No salão placas falaram o que nós deveríamos fazer. Fizemos muitos movimentos que nem sabíamos que dava pra fazer e sem a fala ficamos mais concentrados.
Foi muito divertido e ainda aprendemos outras formas de comunicação."

Telefone sem Fio

Fundamental I - Tarde
Nos recreios das turmas da tarde, conversamos sobre alguns esportes e como os atletas, técnicos e árbitros se comunicam durante os jogos. Em seguida, propusemos a brincadeira Telefone sem Fio, mas num formato diferente: utilizando corrida para transportar as mensagens. Refletimos também sobre o que facilitou ou dificultou a nossa comunicação.

Desafio das Tampinhas

F2
O que as F2 já sabem sobre números e contagens? Fizemos diversas atividades para que elas pudessem perceber como a Matemática está presente no cotidiano, e assim investigamos os conhecimentos prévios das crianças.
As turmas foram desafiadas a contar muitas tampinhas no menor tempo possível, e cada grupo utilizou uma estratégia para solucionar o problema. Alguns preferiram contar de 1 em 1, outros de 5 em 5, e assim foram resolvendo o problema.
A atividade proporcionou debates construtivos, em que analisamos as estratégias e percebemos o quanto os agrupamentos de base 10 podem facilitar as contagens. Familiarizando-se com eles, os pequenos podem tentar encontrar os pares de dez nas contas e resolver cálculos com maior facilidade.
Estimulamos, também, o desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculo. Assim, com maior confiança, os alunos poderão fazer seus caminhos para chegar aos resultados.

Welcome!

F2 e F3
Nas aulas de Inglês, as F2 e F3 tiveram a oportunidade de refazer vínculos, conhecer os novos colegas e compartilhar as experiências de férias e de carnaval através de conversas, jogos e filmes.
As F2 já tiveram seu primeiro momento de produção escrita com um caprichado registro de suas fantasias de carnaval. As F3 mataram as saudades e a curiosidade na volta às aulas com um divertido jogo de adivinhação sobre as férias, momento em que puderam elaborar frases, o que representa uma novidade neste período.

Vestindo a Fantasia

F2 e F3
Após uma dinâmica de apresentação e curiosidades sobre cada um, os alunos de F2 e F3 escolheram uma fantasia de carnaval para vestir nas aulas de Teatro.
Criamos uma história coletiva com a participação de todos os personagens presentes; ouvimos marchinhas de carnaval e, prestando atenção nas letras, experimentamos montar imagens congeladas que representassem o início, o meio e o fim dos enredos sugeridos nas canções.

Muito Trabalho nas F3

F3
Começamos a semana com muito trabalho! Escrita, leitura, raciocínio lógico e cálculos matemáticos foram o foco de muitas atividades para nos apropriarmos do processo de aprendizagem de cada um dos nossos alunos e cuidar de sua evolução.
As F3 conheceram a história Zeca Era Diferente, de Norman Rockwell, em que um pássaro usa a música e as melodias da flauta para comunicar-se com Paula, com quem constrói uma grande e verdadeira amizade. Elegemos essa história para propor o trabalho de reescrita a partir da organização de um roteiro preparado pelo grupo para não esquecer de elementos importantes.
Assim, em harmonia com o tema de nosso projeto, fizemos sondagens sobre os conhecimentos prévios do grupo; eles servirão de ponto de partida para novas aprendizagens.

Tudo Azul

F3
Inspiradas pela obra escolhida para a sinalização da nossa sala - Mãe e Criança, de Picasso - , as F3 experimentaram, na aula de Artes, desenho e pintura usando apenas tons de azul.
A sensibilização para a atividade constou da apreciação de várias obras da fase azul do pintor e, durante essa observação, as crianças perceberam os matizes da cor e a sensação de pinturas quase monocromáticas.

Intervenções Fotográficas

F4
As F4 conheceram dois jovens artistas que fazem sucesso no Instagram: Lucas Levitan e Paperboyo. Eles fazem intervenções gráficas em paisagens urbanas, produzindo novas mensagens. Apreciamos os trabalhos observando como são feitas as montagens.
Em duplas, as crianças receberam imagens de paisagens urbanas e foram instigadas a desenvolver pelo menos duas propostas de intervenção na paisagem recebida. Quanto mais ideias, mais opções de escolha.
Elas curtiram muito o trabalho dos dois artistas e estão animadas com a atividade proposta, que só será finalizada depois do Carnaval.

Momento Poético

F4
"Poesia é pessoa com sentimentos em forma de texto." (Poema coletivo - F4M)
Esse verso foi um entre tantos que surgiram em meio à atmosfera poética que invadiu as F4.
Os grupos puderam explorar os sentidos das palavras através da poesia, percebendo a beleza poética que se pode criar ao trocar as palavras de seus rígidos lugares.
Após ouvir Manoel de Barros, Cora Coralina, Cecília Meirelles e Vinicius de Moraes, as turmas puderam transformar a atividade em brincadeira, que já não era nada além da indefinição "Não sei se brinco, não sei se estudo", de Cecília Meirelles.
A verdade é que, brincando de poetizar, experimentaram sentimentos e como comunicá-los através de palavras. Assim, as F4 continuarão conhecendo e praticando mais um importante gênero textual.
Estão todos convidados a brincar com as palavras e a poetizar com as sensações e sentidos.

O Teatro e o Carnaval

F4 e F5
Nas primeiras aulas de Teatro, as F4 e F5 escolheram uma fantasia de carnaval para trazer para a turma. Cada aluno se apresentou em primeira pessoa, vestindo o personagem escolhido e compartilhando alguma curiosidade sobre ele.
Em seguida, os alunos criaram cenas teatrais em grupos, a partir do encontro inusitado entre esses personagens. As cenas criadas foram compartilhadas em sala.

Os Símbolos

F5
Pensando na imagem que sinaliza a sala das F5, apresentamos o artista Torres Garcia e um pouco da sua reflexão sobre signos e símbolos. As crianças apreciaram a imagem seguindo um roteiro de perguntas orientadoras:
O que vemos? Quais são os elementos presentes na imagem? As formas são figurativas ou abstratas? Geométricas ou orgânicas?
É uma pintura, um desenho, uma escultura, uma instalação?
Que técnica e que material o artista usou?
Como ele fez os traços ou pinceladas?
Usou cores variadas ou tem alguma cor que predomina?
Que emoções, sentimentos essa obra transmite?
O que o artista estava procurando comunicar?
Há uma intenção clara nesta comunicação ou é preciso desvendar o que está sendo transmitido?
Que elementos ajudam a descobrir a intenção, qual ideia ou sentimentos estão sendo expressos?
Em seguida, propusemos aos grupos desenhar símbolos e signos que eles usam ou que reconhecem e que fazem sentido para eles. Será que Torres Garcia previu que nós passaríamos a nos comunicar muito mais por símbolos do que por palavras?

Entrevistas no Bloco

F5
As F5 receberam uma encomenda: realizar uma entrevista em pleno desfile do bloco da escola. A ideia surgiu numa conversa sobre qual fantasia usar neste carnaval e da conversa sobre meios de comunicação.
Vimos reportagens e entrevistas que nos ajudaram a pensar nas estruturas dessa atividade, em como abordar as pessoas, como reagir caso elas não estivessem muito abertas à conversa, que perguntas fazer e que meios usar para registrar a entrevista. Com o material recolhido por alunos da turma, Manoela, Clara Landau e Lara escreveram a notícia das F5 desta semana. Ao longo do ano, cuidaremos das características do gênero reportagem, aprimorando sua escrita.
"As F5 foram ao bloco da escola para entrevistar foliões. Viram muitos deles vestidos de personagens de contos de fada. A professora da F4, Isabella, estava de Bela e a Fera, e um homem desconhecido, fantasiado de Alice no País das Maravilhas. Entrevistamos uma turista que não entendia muito bem o que perguntávamos, mas seu filho traduziu tudo. Teve boxeador, gente fantasiada de lua, de brócolis e até gente que acordou e foi para bloco vestido com a camisola! Alguns alunos da F9 venderam sacolé. Outras pessoas distribuíram leques com as letras dos sambas campeões para acompanhar a música e aliviar o calor.
O bloco da Sá Pereira foi muito animado e deixou um gostinho de quero mais, mas não se preocupem, ano que vem tem mais."

Entrevista (link 1) / Entrevista (link 2)

Aniversários

De 2 a 15 de Março

2 Beatriz Pereira Pontual TAM
3 Rafael Dantas Zeraik TAT
3 Rafael Bassoul do Outeiro F8M
4 Felipe Nicolai de Souza Tenius F8M
5 Benjamin D'orey Fainguelernt F6M
5 Rodrigo de Mello França Mendes F9T
6 Antonio Rabello Dorchester F6M
6 Theo Buarque de Hollanda F9M
7 Mariana Taglialegna de Andrade Ramos F9T
7 Rafael Lins de Barros Guardatti TBM
8 Almir Gonçalves Benedito AUX
8 Joana Rocha da Luz F1BM
8 Mia Araujo Lima Rocha F8M
8 Laura Justus Amendoeira F1BM
8 Mateus Medina Goodier F4T
8 Cristina Gonçalves Martins F4M
9 Antonio Touma de Cerqueira Campos TBM
9 Clara Bassoul do Outeiro F4M
10 Luísa de Almeida Barros F4T
10 Manoela de Almeida Barros F5T
11 Gabriel Chartuni do Nascimento F2TN
11 Julio Novellino Serran F6M
11 Fernanda Cordeiro Ferreira AUX
11 Taiane Theodoro Pancaro Cavalheiro AUX
12 Paula Haddock Lobo de A Magalhães F9M
12 Hugo Kemper Lima F4M
12 Theo Barros Boavista F3M
12 Flora Epelbaum Paranhos TAT
13 Raimundo Nicioli Queiroz PRO
14 João Pedro R F Leibsohn Martins F7T
14 Clara Pereira Moço de Souza TAT
15 Aisha Rocha Coentro Burgos F9M
15 Maria Luiza de Souza Brakarz F6T
15 Manoel Miller Costa F3M
15 João Soares Caminha F6T