Notícias de 1 de Março de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Recesso de Carnaval

Na semana de Carnaval - 4 a 8/3 - estaremos em recesso. Nos dias 7 e 8/3, quinta e sexta-feira, apenas a Secretaria da Capistrano de Abreu funcionará, das 8h às 17h.

Viva a Sá Pereira!

E viva o carnaval! Numa manhã quente e ensolarada, a Sá Pereira mostrou que nosso bloco "é do mundo, é seu e meu!".
O samba Cantando a Gente se Entende, de Alexandre Caldi, Alice Holanda e Sofia Holanda, e as tradicionais marchinhas de carnaval, acompanhados pelo som da bateria do mestre Ricardo Cotrin, formada por pais, professores, ex-alunos e amigos da escola, reuniram um monte de gente num percurso de muita alegria em volta do quarteirão. Agradecemos a presença de todos que fizeram desse momento de confraternização uma grande festa.
Compartilhamos com vocês o álbum de fotos (link) que criamos com as fotos da folia, em alta resolução. Divirtam-se!
O carnaval por aqui não é só farra e diversão - tem uma dimensão pedagógica que se desdobra em diferentes atividades ao longo do ano. O samba criado especialmente para o Projeto será nosso companheiro nessa trajetória de estudo e produção, compondo o repertório musical que criaremos com nossos alunos a partir de pesquisas sobre composições relacionadas ao tema comunicação. Sugestões são bem-vindas!

Sobre as Turmas

Brinquedo Novo

Pereira
A alegria tomou conta da Pereira com a chegada de um novo brinquedo: "Um tanque que cabe água, areia, folhas, brinquedos, bonecas...", como disseram as crianças. Com essa novidade na escola, muitas brincadeiras e novas experiências farão parte da nossa rotina. Mais um material que permite às crianças experimentar, compartilhar e interagir em harmonia.

Cartas, Livros e Histórias

TEM
Pomba Colomba, de Sylvia Orthof, e O Carteiro Chegou, de Janet e Allan Ahlberg, instigaram conversas na TEM sobre um meio de comunicação que anda um pouco de lado nos últimos tempos: a carta. Mas afinal, o que é uma carta? Por que escrevemos cartas? Como são entregues? O que não pode faltar para que ela chegue ao seu destino?
"Uma carta serve pra gente falar com uma pessoa que está longe."
"Quando não tinha telefone, mandava carta."
"A gente manda carta quando está com saudade."
"O correio é uma caixa."
"O caminhão do correio busca as cartas e leva para as pessoas."
"Tem correio de bicicleta, que tem uma cestinha na frente."
"Tem que ler o endereço."
"Tem um adesivo na carta."
A turma manipulou uma carta, criou envelopes para um troca-troca de cartas e ficou atenta para não esquecer o remetente e o destinatário, como fez a personagem onça na primeira história que escutamos. E, falando em destinatário, imaginem que divertido foi entregar cartas a personagens tão queridos das crianças?! Quando o carteiro chegou... o que tinha escrito na carta que entregou aos Três Ursos? E na carta do Lobo Mau? Até a Cinderela recebeu correspondência!
Livros e histórias enchem nossos dias de alegria e alimentam a imaginação das criançada.

Nome da Turma à Vista

TET
Chegou a hora da TET escolher o nome da turma. Essa escolha é fundamental, pois possibilita a construção da identidade do grupo e o sentimento de pertencimento. A partir daí, vamos pensar nos caminhos que percorreremos. Alguns possíveis nomes já surgiram e estamos registrando as sugestões. O envolvimento de todos em torno do assunto tem dado o que falar.
"O desenho é uma forma de comunicação." (Nicolas)
"A gente pode se comunicar fazendo gestos." (Maria)
"As placas aqui da escola comunicam alguma coisa." (Rafaela)
"Os bebês fazem sons." (Emília)
"Um gato bebê se comunica fazendo miau." ( Carolina)
"Existem pessoas que não falam e se comunicam com as mãos." (Valentina)
"Você faz as formas que você quer falar." (Helena)
"O livro só com desenho sem a letrinha também comunica." (Nicolas)
"Quando a gente tá bravo o nosso rosto comunica." (Tobias)
A exploração da capa da agenda e do samba, as rodas de conversas, brincadeiras, histórias e passeios pela escola também mobilizaram a molecada e diversas formas de comunicação permearam esses momentos.

Mensagem e Comunicação

TFT
Em clima de sensibilização para o Projeto Institucional, através de literatura, brincadeiras, exploração do samba e da capa da agenda, algumas perguntas sobre o misterioso pombo-correio surgiram nas rodas de conversa da TFT. Para nos ajudar a desvendar esse mistério, assistimos a uma reportagem e lemos Pomba Colomba, de Sylvia Orthof.
"Descobrimos que aqui no Brasil ainda usamos pombo-correio."
"Antigamente o pombo não levava só cartas."
"Ele pode levar bilhetinhos."
"O pombo tem que ser treinado para conseguir encontrar o caminho."
"Para enviar a carta pelo correio, precisa do endereço."
"É só levar no correio e colocar na caixa, pronto."
"Para que serve esse selo na carta?"
Após uma calorosa conversa, o novo mistério segue em torno de como podemos enviar uma carta pelo correio. A partir das novas descobertas com imagens e contribuições dos pequenos nas rodas, nos debruçamos nos outros meios que podemos usar para transmitir as mensagens. Algumas hipóteses já foram levantadas, e com elas possíveis nomes para a nossa turma.

F1 na Folia

F1
As F1 encararam um desafio divertido: completar o refrão da marchinha Allah-la Ô, de Haroldo Lobo e Nássara, expressando-se através do desenho. "Atravessamos o deserto do Saara..." E...?
Algumas crianças seguiram a letra da marchinha, outras inventaram uma nova história, mas todas se divertiram!
Nessa folia, iniciaram a construção do Livro Identidade, no qual, ao longo de todo o ano, as crianças registram suas preferências através de desenhos e escrita.
No embalo da marchinha, escreveram as fantasias que estão usando ou gostariam de usar na maior festa do planeta. Desejamos a todos um carnaval com muita alegria e samba no pé!

Telefone sem Fio

F1
Nos recreios dirigidos, as F1 foram apresentadas ao campinho, onde os jogos e brincadeiras serão realizados, e também a algumas regras para nos divertirmos de forma segura naquele espaço.
Iniciamos as atividades com brincadeiras nas quais a organização e o trabalho em equipe são fundamentais para que o objetivo seja atingido.
Conversamos sobre alguns esportes e como os atletas, técnicos e árbitros se comunicam durante os jogos. Em seguida, propusemos a brincadeira Telefone sem Fio, mas num formato diferente: utilizando corrida para transportar as mensagens. Refletimos também sobre o que facilitou ou dificultou nossa comunicação.

Dança e Música

Pombo-correio

Educação Infantil
Nas aulas de Dança, as crianças encontraram uma caixa surpresa. Dentro dela havia a foto de um pombo, uma carta, um pendrive e até um guarda-chuva colorido, e esses objetos intrigaram as turmas. Atentos a cada dica, os pequenos experimentaram o frevo e alguns passos como o do saci e da tesoura, ao som de Pombo-correio, na interpretação de Moraes Moreira.
Continuamos em ritmo de carnaval apreciando nosso samba-enredo deste ano, Cantando a Gente se Entende. Em seguida, aprendemos a movimentação criada pelos alunos grandes (F9) para o refrão do samba, que dançamos também no desfile do nosso bloco.

Escola Dá Samba

Educação Infantil
Com muita alegria e musicalidade, estamos vivenciando essa grande festa chamada carnaval, que transcende os portões da escola e inunda a cidade e o país com muitos ritmos, transformando cada cidadão em brincante e músico em potencial.
Fizemos duas atividades bem divertidas com as turmas da Educação Infantil. A primeira foi trazer uma caixa surpresa repleta de objetos que interagiam com a memória de cada um de nós e se relacionavam com o nosso repertório de marchinhas tradicionais. Um leque nos lembrou do calor e de Allah-la Ô; uma chupeta nos remeteu a Mamãe Eu Quero; uma flor, a Jardineira; um apito a Índio Quer Apito. E por aí foi...
Na segunda atividade, criamos fichas com emojis que lembram gestos de comando dos mestres de bateria de blocos e escolas de samba, para que brincássemos com a regência no trabalho com os instrumentos acompanhando o samba Conversando a Gente se Entende.
Logo as crianças estavam empolgadíssimas, brincando de reger os amigos.

Bloco da Sucata

F1
Nas aulas de Música das F1, ninguém ficou parado! Criamos um bloco com instrumentos feitos com sucata. Para inspirar as crianças, assistimos a alguns vídeos sobre o assunto. Depois fizemos uma sensibilização explorando os timbres das sucatas trazidas de casa. A partir daí, as crianças construíram seus instrumentos e aprenderam a música composta para o Bloco da Sucata:
"Chegou o bloco da Sucata
Onde o som pode vir de uma lata
Fico atento, não me atrapalho
Quando toco o meu chocalho
Serpentinas e confetes
Pros instrumentos feitos de garrafa pet
O que era lixo,
virou um som
Fazer um bloco de sucata é muito bom!"
Fizemos também um arranjo de percussão corporal para a marchinha Allah-la Ô, que foi incorporada ao desfile. Com tudo pronto e ensaiado, saímos em um alegre cortejo pelas ruas e visitamos as outras sedes da escola, apresentando-nos para os amigos que, surpresos, adoraram a farra! A criançada já está pronta para o carnaval!
Editamos um vídeo (link) com o desfile das turmas da manhã e prometemos fazer também para as turmas da tarde.

Aniversários

De 2 a 15 de Março

2 Beatriz Pereira Pontual TAM
3 Rafael Dantas Zeraik TAT
3 Rafael Bassoul do Outeiro F8M
4 Felipe Nicolai de Souza Tenius F8M
5 Benjamin D'orey Fainguelernt F6M
5 Rodrigo de Mello França Mendes F9T
6 Antonio Rabello Dorchester F6M
6 Theo Buarque de Hollanda F9M
7 Mariana Taglialegna de Andrade Ramos F9T
7 Rafael Lins de Barros Guardatti TBM
8 Almir Gonçalves Benedito AUX
8 Joana Rocha da Luz F1BM
8 Mia Araujo Lima Rocha F8M
8 Laura Justus Amendoeira F1BM
8 Mateus Medina Goodier F4T
8 Cristina Gonçalves Martins F4M
9 Antonio Touma de Cerqueira Campos TBM
9 Clara Bassoul do Outeiro F4M
10 Luísa de Almeida Barros F4T
10 Manoela de Almeida Barros F5T
11 Gabriel Chartuni do Nascimento F2TN
11 Julio Novellino Serran F6M
11 Fernanda Cordeiro Ferreira AUX
11 Taiane Theodoro Pancaro Cavalheiro AUX
12 Paula Haddock Lobo de A Magalhães F9M
12 Hugo Kemper Lima F4M
12 Theo Barros Boavista F3M
12 Flora Epelbaum Paranhos TAT
13 Raimundo Nicioli Queiroz PRO
14 João Pedro R F Leibsohn Martins F7T
14 Clara Pereira Moço de Souza TAT
15 Aisha Rocha Coentro Burgos F9M
15 Maria Luiza de Souza Brakarz F6T
15 Manoel Miller Costa F3M
15 João Soares Caminha F6T