Notícias de 1 de Março de 2019 - Ano XXVI

Para Todos

Recesso de Carnaval

Na semana de Carnaval - 4 a 8/3 - estaremos em recesso. Nos dias 7 e 8/3, quinta e sexta-feira, apenas a Secretaria da Capistrano de Abreu funcionará, das 8h às 17h.

Viva a Sá Pereira!

E viva o carnaval! Numa manhã quente e ensolarada, a Sá Pereira mostrou que nosso bloco "é do mundo, é seu e meu!".
O samba Cantando a Gente se Entende, de Alexandre Caldi, Alice Holanda e Sofia Holanda, e as tradicionais marchinhas de carnaval, acompanhados pelo som da bateria do mestre Ricardo Cotrin, formada por pais, professores, ex-alunos e amigos da escola, reuniram um monte de gente num percurso de muita alegria em volta do quarteirão. Agradecemos a presença de todos que fizeram desse momento de confraternização uma grande festa.
Compartilhamos com vocês o álbum de fotos (link) que criamos com as fotos da folia, em alta resolução. Divirtam-se!
O carnaval por aqui não é só farra e diversão - tem uma dimensão pedagógica que se desdobra em diferentes atividades ao longo do ano. O samba criado especialmente para o Projeto será nosso companheiro nessa trajetória de estudo e produção, compondo o repertório musical que criaremos com nossos alunos a partir de pesquisas sobre composições relacionadas ao tema comunicação. Sugestões são bem-vindas!

Avisos Pereirinha

Encontro de Pais

Pereirinha
O Encontro dos Pais da Pereirinha será no dia 14/3, quinta-feira, às 18h, e tem o intuito de apresentar e aproximar pais, professores e auxiliares. Lembramos que nesse horário não temos funcionários disponíveis para cuidar das crianças. Por isso, não é possível a presença delas durante as reuniões noturnas.

Sobre as Turmas

Brinquedo Novo e Alegria

Pereirinha
A alegria tomou conta da Pereirinha com a chegada de um novo brinquedo: "Um tanque que cabe água, areia, folhas, brinquedos, bonecas...", como disseram as crianças. Com essa novidade na escola, muitas brincadeiras e novas experiências farão parte da nossa rotina. Mais um material que permite às crianças experimentar, compartilhar e interagir em harmonia.

Conversa Vai, Conversa Vem

TAM
No ritmo do carnaval, as crianças da TAM conheceram um pouco mais o nosso samba-enredo deste ano, utilizando imagens para ilustrar palavras-chave relacionadas ao Projeto Institucional.
Trouxemos também a obra de Norman Rockwell que ilustra a capa da nossa agenda neste semestre. Antes de descobrir o verdadeiro título da a obra, os pequenos escolheram nomes para ela:
"Engraçado." (Maya)
"Maluquice." (Joaquim)
"A pegadinha." (Alice V.)
"Notícia." (Vicente M.)
"Segredo." (Francisco)
Após o período de folia e descanso, retomaremos nossas conversas em torno do tão esperado momento da escolha do nome da turma.

Surpresa na TAT

TAT
A TAT continua evoluindo na adaptação. Os chorinhos nas despedidas vêm diminuindo e dando espaço para muitos sorrisos, o que significa que todos começam a se integrar à nova rotina.
Nos pátios, percebemos que, aos pouquinhos, as crianças se aproximam mais umas das outras, aderem às brincadeiras coletivas e exploram os espaços. Para familiarizá-las com o Projeto Conversa vai, Conversa Vem: com a Palavra Você Também!, pusemos em uma caixa surpresa elementos que servem para comunicar: livro, carta, telefone... E a ilustração da capa da agenda. Em seguida, perguntamos: o que você está vendo nessa imagem? Para que serve o telefone? Nossos pequenos nos surpreenderam com suas falas:
"A mamãe e o papai estão falando. Para falar com uma pessoa longe." (Cecília)
"As pessoas estão falando. Tem celular e telefone." (Martin)
"As pessoas estão de capacete." (Teresa)
"Muitas palavras." (Lucas)
Depois do carnaval, teremos mais surpresas para embalar e inspirar nossos pequenos em relação ao tema do Projeto e à escolha do nome para a turma.

Turma da Carta

TBM
Nossas pesquisas, assim como o mistério do remetente secreto, continuam fomentando, na TBM, as conversas relacionadas à comunicação.
O mistério continua a rondar o grupo! Recebemos uma segunda carta, e a curiosidade tomou conta da turma. Cada vez mais perto de descobrir a identidade do missivista, as crianças estão empenhadas na investigação.
A partir de conversas de sensibilização para o Projeto Institucional, registramos no blocão as possibilidades de nome para a turma: pombo-correio, carta, vídeo game...
Em votação democrática e animada, o vencedor foi Turma da Carta. Muito entusiasmadas, as crianças anunciavam: "Turma da Carta! Turma da Carta!"
Essa escolha feliz sugere caminhos e possibilidades para o projeto da turma, que já começa a ganhar contorno.
Viva a Turma da Carta!

Caixa Surpresa

TBT
A TBT foi surpreendida com imagens dentro de uma caixa. Percebemos que algumas representam palavras presentes na letra do nosso samba-enredo. Diferentes meios de comunicação apareceram, fomentando nossas rodas de conversa. Algumas perguntas sobre como utilizamos cada um dos objetos, e suas funções, nortearam nossos encaminhamentos. A criançada trouxe suas impressões, conhecimentos prévios e hipóteses sobre o que viam.
"No celular a gente tira foto, vê filme." (Benjamin B.)
"O computador serve para trabalhar." (Lino)
"É uma carta que tem letras." (Pedro)
"O rádio tem música e a gente coloca música nele. O pombo-correio leva carta para as pessoas." (Tomás)
"A gente liga os números do telefone para mamãe e o papai. A televisão tem festa de palavras e eu sento com o papai no sofá para ver filme." (Vicente)
A atividade aguçou a curiosidade do grupo e estreitou caminhos para o projeto. Levantamos possíveis nomes para nossa turma e, em breve, noticiaremos a escolha.

Turma da Mensagem

TCT
As crianças da TCT estão envolvidas com o tema do Projeto Institucional. Temos explorado o samba, a ilustração da capa da agenda e o que pode envolver a comunicação. Apreciando a reprodução da obra A Fofoca, de Norman Rockwell, perguntamos: o que estão fazendo? O que é comunicação? Como nos comunicamos? Como vocês acham que as pessoas se comunicavam antigamente?
"Na imagem da capa da agenda as pessoas estão brigando uma com a outra." (Pedro F.)
"Nos comunicamos conversando, pelo celular, tablet e convite." (Vicente)
"Mensagem pelo WhatsApp." (Tomás C.)
"Pelo Skype." (Nina V.)
"Nos comunicamos pelo rádio. Antigamente as pessoas pegavam uma folha grande e sentavam em cima e depois colocavam no rio e iam navegando até um outro país ou tinha um celular maluco que ligava para o outro." (Tomás G.)
"Antigamente não existia gasolina. Os deuses pilotavam lanchas e entregavam as cartas para alguém." (Arthur)
"Antigamente as pessoas colocavam as cartas para o pombo-correio." (Lia)
Com toda essa conversa, as crianças vão ficando inquietas para a escolha de um nome para a nossa turma. Para ajudá-los nessa escolha, os pequenos foram desafiados a elaborar um desenho com a escrita espontânea do nome desejado. Em seguida, nos reunimos para conversar sobre algumas ideias e as anotamos em nosso blocão: Rádio, Fotografia, Falar, Pombo-correio, Mensagem e Comunicação. E a vencedora foi: Turma da Mensagem! Aproveitamos para espalhar a notícia por toda a escola cantando e tocando instrumentos, na maior alegria.

Dança e Música

É Carnaval!

Pereirinha
Com muita alegria e musicalidade, estamos vivenciando essa grande festa chamada carnaval, que transcende os portões da escola e inunda a cidade e o país com muitos ritmos, transformando cada cidadão em brincante e músico em potencial.
Fizemos duas atividades bem divertidas com as turmas da Educação Infantil. A primeira foi trazer uma caixa surpresa repleta de objetos que interagiam com a memória de cada um de nós e se relacionavam com o nosso repertório de marchinhas tradicionais. Um leque nos lembrou do calor e de Allah-la Ô; uma chupeta nos remeteu a Mamãe Eu Quero; uma flor, a Jardineira; um apito a Índio Quer Apito. E por aí foi...
Na segunda atividade, criamos fichas com emojis que lembram gestos de comando dos mestres de bateria de blocos e escolas de samba, para que brincássemos com a regência no trabalho com os instrumentos acompanhando o samba Conversando a Gente se Entende.
Logo as crianças estavam empolgadíssimas, brincando de reger os amigos.

Adaptação

TAM e TAT
Durante a adaptação, as crianças das TAs foram apresentadas à rotina das aulas de Dança. Após chegarem ao salão e tirarem os sapatos, sentaram em roda para movimentar e aquecer o corpo antes de dançar.
Ao som de diferentes marchinhas de carnaval, brincaram de estátua e de esconder partes do corpo. Usaram também os bambolês para dançar, pulando dentro e fora dele e trocando de lugar.
Com muita alegria, apreciamos nosso samba-enredo deste ano e dançamos equilibrando almofadinhas de espuma em diferentes partes do corpo.

Pombo-correio

TBM, TBT e TCT
Nas aulas de Dança, as crianças encontraram uma caixa surpresa. Dentro dela havia a foto de um pombo, uma carta, um pendrive e até um guarda-chuva colorido, e esses objetos intrigaram as turmas. Atentos a cada dica, os pequenos experimentaram o frevo e alguns passos como o do saci e da tesoura, ao som de Pombo-correio, na interpretação de Moraes Moreira.
Continuamos em ritmo de carnaval apreciando nosso samba-enredo deste ano, Cantando a Gente se Entende. Em seguida, aprendemos a movimentação criada pelos alunos grandes (F9) para o refrão do samba, que dançamos também no desfile do nosso bloco.

Aniversários

De 2 a 15 de Março

2 Beatriz Pereira Pontual TAM
3 Rafael Dantas Zeraik TAT
3 Rafael Bassoul do Outeiro F8M
4 Felipe Nicolai de Souza Tenius F8M
5 Benjamin D'orey Fainguelernt F6M
5 Rodrigo de Mello França Mendes F9T
6 Antonio Rabello Dorchester F6M
6 Theo Buarque de Hollanda F9M
7 Mariana Taglialegna de A Ramos F9T
7 Rafael Lins de Barros Guardatti TBM
8 Almir Gonçalves Benedito AUX
8 Joana Rocha da Luz F1BM
8 Mia Araujo Lima Rocha F8M
8 Laura Justus Amendoeira F1BM
8 Mateus Medina Goodier F4T
8 Cristina Gonçalves Martins F4M
9 Antonio Touma de C Campos TBM
9 Clara Bassoul do Outeiro F4M
10 Luísa de Almeida Barros F4T
10 Manoela de Almeida Barros F5T
11 Gabriel Chartuni do Nascimento F2TN
11 Julio Novellino Serran F6M
11 Fernanda Cordeiro Ferreira AUX
11 Taiane Theodoro P Cavalheiro AUX
12 Paula H Lobo de A Magalhães F9M
12 Hugo Kemper Lima F4M
12 Theo Barros Boavista F3M
12 Flora Epelbaum Paranhos TAT
13 Raimundo Nicioli Queiroz PRO
14 João Pedro R F Leibsohn Martins F7T
14 Clara Pereira Moço de Souza TAT
15 Aisha Rocha Coentro Burgos F9M
15 Maria Luiza de Souza Brakarz F6T
15 Manoel Miller Costa F3M
15 João Soares Caminha F6T