Notícias de 26 de Outubro de 2018 - Ano XXV

Para Todos

Questionário de Avaliação

Na semana passada enviamos o questionário por email. Todos os anos contamos com a avaliação de vocês para repensar a escola. Sugestões e críticas são fundamentais para que possamos traçar novos rumos, aperfeiçoando estratégias para melhorar o atendimento aos alunos e às famílias. Contamos com sua participação respondendo ao Questionário de Avaliação (link).
O prazo para o envio do formulário vai até 12/11, segunda-feira.
As reuniões de avaliação serão nas seguintes datas:
Ed. Infantil e F1 - 26/11 (seg)
Fundamental I e II - 27/11 (ter)
Não deixe de participar!

Matrícula de Alunos Novos

Ainda temos algumas vagas na Ed. Infantil e no Fundamental II. Pedimos a colaboração de vocês, pais e mães da Sá Pereira, divulgando a escola aos amigos. A acolhida dos alunos novos está sendo feita em ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade para cada faixa etária e turma, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Para visitar a escola ou para obter mais informações é preciso agendar por telefone com a Secretaria: 2538-3231.

Feriado de Finados

Na próxima sexta-feira teremos o feriado de Finados. A edição 950 do Informe será publicada no dia 1/11, quinta-feira.

Avisos EFII

Passeio das F7

F7
Na próxima terça-feira, 30/10, as F7 visitarão o Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante todo o dia, com saída programada para as 7h e retorno para as 18h. Pedimos que cheguem à escola às 6h30, para não haver atrasos.
Os estudantes serão acompanhados pela coordenadora Jade Moura, pelas professoras Luciana e Jade Prata e pelas auxiliares Priscila e Diana, além da equipe pedagógica do Instituto Moleque Mateiro.
Recomendamos que cada estudante vista calça comprida, use tênis confortável e leve protetor solar, repelente, boné, uma camisa de manga comprida (para proteção contra os mosquitos do mangue), roupa de banho, toalha e lanches saudáveis para manhã e tarde.

Sobre as Turmas

Sarau

Fundamental II
O sarau foi inteiramente organizado pelas F8. Dessa forma, os colegas desse segmento dão boas vindas aos alunos de F5 que, em 2019, serão os calouros do Fundamental II.
Foi lindo, garotada! Parabéns aos que se apresentaram para o público animado de amigos, ex-alunos e professores!

Projetos em Série

Fundamental II
Os projetos estão tomando forma e cor! Os alunos estão encontrando formas variadas de transformar em arte questões que enfrentam no dia a dia.
A criatividade está solta, expressa em esculturas, bordados, quadrinhos, fotografias, montagens e colagens. Os temas, escolhidos pelos alunos, nos mostram o quanto essa garotada esperta tem a dizer!
O estudo da ficha O Corpo nas Artes Visuais vem alimentando de ideias e conhecimento essas construções e registros.

Museu Nacional Vive

F6
As F6 discutiram e refletiram, através do Projeto, sobre os povos originários brasileiros, suas memórias, valores etc. Quando o Museu Nacional pegou fogo, recebemos uma notícia do Jornal Joca sobre o assunto e, na aula de Português, recebemos Lucas Bártolo e Morena Freitas, antropólogos e pesquisadores do Museu Nacional. Com a ajuda deles, conhecemos como funcionam os bastidores, as pesquisas, e entendemos a importância do Museu da UFRJ para a história dos povos indígenas, que hoje têm seus primeiros representantes como pesquisadores, certamente ressignificando a história e tornando ainda mais vivo e dinâmico esse espaço de conhecimento.
Temos conversado sobre os espaços de estruturação, manutenção e conservação do conhecimento, como são os museus e bibliotecas. Nossa discussão se debruça, neste momento, sobre o direito ao conhecimento e à leitura, privilégio ainda de poucos.
Museus e bibliotecas, além de serem lugares de conservação de nossa memória, de troca de conhecimento, são também lugares de manutenção do passado e que permitem pensar e criar o nosso futuro.
Agradecemos a disponibilidade e generosidade de Lucas e Morena, que valorizaram todas as perguntas feitas e responderam a tudo com clareza, afeto e sinceridade.
E aproveitaram para dar um recado importantíssimo: o crânio de Luzia foi encontrado! Como todos nós, ela também resiste às desfeitas à cultura e à educação!

Narrativas Indígenas

F6
Durante o segundo semestre, as F6 investigaram o acervo de narrativas indígenas da biblioteca. Entre autores indígenas e não indígenas, os alunos leram histórias e escolherem uma para encenar para a turma.
Havia um desafio, porém, inspirado nas animações da lenda da Iara e do Boto da série Juro que Vi: a encenação não poderia ter falas; apenas gestos, expressões e música.

Reading is Cool

F6
Nossa trajetória em torno de livros e leituras começou com debate sobre as bibliotecas e livrarias e suas diferenças; pesquisamos e conhecemos formas inusitadas pelas quais os livros chegam até seus leitores; desvendamos as diversas partes que estruturam os livros, confeccionamos sobrecapas para nossos livros favoritos, com minibiografias de seus autores, sinopses, opinião de leitores...
Estamos nos dedicando, em sala, à leitura de Billy Elliot. O protagonista, filho de um minerador dos anos 80, em Londres, enfrenta dificuldades quando decide abandonar as aulas de boxe e frequentar as de dança.
Nesse início de leitura, os motivos que levam os trabalhadores a fazerem greve e a questão da organização social têm mobilizado os estudantes.

Operações com Frações

F6
As F6 estão se dedicando às operações com frações. Depois de se apropriar do conceito de frações equivalentes, perceberam que poderiam utilizá-lo para igualar denominadores.
Já aprenderam também a multiplicação. Observando situações que se caracterizavam como multiplicação serem resolvidas por métodos alternativos, os alunos conseguiram perceber um padrão: multiplicou-se numerador por numerador e denominador por denominador.
Mais interessante, porém, foi o que aprenderam depois: simplificar as frações. É o que se chama cancelamento, e demonstra a beleza da Matemática.

Capoeira

F6 e F7
As F6 e F7 estão vivenciando a capoeira, tentando entender as diferenças entre a angola e a regional. Conversando sobre as possíveis origens da capoeira, chegamos a uma certeza: ela nasceu no Brasil.
Experimentaremos a dinâmica do jogo e a roda, sem esquecer da música, fundamental nessa arte.

Números Negativos Presentes

F7
Em que situações do cotidiano os números negativos estão presentes? Com esta reflexão, os alunos de F7 iniciaram o estudo dos números negativos.
Fizeram comparações, posicionando inteiros, frações e decimais negativos na reta numérica e assimilaram o conceito de números opostos/simétricos.
Estão se dedicando às operações. Já aprenderam a adição e a subtração e perceberam a grande novidade: subtrair um número negativo equivale a fazer uma adição. Para conseguir visualizar esse fato concretamente, jogaram Perdas e Ganhos, e puderam observar que quando perdem fichas negativas, aumentam seu saldo.

Oliver Twist

F7
Enquanto as F7 acompanhavam a jornada do protagonista, desde seus primeiros dias na workhouse até encontrarem alguns de seus familiares, passando por suas aventuras em uma casa de meninos de rua em Londres, vários temas foram levantados em sala.
A separação das crianças de suas famílias foi atualizada com a discussão sobre os processos migratórios em que, na busca por melhores condições de vida, muitas vezes os pais se separam dos filhos.
Outra questão importante: como um menino órfão tinha nome e sobrenome? Lembramos como os negros africanos que chegaram no Brasil na condição de escravos recebiam seus nomes a partir de seus lugares de origem, ou nomes portugueses dados por seus senhores.
Já no final da leitura, com a elaboração da Oliver's Family Tree, em que as relações de parentesco poderiam ser desempenhadas por diferentes personagens ao longo da leitura, estamos discutindo os vários padrões familiares que se estabelecem a partir do cuidado e do afeto, e que sempre estiveram em pauta.

Body Shaming

F8
E o corpo na propaganda? Partindo dessa pergunta, as F8 fizeram uma apreciação de anúncios em revistas.
Pedimos que os alunos analisassem criticamente os preconceitos e padrões implícitos nesses textos. Depois de muita conversa, os grupos criaram novos anúncios para os mesmos produtos, só que respeitando a diversidade.
Assim, o conceito de body shaming foi discutido. Foi uma oportunidade para os estudantes falarem sobre eles mesmos, suas vergonhas e seus preconceitos, arriscando-se oralmente e por escrito.
A atividade foi bacana, pois os alunos compartilharam seus desejos de refletir sobre como agimos e reagimos à diversidade que nos cerca.

Processo Criativo

F8
Nas aulas de Dança das F8, demos início à construção da coreografia de fim de ano. Depois de lermos o texto da festa e entendermos o que nossa coreografia representa nessa estrutura dramática, trechos de cordel do espetáculo Auê, do grupo Barcas de Corações Partidos, e trechos do espetáculo Parabelo, do Grupo Corpo, nos inspiraram.
Em grupos, os alunos trouxeram sugestões de movimentos, tornando-se coautores desse trabalho e entendendo a dança como uma linguagem de expressão artística.

Festa de Encerramento

F9
Estamos em pleno processo de criação da nossa festa de final de ano. Além de cantar e dançar, os alunos de F9 interpretam a maior parte das cenas teatrais.
É muito importante que todos estudem o roteiro e se familiarizem cada vez mais com a sequência das cenas. Cada um deve saber suas entradas e saídas e, claro, ter suas falas decoradas para que a festa possa acontecer.

De Todos

Outubro Acabou

Nosso aluno Antonio (F3T) convida todos para assistir ao filme Outubro Acabou, do qual participou, e que foi realizado por Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, seus pais. O curta-metragem de 23 minutos é sobre a infância e será exibido em um evento infantil no Parque Lage. Haverá uma tela em frente à piscina e, se estiver calor, as crianças poderão ver o filme de dentro dela!
A exibição acontecerá no Cine Laguinho, amanhã, 27/10, às 18h30, na piscina. O evento é aberto ao público.

Aniversários

De 27/10 a 2/11

Outubro
27 Francisco Bacellar Freudenfeld TGT
28 Gilles Batista Vieira AUX
28 José Schmidt Felippe Lopes Domingues F2M
28 Filipa Moletta Mendes Moraes F2T
28 Juliana Reis Pompeu Bastos Moreno AUX
29 Antonio Bento de Oliveira Barbalho F9T
29 Arthur de Moura Ungier F2M
29 Miguel Linberg Asseff F6M
29 Julia Ribeiro Sharp F1AT
29 Sofia Ribeiro Matta de Almeida F7T
29 Teodoro Rebouças do Amaral de Abreu Ramos F5T
30 Rafaela Cordeiro da Silva Maia TFM
30 Miguel de Castro Aragão F2M
31 Theo Abulafia Lerner F5M
Novembro
1 Maia Rocha Coentro Burgos F9M
1 Leonardo Kasahara Mattietto F5M
1 Henrique Bastos Paixão Gomes F9T
2 Vanessa da Silva dos Santos AUX