Notícias de 26 de Outubro de 2018 - Ano XXV

Para Todos

Questionário de Avaliação

Na semana passada enviamos o questionário por email. Todos os anos contamos com a avaliação de vocês para repensar a escola. Sugestões e críticas são fundamentais para que possamos traçar novos rumos, aperfeiçoando estratégias para melhorar o atendimento aos alunos e às famílias. Contamos com sua participação respondendo ao Questionário de Avaliação (link).
O prazo para o envio do formulário vai até 12/11, segunda-feira.
As reuniões de avaliação serão nas seguintes datas:
Ed. Infantil e F1 - 26/11 (seg)
Fundamental I e II - 27/11 (ter)
Não deixe de participar!

Matrícula de Alunos Novos

Ainda temos algumas vagas na Ed. Infantil e no Fundamental II. Pedimos a colaboração de vocês, pais e mães da Sá Pereira, divulgando a escola aos amigos. A acolhida dos alunos novos está sendo feita em ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade para cada faixa etária e turma, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Para visitar a escola ou para obter mais informações é preciso agendar por telefone com a Secretaria: 2538-3231.

Feriado de Finados

Na próxima sexta-feira teremos o feriado de Finados. A edição 950 do Informe será publicada no dia 1/11, quinta-feira.

Avisos Pereirinha

Projetos e Arte

Pereirinha
Na próxima semana iniciaremos as exposições dos trabalhos de artes das Turmas da Pereirinha. Nosso objetivo é que as famílias possam se organizar e escolher um dia para vir à escola, na hora da entrada ou da saída, e apreciar a produção das crianças, que ficará exposta nos murais de entrada. Fiquem atentos às datas!
Turma da Boca - de 29/10 a 1/11
Turma da Careta - de 5 a 9/11
Turma do Pé - de 12 a 14/11
Turma do Corpo - de 21 a 23/11
Turma do Umbigo - de 26 a 30/11
Turma da Cambalhota - de 3 a 7/12

Jovens Aprendizes

Pereirinha
Recebemos duas jovens aprendizes na escola para fazer parte da equipe da Pereirinha: Layane e Bia, nossa querida ex-aluna. Estamos muito felizes com a chegada delas.
Sejam bem-vindas!

Passeio Turma do Corpo

Turma do Corpo
A Turma do Corpo vai à Pracinha do Largo dos Leões na próxima quarta-feira, 31/10.

Sobre as Turmas

Cartas

Turmas do Corpo e do Pé
As Turmas do Corpo e do Pé, que utilizam, cada uma em seu turno, a sala de jogos na hora da entrada, escreveram cartas uma para a outra, para compartilhar os aprendizados com as pesquisas que desenvolveram sobre o contato do corpo com elementos da natureza. Numa troca rica e repleta de significado, as crianças exploraram as linguagens oral e escrita, entrando em contato com a função do texto.

Carta da Turma do Corpo para a Turma do Pé:

"Oi Turma do Pé, a nossa turma é a Turma do Corpo. Estamos escrevendo para contar como brincamos com os materiais da natureza. Usamos terra, água, pedras, areia, folhas e flores. Nós desenhamos com pedras e brincamos com dinossauros em cima delas. Colocamos terra em panelinhas, desenhamos na terra e fizemos tinta com terra. Fizemos também colagem com folhas, terras e flores. Usamos folhas para fazer carinho no nosso corpo e para carimbar no papel. Fizemos barquinhos de papel para brincar na água. Vimos que a água pode ser quente e fria, e que quando colocamos no congelador, vira gelo. Nós até pintamos com gelo de tinta. Nós adoramos brincar com a natureza! Agora, nós queremos saber: o que vocês fizeram com os materiais da natureza? Beijos, Turma do Corpo."

Resposta da Turma do Pé para a Turma do Corpo:

"Olá Turma do Corpo,
Adoramos receber a carta que vocês mandaram. Nós também brincamos de fazer comidinhas com terra, água e folhas e procuramos dinossauros embaixo da terra.
Também fizemos barquinhos de papel, colocamos na água, sopramos com um canudo e eles andaram por causa do ventinho que saía da nossa boca.
Teve um dia que choveu muito e colocamos uma bacia no pátio da frente. No final do dia, a bacia estava cheia de água da chuva! Usamos essa água para molhar o papel na sala de artes e depois pingamos gotinhas de tinta por cima. Em um outro dia, a Moema, nossa amiga grande, veio fazer bolhas de sabão. Corremos, pulamos e esticamos muito o nosso corpo atrás das bolhas para estourar. Elas eram gigantes! Foi muito legal!
Um beijo com amor,
Turma do Pé:

Corpo, Cores e Formas

Turma da Careta
Os estudos da Turma da Careta sobre o hip hop, sua movimentação corporal e o universo que o cerca têm rendido boas conversas e divertidas experimentações. Aprofundamos nossas pesquisas sobre o grafite, mais precisamente sobre as obras de Eduardo Kobra. Observamos seus murais, os detalhes mais marcantes e suas cores vibrantes.
Conhecemos o livro The Street Art Stencil Book, produzido pelo on.studio, no qual são apresentadas diversas obras que retratam a arte urbana. Há também diversos stencils das diferentes obras apresentadas.
Inspirado por tantos materiais e movimentações, o grupo se dedicou à produção de um trabalho que aliava fotos das crianças dançando break às cores marcantes dos trabalhos de Kobra e aos stencils, como os do livro.
Foi preciso ter cuidado, atenção e concentração. As crianças adoraram ver suas fotos e desenhos ganhando forma no papel colorido.
Assim, mergulhamos ainda mais fundo nessa dança, que tem tornado nossas manhãs ainda mais animadas.

Corpos no Hip Hop

Turma da Boca
A Turma da Boca foi surpreendida com fotografias de pessoas realizando diferentes movimentações corporais. Quais partes do corpo utilizaram? Que movimentos estão fazendo? A partir dessa sensibilização, iniciamos nossas pesquisas acerca do hip hop. Com o enfoque na breakdance, as crianças experimentaram passos e movimentos, percebendo a necessidade de enrijecer e relaxar o corpo. Registramos suas primeiras impressões e sensações:
"O menino ficou de cabeça para baixo e deu um pulão. Olha!" (Pedro)
"A gente vira de cabeça para baixo e gira!" (Leonardo)
"O hip hop é difícil. Tem que fazer muitas coisas com os braços e com as pernas!" (Santiago)
"Tem um que coloca as mãos no chão e fica de cabeça para baixo." (André)
"A gente mexe o corpo todo. As mãos, os braços, a cabeça, as pernas." (Alice)
"É diferente do forró, porque a gente não dança juntinho com o amigo." (Maria)
"A perna ficou lá no alto e a barriga dele apareceu." (Tomás F.)
Conhecemos o grafite através das obras de Eduardo Kobra e Os Gêmeos. Aguçamos nosso olhar para os materiais utilizados nesse gênero artístico, percebendo como e onde as obras são feitas. Buscamos inspiração em grafites para fazer trabalhos individuais e coletivos, que estarão expostos na próxima semana na entrada da Pereirinha.
Venham apreciar!

De que Cor É a sua Pele?

Turma da Cambalhota
Após observarmos as características físicas de Dona Benta e conversarmos sobre mudanças que ocorrem no nosso corpo desde que nascemos, foi a vez da Tia Nastácia aparecer na Turma da Cambalhota. A primeira característica observada pelas crianças foi:
"Ela é mais pretinha que a gente."
Como é a nossa pele? Observamos no nosso grupo a grande diversidade de tons de pele existentes e complementamos nossa conversas com a leitura de A Cor de Coraline, de Alexandre Rampazo. Na história, Coraline ouve de Pedrinho um pedido que ela acha difícil de atender: "me empresta o lápis cor de pele?"
Afinal, qual é a cor da pele? Existe uma única cor? Existem tons de pele muito diferentes? Com histórias e observações, vamos levantando mais questionamentos e curiosidades sobre o nosso corpo.

Nina e Iara

Turma do Umbigo
"Sabe o que é que faz
Sereia em alto-mar?
Depois que se penteia
Põe-se a cantar..."
A Turma do Umbigo se encantou com aquela personagem do nosso folclore que, metade peixe, metade humana, fascina todos com seu canto: a famosa Iara, protetora do seres marinhos.
Observamos as características de seu corpo e as comparamos com as dos personagens pesquisados anteriormente. O interesse por esses seres enigmáticos tem proporcionado um olhar cada vez mais respeitoso para a diversidade de corpos.
Conhecemos e dançamos ao som de Marchinha da Sereia, de Hélio Ziskind. Nossa amiga Nina contribuiu com livros da coleção Turma da Mônica, que nos deu a oportunidade de explorar ainda mais a personagem Sereia.
Na semana passada recebemos uma visita muito especial:
"Recebemos a visita da Nina, filha da nossa professora de Dança, Renata. Ela trouxe uma maleta de costura e nos contou que aprendeu devagar a bordar, com sua professora na escola. Nina também mostrou uma argola azul que deixava o pano esticado, algumas agulhas e linhas de cores diferentes. Bordamos o nome da nossa turma, junto com a Nina, e a Renata deu um pano pra nossa turma desenhar e costurar depois. Foi uma visita muito linda!" (Texto coletivo)

Dança e Música

Tambores

Pereirinha
O trabalho com o tambor foi um eixo de atividades que costurou os projetos. Ora mostrando a diversidade rítmica que inspira toda qualidade de movimento e dança, como o maracatu e a ciranda; ora trazendo um pouco da nossa carioquice com o samba, nosso lado nordestino com o forró e nosso lado urbano com o rock e o hip hop.
Com nossos tambores, fizemos reproduções rítmicas combinando pequenos fraseados e um fator a mais: usamos o timbre do aro.
Combinar pele e aro, além de exigir mais da nossa percepção e memória, permite combinações de batidas que ajudam a definir as levadas dos ritmos. Como na sequência pele/pele/aro, que é a batida de We'll Rock You.
Mas, ao deslocarmos um tantinho essas mesmas notas, temos o baião.

De Todos

Outubro Acabou

Nosso aluno Antonio (F3T) convida todos para assistir ao filme Outubro Acabou, do qual participou, e que foi realizado por Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, seus pais. O curta-metragem de 23 minutos é sobre a infância e será exibido em um evento infantil no Parque Lage. Haverá uma tela em frente à piscina e, se estiver calor, as crianças poderão ver o filme de dentro dela!
A exibição acontecerá no Cine Laguinho, amanhã, 27/10, às 18h30, na piscina. O evento é aberto ao público.

Aniversários

De 27/10 a 2/11

Outubro
27 Francisco Bacellar Freudenfeld TGT
28 Gilles Batista Vieira AUX
28 José Schmidt F L Domingues F2M
28 Filipa Moletta Mendes Moraes F2T
28 Juliana Reis P Bastos Moreno AUX
29 Antonio Bento de Oliveira Barbalho F9T
29 Arthur de Moura Ungier F2M
29 Miguel Linberg Asseff F6M
29 Julia Ribeiro Sharp F1AT
29 Sofia Ribeiro Matta de Almeida F7T
29 Teodoro R do A de Abreu Ramos F5T
30 Rafaela Cordeiro da Silva Maia TFM
30 Miguel de Castro Aragão F2M
31 Theo Abulafia Lerner F5M
Novembro
1 Maia Rocha Coentro Burgos F9M
1 Leonardo Kasahara Mattietto F5M
1 Henrique Bastos Paixão Gomes F9T
2 Vanessa da Silva dos Santos AUX