Notícias de 5 de Outubro de 2018 - Ano XXV

Para Todos

Dia da Criança e 70 Anos

É um privilégio comemorar os 70 anos da Escola Sá Pereira e o Dia das Crianças no Jardim Botânico, espaço público tão especial da nossa cidade. Amanhã, sábado, 6/10, esperamos por todos! Pedimos que olhem nosso site antes de saírem de casa. Qualquer alteração publicaremos na primeira página.
Haverá três momentos:
Das 9h às 10h30 - Educação Infantil e Primeiro Ano.
Das 10h40 às 12h - Ensino Fundamental I.
Das 12h às 13h40 - Ensino Fundamental II.
Programação Completa (link)
Cheguem com 40 minutos de antecedência para poderem comprar os ingressos a tempo de apreciar a exposição Memória da Sá Pereira. Os preços dos ingressos são: R$15,00 (inteira); R$7,50 (meia). Crianças até 5 anos têm gratuidade.
O Jardim Botânico - que está na memória de muitos de nós e na memória da cidade - é um museu vivo, um espaço de ciência e pesquisa. Por isso a direção nos pediu para lembrar suas regras aos convidados.
Não pode: patinete, balão, bola, alimentos no arvoredo. Mas há restaurantes e lanchonetes perto da entrada do Centro de Visitantes, além da lanchonete dentro do parque infantil. No site (link) tem mais informações.
Anotem algumas dicas ou sugestões.
Como se preparar: roupas e calçados confortáveis, garrafinha d'água, uma noite de sono bem dormida e, para quem precisa, o despertador para não perder a hora!
Informações importantes: nossos funcionários estarão uniformizados com camiseta azul; pedimos aos alunos que também usem a camiseta da escola; verifiquem no mapa do Jardim Botânico a localização do ponto de encontro do seu grupo.
Como chegar: sugerimos o uso de transporte público ou bicicleta.
Não percam! #sapereira70anos

Papo Aberto 3

No dia 10/10, quarta-feira, às 18h30, realizaremos o próximo Papo Aberto, parte da programação que comemora os 70 anos da escola. Receberemos Carlos Alberto de Mattos Ferreira, doutor em saúde coletiva e psicólogo, para refletirmos sobre as intensas transformações na cultura e seus impactos sobre as subjetividades dos jovens. O que difere a adolescência contemporânea da vivida pelas gerações pré-redes sociais? Que modelos de identificação pessoal e profissional são possíveis e acessíveis aos jovens de hoje? Como pais e professores podem acompanhar e apoiar os jovens nessa etapa da vida? Auditório da Pequena Cruzada, Av. Epitácio Pessoa, 4.866 - Lagoa. Restam pouquíssimas vagas. Faça sua inscrição! Inscrições neste link.

Matrícula de Alunos Novos

Comunicamos aos que nos visitaram, interessados em vagas para 2019, que as primeiras convocações já foram feitas por email, observando os critérios de prioridade expostos em nosso site (link). Gostaríamos de poder atender a todos, mas, como avisado nas reuniões de apresentação da proposta pedagógica, somos uma escola pequena e temos poucas vagas. Caso haja alguma desistência, faremos novas convocações.
As matrículas para as crianças convocadas para a Educação Infantil serão de 8 a 11/10, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Caso você não compareça até essa data, entenderemos como desistência.
Para as turmas de Ensino Fundamental, de 24 a 26/10, depois de divulgados os resultados do processo de avaliação e convivência, marcado para a semana de 16 a 19/10. Aguardamos o envio da confirmação da participação nesse processo das crianças convocadas até o dia 11/10.

Feriados

Teremos um feriadão na próxima semana. Sexta-feira, 12/10, é dia de N.S. Aparecida e Dia das Crianças! E na segunda-feira, 15/10, é o Dia dos Professores e Auxiliares de Ensino. Aproveitem!
Agradecemos aos nossos professores pela dedicação e compromisso em manter nossa escola com essa energia tão vibrante. Parabéns a todos!

Avisos EFI

Feira Moderna

Fundamental I
No dia 27/10, sábado, faremos a Feira Moderna do Fundamental I. As crianças dividirão com as famílias e os amigos de outras turmas um pouco do que estudaram e pesquisaram ao longo do ano.
F2M, F3M, F4M e F5M - das 9h às 10h.
F2T, F3T, F4T e F5T - das 10h30 às 11h30.

O Sarau Está Chegando!

F5
Alô, Fund. II e F5, o Sarau já está chegando! O evento mais esperado do ano acontecerá no dia 19/10, sexta-feira, das 18h30 às 21h.
As inscrições para as apresentações já estão encerradas e as F8 estão agora envolvidas nos preparativos finais.
Lembrando que este é um evento musical interno, destinado a F5, Fund. II, ex-alunos, professores e funcionários da escola.

Sobre as Turmas

Processo Criativo

Fundamental I
Nas aulas de Dança do Fundamental I, demos início ao processo de montagem para as coreografias da nossa Festa de Encerramento. Lemos com as turmas o texto que foi escrito pela equipe de Artes, buscando o diálogo com o Projeto Institucional Da Cabeça aos Pés, que Histórias o Corpo Conta?; e discutimos o que cada coreografia representa nessa estrutura dramática.
Em pequenos grupos, nossos alunos aproveitaram o conhecimento adquirido ao longo do ano sobre o corpo para pesquisar movimentos que pudessem fazer parte das nossas composições. Esse exercício estimula nossas crianças a se colocarem no lugar de coautoras dos trabalhos artísticos e as ajuda a entender que a dança é também uma linguagem de expressão.
Aos poucos, a hesitação inicial do processo criativo foi dando vez a movimentos e a um trabalho de grupo significativo em nosso processo de aprendizagem.

Visita ao Mercado

F2
Iniciando os preparativos para o mercadinho das F2, fomos até o Farinha Pura, na Cobal, para entender como um mercado se organiza. Descobrimos que os produtos foram arrumados em seções e começamos a pensar na lógica dessa organização. Vimos, por exemplo, que os molhos ficam ao lado dos macarrões, que pães e leite ficam perto de outros produtos de café da manhã e que existe uma diferença entre alimentos congelados e frios.
No final do passeio, algumas crianças da F2M ajudaram em uma compra com dinheiro de verdade! Puderam pensar no valor total da compra, quanto tinham de dinheiro disponível e se receberiam troco.
Retornamos com muitas dicas e muito animados para realizar o nosso mercadinho.

Estátua!

F3
As F3 brincaram de estátua nas aulas de Artes, mas não foi de qualquer estátua, não! Ao comando da professora, as crianças preparavam poses correspondentes aos períodos da arte na Grécia antiga, estudados em sala. Foi muito divertido encontrar posições e expressões relativas aos períodos arcaico, clássico e helenístico, eleito o favorito, pois possibilitou muita expressão corporal e facial.

Quanto Mede o Pé do Rei?

F3M
...foi a história que provocou a F3M a enveredar na tarefa de medir os espaços em que convivemos. Sala de aula, Pereirão e os quartos de cada um, todos medidos com os pés ou os passos das crianças e adultos. As medidas eram variadíssimas!
Fomos conferir e medimos tudo novamente, conhecendo e manuseando instrumentos convencionais como a trena e a fita métrica.
Assim, confirmamos a importância dos padrões para executar atividades matemáticas com precisão.

Biblioteca

F3T
Nos empréstimos de biblioteca da F3T temos observado a presença de livros de coleção, como O Diário de um Banana, de Jeff Kinney; O Diário de Pilar, de Flavia Lins e Silva; Judy Moody, de Megan McDonald; O Capitão Cueca, de Dav Pilkey; O Menino Maluquinho, de Ziraldo, entre outros, circulando com maior regularidade no meio da criançada.
Para enriquecer ainda mais essas leituras, vamos oferecer outros títulos de autores conhecidos, e as crianças poderão explorar novas histórias, ampliando o repertório literário. Quem será o autor homenageado da próxima segunda-feira?
Aguardem a surpresa!

Reflexões Sobre a Divisão

F4
A divisão está presente em propostas cotidianas da escola, desde a Educação Infantil. Contudo, sua sistematização acontece por aqui a partir do quarto ano. As F4 andam debruçadas sobre essa construção e, para que ela se solidifique aos poucos, algumas reflexões estão bem presentes em nossas discussões.
Após debatermos a relação entre a adição, a subtração, a multiplicação e o raciocínio da divisão, partimos para a ação usando balas, chocolates ou flores de papel. Ao refletir sobre a importância de entender os enunciados, as turmas perceberam que, quando envolvem a divisão, os problemas implicam dois raciocínios: agrupamento e distribuição.
No agrupamento, a quantidade em cada grupo está estabelecida; na distribuição é informado o número de grupos. Será necessário, então, determinar a quantidade de elementos por grupo.
Essa reflexão está na base da construção e já aparece em registros numéricos que se aproximam do algoritmo da divisão. Agora, é arregaçar as mangas e se esbaldar com a solução de muitos enigmas.

Sensações na Floresta

F4
Para apurar os sentidos e perceber que o mundo é bem maior do que nossos olhos podem ver, as F4 foram à Floresta da Tìjuca.
De olhos vendados e muito atentas, as crianças foram convidadas a partilhar frutas de variados tipos, dispostas sobre uma mesa, identificando-as pelo olfato e pelo paladar.
Depois seguiram uma trilha sobre um tapete de folhas, ouvindo os sons e guiando os amigos até um riacho, onde pés encontraram a água gelada e as texturas do fundo.
Na volta, a mesma trilha ganhou olhares apurados para a variedade de árvores e folhagens. Como diria Manoel de Barros, "nosso quintal é maior que o mundo".

Vozes da Experiência

F4
Depois de contar uma história na linguagem de sinais para os alunos da Pereira, a F4T recebeu Maria Juvênia, avó do Eduardo, para uma conversa sobre Libras.
Juju, como gosta de ser chamada, está estudando no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos - e ensina crianças em Libras. Ela falou sobre seus estudos, sua relação com os surdos e sobre seu trabalho. As crianças conheceram o alfabeto, algumas expressões mais corriqueiras e tiveram uma boa reflexão sobre a inclusão dos deficientes auditivos na escola. A visita tocou corações.
Obrigada, Juju!
A F4M recebeu Ney Chaves, avó de ex-alunos da escola. Ela veio conversar sobre a importância de cuidar dos olhos, sobretudo nos dias de hoje, em função do uso de eletrônicos. Explicou também que os exercícios que ela nos ensinou a fazer podem contribuir para manter nossa visão saudável, prevenir e até mesmo regredir problemas oculares.
Agradecemos a parceria, Ney!

Music or Song

F4
As F4 escutaram vários tipos de música e os classificaram em gêneros: rock, hip hop, pop, samba, country, entre outros.
Refletiram também sobre a diferença entre as palavras music e song. No caderno, registraram song's name / singer or band / music genre / I like it ou I don't like it.
No final da aula, fizemos um musical statue e todos adoraram!

Memória e Ciranda Literária

F5
Com o fim da ciranda de autores brasileiros, as crianças da F5T foram convidadas a trazer seus livros prediletos para partilhar. A ideia era resgatarem suas memórias literárias, suas experiências mais significativas com a leitura. Todas ficaram empolgadas com a atividade, e teve criança fazendo o pai trazer uma ecobag cheinha de livros.
Nosso cardápio de leitura ficou bem variado: tinha até Machado de Assis e Maria da Penha!
"Quem é Maria da Penha?" "Maria da Penha não é uma lei?"
Apesar da história triste, vimos como a denúncia e a luta de Maria da Penha foram valiosas para as mulheres brasileiras.
Em roda, nossos leitores foram namorando um e outro título e, generosos, sentiram-se à vontade para emprestar e tomar emprestados livros entre o grupo. Nem precisaram de nossas recomendações.
Na F5M, as crianças formaram grupos de leitura. Inspiradas pela Ciranda de Autores Brasileiros, criaram a Ciranda da Bibli: cada grupo selecionou títulos, seguindo alguns critérios: ter uma história de suspense, um conto clássico, um autor brasileiro... Foi uma verdadeira escavação no acervo desse espaço mágico. Os títulos escolhidos pelos grupos serão "cirandados" de agora em diante.
Para completar a magia desse encontro entre crianças e livros, Nico (F5M) trouxe um projetor que mostrava imagens de planetas e estrelas. E assim ficamos, no escurinho da biblioteca, deitados entre histórias e fantasias, olhando o espaço e pensando em quão longe os livros podem nos levar.

Combating Racism

F5
Para ilustrar a trajetória de alguns ativistas, as F5 leram uma ficha com informações sobre Martin Luther King Jr. Essas informações deveriam ser completadas em duplas, depois de assistirmos a vídeos durante as aulas.
Conheceram também Soccer Fence, de Phil Bildner, livro que contextualiza a trajetória de Nelson Mandela e sua luta contra o apartheid na África do Sul. Os alunos registraram no caderno várias informações sobre essas personalidades essenciais na luta contra o racismo.

De Todos

Diário de Pilar na Grécia

Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, pais do Miguel B. (F2T), convida todos para a estreia de Diário de Pilar na Grécia, espetáculo que estão produzindo, baseado no livro homônimo de Flavia Lins e Silva. Será amanhã, 6/10, e haverá uma sessão extra no dia 12/10, Dia das Crianças! Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. Sábados e Domingos, às 17h.

Verão em Rildas

Daniel Caetano, pai do Bernardo (F3T), convida todos para assistir Verão em Rildas, seu mais recente trabalho, em cartaz no Estação Botafogo, às 17h05. O filme mistura documentário e ficção para falar da geração de estudantes que prestou Enem, saiu da casa dos pais e foi morar em repúblicas para estudar nas novas faculdades abertas em cidades pequenas, pelo país afora. Trata também de um caso polêmico que atravessou o caminho dos alunos de Daniel Caetano na UFF de Rio das Ostras, o episódio da performance que ficou conhecida por Xerek Satanik.
Verão em Rildas está sendo exibido também em Niterói e em São Paulo.

Aniversários

De 6 a 10 de Outubro

6 Maria Fernanda Lages Paschoaleto F7T
6 Joaquim Grillo Klejnberg TET
6 Bernardo Cardoso de Almeida Vieira F7M
6 Laura Miranda Adnet TAT
6 Vicente Miranda Adnet TAT
6 Maria Antonia Carvalho Ferreira TGM
7 Joaquim Suarez Cabral F3M
7 Caetano Arruda Varoni de Castro TGM
8 Júlio Mello Nogueira F8T
9 Nina Inerelli Mano F5M
9 Carolina Naice de Oliveira TGT
9 Alice Kodama Flexor F9T
10 Helena Lent Santos AUX
10 Mariana Conde Cavagnari PRO
11 Nina Mureb Bruno F2M
12 Marina Yalom de Mello F1AT
12 Rita de Cassia Cardoso de Oliveira AUX
12 Rafael Martins Rodrigues F9T
12 Rosangela Machado de Oliveira Caldas PRO