Enciclopédia Visual

Ilustrando os Verbetes

A partir dos verbetes ligados ao tema da Lutas pela Liberdade e Construção das Identidades no século 19, desenvolvidos nas aulas de Ciências e Humanidades e inspirados na obra de Wlademir Dias-Pino, começamos a criar a própria Enciclopédia Visual .
Para aumentar as possibilidades de criação, foi apresentado ao grupo o editor de imagens Pixlr. Com essa ferramenta, os alunos poderiam virar, duplicar, retorcer, espelhar, entre muitas outras ações.
Editadas, as imagens foram impressas em papel colorido. Depois foram feitas as composições, em colagem, fazendo uso de formas geométricas, linhas e cortes diagonais, sobreposições e montagens. Os trabalhos se aproximaram muito da obra Enciclopédia Visual Brasileira.

Direitos das Crianças

Curtas de Animação

A partir das discussões nas aulas de Projeto sobre a declaração Universal dos Direitos Humanos e a declaração Universal dos Direitos da Criança, surgiu a ideia de transformar nossas reflexões em curtas de animação. Conversamos sobre stopmotion e tiramos dúvidas sobre o processo de animar imagens e objetos. Assistimos a alguns exemplos de animações com técnicas diversas. Inspirados e organizados em grupos, os alunos escolheram um direito e escreveram uma pequena história que o ilustrasse.
Depois de escritos os argumentos, foi a vez de produzir os storyboards. Em seguida foram criados os cenários e os personagens, com técnicas variadas. Muito papel colorido, massinha e lego foram usados nas produções.

Direitos das Crianças (F4M)

Direitos das Crianças (F4T)

Direitos das Crianças (F5M)

Direitos das Crianças (F5T)

Vinhetas

Vinhetas para Encerramento

A produção das vinhetas foi um processo intenso. Após a apreciação de alguns curtas de animação do Norman McLaren, acabamos optando por uma linguagem mais abstrata, fazendo uso das formas geométricas. Pequenas ações foram surgindo para representar os atos do espetáculo: Diversidade, Conflito/Preconceito e Diálogo.
Em grupos, conseguimos organizar e produzir muitas ideias em stop motion.
As primeiras tentativas foram feitas nos iPads com o aplicativo Flipagram. A seguir, com os argumentos mais bem definidos, partimos para a utilização do programa Muan. Apesar das dificuldades iniciais, os grupos se apropriaram da técnica e conseguiram chegar a bons resultados, que puderam ser apreciados na Festa de Encerramento:

Diversidade Humana - Ato 1

Preconceito e Conflito - Ato 2

Diálogo e Liberdade - Ato 3