Notícias de 25 de novembro de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Datas Importantes

Pedimos especial atenção para os pequenos ajustes que foram feitos no horário da Festa de Encerramento e para a antecipação do Plantão da F3T:
30/11 - Reunião de Avaliação do Fund. I, às 18h30.
15/12 - Ensaio Geral do Fund. I, na Sala Baden. Turno da manhã das 8h30 às 12h e turno da tarde das 13h às 16h30.
16/12 - Último dia de aula, encerramento de 2016.
18/12 - Festa de Encerramento do Fund. I. Turno da manhã das 11h às 12h30 e turno da tarde das 13h30 às 15h.
15/12 - Plantão da F3T, das 18h às 21h.
19/12 - Plantão de Professores do Fund. I. Turno da manhã das 8h às 12h e turno da tarde das 13h às 17h, com exceção da F3T que, por motivos particulares da professora, precisamos antecipar.
13/2 - Início das aulas em 2017.

Encontro de Corais

É com muita alegria que convidamos todos para o Encontro de Corais da Escola Sá Pereira! Além do coro infantil, composto pelas crianças de F4 e F5, teremos a participação do coro adulto e do grupo juvenil. Pedimos que as crianças que vão cantar cheguem às 11h15, para termos tempo de aquecimento e concentração. O uniforme é a camiseta da escola de qualquer cor com short, saia ou calça jeans.
Dia 27/11, próximo domingo, às 12h, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa.
Por ser ao ar livre, o evento será cancelado em caso de chuva.

Figurino Encerramento

F1 - Roupa confortável, toda branca, sem estampas ou marcas, pés descalços.
F2 - Sugestão para meninos: calça preta, camisa branca, gravata borboleta, boina italiana. Sugestão para meninas: vestido de cintura baixa, saia plissada com camisa, meia soquete, sapato boneca.
F3 - Roupa de brincar, inspirada na série Brincadeiras da Infância, de Candido Portinari.
F4 - A dança da turma representará a guerra: roupa toda preta ou cinza, lisa, sem nenhuma marca, pés descalços.
F5 - Figurino do teatro (seguiu pela agenda).

Campanha Cruz Vermelha

Encerramos a campanha de doações de kits de higiene e livros, realizada pelos alunos de Fundamental II. Mas alguns alunos estão mobilizando vizinhos para campanhas fora da Sá Pereira e também se voluntariando na própria Cruz Vermelha. Nossa intenção era justamente provocar este tipo de atuação, que rompesse os muros da escola. E assim, novas ações vão surgir, e outras...

Reunião de Pais

Reunião de Avaliação

As reuniões de avaliação têm como objetivo compartilhar com as famílias o resultado dos questionários de avaliação e discutir o tema do Projeto Institucional de 2017. Elas acontecerão na sede da Capistrano de Abreu, sempre às 18h30. Contamos com vocês.
Educação Infantil - 28/11.
Ensino Fundamental I - 30/11.
Ensino Fundamental II - 29/11.

Ensino Fundamental I

F1 Vai às Compras

As F1 tiveram a oportunidade de participar de um mercadinho produzido pelas F2. Animadas, as crianças fizeram suas compras conferindo sempre se o troco estava correto para que pudessem continuar comprando. Ao voltar para sala, anotaram no caderno de Matemática os produtos que haviam comprado e somaram os preços para saber quanto tinham gasto. O trabalho com o sistema monetário aproxima a Matemática da vida cotidiana das crianças, sem perder o caráter lúdico da atividade.

Museu da Vida

A Turma das Crianças visitou o Museu da Vida, na Fiocruz, em clima de euforia. Fomos muito bem recebidos pela equipe de guias e, logo na chegada, a primeira surpresa foi o encontro com a Kaori, mãe da Yuki, que nos acompanhou durante o passeio. Visitamos vários setores da Fundação, como o Borboletário, a Sala dos Cientistas, a Câmara Escura e o Parque da Ciência. As crianças ficaram encantadas com o passeio de trenzinho, fizeram uma festa com as luzes na Câmara Escura, se divertiram escorregando na célula gigante e fizeram muitas perguntas aos guias. Em sala, prepararam um texto coletivo recordando animados o passeio. Foi uma tarde de plena alegria!

Ajudando o Dr. Quaresma

Em Uma História com Mil Macacos, de Ruth Rocha, conhecemos duas figuras muito atrapalhadas: Jeremias e Quaresma. Eles não se entendiam quando se comunicavam, o que rendeu muito trabalho para as F1. Manusearam dinheirinho, exploraram materiais de contagem, contaram de 10 em 10, descobriram dezenas e dúzias, pensaram nos dias da semana, entre tantas outras atividades matemáticas... Foi uma deliciosa confusão que fez todo mundo pensar muito para ajudar esses dois amigos.

Greens and Fruits

Avaliando a importância das águas para o desenvolvimento das árvores e vegetais, as F1 conheceram, nas aulas de Inglês, duas histórias divertidas sobre frutas, legumes e hortaliças: The Very Hungry Caterpillar, de Eric Carle, conta a semana de uma lagarta faminta e sua busca por guloseimas; em The Heroes of the Vegetable Patch, compartilhado pelo Saulo (F1M), duas crianças traquinas passam a ter mais respeito com a horta da vizinha quando conversam com os strawberries, carrots e potatoes que vivem por lá, recebendo a missão de cuidar deles. Os alunos embarcaram nessa aventura e já planejam fazer uma fruit salad e uma green salad para as comemorações de encerramento do ano.

Mercadinhos de F1 e F2

Chegou o grande dia! Nas F2, nossos meninos e meninas se transformaram em vendedores e caixas de supermercado, se divertiram e aprenderam um bocado. Organizaram os produtos nas seções, separaram cem reais em dinheiro de papel para cada grupo dar o troco (só valiam notas de 2 , 5 e 10 reais e moedas de 1 real para essa composição) e botaram a cabeça pra funcionar. Receberam com entusiasmo os cliente das F1 e também alguns adultos da escola, que ajudaram a ficar de olho nos cálculos. Depois de muitas vendas, com direito até a promoção, cada seção contou o dinheiro do seu caixa e descobriu o lucro, subtraindo o valor inicial que receberam. A vibração foi enorme! Aprender brincando é ainda melhor.

Convite aos Pais de F2

Na próxima semana, o mural da nossa escola vai contar um pouco do projeto Um Novo Olhar para a Vizinhança, com atividades feitas pelas F2 durante o ano. Os pais estão convidados a visitar a escola para ver com as crianças os trabalhos expostos e conversar sobre os estudos, em qualquer horário no turno do(a) filho(a). Sejam bem-vindos!

All About Me

Animados por já saberem escrever alguns big numbers, os alunos das F2 foram estimulados a pensar como os números estão presentes em suas vidas e logo surgiram várias ideias: data de nascimento, números de prédios e apartamentos, do sapato, de livros na estante, idades da família etc.
Além disso, retomaram as aprendizagens do começo do ano e se descreveram, terminando o ano se arriscando na construção e no registro de algumas pequenas frases em inglês.

Bino and Fino

As F3 assistiram ao desenho animado dos irmãos gêmeos Bino e Fino, duas crianças nigerianas que conhecem a história, a cultura e a ancestralidade do continente africano com sua família, principalmente com seus avós Papa Papa e Mama Mama. Para ampliar um pouco mais a visão de uma África contemporânea, acompanharam os vídeos da viagem de duas irmãs que visitam a avó na Nigéria durante as férias. Em seus cadernos, fortaleceram uma escrita de si e de seus familiares e compartilharam suas histórias com a turma.

Cores, Formas e Contas

As F3 passearam pelo grande mercado do Cadeg reconhecendo e sendo apresentadas a um universo de alimentos diferentes nas formas e cores. Muitos desses frutos nunca estiveram em nossas mesas: "será que esse é bom? Tem cor e jeito de ser muito ácido!"
Curiosos e perguntadores, espalharam olhares por tantos estímulos e muito burburinho no meio daquela grande feira! Chegou o momento de trabalhar sério e pra valer. Não vamos nos perder com a beleza, pois os preços estão "salgados, pela hora da morte, custando os olhos da cara!" A ordem era pechinchar, conseguir bons preços e buscar excelente qualidade para atrair o freguês. Negociaram com os comerciantes, pagaram e calcularam trocos sem calculadora! Foi um ensaio geral para o dia em que serão feirantes.

Matemática Gostosinha

Foi muito animada a roda de Biblioteca da F3T. Eva Furnari, Ana Maria Machado e Ruth Rocha foram as autoras selecionadas pela professora para os empréstimos. Primeiro lemos o livro Felpo Filva, da Eva Furnari, e depois preparamos os saborosos docinhos da avó do personagem. Como a receita era uma delícia, usamos os nossos conhecimentos matemáticos para duplicar, triplicar e até quadruplicá-la. Então examinamos os gastos e fizemos uma análise do cupom fiscal da compra feita pela Nivia, funcionária da escola.

Floresta Amazônica

Depois da Feira Moderna, o trabalho de pesquisa continuou a pleno vapor. Mobilizados pelo ativismo ambiental de Chico Mendes, os alunos entraram em uma pesquisa sobre a Floresta Amazônica. Em grupos, pesquisaram fauna, flora, população, geografia e desenvolvimento sustentável. O desmatamento, suas causas e consequências também foram alvos da pesquisa, assim como uma campanha do Greenpeace, que luta para combater essa prática.
A próxima etapa será compartilhar com a turma o que aprenderam em grupo. Depois de tantas informações, esperamos que compreendam um pouco mais a importância da Amazônia e a necessidade de lutar pela sua preservação.

F5 no País da Gramática

"Entrei. Cumprimentei. Sentei. Escolhi. Pedi. Comi e bebi. Paguei. Saí."
E aí? Adivinhou de que situação se trata?
Enquanto visitavam o acampamento dos verbos no País da Gramática, as crianças criaram textos que apresentavam diversas situações em que os verbos ganharam um destaque especial. Nessa proposta as ações escritas ilustravam algumas situações vividas para que os colegas adivinhassem. Confira algumas das criações:
"Cavei. Semeei. Cobri. Reguei. Acariciei. Esperei. Esperei. Amei." (Ana Flexa - F5M)
"Cheguei. Cumprimentei. Dancei. Gostei. Comi. Abracei. Saí." (Luiza Barbalho - F5T)
"Entrei. Escolhi. Vesti. Paguei. Saí." (Bianca - F5M)
"Cheguei. Entrei. Escolhi. Experimentei. Comprei. Arrasei." (Manuela Pereira - F5T)

Medidas de Capacidade

As F5 trabalharam com as medidas de capacidade, explorando embalagens de diversos formatos e capacidades trazidas pelas crianças. O objetivo foi fazer comparações, traçar relações entre as diferentes capacidades e fazer equivalências. Tudo isso colocando em prática o que já dominavam sobre a leitura de decimais. As crianças levaram para casa a tarefa de registrar essa atividade através de uma narrativa.

De Todos

Colônia Kihu

Carlos, pai do Bernardo e do Francisco Thiré (F6T), avisa que a Colônia Kihu - Temporada de Verão já tem nova programação para quem gosta de natureza e muita aventura.
Valores e outras informações no site www.coloniakihu.com.br e reservas pelo email coloniakihu@gmail.com. Telefones para contato: (21) 98754-0085 e 98933-2468.

Lançamento de Livro

O livro Mariana, de Ana Rapha Nunes, será lançado aqui no Rio amanhã, 26/11, às 16h, na Livraria Cultura Fashion Mall. A obra infantojuvenil aborda a tragédia ocorrida na cidade mineira de Mariana através do olhar de uma jovem. A escritora é parceira do projeto Cine Debate Educação e, na última sessão, doou gentilmente dois exemplares que foram sorteados para o público presente no evento. Mais informações neste link.

Aniversários

De 26/11 a 2/12

26 Edmilson Alves Costa AUX
26 Helena Leite Guimaraes Rego F9M
28 Rafael Sankievicz Solter TCM
28 Maria Antonia A da Silva Barroso TDM
29 Olivia Aranha Baldridge F7T
30 Maria Eduarda Lamazière Wainer TBM
30 Luisa C de Hollanda Mascarenhas F5M
1 Camila Sandoval de Andrade PRO
1 Beatriz Pamplona Estellita Lins TCM
2 Bernardo Zico de Araújo Caetano F1T